Dor no joelho e hábitos posturais

A mulher sofre frequentemente com dores nos joelhos.  Um causa frequente da origem dessa dores é o hábito de sentar sobre o pé com o joelho com flexão máxima. Veja o exemplo na foto   Paciente sentada sobre o pé.
Porque sentar sobre a perna com flexão do joelho provoca dores no joelho?
Quando sentamos colocando o pé em baixo do coxa contra lateral colocamos o joelho em flexão máxima. Essa posição aumenta muito a pressão entre a rotula e o fémur ( aproximadamente 7 vezes o peso corporal). Essa hiperpressão  pode provocar uma lesão na cartilagem e nesse caso surgem as dores.

Quais as características das dores provocadas pela hiperpressão entre o fémur e a rotula?
As dores fêmuro patelares em geral provocam dores quando ocorre a flexo extensão do joelho contra resistência. Exemplo subir e descer escada, abaixar e até mesmo pisar na embreagem do carro. 

A longo prazo quais as consequencias da hiperpressåo entre o fémur e a patela?
Com o passar do tempo a hiperpressão femuro patelar pode levar a desenvolvimento da condromalacia rotuliana.

O que é a condromalacia rotuliana?
A condromalacia é o desarranjo interno da cartilagem, que com o passar do tempo amolece e fica friável. No estágio mais avançado de desprende do osso subconcral e causa artrose na região.

Quais os fatores predisponentes para as dores fêmuro patelares?
O geno valgo e desalinhamento patelar podem ser fatores predisponentes. Outro fator importante é corrida com  ténis inadequado. Algumas vezes as dores são precedidas por um trauma banal. A dor se cronifica não pelo trauma e sim pelos maus hábitos posturais prévios.

Como prevenir e tratar as dores femuro patelares?
O tratamento passa por mudança nos hábitos posturais e alongamento muscular, principalmente do quadríceps. Além de não sentar sobre o pé devemos evitar sentar com o joelho hiperfletido e também com os pés para trás.                          Fotos com joelho hiperfletido:


 O uso de ténis adequado para corrida também é muito importante. Alguns pacientes corredores melhoram as dores femuro patelares correndo na ponta dos pés, no estilo dos Barefoot runners, porém correndo calçados. 
Correr na ponta dos pés diminui o impacto sobre o joelho pois parte do impacto se dissipa na articulação do tornozelo que  funciona como uma dobradiça. A panturrilha age como um amortecedor que desacelera o calcanhar e minimiza o impacto que é transmitido ao longo do membro inferior.



Como avaliar as dores femuro patelares?
O paciente deve ser avaliado pelo ortopedista que fará uma avaliação clínica e em alguns casos pode solicitar uma ressonância para avaliar o grau de lesão condral da superfície articular da rotula e do intercondilo femural.

Outros artigos

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 05/06/2011

Comentários

  1. Mariana, 21 anos.
    Uma vez fui diagnosticada com patela baixa e depois de muitas dores no joelho, com essas posturas erradas, fui ao ortopedista q diagnosticou condromalácia. Apenas o raio-x é suficiente para o diagnóstico de condromalacia?? Tenho mts dores ao descer e subir escadas e ao ficar sentada mt tempo, mesmo com a perna a 90 graus. O que posso fazer? Execícios físicos tb ajudam?

    ResponderExcluir
  2. Rafael, 27 anos
    Tenho condromalacia patelar nos dois joelhos diagnosticada a tres anos, fiz duas cirurgias no joelho direito com bom resultado e quase não sinto dor nele: porem no joelho esquerdo já fiz quatro cirurgias e a dor só tem aumentado, nas primeiras tomografias constava condromalacia de graus I e II, porem na ultima tomografia que fiz constataram condromalacia de grau IV, gostaria de saber se algum outro tipo de tratamento seja ele cirurgico ou não.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dr. Marcos

    Fui diagnosticada com 'patela baixa' o médico me mostrou alguns exercícios que eu deveria fazer em casa e venho fazendo aulas de pilates também, a dor melhorou.Posso fazer bicicleta ergométrica ou esse exercício piora o problema?
    Obrigada pela atenção e pelas informações de seu blog.

    Cristina,38 anos
    Caxias do Sul-RS

    ResponderExcluir
  4. As regras para postagem exigem que quem faz o comentário esteja logado com uma conta e informe o seu email para que eventualmente possamos fazer contato diretamente por email.

    ResponderExcluir
  5. oi Dr Marcos a dois meses atras eu praticavas esportes como muay thai e fazia ginastica tres vezes por semana fora musculação, nunca tive problemas com meu joelho mas agora depois q pausei um pouco os exercicios somente subo escadas com frequencia meus joelhos incham e doem no fim do dia....Subo um lance de 17 degraus umas 25 vezes por dia sera q é essa a causa de tanta dor ? pois antes fazia exercicios mais pesados?? priscila_antunes_@hotmail.com grata... Priscila da Silva Antunes
    22 anos
    São Paulo- SP

    ResponderExcluir
  6. O joelho pode sobrer traumas repetidos durante as lutas ou no treinamento, você pode estar comum problemas na cartilagem da rotula, procure um ortopedista para fazer uma consulta.

    ResponderExcluir
  7. Dr, Marcos o senhor opera pessoa idosa com mais de 70 anos, que teve a rótula do joelho gasto, é a sua perna está torta, com dificuldades para andar, e atualmente sente dores fortíssima? E quanto o senhor cobra a consulta e a cirurgia?
    Adriana,filha de augusta que tem mais de 70 anos, campos_RJ,adrianet7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Dr.Marcos,estou com inflamação de menisco medial degenerativo,estou fazendo fisioterapia motora,estou usando antiflamatório Ubuprofeno de 600 e colocando compressa quente,sinto dores terríveis se pisar em falso ou subir com força na escada do ônibus,usar compressa quente,foi dica da fisioterapeuta,está certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas em saúde são uma coisa complicada. Sugiro procurar um ortopedista.

      Excluir
    2. adorei as dicas poios tenho dores fortes no meu joelho. obrigado.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.