Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

O uso de esteróides anabolizantes está associado a uma maior incidência de lesões músculo esqueléticas. Infelizmente o uso desses anabolizantes tem se tornado cada vez mais frequentes entre os esportistas. Ontem operei um paciente com ruptura do bíceps braquial numa localização atípica para a região - na junção mio-tendinosa. Nesse caso chamava a atenção o fato do paciente ser muito forte e ter sofrido a ruptura praticando atividades do dia a dia, sem maior esforço físico. O músculo apresentava sinais de degeneração e o tendão apresentava uma coloração diferente. O paciente não informou, porém o acompanhante relatou que o paciente havia usado esteróide anabolizante injetável 12 anos atrás. Esse caso me motivou a escrever esse artigo.

Quem usa esteróide anabolizante?
O uso mais frequente é em academia, principalmente nos atletas que querem ganhar massa muscular mais rapidamente. Infelizmente também está presente no atletismo e em outros esportes. Horn S, Gregory P, Guskiewicz KM. Em trabalho publicado em 2009 avaliaram 2552 jogadores de futebol americano e encontraram uma estatística surpreendente: 16% dos atacantes e 15% dos jogadores de defesa relataram uso de anabolizantes! Esse pacientes tiveram uma incidência muito maior de lesões músculo esqueléticas que o restante dos atletas que não usaram anabolizantes. ( P<0,05%)

Quais as lesões mais frequentes com o uso de esteróide anabolizantes?
As lesões mais frequentes ocorrem nos tendões, músculos e na junção mio-tendinosa. No trabalho de Horn e colaboradores foram relatados também uma maior incidência de hérnia de disco, Lesões no joelho: ligamentos e menisco, lesões no cotovelo, torcicolos, lesões na coluna e lesões no pé.

Quanto tempo após o uso de anabolizantes podem surgir as lesões ortopédicas?
Não há prazo determinado, no caso operado ontem o paciente havia usado esteróide anabolizante 12 anos antes.

Por que os esteróides anabolizantes provocam lesões ortopédicas?
Não sabemos exatamente o mecanismo porém as lesões estão provavelmente relacionadas ao fato de haver um rápido ganho de massa muscular. Com os esteróides anabolizantes em poucos meses o músculo fica maior e mais forte. O problema é que os tendões não se desenvolvem na mesma velocidade e sofrem com esse aumento rápido da musculatura. Os tendões são estruturas que ligam o músculo aos ossos. quando contraiamos os músculos tencionamos os tendões que por sua vez movimentam os ossos. Ao aumentarmos a força dos músculos sem aumentar a resistência dos tendões colocamos essas estruturas em risco de ruptura e micro rupturas. 

Quais as lesões mais comuns nos tendões com o uso de anabolizantes
O lesões mais comum são as micro rupturas. Com o passar das semanas e meses essas micro rupturas levam à tendinose. A tendinose é uma metaplasia dos tendões com substituição das fibras colágenas por tecido cicatricial. Esse tecido cicatricial tem menor resistência a tensão e em algum momento pode se romper. Nesse momento surgem as rupturas tendinosas completas. 

Quais os sintomas dessas lesões?
As micro rupturas tendinosas são algumas vezes diagnosticadas como distensões musculares, porém, com o exame de ressonância observamos a degeneração tendinosa. o paciente se queixa de dores vagas relacionadas as atividades físicas e em alguns casos também sente dor em repouso. Essas dores podem permanecer durante meses e são de difícil tratamento. Muito importante o diagnóstico precoce dessas lesões para evitar a ruptura completa .

Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 24/06/2012

11 comentários:

  1. Dr.
    Gostaria de saber qual é a sua opinião em relação ao uso da substância cobamamida (coenzima da vitamina B12) e suplementos alimentares para a reabilitação pós operatória de LCA???
    Ou uso de esteróides em baixa dosagem, como o Durateston 250.

    Alex, Porto Alegre, 31 anos, fiz cirurgia para reconstrução do LCA em 18/10/2010.
    Email: Alx.tr@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Entendi, mas no caso da fibrose, tem um tratamento também?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Sou um jovem de 21 anos quando tinha 18 anos usei um tipo de anabolizante ADE e agora apareceu uns endurecimentos em algumas partes do musculo do bicipes o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  4. Graduel postar comentários é fácil basta seguir o blog

    ResponderExcluir
  5. Graduel, infome seu email que lhe orientaremos a como seguir o blog, leia "FAQ" acima, leia também "sobre o Blog". Ao ver essa postagem mova o curso um pouco mais abaixo desse blog e clique em "Seguir esse Blog" imediatamente acima de varias pequenas fotos, pelas regras somente os comentários de seguidores e que também sigam as regras do blog são postados. Você deve também informar seu email pois o mesmo não está disponível no ser perfil do blogger,

    ResponderExcluir
  6. Doutor tomei Propianato de Testoterona + Decanato (durateston + deca) na mesma seringa e dois dias depois ficou um pouco dura a bunda me causando muita coceira e e um pouco de dor! O que fazer nessa situação?

    ResponderExcluir
  7. Doutor, a mais ou menos 5 anos atrás eu apliquei óleo mineral no meu bíceps. Sendo que foi aplicado errado, de vez ser aplicado entre os tendões foi aplicado em cima de um. E ficou um caroço de mais ou menos 1 cm. Gostaria de saber se algum tipo de compressa ajuda a diminuir o caroço. Gelo ou Água quente? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não ocorreu devido a uma aplicação errada, isso ocorreu pois não é correto infiltrar oleo mineral !!!!!!!!!!!!!!
      Somente a cirurgia pode remover o óleo mineral e em alguns casos o próprio organismo provoca uma reação de corpo estranho e faz um abscesso e tenta eliminar esse óleo mineral, veja no Youtube tem vários vídeos.

      Excluir
  8. Gostaria de saber se corpo pode expelir o oleio com o tempo? Quais as chances do oleio dar problema?

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana