Osteonecrose - Necrose avascular do osso

O que é a osteonecrose?

A osteonecrose ( osteo = osso - necrose = morte celular) ocorre quando o osso perde a sua vascularização, com a perda temporaria da vascularização o osso morre, podemos dizer que ocorreu um enfarte ósseo. 

A osteonecrose tem outros nomes ouj designações na ortopedia?

A osteonecrose também é conhecida como necrose asséptica, necrose avascular, necrose isquêmica ou ainda infarte ósseo.

Como ocorre a osteonecrose ?

O osso é uma estrutura vida e quando perde a vascularização o osso morre, as células ósseas morrem. Com a morte dos osteócitos o osso pode ficar mais fraco e colabar ou afundar ao redor de uma articulação ( imagine as colunas de um prédio que começaram a quebrar). Essa deformidade pode provocar um artrose precoce e a perda da articulação , sendo necessário tratamento cirúrgico para aliviar as dores.

A necrose Avascular tem Cura?

Sim.

Como é evolução da necrose isquémica do osso ? 

A osteonecrose óssea é uma doença auto limitada, ou seja, tem começo, meio e fim ( portanto ela. Progride sempre para a cura. Importante entender que a cura do osso não significa que a região irá voltar a ser como era antes. Quando dizemos que ela evoluiu para cura queremos dizer que o osso morto será substituído por osso vivo, num processo lento que cura meses ou anos.

Como fica o osso após a cura da osteonecrose?

Durante a evolução da osteonecrose o resultado final depende muito da área do osso que foi afetada. quando a área é pequena o osso não perde a resistência estrutural e não colada ( não afunda). Ocorre cura e não ficam sequelas. 
Quando á área é grande o osso perde a resistência estrutural e pode afundar, perdendo a sua forma e levando a uma artrose secundária a deformidade óssea.

Como é tratada a osteonecrose?

O ponto importante é manter o osso na sua forma original enquanto ocorre o processo se remodelação do osso. para que isso ocorra é fundamental não colocar peso sobre esse membro. no caso dos membros inferiores é necessário a descarga do membro com um par de muletas ou mesmo cadeira de rodas.

O que é o processo de remodelação óssea?

A remodelação óssea é a substituição do osso necrótico, morto, por osso novo, sadio.

A osteonecrose pode ser tratada com cirurgia?

Sim, existem várias técnicas cirúrgicas para tratar a osteonecrose. O tipo de cirurgia é específico para cada osso do corpo afetado. Por exemplo na cabeça do fémur, nos estágios iniciais podemos realizar uma cirurgia descompressiva e colocar enxerto na região para acelerar o processo. Nos casos mais graves e adiantados pode ser necessário realizar uma prótese de cabeça de fêmur.

Existem outras formas de tratamento para a necrose asseptica?

Sim, como precisamos manter a forma do osso, algumas vezes retiramos o stress da articulação. No caso dos membros inferiores o paciente pode usar um par de muletas e nos casos dos membros superiores evitar as posições que provoquem carga sobre a região do osso afetado.
Quais locais do organismo são mais afetados pela osteonecrose?
A osteonecrose pode acometer virtualmente qualquer osso porém ela é mais comum na cabeça do fémur, cabeça do úmero, osso semilunar na mão, ossos do pé ( navicular, 1 e 2 metatarsianos e Tálus) e no Joelho.

Quais as causas do osteonecrose?

As causas da osteonecrose não são completamente conhecidas, uma boa percentagem é classificada como idiopática, porém alguns fatores estão associados a uma maior incidência: uso crônico de corticóide, alguns tipos de anemia, uso crônico de álcool, lesões articulares, alguns tipos de artrite a também alguns tipos de câncer.

Leia mais: Osteonecrose Avascular da cabeça do úmero.

Leia mais sobre osteocondrite e osteocondrose

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 15/09/2013

Comentários

  1. Dr. Marcos, Bom dia.

    A osteonecrose é a lesão da Jade Barbosa?
    Li em outros blogs que a lesão da Jade é praticamente irreversivel, porém o Sr. diz que a doença tem cura!
    Sou um grande fã da Jade e gostaria de saber se o Sr. Poderia ajudá-la

    Luciano Freitas, 28 anos
    Natal - RN

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite, Luciano.

    Não conheço detalhes do caso da Jade Barbosa. Caso ela tenha uma osteonecrose em teoria no futuro ela pode ficar curada (leia detalhes no Post acima). Conheço pessoalmente a equipe de cirurgiões que cuidam da Jade e eles são competentes, fique tranquilo ela está em boas mãos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Marcos
    Boa tarde,

    Há +- 3 anos descobri que era portadora de doença de kienbock (necrose avascular do semilunar direito), e já estava em fase de desfragmentação. Fiz tratamento com repouso, fisioterapia e tb infiltração. Nada adiantou. A dor era constante e às vezes insuportável. No ano passado, meu médico decidiu que seria melhor fazer a ressecção desse osso junto com o escafóide e piramidal. Hj estou melhor, já me acostumei com a dor, que é constante. Perdi alguns movimentos do arco da mão direita e às vezes fico arrependida de ter feito a cirurgia.O Sr. acha que nesse caso, foi o melhor tratamento?
    Estou perdida.... E em dúvida. O sr. pode me ajudar????
    Abços

    Rose Souza - 40 anos
    Valença/RJ
    dinizrosi6@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Sugiro que você faça uma consulta para esclarecer suas dúvidas com um ortopedista, você dificilmente conseguirá encontrar a resposta que procura na Internet.

    ResponderExcluir
  5. E A REPOSIÇÃO OSSEA E TRATAMENTO COM CELULAS TRONCO, INFILTRAÇÕES E ETC. OUTRO DIA VI UMA REPORTAGEM SOBRE TRATAMENTO SEM CIRURGIA COM REPOSIÇÃO OSSEA DA CABEÇA DO FEMUR NA INGLATERRA E ATÉ PENSEI EM SER UM "COBAIA" DA SANTA CASA AQUI DE SAO PAULO, POIS TENHO NECROSE AVASCULAR DA CABEÇA DO FEMUR FICAT 4 NA ESQUERDA E FICAT 1 NA DIREITA, ISTO EM 2007. NAO SEI COMO ESTA HOJE UMA VEZ QUE NAO TENHO MAIS PLANO DE SAUDE PARA FAZER TOMOGRAFIA E ESTOU AGUARDANDO SER CHAMADO PELA SANTA CASA DESDE 2009. TOMAVA ARTROLIVE E BONALEN. PAREI POIS NAO TENHO COMO COMPRAR OS REMEDIOS. AGORA SO TOMO CALDO DE MOCOTÓ QUE DISSERAM QUE É BOM PARA PRODUZIR CARTILAGENS, NECESSARIAS NO LOCAL.

    ResponderExcluir
  6. Para postar comentários é fácil basta seguir o blog e enviar seu comentário.

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE DR. MARCOS . MEU NOME É ELAINE E á dois meses fiz descompressao do quadril direito mas ainda estou sentido dores, gostaria de saber se é normal essas dores. obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Elaine, por favor informe seu email e torne-se seguidora do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Marcos, gostaria de saber se existe alguma restrição para quem teve Calve Legg Perthes quanto a prática da musculação?

      Excluir
  9. Dr. Marcos,minha mãe sofre com essa doença,pois os medicos dela dissem que não tem cura,agora lendo o seu blog me deparei com a noticia de que é curavél,o meu problema maior é que já faz algums anos que ela tem a doença e tbm ela tem lupus,o que agrava ou não o caso!!o tratamento dela(que na minha opnião ñ é um tratamento)é só injeções de dolantina,pois é alergica a alguns medicamentos,e pra piorar o caso,devido há alguns anos recebendo esse medicamento suspeito que já se tornou um vicio,no qual ate Hospitais se negarem a dar as injeções,infelismente meu pai não pensa da mesma forma,e até consegue esse medicamento (Dolantina)pagando um preço alto para medicos e enfermeiros de hospitais publicos e particulares.
    Já não sei mais o que fazer e nem a quem procurar,até me deparar com sua matéria,se realmente essa doença for curável,vou até o inferno se for preciso para salvar a minha Mãe,pois não aguento mais ver meu pai pagando uma fortuna para pessoas que invez de ajudar estão e viciando minha Mãe...

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Dr. sou educador físico e tenho uma aluno com osteonecrose na cabeça do fémur. O mais ideal seria mesmo atividades apenas com contração isométrica? Ela também faz aulas de hidroginástica, acha que estamos no caminho certo??

    ResponderExcluir
  11. Cuidado com a atividade física, faça somente o que o médico ortopedista do paciente orientar, em alguns casos a osteonecrose pode requerer tratamento cirúrgico.

    ResponderExcluir
  12. Dr., bom dia. Sofri um acidente de motocicleta, sofri serios impactos mas o raio x nao apontou nenhum osso quebrado. Tive alta no mesmo dia, ja estou ha alguns dias bem, estou trabalhando, mas estou com fortes dores nas costelas (tenho a impressao que, dependendo da posicao que fico, alguma delas se move). Alem disso, tenho diversas daquelas marcas roxas pelo corpo, tipicas de pancadas. Gostaria de saber se existe risco de eu ter osteonecrose ou algum tipo de necrose que requeira tratamento? Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. As fraturas de arcos costais ( costelas) muitas vezes não aparecem no RX. Procure novamente o médico.

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr. Marcos
    boa tarde,
    Tenho um filho de 19 anos portador de anemia falciforme, e recentemente começou a ter dor na perna, consultado um ortopedista constatou-se a osteonecrose de cabeça do fêmur, sendo que o lado esquerdo encontra-se mais afetado que o direito, este disse que apenas com cirurgia para colocar uma prótese seria a única alternativa, mas como ele (meu filho) é muito jovem não se faz esse procedimento, gostaria de saber se há outras possibilidades de tratamento, e se o Sr. realiza.
    Também gostaria de obter mais informações sobre o tratamento com remodelação óssea, e se nesse caso é recomendado?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem várias alternativas cirúrgicas, porém para saber se estão indicadas precisaria examinar seu filho, sim realizo essas cirurgias.

      Excluir
  15. Bom dia DR Marcos,
    Recentimente descobrir que tenho osteonecrose bilateral do quadris. Estou tomando varios medicamento preciso esperar um tempo ou posso fazer algum tipo de cirugia logo agora no inicio?

    ResponderExcluir
  16. Mauro alguns casos de osteonecrose requerem tratamento cirúrgico, para determinar se você precisa ou não de cirurgia precisaria examiná-lo

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Dr. Marcos, descobri em Maio deste ano que tenho ósteonecrose na cabeça do fêmur depois de uso prolongado de corticóides. Fui ao médico e ele disse que o único tratamento é cirurgico, mas como sou nova (22 anos) não é recomendado e me passou 10 seções de fisioterapia. Gostaria de saber se você poderia me esclarecer mais sobre este assunto e qual tipo de cirurgia é recomendada. Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , tenho outros artigos escrito no blog sobre osteonecrose. Dê uma navegado pelo Blog. Use o sintema de buscas acima

      Excluir
  18. Boa noite
    Em Julho deste ano foi-me diagnosticado uma necrose avascular na cabeça do femur, depois de varios meses com muitas dores e dificuldade em andar.
    Fui operada, foi-me feita um enxerto na cabeça do femur. Tive uma recuperação boa, mas ai fim de 7 semanas, depois do meu medico dizer para fazer a minha vida normal, uns dias depois as dores voltaram. Fiz um RX, onde indica que ainda existe vestigios de necrose.
    Que quer isto dizer, as dores pressistem, a perna obriga a fazer repouso. Quer dizer que atecnica que o medico utilizou não resultou?

    ResponderExcluir
  19. boa noite! meu filho está com suspeita de doença de kholer ele tem 5 anos. quais podem ser as causas. obrigado

    ResponderExcluir
  20. leia http://www.marcosbritto.com/2010/08/osteocondrite-e-osteocondrose.html

    ResponderExcluir
  21. boa Noite Dr. meu filho tem osteonecrose na cabeça do fêmur foi sugerido cirurgia, ele tem 4 anos, porém no momento não sente dor e nem está mancando, estou muito preocupada será que é necessário realizar esta cirurgia?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Dr, meu irmão de 17 anos sofreu um acidente, teve uma fratura no talus, foi realizada uma cirurgia, e no retorno o médico disse que está começando a necrosar o osso e terá que realizar nova cirurgia, estamos muito peocupados, sei que necrose do osso é a falta do fluxo sanguíneo na região. Fiz algumas pesquisas para entender melhor o caso, já que o médico que o atendeu não nos passou muitas informações a respeito. Gostaria de saber se não há um tratamento que possa evoluir para a melhora? A fratura ocorreu no dia 09 de Dez de 2012, o DR. marcou o próximo retorno para março, o caso pode esperar tanto assim? E se necessário cirurgia, qual será o procedimento? Dr. aguardo sua resposta, e desde já agradeço muitíssimo. Que Deus o abençõe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe uma resposta única, a evolução da osteonecrose depende de vários fatores, incluindo o tipo de trauma, local da fratura, estruturas lesadas, etc. Converse com o seu ortopedista ele saberá orienta-la.

      Excluir
  23. Bom dia Dr...Tenho 45 anos sou portadora de osteonecrose de joelho , tbém tenho Espondilite Anquilosante, meu medico disse que não posso por prótese devido ser muito nova, mais não aguento mais tanta dor, fiquei vários meses de cadeira de rodas sem sucesso, agora estou com muleta a canadense, já fiz duas aplicações com Synvisc,,,mais sem sucesso tbém..Por favor me de uma Luz uma esperança...desde de já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso não ocorra deformidade articular após a regeneração óssea você pode ter um boa evolução.

      Excluir
  24. Dr. Marcos, tudo bem?
    Estou me consultando com alguns médicos antes de fazer a cirurgia de descompressão da cabeça do fêmur, um especialista me disse que minha doença se encontra no estágio 2 que tem até o estágio 5, com base na sua experiência (Sei que teria que examinar) só para ter uma base o sr. acredita que a descompressão pode resolver sem ter que partir para a prótese comecei a sentir dores desde o natal e até descobrir a dor com exames, eu acreditava que era da academia e tal,a cabei obtendo resultado da ressonância magnética dia 04 de fevereiro e de lá para cá parei de dirigir, andar, enfim, aderi a moletas e então, só para ter uma noção, o seja, uma base o senhor acredita que existe bastante possiblidades de obter sucesso na descompressão sem ter que optar pela prótese logo de cara? Abraço, parabéns pelo site e desde já obrigado pela atenção. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma cirurgia que acredito, faço a foragem e enxertia, porém ela não esta indicada em todos os casos, para saber se esta indicado no seu caso precisaria examiná-lo

      Excluir
  25. tenho osteonecrose traumática da cabeça femural, mas o unico acidente que sofri foi queda de um caminhão em movimento, ocasionando traumatismo craneano há mais de vinte anos, existe a possibilidade de ter tido um trauma na area e somente agora disparou um gatilho para esta osteonecrose?

    ResponderExcluir
  26. Qual a atividade física indicada para quem fez a cirurgia de descompressão da cabeça do fêmur?

    ResponderExcluir
  27. Não realize atividades físicas sem a liberação do seu cirurgião ortopedista, não siga dicas da internet.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, Dr. Marcos

    Tenho 21 anos e aos 11 sofri uma epifisiólise da cabeça femural direita, o que ocasionou uma necrose completa da cabeça femural. Gostaria de saber quais são as alternativas. Se há uma prótese que possa resolver o meu problema ou outro tipo de procedimento. Tenho muita esperança com o tratamento de células-tronco, mas (não sei se por falta de informação de minha parte) ainda não vi nada do tipo.

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De modo genérico as alternativas são: osteotomias, artrodese e artroplastia, para saber se há alternativa cirúrgica no seu caso você deve consultar um ortopedista.

      Excluir
    2. Meu filho também tem Epifisiolise crônica, os médicos tem medo de operar e ocasionar a necrose, o que devo fazer?

      Excluir
    3. Indicamos cirurgia quando os benefícios superam os riscos.

      Excluir
  29. ola!
    sofri um acidente de carro ha um ano onde tive uma luxaçao de quadril estava sentindo muitas dores ai foi feito uma ressonancia e deu que estava com deficit de cobertura acetabular e perda da esfericidade da cabeça femural o ortopedista disse para mim tomar artrolive e esperar pois tenho 21 anos mas como aqui na minha cidade nao tem um especialista nessa area gostaria de um parecer do senhor qual tratamento seria o melhor para mim.pois estou muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após a luxação de quadril o acompanhamento periódico com o ortopedista é fundamental, se necessário vá a cidade mais próxima.

      Excluir
  30. Dr. Qual seria o estágio da necrose que seria indicado uma cirurgia? Na ressonância que fiz mostrou que 60% da cabeca do fêmur direito esta comprometida, e 30% do esquerdo. Tenho lúpus e uso corticóide há mais de 16 anos, senti muitas dores a qual durou um mês, mas agora náo DOI tanto, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para poder ajudá-la precisaria examiná-la, alguns casos se beneficiam de tratamento cirúrgico.

      Excluir
  31. bom dia Doutor. meu filho tem 6 anos e foi diagnosticado com osteonecrose na cabeça do femur direito estava no começo e foi mobilizado as duas pernas com uma aste entre as duas deixando as pernas abertas em um angulo de 45 graus, ficou por 48 dias assim , retirou o gesso e não foi passado fisioterapia ainda, o médico vai acompanhar durante algum tempo, mais ja tem 5 dias e ele ainda esta com mta dificuldade para andar, não sei oq posso fazer para ajudar, tenho medo de fazer algum exercicio e piore, é normal? qnro tempo em media ele volta a andar sozinho sem apoios? o tratamento é esse msm?

    ResponderExcluir
  32. .O QUE DETERMINA SE UMA PESSOA COM NECROSE PODE OU NAO PRATICAR ALGUMA ATIVIDADE FISICA ,
    .HIDROGINASTICA , CAMINHADA NA AGUA, PODERIA PIORAR A NECROSE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema da atividade física não é o aumento da necrose . A atividade física e a carga podem levar ao surgimento de pressão sobre o osso necrotico e deformar a superfície articular, levando secundariamente a perda dessa articulação.

      Excluir
  33. Boa tarde Dr. Marcos. Descobri que tinha necrose avascular da cabeça do fêmur, há 10 meses atrás, meu médico sugeriu-me , por estar no princípio, uma descompressão com enxerto com osso da crista ilíaca. Após alguns meses de muleta percebi que as dores passaram...mas hoje encontro-me num dilema: se caminho muito ou fico muito tempo em pé as dores voltam (embora não como antigamente) e depois de uns dois dias de repouso cessam. Afinal será que estou curado? FAz parte doer quando se força demais?obrigado!

    ResponderExcluir
  34. Dr. Marcos, Boa Tarde! Antecipadamente sei que, para uma resposta mais precisa para a pergunta que lhe farei, há a necessidade de um exame clínico e radiográfico, porém, gostaria de saber se ao menos EXISTE A POSSIBILIDADE de tratamento não cirurgico para uma quadro diagnosticado de Osteonecrose da Cabeça do Fêmur, atualmente no estágio IV segundo a classificação de FICAT. Quando me refiro à possibilidade de tratamento alternativo, estou citando como exemplos a enxertia óssea, a utilização de células indiferenciadas, o tratamento por ondas de choque ou qualquer outro aventado na atualidade da ciência ortopédica para esta doença.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia DR. Meu Nome é Jean tive Leucemia ao 16 anos agora estou com uma osteonecrose pode ser causada pela leucemia e eu preciso fazer uma biópsia para saber se não é algo mais grave pois ela esta espalhada em vários lugares desde o tornozelo joelho tíbia coxa e fêmur ( Emal jeanboeira23@gmail.com )

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Dr.Sou portadora de lupús e o uso de corticoides causou osteonecrose estou superlimitada e com muitas dores,quero fazer ATQ porem tenho muito medo por conta do lupús e já tive 2 tve e 1ep tenho muito medo de rejeição,infecção,embolia,e atividades do lupús.A hidroterapia poderia me ajudar até que a doença de base esteja controlada para cirurgia?Tenho outra alternativa que não seja ATQ.obrigada são muitas duvidas estou desesperada.grata.

    ResponderExcluir
  37. A associação entre corticoide e osteonecrose realmente é muito grande, para saber se existem alternativas para o seu caso especificamente precisaria examiná-la.

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Dr. Marcos!

    Tem alguma restrição de engravidar, quando se corre o risco de ter necrose em função de uma fratura na cabeça do fêmur?
    E tem algo que eu possa fazer para tentar previnir a possível necrose?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  39. O risco de necrose após fratura do colo do fêmur está relacionado ao dano nos vasos sanguineos que irrigam a cabeça do femur, a principio não vejo correlação com a gravidez. Se a necrose não ocorrer em 2 anos a principio a chance de necrose se aproxima de zero.

    ResponderExcluir
  40. Olá doutor, tenho 32 anos estou com osteonecrose no joelho esquerdo, descobri setembro do ano passado já fui em vários com a ressonância nas mãos cada diz uma coisa e passa um tratamento diferente já falaram ate em cirurgia, faz os que eles pedem e com uma a duas semanas as dores voltam e mais forte que esse ultimo medico agora demorou um pouco mais porém as dores já voltaram e bem mais forte estou com medo já nem consigo mais andar direito. tem cura vou conseguir voltar a ter uma vida normal? gostaria de ser mais esclarecida sobre meu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu caso parece que precisa de uma avaliação detalhada, as informações gerais sobre osteonecrose estão acima

      Excluir
  41. Aonde eu posso encontrar o senhor Dr.Marcos Britto,gostaria de ir no seu consultorio

    ResponderExcluir
  42. Dr, recebi o laudo da RM com o seguinte: sinais de necrose da cabeça femoral, correspondendo ao estágio III de FICAT . Extenso edema na medular ossea s estendendo por toda a cabeça e regiao do colo femoral.

    Nao estou sentindo dor e tomando bi profenid, posso praticar atividade física?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, você deve retornar ao seu ortopedista e inciar o tratamento para a osteonecrose.

      Excluir
  43. Dr. Marcos, Boa Noite!
    em Outubro de 2013 fui diagnosticado com Osteonecrose da cabeça de fêmur bilateral. O único sintoma que sentia era uma dor na parte anterior da coxa direita.Naquele mesmo mês, fui submetido ``a cirurgia de descompressão em ambas as cabeças dos fêmures.Em Fevereiro deste ano, após nova ressonância,foi constatado que ainda existem área de necrose em ambas as cabeças femorais , além de um edema no lado esquerdo. Antes da cirurgia eu não sentia dores na perna esquerda. Hoje, não consigo deixar de usar muletas e continuo com dores - principalmente na perna esquerda. Gostaria de saber se a descompressão é um procedimento ineficaz, o que pode ser feito para necrose sumir e o edema desaparecer e qual o prazo médio para voltar a andar normal , sem muletas e sem dores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento da osteonecrose não é feito em dias , nem em semanas, é feito em meses. A descompressão é um tratamento eficaz , principalmente para quadros inciais e menos eficiente em quadros avançados.

      Excluir
  44. Dr. Marcos, Boa Noite!
    em Outubro de 2013 fui diagnosticado com Osteonecrose da cabeça de fêmur bilateral. O único sintoma que sentia era uma dor na parte anterior da coxa direita.Naquele mesmo mês, fui submetido ``a cirurgia de descompressão em ambas as cabeças dos fêmures.Em Fevereiro deste ano, após nova ressonância,foi constatado que ainda existem área de necrose em ambas as cabeças femorais , além de um edema no lado esquerdo. Antes da cirurgia eu não sentia dores na perna esquerda. Hoje, não consigo deixar de usar muletas e continuo com dores - principalmente na perna esquerda. Gostaria de saber se a descompressão é um procedimento ineficaz, o que pode ser feito para necrose sumir e o edema desaparecer e qual o prazo médio para voltar a andar normal , sem muletas e sem dores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento da osteonecrose é contato em meses, não em semanas e muito menos em dias.

      Excluir
  45. Boa noite Dr.Marcos tenho osteonecrose no semilunar da mao esquerda e o cirurgiao de mao ja marcou a cirurgia da restirada desse osso e disse que nao e preciso colocar protese. Como ficara minha mao apos essa cirurgia? Gostaria que o Sr. Podesse me explicar melhor. Desde ja agradeço abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve discutir as opções terapêuticas com o seu ortopedista, se ainda não esta completamente seguro ouvir uma segunda opinião é uma alternativa.

      Excluir
  46. Dr. marcos, tomei bastante diprospan e Predsin , em novembro apareceram dores nos quadris, principalmente nos trocanderes e ardëncia atrás da coxa. em dezembro uma RNM não mostrou necrose na cab. do fêmur, as dores aumentaram. Pergunto: inalando corticóides p tratar asma, eles aumentam chances da necrose? Compressas com bolsa de agua quente, pomadas do tipo gelol e movimentos leves como pedalar sem carga além de massagens na região do quadril aumentam a circulação sang. e podem ajudar na recuperação da possivel necrose?

    ResponderExcluir
  47. A osteonecrose está mais frequentemente relacionada ao uso de altas doses de corticoide sistemico usamos por mais tempo. O uso exclusivamente intranal tem raríssimos casos relatados na literatura.

    ResponderExcluir
  48. Oi Dr. Marcos boa tarde, minha mãe fez uma ressonância no pé e disse que o osso dela está necrosado, gostaria de saber se tem cura? se pode não ter sequelas? e o que podemos fazer para que ela melhore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. escrevi um artigo sobre esse assunto
      http://www.marcosbritto.com/2010/06/osteonecrose.html

      Excluir
  49. Dr Marcos , boa tarde.

    Meu nome é Marcelo tenho 45 anos e a 4 meses fui diagnosticado com Necrose Avascular da Cabeça Femoral Esquerda , a principio o médico disse que eu deveria utilizar uma prótese,porem eu era novo para esse procedimento. Procurei uma segunda opinião e outro médico me recomendou a cirurgia de descompressão alegando que a mesma poderia resolver o problema ou prorrogar o uso de uma prótese. Foi solicitado uma Cintilografia óssea , até então possuia apenas uma ressonância magnética, de acordo com o médico a cintilografia mostrou que o osso está em estado que permite recuperação podendo até mesmo eliminar a necessidade da prótese. segundo ele esse sucesso de penderá de vários fatores. A minha pergunta é , normalmente a cirurgia de descompressão é bem sucedida a este ponto ? A recuperação é imediata , ou seja , em pouco tempo? requer um período longo de afastamento das atividades profissionais?

    ResponderExcluir
  50. Boa noite

    Meu nome é Roberto, tenho 31 anos e a 2 anos atrás fui diagnosticado com osteonecrose femural bilateral. Tenho a prótese do lado esquerdo a 1 ano e 9 meses e a do lado direito a 1 ano e quatro meses. Vivo com poucas dores, porém com limitações. Além dessa doença ter aparecido no fêmur, tenho ele nos dois joelhos e no úmero esquerdo. Já fiz uma bateria de exames e passei por vários médicos aqui de Goiânia mas não conseguiram chegar a uma conclusão do motivo de tantas articulações serem acometidas do mesmo problema. Não há indicação cirúrgica para o joelhos e ombro, mas sinto muitas dores nas costas e no braço, e dores pontuais nos joelhos além de não poder carregar pesos acima da 10 quilos ou correr (mesmo que seja por 2 metros). Aparentemente tudo começou quando retirei um tumor benigno do cérebro (hemangioblastoma). Fiz uso de corticoides por 5 dias e não fiz quimioterapia.
    Será esse o motivo de ter aparecido em várias articulações?
    Detalhe: Meu pai está acometido da mesma doença, mas o mesmo tem histórico com alcoolismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve manter a investigação. As causas sistêmicas de osteonecrose podem ser difíceis de determinar

      Excluir
  51. Eu havia postado anteriormente, mas não tinha me cadastrado como seguidor do blog, o que fiz agora. A minha dúvida é: eu sei que há tratamento com células-tronco para osteonecrose da cabeça do fêmur na Bahia, mas é preciso fazer um cadastro. Há alguém que faça isso na região sudeste? o senhor trabalha com esse procedimento? em caso positivo gostaria de agendar uma consulta. Meu e-mail é fabianosegismundo@gmail.com - agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite dr tenho 33 anos sempre pratiquei esportes jogava tenis, ciclismo, musculação e snowboarder, desde outubro passo tratava de necrose avascular bilateral no femur, pois bem um lado retroagiu mas o lado direito tive que fazer descompressao e inxertia, minha pergunta e sera que poderei fazer esportes novamente, algo que force a perna operada com inxerto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O retorno ao esporte depois de uma cirurgia para osteonecrose irá depender da evolução e recuperação do osso da cabeça do fêmur. A manutenção da esfericidade da cabeça e a correta congruência com o acetábulo são objetivos a serem alcançados.

      Excluir
  53. Dr. Boa noite, tenho 21 anos e aos 17 fui diagnosticada com osteonecrose do Talus. Fiz uma artroscopia, mas 5 meses depois voltei a sentir dor. Abril do ano passado passei por outra cirurgia, fiz um enxerto, meu médico tirou osso do do meu joelho e colocou no tornozelo, mas para ter acesso ao local da lesão, teve q serrar minha tíbia e depois fixa-la com 2 parafusos. Dois meses atrás retornei com ele pois estava sentindo sentindo muitas dores. Apareceu um edema na cirurgia e uma artrose pequena na parte superior do meu pé. Gostaria de saber se vou poder praticar algum exercício em academias, pois ao decorrer desses processos cirúrgicos, aumentei muito de peso, e creio que isso prejudique a minha recuperação. Gostaria de saber quais seriam os exercícios mais recomendados pra minha condição, e se eu tenho chances de uma boa recuperação. Desde já agradeço Dr. Meu e-mail é: thais.lm.vieira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pacientes que tem problema nos membros inferiores e precisam perder peso em geral se beneficiam das atividades físicas na água, converse com seu ortopedista e veja se ele libera você para realizar hidroginástica.

      Excluir
  54. Dr Marcos boa tarde!meu marido tem 44 anos e estava com osteomilelite na tibia quando teve uma queda dentro de casa e quebrou a cabeça do femur diante da infecção nada se fez em relação á fratura do femu.Acabamos por optar pela amputação da parte inferior da perna esquerda(a mesma da fratura de femur)e agora livre da osteomielite gostaria de saber apos dois anos da possibilidade de colocar protese de quadril? isso é possivel ou esse longo tempo não possibilitará a recuperação do meu marido?

    ResponderExcluir
  55. Boa Tarde Dr Marcos. Eu gostaria de saber se necrose pós traumática no úmero tem cura? E se quem tem essa doença pode praticar artes marciais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O osso será substituído por osso novo no processo natural da osteonecrose, porém em algumas situações pode ocorrer deformidade do osso e ocorrer uma artrose secundária. Você deve consultar um ortopedista pois as atividades físicas podem prejudicar enquanto você estiver no meio do tratamento.

      Excluir
  56. Boa tarde Dr Marcos você atende em outros lugares?

    ResponderExcluir
  57. Ola Dr. Marcos
    Tira uma duvida..A osteonecrose é ou pode vir a ser um câncer no osso??

    ResponderExcluir
  58. Dr. Marcos boa noite
    Tenho 32 anos sou de Borba Amazonas faço tratamento em manaus amazonas descobrir o lupus há 5 anos e a 2 anos descobrir que estava com necrose avascular na cabeça do femur direito sinto mt dor e ando manquejando percebo que estou torta já ñ ando normal meu corpo esta torto minha coluna esta torta e o ortopedista me passou apenas hidroginastica e disse que eu sou muito nova pra fazer a sirurgia pois daqui há 8 anos depois terei que mudar a protese e pode ñ surtir mt resultado, tenho 1,55m de altura e peso 58 quilos e ñ sei o q fazer pra emagresser e ficar bem já que o senhor disse que dá pra tratar a necrose. Tomo predinisona 5mg continuo, hidroxo de cloroquina de 400mg continuo, calcio 400 continuo, alendronato de 70 mg 1 por semana, omeprazol em jejum 20 mg por dia, azatioprina de 50 mg 2 x ao dia e continuo com esta necrose, dor e desconforto me ajude que tratamento devo fazer já estou com muita dor do lado esquerdo agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Lupus deve ser acompanhado por um colega reumatologista em algum momento ele pode encaminha-la a um colega ortopedista, existem opções de tratamento para o osteonecrose, em casos mais complexos inclusive cirurgia.

      Excluir
  59. Boa tarde! Meu nome é Anastácia e sou do Rio de Janeiro. Ano passado fiz uma coreografia para a festa da escola para os meus alunos dançarem. Nos ensaios senti o pé e ele ficou duro e eu fiquei mancando. Fui em dois ortopedistas que disseram que era tendinite. Tratei como tendinite mas as dores continuaram e o inchaço também. Em maio deste ano estava dormindo e senti dores nos pés e fiquei sem andar. O ortopedista da emergência me indicou um reumatologista que pediu ressonância dos meus pés. Aí descobri que estou com necrose avascular no talus. Estou de gesso desde o dia 7 de agosto e sem colocar o pé no chão. Estou usando muletas. As dores são constantes e não melhoram com nada. Vou fazer uma tomografia para saber em que estágio a necrose está e se tenho que operar. E notei que as dores pioraram e sinto meu pé dormente e dificuldade para mexer os dedos. Meu caso é cirúrgico? Se eu operar as dores vão passar?

    ResponderExcluir
  60. Oi Dr boa tarde me chamo Luana meu marido sofreu uma queda e teve fratura de talus e calcaneo ficou com gesso 37 dias e agora esta com o robofoot. Será que ele corre o risco de ter esta osteoporose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A osteoporose que surge após imobilização é reversível, a ausência de peso por não colocar o pé no chão provoca também a perda de massa muscular. Com a fisioterapia e a retorno da carga essa osteoporose e a sarcopenia são revertidos.

      Excluir
  61. Boa noite Dr. Marcos.
    Eu tenho uma osteonecrose no terceiro metatarso do pé direito, causado por uma lesão por estresse (corrida). Eu sinto dores desde dezembro de 2016. Já fiz vários exames nesse período e pelo que parece nao tem evolução de melhora. As dores e dificuldade de certos movimentos continuam a mesma. Nesse tempo não deveria ter apresentado melhora? Fui orientado a continuar aguardando para regeneração do osso, mas já tem muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As patologias associadas a sobrecarga mecânica tem evolução mais favorável e mais rápida quando conseguimos retirar a sobrecarga mecânica da região.

      Excluir
  62. Boa tarde Dr. Marcos Britto
    Fui diagnosticada com osteonecrose do osso navicular, com sinais de colapso e artrose secundária das articulações do médio pé... A solução pro meu caso é cirúrgico? Isto tudo ocorreu após um acidente de carro onde fraturou osso cubóide e ouve entorse do tornozelo seguido de lesões de tendões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todos os casos necessitarão de tratamento cirúrgico . A decisão é feita caso a caso de acordo com características clínicas, exame de imagem e provável evolução e prognóstico da doença.

      Excluir
  63. Boa noite.
    Tive uma luxação tálus super rara me falaram que foi medial, sem nenhuma fratura , isto no dia 20 de março hoje ando normal com uma dorzinha fraca no fundo.
    Há risco de necrose?
    Passei no medico há 1 mês atrás ele disse que estava bem mas que temos que fazer exames durante 2 anos...
    Estou com medo é algo muito rara está luxação,ainda mais sem fratura!
    Estava jogando bola me deram um carrinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que ter cuidado para não transformarmos possibilidades em certezas. Isso gera angústia e não ajuda em nada.

      Seguindo as recomendações médicas as complicações são pequenas.

      Excluir
    2. Muito obrigado!
      O que fico mais preocupado foi ter visto meu pé totalmente torto, deslocou o calcâneo e a navicular, manteve apenas talus-pinça!
      E também 3 que alguns médicos dizem que vai evoluir bem e outros já são mais cautelosos.
      Mas de qualquer forma muito obrigado pela resposta.
      Deus abençoe grandemente!

      Excluir
  64. Caso de doença de kienbock bilateral associada a esclerodermia sistêmica como é tratada a parte o reumato?

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde doutor Marcos Britto, identifiquei através de uma ressonância magnética realizada em janeiro a doença de kienbock no punho esquerdo. E desde de então já visitei dois médicos . Um passou uma radiografia e o outro uma tomografia e ainda não começamos a fazer o tratamento. Desejo fazer uma visita ao seu consultório levando todos os exames que tenho. Tenho limitações há dois anos. Não consigo mais praticar o esporte que gosto, surf. Eu marcando uma consulta com você e levando os exames poderemos já dar iniiní a algum tipo de tratamento ?

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde
    Tem algum tipo de remédio ou injeção para estimular a circulação???
    Grata

    ResponderExcluir
  67. Dr. Descobri vários pontos de osteonecroses, mão, Tibia e talus, é normal ter em locais espalhados? Sinto muita dor nos ossos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A osteonecrose múltipla pode estar relacionada a problemas sistêmicos.

      Importante uma avaliação da forma das hemácias para avaliar o grau de afoiçamento diante da hipóxia.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais