Quebra da Placa após fratura

As placas ( platinas) de aço ou titânio podem se quebrar após a osteossíntese?

Sim , as placas podem quebrar. Isso ocorre sempre que a fratura não cola ( não consolidação da fratura ou pseudartrose).

a quebra da placa ocorre principalmente nos membros inferiores ( tíbia e fêmur|) onde há maior sobrecarga mecânica, porém podem ocorrer também no rádio, ulna, úmero e clavícula. A contração muscular ou o ciclo de marcha com apoio repetido no solo que ocorre quando andamos leva ao estresse repetido do implante que, após um determinado numero de ciclos ,entra em falencia e se quebra. 


E
xemplo, uma fratura de femur submetida a osteossintese com placa e parafusos o paciente incia a marcha e apoio no solo sem a orientação médica ou antes de ocorrer a consolidação em 2 a 3 meses após o iníncio da marcha a placa quebra. Tanto as placas de titânio como as placa de aço inoxidável ( Cromo, Vanadio e Molibdênio )

Marcos Britto da Silva, MD, MSc
Médico Ortopedista e Traumatologia do Esporte
TEOT 5568
RQE-CFM 17345
CRM RJ 52.53862-0

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Entorse do Tornozelo

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),