Obesidade Artrose e dor no Joelho

A Artrose pode ser definida com uma doença inflamatória crônica das articulações resultado de eventos mecânicos e biológicos. Eventos mecânicos desacoplam a degradação e a síntese de cartilagem, com predomínio da degradação sobre a síntese. Em última análise mudanças morfológicos, bioquímicas, moleculares e biomecânicas ocorrem com graus variáveis de inflamação articular porém sem repercussão sistêmica.

O paciente típico é uma mulher com obesidade, dor crônica articular, principalmente nos joelhos. Os investigadores notaram que a artrose de joelho não é sempre uma doença mecânica e do envelhecimento, mas pode estar relacionada com a síndrome metabólica.

Estudos recentes tem demostrado que a redução da massa corporal (sobrepeso e da obesidade) pode diminuir a progressão da artrose e aliviar a dor da artrose nas articulações dos membros inferiores. O último Congresso Brasileiro de Cirurgia de Joelho ressaltou a relação da obesidade com a infecção pós operatória, principalmente, após a prótese total de joelho. Foram apresentados também trabalhos que demostraram a redução importante da dor no joelho nos paciente que perderam 5% da massa corporal em poucos meses semanas.


Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

atualizado em 17/05/2014

Leia mais Sobre Artrose

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),