Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Obesidade Artrose e dor no Joelho

Obesidade Artrose e dor no Joelho

A Artrose pode ser definida com uma doença inflamatória crônica das articulações resultado de eventos mecânicos e biológicos. Eventos mecânicos desacoplam a degradação e a síntese de cartilagem, com predomínio da degradação sobre a síntese. Em última análise mudanças morfológicos, bioquímicas, moleculares e biomecânicas ocorrem com graus variáveis de inflamação articular porém sem repercussão sistêmica.

O paciente típico é uma mulher com obesidade, dor crônica articular, principalmente nos joelhos. Os investigadores notaram que a artrose de joelho não é sempre uma doença mecânica e do envelhecimento, mas pode estar relacionada com a síndrome metabólica.

Estudos recentes tem demostrado que a redução da massa corporal (sobrepeso e da obesidade) pode diminuir a progressão da artrose e aliviar a dor da artrose nas articulações dos membros inferiores. O último Congresso Brasileiro de Cirurgia de Joelho ressaltou a relação da obesidade com a infecção pós operatória, principalmente, após a prótese total de joelho. Foram apresentados também trabalhos que demostraram a redução importante da dor no joelho nos paciente que perderam 5% da massa corporal em poucos meses semanas.


Dr Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

atualizado em 17/05/2014

Leia mais Sobre Artrose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana