Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Fratura Articular

Fratura Articular

As fraturas articulares são emergências médicas. Quando a junta fica muitos dias fora do lugar, sem movimento os condrócitos podem morrer, causando dados irreversíveis na articulação.

Como ocorre a nutrição das células dentro da junta?
Dentro da articulação não tem vasos sanguíneos , não sem sangue. Dentro da junta encontramos o chamado líquido sinovial. esse líquido é formado na parede da articulação numa camada de células chamada de sinóvia, ou membrana sinovial. Essas células produzem o liquido sinovial responsável por lubrificar e nutrir os condrócitos.

Como o líquido sinovial nutre os condrócitos?
A membrana sinovial funciona como um verdadeiro pulmão fazendo as trocas gasosas, quando a concentração de oxigênio cai no liquido sinovial ele se difunde da membrana para o líquido sinovial, próximo a membrana sinovial a concentração de O2 é alta e no centro da articulação é baixa pois o liquido sinovial que está no centro da junta deve o oxigênio consumido pelo condrócito.

Como conseguimos levar o oxigênio da periferia próxima a membrana sinovial para o centro da articulação?
Simples, como num como com açúcar no fundo! basta agitar a mistura!
Agitar a mistura, agitar o líquido sinovial dentro da articulação  significa realizar movimentos articulares. A junta que se move frequentemente mantem um bom gradiente de oxig6enio e portanto tem uma melhor nutrição. Movimentar a articulação previve e trata a Artrose. Com isso conseguimos entender a Frase de Malgaigne ( 1834  published Manuel de medecine operatoire ) movimento é vida, vida é movimento.

Porque fraturas articulares são urgências médicas?
Como vimos acima se a articulação fica sem movimento e com os fragmentos deslocados a cartilagem morre e isso causa danos muitas vezes irreversíveis e condena o paciente a ter artrose precoce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana