Fratura Articular

As fraturas articulares são emergências médicas. Quando a junta fica muitos dias fora do lugar, sem movimento os condrócitos podem morrer, causando dados irreversíveis na articulação.

Como ocorre a nutrição das células dentro da junta?
Dentro da articulação não tem vasos sanguíneos , não sem sangue. Dentro da junta encontramos o chamado líquido sinovial. esse líquido é formado na parede da articulação numa camada de células chamada de sinóvia, ou membrana sinovial. Essas células produzem o liquido sinovial responsável por lubrificar e nutrir os condrócitos.

Como o líquido sinovial nutre os condrócitos?
A membrana sinovial funciona como um verdadeiro pulmão fazendo as trocas gasosas, quando a concentração de oxigênio cai no liquido sinovial ele se difunde da membrana para o líquido sinovial, próximo a membrana sinovial a concentração de O2 é alta e no centro da articulação é baixa pois o liquido sinovial que está no centro da junta deve o oxigênio consumido pelo condrócito.

Como conseguimos levar o oxigênio da periferia próxima a membrana sinovial para o centro da articulação?
Simples, como num copo d'Água com açúcar no fundo! Basta agitar a mistura!
Agitar a mistura é igual a agitar o líquido sinovial dentro da articulação, para que isso ocorra precisamos realizar movimentos articulares. A junta que se move frequentemente mantem um bom gradiente de oxig6enio e portanto tem uma melhor nutrição. Movimentar a articulação previve e trata a Artrose. Com isso conseguimos entender a Frase de Malgaigne ( 1834  published Manuel de medecine operatoire ) movimento é vida, vida é movimento.

Porque fraturas articulares são urgências médicas?
Como vimos acima se a articulação fica sem movimento e com os fragmentos deslocados a cartilagem morre e isso causa danos muitas vezes irreversíveis e condena o paciente a ter artrose precoce.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 16/02/2017.

Comentários

  1. No dia 30/11/17, eu sofri uma queda de escada de madeira e tive uma fratura do pilão tibial, com fratura exposta da tibia distal e uma fratura da fibula. Fiz duas cirurgias em onze dias. Na primeira, usei um fixador externo e na segunda cirurgia, me colocaram 5 placas e 23 parafusos. Hoje, depois de onze meses de pós operatório, desenvolvi uma artrose pós traumática. O meu ortopedista me indicou fazer artrodese. Sinto muita dor na articulação do tornozelo, sinto dor ao pisar, andar e ao movimentar o tornozelo. Ainda ando com o auxílio de uma muleta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),