O osso doi ?

O osso é inervado? 

Sim, Nervos foram identificados no ossos. 
Sua função recentemente se tornou o foco de estudo intenso. O Controle metabólico do osso é influenciado pelo sistema nervoso. Transmissores em potencial dessa influência incluem:
  • glutamato, relacionado ao gene da calcitonina proteína (CGRP), 
  • substância P, 
  • peptídeo intestinal vasoativo (VIP), 
  • adenilato ciclase pituitária ativando polipeptídeo (PACAP), 
  • leptina 
  • catecolaminas.
Distúrbios do Sistema Nervoso - central ou periférica - podem ter influência significativa sobre a saúde  e reparação óssea. Esses distúrbios tem potenciais influências neurais em condições como 
  • Osteoporose 
  • consolidação da fratura, 
  • osteoartropatia de Charcot, 
  • síndromes de dor músculo-esquelética, 
  • ossificação heterotópica, 
  • crescimento  e desenvolvimento do esqueleto relacionadas à obesidade 
INTRODUÇÃO Ao presenciarmos um paciente com fratura, nenhum cirurgião ortopédico duvida que o osso doi. No entanto, a suposição era sempre que só o periósteo, e não o tecido ósseo em si, era inervado. 

Algumas condições demonstram clinicamente a influencia do sistema nervoso sobre os ossos tais como a atrofia de Sudeck em associação com a síndrome de dor crônica regional, a ossificação heterotópica no cenário de traumatismo craniano, a neuroartropatia em diabéticos (Artropatia de Charcot) etc. 

A primeira documentação de uma relação anatômica entre os nervos e os ossos foi feito através de xilogravura, por Charles Estienne em Paris, em 1545. Seu diagrama demonstra nervos que entram e saem dos ossos de um esqueleto. Estudos mais específico da inervação óssea aguardavam a disponibilidade de tecnologia que pudesse ver microscopicamente o osso. em 1966 Reginald Cooper publicou suas descobertas a partir de microscopia eletrônica do osso cortical e demostrou é ele densamente inervado
No ano seguinte Calvo e Fortez-Vila demonstraram a diferenciação de fibras mielinizadas e não-mielinizadas associadas com os vasos arteriais e sinusóides venosos no osso
A Histofluorescence de noradrenalina identificou fibras nervosas simpáticas uma década mais tarde.
Finalmente, em 1986, Hohmann et al. informaram a localização imunohistoquímica de peptídeo intestinal vasoativo (VIP) contendo fibras simpáticas no osso. 
 Nervos são encontrados em todo o periósteo e acompanham vasos nutrientes nos espaços perivasculares de canais de Havers. Eles têm uma maior densidade perto das áreas ósseas metabolicamente mais ativas, como na epífise e metáfise, especialmente em torno da  epífise de crescimento.

O osso dói?

Sim, o osso dói.

Dr. Marcos Britto da Silva

Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte

Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 27/11/2018

Comentários

  1. Boa noite Dr. Marcos.
    O senhor não faz ideia de como essa sua postagem me ajudou. Muito esclarecedora. Eu sou portadora de Feocromocitoma, e durante essa ultima crise eu sentir dores terríveis nos ossos. Quando a crise cessou, observei que a dor passou. O medico já tinha passado ate medicação para outra síndrome. Mas meu medico assistente me pediu para esperar a crise cessar. Agora ao ler a sua postagem, compreendi melhor meus sintomas. O Controle metabólico do osso é influenciado pelo sistema nervoso. Transmissores em potencial dessa influência incluem: Catecolaminas, isso explica o que eu não fazia ideia do que estava acontecendo comigo. Obrigada. Um trabalho muito gratificante, levar o seu conhecimento ao mundo a fora. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.