Sarcopenia e Atividades Físicas

O que é a Sarcopenia?

A sarcopenia é a perda de massa muscular. Quanto menos atividade física maior a Sarcopenia.

Qual o melhor tratamento para a sarcopenia?

O melhor tratamento da sarcopenia é a sua prevenção. A atividade física regular é essencial para uma vida saudável e se torna imperativo nos dias atuais, onde a população envelhece com saúde até os 80-90 anos.

O que acontece quando envelhecemos?

Com o envelhecimento naturalmente diminuímos a nossa atividade física, muitos param de trabalhar e tem uma vida mais caseira. Com o passar dos anos os músculos ficam atrofiados e surge a SARCOPENIA

Quais os sinais clínicos de sarcopenia?

Um dos sinais tardios da perda de massa muscular é a incapacidade de levantar da cadeira sem apoiar as mãos. Um sinal precoce é a incapacidade de levantar, estando sentado no chão, sem usar a ajuda das mãos.
Se você é jovem e não consegue levantar do chão, sem o apoio das mãos e se você é mais velho e já precisa do apoio do braço da cadeira para levantar: ATENÇÃO você pode estar com perda de massa muscular. Consulte seu Médico.

Existem outros sintomas de sarcopenia?

Idosos com Sarcopenia tem dificuldade para ficar em pé e caminhar sem apoio.

Quais remédios são usados para tratar a sarcopenia?

Não existem remédios que recuperem a massa muscular, a única forma de tratar e prevenir a sarcopenia é a realização de atividade física.

Uma pergunta freqüente no consultório é como realizar exercícios com um problema ortopédico?

Sempre temos uma alternativa para a prática de exercícios, até mesmo os pacientes cardiopatas ( com problemas cardíacos graves ) podem realizar alguns tipos de exercícios, que melhoram a capacidade física e ajudam o coração. Porém, atenção: para realizar atividades físicas regulares você deve procurar o seu médico.



Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 21/12/2019

Pequenos problemas ortopédicos podem ser agravados por uma atividade física sem orientação.

Comentários

  1. Após quantos dias surge a sarcopenia quando estamos imobilizados para o tratamento de uma fratura ou contusão

    ResponderExcluir
  2. Em geral após 15 dias já observamos que a região da panturrilha fica um pouco mais afinada isso ocorre devido a perda de massa muscular, no membro superior essa perda é percebida mais tarde. Em atletas sempre que possível tratamos sem imobilização completa para evitar essa perda de massa muscular.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Marcos,

    Gostaria de saber maiores informações sobre a cirurgia de prótese reversa de ombro oferecida pelo HUCFF-UFRJ desde 2008, conforme matéria publicada na revista eletrônica.

    Há aproximadamente 2 anos, meu pai (65 anos) sofreu uma queda e foi introduzida uma prótese de ombro convencional. Pouco tempo depois, a ocorreu a falha clínica da prótese (a cabeça saiu do lugar). O médico que atendeu meu pai, disse que a solução seria a prótese reversa.

    O problema é que, além do fato da prótese ser extremamente cara (~ 18 mil dólares), a técnica parece ser muito nova e complexa.

    Estou com dificuldades para achar um especialista como o senhor no estado de São Paulo.

    Como devo proceder para que ele possa ser atendido pelo HUCFF?

    Entrei em contato com o Serviço de Traumato-ortopedia do HUCFF (tel.: (21) 2562 2838) e me pediram para entrar em contato com o senhor.

    Agreço antecipadamente.

    Atenciosamente,


    Murilo C. Crovace
    Universidade Federal de São Carlos
    São Carlos - SP

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe está com dificuldade de levantar da cadeira, porém ela consegue levantar sem apoiar as mãos.
    Ela tem perda da massa muscular ?

    ResponderExcluir
  5. Várias causas dificultam levantar da cadeira, em pessoas idosas é muito comum a dificuldade devido a dor no joelho. Sugiro que você leve sua mãe para uma avaliação com um médico ortopedista.

    ResponderExcluir
  6. tenho fibromilagia e estou com vários problemas osseos: bursite troncateriana,fascia plantar,neuroma de morton,3 hérnias na cervical,ruptura do tendão de aquiles,tunel do carpo, aff. nem sei mais o que..rsrs mas tenho intolerância a certos medicamentos e detesto gelo,não consigo fazer acupuntura pois doe muito, fisioterapia e rpg tbm já tentei, só fico bem com massoterapia..

    ResponderExcluir
  7. como é diagnosticada a sarcopenia atraves da densitometria ossea?

    ResponderExcluir
  8. O diagnostico da sarcopenia é clínico, feito pelo médico. A densitometria avalia a massa óssea. A densitometria diagnostica a osteopenia e a odeoporose somente. Procure um ortopedista para avaliar a sua massa muscular.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Dr,fiz uma osteosíntese bimaleolar á 14 meses,06 parafusos,01 placa e 01 fio de aço,perdi consideravelmente os movimentos rotacional e levanta e desce do pé.dr,tem algo que se possa fazer? Me ajuda? Quero poder correr com meus filhos,dançar com meu esposo!!!
    Grata desde já.
    Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A perda da capacidade de fazer a dorsiflexão completa do tornozelo é uma das principais complicações das fraturas graves do tornozelo. O tratamento é fisioterápico a principio e você deve conversar com um ortopedista que avaliará a sua capacidade de realizar esportes.

      Excluir
  10. Boa noite doutor Marcos. Minha mãe tem 60 anos e tem dias que ela não consegue se mexer.Mas quando ela toma minisulide ,ela fica ótimo.Ja foi em vários ortopedista mas não tem diagnóstico, gostaria que o senhor me desse uma luz, esses dias ela está até falando que não está aguentando mais, estou muito preocupada.Gostaria de uma orientação.
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  11. O uso continuado de analgésicos e antinflamatorios pode provocar efeitos colaterais. Os medicamentos devem sempre ser orientados por médicos.

    Para determinar o melhor tratamento é importante um diagnóstico ao menos sindrômico.

    Ela deve procurar um ortopedista ou reumatologista e tentar chegar a um diagnóstico

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Consolidação das Fraturas

Como chegar com saúde aos 85 anos de idade ?

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.