Sinovite

O que é o líquido sinovial?

 O liquido sinovial é produzido pelas células sinoviais. A sinóvia recobre internamente a articulação e regula a produção e absorção do líquido sinovial . Quando o tecido sinovial inflama surge a sinovite.

O que é a sinovite?

A sinovite é a produção excessiva de liquido sinovial causado por uma irritação do tecido sinovial, a articulação se enche de liquido e comumente o paciente se refere a essa patologia como se a articulação estivesse cheia de agua: exemplo "Dr. estou com agua no joelho" .

O que é água no Joelho ?

Agua no joelho é sinónimo de sinovite, a sinovite é muito frequente no joelho, porém pacientes com doença reumática pode presentar sinovite em várias articulações. 

Quais articulações podem ser acometidas pela sinovite?

A sinovite pode acometer as pequenas articulações da mão, punho, cotovelo, ombro, quadril, joelho, tornozelo e pé. essas articulações podem apresentar sinovite se origem traumática ou inflamatória.

O que provoca a irritação na sinovia?


A irritação da sinovia levando a sinovite ocorre por trauma ou por uma reação inflamatória na articulação. Algumas vezes a inflamação está próxima da articulação e dizemos que o paciente apresenta uma sinovite reacional.

Infecções virais podem causar sinovite?

Sim, a sinovite pode ser causada por infecções virais principalmente no quadril ( sinovite transitória do quadril) porém ela também ocorre em outras articulações.

A artrite causa sinovite?

Sim, a artrite é uma inflamação na articulação e essa inflamação pode irritar a sinóvia e produzir sinovite.

Como tratar a sinovite?

O tratamento da sinovite implica no médico ortopedista determinar a causa da sinovite, a sinovite em geral é causada por uma outra patologia, se não tratarmos a causa de base a chance da sinovite retornar é grande. Quando a sinovite acomete o joelho algumas vezes o ortopedista tem que drenar a articulação. O punção aspirativa é feita sob técnica asséptica e normalmente feita no consultório não sendo necessária a internação do paciente.

O liquido aspirado do joelho ajuda no diagnóstico da sinovite?

Sim, algumas patologias com a gota apresentam características próprias e algumas vezes fazemos o diagnóstico pelo aspecto do líquido aspirado.

Qual a diferença entre a artrite séptica e a sinovite?

A artrite séptica é a infecção aguda da articulação provocada por uma bactéria ela provoca a distensão da cápsula articular e a articulação fica cheia de líquido como na sinovite porém esse líquido é purulento composto por células de defesa e bactérias mortas ( Pus ), pelo exame clínico, exames laboratoriais e pelo aspecto do líquido o ortopedista diferencia as duas patologias.

A artrose causa sinovite?

Sim, uma das causas mais frequentes de sinovite é a artrose ,principalmente nas articulações do membro inferior.

A lesão do menisco e as lesões ligamentares do joelho causam sinovite?

Sim, a lesão meniscal provoca sinovite, bem como a lesão do ligamento cruzado anterior. A sinovite nesse caso em geral surge no dia seguinte a pratica de esportes.

A tenossinovite é a mesma coisa que sinovite?

Não a sinovite é uma patologia das articulações, a tenossinovite é uma doença da bainha dos tendões.

Dr. Marcos Britto da Silva, MD, MSc
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Leia mais Sobre Artrose

Comentários

  1. Renata, Rio de Janeiro
    rere.lucas@oi.com.br
    meu marido tem 32 anos e já a algum tempo sente muitas dores no joelho direito e agora esta começando a sentir o esquerdo; o ortopedista disse q seria uma tendinite e receitou CITOPROFENO 150mg o q não adiantiu nada e então o encaminhou p o reumatologista que diagnosticou além da tendinite uma sinovite, mas q preferia não drenar e receitou PREDNISONA 20mg e disse p parar com a aplicação do gelo e repousar (ele até ficou 10 dias de licença do trabalho)
    Ainda assim depois desses dias de repouso e medicação ele continua sentindo muitas dores, seria o caso de optar pela punção?
    Desde já muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou em tratamento desse mesmo problema, eu só memhorei depois que achei um médico que Teve coragem. De aspirar o líquido do joelho, no mesmo dia eu senti uma diferença absurda ,eu te a aconselho a VC tentar esse método. Que Deus abençoe.

      Excluir
    2. Ja estou com derrame articular bilateral no joelhos , a quase 2 anos, nenhum médico , faz a pulsão, até agora estão investigando. O que posso ter. Sinto dores em todas as articulacoes, do corpo

      Excluir
    3. O diagnóstico das sinovites simentricas crônicas realmente é mais complexo. Exames laboratoriais podem ajudar pois em alguns casos doenças sistêmicas podem estar envolvidas.

      Excluir
  2. Para determinar se um paciente precisa ou não de punção precisamos examiná-lo. Não siga dicas de internet para tomar essa decisão. Os diagnósticos foram diferentes. Se a dúvida persiste, consulte outro médico que você confie. Siga a orientação de um médico que você confia.

    ResponderExcluir
  3. Enilda Ferreira, 38 anos, Belford Roxo, Rio de Janeiro, enildaferr@oi.com.br
    Estou a quase dois meses com o pé esquerdo inchado e dolorido, com a sensação de estar pisando em algo fofo. Como meu pé inchava e desinchava, a médica que me acompanha diagnosticou sinovite e pediu uma ressonância que entre outras coisas deu "pequena quantidade de líquido em sua bainha sinovial, sugerindo tendinose/tenossinovite." A médica da empresa em que trabalho (Correios) diagnosticou com tendinite na carta que me encaminha para o INSS. Acho que sem querer eu mesma atrapalhei minha recuperação já que quando sentia melhora, voltava a trabalhar. Porque a diferença no diagnóstico? A palavra "sugerindo" relativiza o diagnóstico ou muda o tratamento?

    ResponderExcluir
  4. O diagnóstico e sempre a junção do exame clínico, anamnese e interpretação de exames. Nesse caso você deve conversar com o profissional que lhe acompanha para que ele lhe explique essa dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Meu filho de 1 ano e 3 meses está com o joelho esquerdo muito inchado. No dia seguinte que percebi o inchaço do joelho, o punho esquerdo também apareceu inchado. Ele tem dificuldade de movimento dessas articulações. Levamos para fazer exames (sangue, radiografia, ecografia). Como o resultado dos exames apresentou somente aumento de líquido sinovial, sem presença de inflamações, a médica concluiu que se trataria de uma sinovite viral, tratando com anti-inflamatório somente.
    Em se tratando de uma sinovite viral, como pode se dar esse contágio?
    Grato.
    Gelson Ambrosi

    ResponderExcluir
  6. A sinovite viral é uma sinovite reacional a uma infecção por virus. O contágio é o mesmo das infecções virais, porém uma criança com uma virose pode ou não apresentar a sinovite. O virus parece não causar a sinovite diretamente, Algumas teorias afirmam se tratar de uma reação do organismo, ou seja mesmo que a virose passe para outras crianças elas provavelmente não irão apresentar o mesmo quadro.

    ResponderExcluir
  7. Dr. Marcos!
    Boa Noite,
    há alguns anos tomei uma bolada no futebol e tive um trauma no 4 e 5 dedo da mão direita, fiz exames e foi constatado que é uma sinovite interfalangeana nesses dois dedos, eles estão tortos até hoje! me incomoda muito pra escrever,no frio .. tem me limitado bastante! tenho procurado auxilio dos ortopedistas em minha cidade, mas eles me dizem que não tem solução, de fato! gostaria de saber se vou carregar este problema pro resto da vida? ou se tem solução? atenciosamente, Guilherme Ussuna

    ResponderExcluir
  8. Lembro aos leitores que comentários que não seguem as regras desse blog não são postados nem respondidos.

    ResponderExcluir
  9. tenho 24 anos e alguns meses sinto dor muito forte no quadril,e meu médico só me disse que é sinovite,e me mandou tomar remedio para dor ,é só isso mesmo o tratamento?
    gabriele,alegrete rs
    gabrieledoliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Dr. Marcos,

    Gostaria de saber quais são os atuais tratamentos para sinovite no joelho causada por Artrite Reumatoide. Ainda se usa a sinovectomia?

    Outra questão é: eu posso, mesmo tendo sido submetida a uma artroplastia total de joelho ha um ano, sentir dores e inchaço sendo que nem tenho mais essa articulação?

    Se me responder serei grata. meu email é malusobreira@gmail.com

    Obrigada

    Malu sobreira

    ResponderExcluir
  11. Boa noite dr.

    Postei um comentário ontem, mas como não era seguidora não obtive resposta.
    Refaço a pergunta:

    A sinovectomia no joelho é um procedimento existente atualmente, pois ouvi falar que era ultrapassado e não existia mais. Em um caso de derrame articular e sinovite, esse procedimento pode ser indicado?
    na verdade é que uma amiga operou recentemente o joelho para retirada de um cisto e ela tem Artrite reumatóide. Agora tem apresentado derrame articular no mesmo joelho e sinovite. O médico disse que ela teria de fazer uma sinivectomia, mas ela ainda está traumatizada e não quer. resolvi ajudá-la indo atras de informações, pois, tenho ARJ e fui submetida a uma sinovectomia e hoje me arrependo pq acho que o desgaste do joelho foi maior a ponto de hoje eu ter prótese nos dois!

    Grata,

    maria luiza

    ResponderExcluir
  12. Olá, Dr. Marcos Brito, meu é Roberto, tenho 28 anos e no resultado de minha ressonância acusou "Tenossinovite do fibular longo, curto, do tibial posterior e do tendão flexor longo do
    hálux" e "Leve sinovite ao nível articular tarsometatársico relacionado aos segundo, terceiro e quarto pododáctilos", queria saber bem o que seria isso e qual seria o tempo de cura? Desde já agradeço e um abraço. Email betofelixalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. oi Dr, sou catiana e tenho 30 anos tenho sinovite vilonodular supurativa, e estou tratando a mais ou menos quatro anos ja fiz uma drenaje e duas videos ,tinha em um joelho agora tenho no outro o meu medico não sabe mais o que fazer creio que sou nova demais pra sofrer tanto com dor, agora to esperando mais uma cirurgia mas sem muito otimismo e diseram que não tem cura, sera? Tenho medo e não tenho muitos recursos pra ir pra fora fazer algum tratamento preciso de ajuda por favor o que fasso.

    ResponderExcluir
  14. Nunca perca a esperança, sempre podemos fazer alguma coisa para ajudar os pacientes, tenha fé no tratamento e siga a orientação do seu médico.

    ResponderExcluir
  15. Oi Dr Marcos, me chamo Marcelo, moro no Rio e tive um problema no joelho jogando bola, fiz a ressonância e foi constatado sinovite no laudo, e meu joelho esta com um relevo lateral na parte de fora, pois bem fui em dois médicos e cada um com opiniões diferentes, um me disse que mesmo com laudo dando sinvite , era tb uma lesão meniscal e com possível roptura de ligamento, e outro falou que era somente sinovite e que esse caroço irá desaparecer.Fiz todas as fisoterapias e continuo aplicado gelo , a dor diminui 90%, mas o tal caroço nada de sumir, pois ainda sinto falseos para andar !!!Gostaria que o Sr. pudesse me indicar algum médico de sua confiança que aceite Unimed para que eu possa acabar com essa dúvida! Desde já agradecido!!!
    Meu email: marcelobtorres@ig.com.br

    ResponderExcluir
  16. Tenho condromalácia patelar há alguns anos, durante a época em que praticava natação não sentia dor alguma. Cheguei a tomar um medicamento experimental que não fez nenhum efeito. Há duas semanas sinto uma dor forte no joelho (sensação de que há algo atrás da patela machucando quando movimento a perna). Fui a um ortopedista e fiz uma ressonância que apresentou uma sinovite e um cisto popliteo roto.

    Não sou médica, mas fiquei um pouco preocupada, pois já é o segundo cisto que aparece em uma ressonância, o primeiro foi um cisto sinovial próximo à lombar.

    É normal aparecerem cistos próximos a articulações irritadas? Quais são os riscos? Eles podem se tornar algo pior?

    ResponderExcluir
  17. Há 4 anos atras adquiri algumas dores decorrentes da minha função que era faxineira.Hoje trabalho sentada e digitando o dia todo,sinto fortes dores na coluna,pescoço,ombros ,cotovelo e maos.posso fazer hidroginastica em agua fria?sera q se eu alternasse o tempo ficando um pouco sentada e em pé,ajudaria aliviar minhas dores?Tenho M51.1,M 54.2,M75.4,M22.1.M77.1 E M65.GRATA MARLY

    ResponderExcluir
  18. Caro - Dr. Marcos Britto da Silva estou enviando este email ao senhor para perguntar se possivel, qual o tipo de muleta que eu preciso usar
    pois tenho uma ruptura no menisco medial do joelho esquerdo sofrida a mais de 2 anos (01 de janeiro de 2009) e estou aguardando cirurgia pelo sus so que o joelho direito esta começando a apresentar problemas tambem ja nao tenho muito equilibrio nao tenho como pagar um medico pois como nao estou trabalhado nao tenho condiçoes e pelo sus ja estou esperando um atendimeto a quase 1 ano sera que o senhor podia me ajudar indicando que tipo de muletas posso usar
    meu peso atual e de 105 quilos .
    desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  19. As muletas tipo canadense( apoio no antebraço ) são mais seguras que as muletas axilares

    ResponderExcluir
  20. eu fiz uma cirurgia ombro o medico colocou uma ancora no meu ombro ai eu
    fiz o exame termometria so que o resultado deu sindrome fibromialgica mas
    na parte do meu ombro continua a doer me ajuda a entender sobre o meu ombro
    obrigada

    ResponderExcluir
  21. BOA TARDEE DOUTOR..
    Bom faz dois anos q tenhoo água atrás do joelhoo,naum sinto dor nenhuma já fiz infiltração para tirar o liguido,mas ele sempre volta..
    Ninguém sabe me explicar oq fazer para dar um fim nisso,pesso sua ajudaaa!!!!Oq posso tenho q fazer para acabar com essa agua no joelho?ABRAÇOO

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Dr. Marcos Britto, meu nome é Priscilla Andrade, sou de Recife/PE, e gostaria de tirar uma dúvida sobre Sinovite Viral.
    No dia 26/10/2011 levei meu filho de 5 anos para a emergencia, pois ele nao conseguia andar, e estava com muita dor na perna, foi constato pelo ortopedista
    que ele estava com sinovite viral no quadril, então o médico passou 20 gotas de Alivium de 8 em 8hs durante 3 dias, caso a dor continuasse eu deveria prolongar por mais dois dias, e disse
    que meu filho teria que ficar em repouso.
    Dr. Marcos Britto, infelizmente é impossível uma criança de 5 anos e hiperativo, como meu filho, ficar em repouso, ele continua com a dor na perna, e estou muito preocupada,
    o medico que me atendeu disse que se não melhorasse, eu teria que voltar no hospital, para assim fazer outro procedimento, gostaria de saber o que será feito, caso ele não melhore.
    E porque isso aconteceu com ele???

    Atenciosamente
    Priscilla Andrade

    ResponderExcluir
  23. A sinovite viral é uma doença autolimitada, se o seu filho é hiperativo e não quer fazer repouso provavelmente não esta mais sentindo dor e a sinovite já está em fase de resolução.

    ResponderExcluir
  24. Dr. Marcos Britto, gostaria de seu e-mail de contato p/ q possa fazer uma descrição detalhada da minha história clínica. Meu e-mail é cristinathomma@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Dr Marcos, bom dia,obrigada pelas informações q posta.

    Tenho 41 anos , desde criança um encurtamento de 2,4 cm na perna esquerda que me acarretou leve escoliose , q tratei com natação durante anos e hoje não me incomoda.
    Há 15 anos parei atividades esportivas e sou do lar, sem empregada e tive 5 filhos, 4 partos
    normais.
    Minha última criança nasceu ha quase 3 anos , desde então sofro dor, caracterizada ontem pelo ortopedista como Sacro-ilíaca.
    Há 8 meses caí de cima de uma mesa, ocasionando leve ruptura do ligamento colateral direito, agora estou totalmente curada, não fiz cirurgia.

    Por favor , tenho uma pequena dúvida, poderia me ajudar ?

    Desde este tombo a dor sacro-iliaca piorou muito, apareceu desde o coccix até inicio da lombar, estalos q nunca senti.
    Tomei sozinha a providencia de aumentar em 2,3cm o sapato direito, continuo assim, sem melhora.O Dr , ontem , pediu para q deixasse a diferença entre os saltos em 1,5 cm .
    Fui para fisioterapia ,indicação médica e RPG, fiz ao todo umas 10 sessões, passo 2 dias muito mal apos o RPG, a dor aumenta.
    Fiz ressonancia magnetica, ind. médica:
    "1.HEMANGIOMAS EM ALGUNS CORPOS VERTEBRAIS;
    2.ACENTUADAS ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS NAS ARTICULAÇÕES INTERAPOFISIÁRIAS DE L-5 S-1 , COM SINAIS DE SINOVITE E FORMAÇÃO CISTICA COM INSINUAÇÃO P/ REGIÃO FORAMINAL À DIREITA, NOTANDO-SE REALCE ADJACENTE, Q ACOMETE A GORGURA EPIDURAL ÂNTERO LATERAL DIREITA E EM TOPOGRAFIA FORAMINAL.
    3.ABAULAMENTOS DISCAIS EM ALGUNS NIVEIS SEM COMPROMETIMENTO SOBRE ESTRUTURAS NERVOSAS.
    4.SINAIS DE INJÚRIA DE LIGAMENTOS INTERESPINHOSOS."
    Foi mencionado na descrição do laudo provaveis HEMANGIOMAS nos corpos vertebrais D11 D12 e L4, o que NÃO estava sendo avaliado pela RM de coluna LOMBAR .....
    Na minha consulta ontem, o Dr me garantiu a desaparição total da dor com aplicação de injeção no local da dor - (cortisona e etc) com acompanhamento do medicameto oral Alginac 1000 2X dia , 7 dias, o q estou fazendo.

    Dr, a minha duvida é : BASTA ?
    Fiquei insegura , pois sei q acabar c a dor não significa acabar com o problema.
    Necessito de melhor avaliação do caso ? As palavras "formação cistica" , "hemangiomas" , "astrose de interaprofisiárias c sinovite bilateral L5 S1" , "sinais de ruptura de anel fibroso em seu interior"... tudo isso é curavel com 1 aplicação e + o Algimac ? E quanto à RPG ?

    Ficarei grata em saber sua opinião , tenho muito o que fazer em casa e minha vida nos últimos 8 meses está ficando restrita.
    Muito obrigada mesmo, em meu nome e de todos os beneficiados de suas explicações .
    Ivana

    ResponderExcluir
  26. bom dia queria tirar um duvida meu irmão tem água no joelho e também esta com diate isso dificultas o tratamento?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde,

    Há algum tempo atrás, sofri uma torção no pé esquerdo, nem conseguia colocar o pé no chão, foi tirado o raio x e só foi indicado uma pomada a base de diclofenaco.. ok.. a dor da torção passou, voltei a andar normalmente..mas sempre no verão, o meu pé e tornozelo esquerdo ficam inchados...bem inchados.. fui a um cirurgião vascular e me disse que não é problema de circulação, até pq no inverno meu pé não incha e que isso ocorre devido ao trauma da torção.. pq acontece isso? existe uma maneira de amenizar esse inchaço? É incômodo.. não dói o pé nem a perna.. acordo de manhã e tudo está normal e chega no meio da manhã, já inchou de novo... Obrigada

    ResponderExcluir
  28. respondido por email, para ler a resposta seu email deve estar cadastrado na conta do blogger, se não receber a resposta poste nova pergunta informando o email para resposta ou habilite seu email no blogger

    ResponderExcluir
  29. Dr. Marcos

    Estou com um pequeno derrame articular, mas que me causa muitas dores na parte de trás do joelhos, gostaria de saber se o ideal é tratar com o reumatologista ou ortopedista?

    ResponderExcluir
  30. Se a inflamação é somente no joelho você pode procurar um ortopedista

    ResponderExcluir
  31. Dr.Marcos

    Me chamo ,Railson Tinoco, fiz três cirurgias no joelho esquerdo(ressecção ampliada) duas na parte da frente e uma na parte posterior referente à sinovite vilonodular pigmentada.Fiquei sabendo que este diagnostico é conhecido como uma neoplasia benigna do tecido conjuntivo de partes moles.Gostaria de saber do senhor algo mais sobre o assunto.Atualmente estou fazendo fisioterapia .
    Email:railsontinoco@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Dr gostaria de saber se ua lesão no menisco pode evoluir para uma sinovite cronica se nao tratada pois tive uma lesão no mesnico em 2009 e fiz uma RM e deu lesão no menisco agora fiz outra e o resultado foi RM compatival com sinais de sinovite cronica, lesão osteocondral do planalto tibial medial lesão osteocondral envolvendo a faceta paletar lateral e o vertice paletar/ekf
    se pder ajudar obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em teoria sim, porém essa sinovite pode estar relacionada as outras lesões do joelho.

      Excluir
    2. no caso então nao teria relação com a lesão sofrida e 2009? seria outras lesões pois se fosse menisco apareceria de novo? na RM recente?

      Excluir
  33. Dr. Marcos fiz o procedimento para sinovite (Sinovectomia) para retirada de uma sinovite, mais precisamente sinovite vilonodular pigmentada. Antes do procedimento sentia muitas dores em torno do joelho, incluindo o tornozelo e a cocha. Depois da realização do procedimento, continuo sentindo os mesmos sintomas, dores nas mesmas regiões que me causam muito encômodo. Estou me sentindo desiludida até devido a isto, sem esperanças pode se pensar assim. Já procurei várias ajudas médicas e estou com bastante medo que estas dores persistem. Mas mesmo assim gostaria de uma opinião sua sobre as dores, e se realmente estas são devido a sinovite.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para determinar se uma dor esta ou não associada a uma determina patologia o médico deve examinar o paciente. Eu precisaria examinar você para tentar ajudá-la

      Excluir
  34. Olá, tudo bem? preciso de uma informação por gentileza: Em abril tive um mal jeito na perna enquanto caminhava e fiquei praticamente 1 mês com dor no quadril e mancando. Depois não senti mais nada.Mas essa semana eu senti uns dois dias uma dor fraca igual a que senti em abril e então na madrugada eu acordei com uma dor muito forte e não conseguia movimentar a perna de jeito nenhum, fui ao hospital as 4 da manha e me injetaram tramal, e assim foram umas 3 doses de tramal até as 10 da noite e a dor não melhorou , fiz uma tomo e então o ortopedista me disse que tinha um liquido mas não era nenhuma patologia ,me passou biprofenid e me mandou pra casa. Quando eu abri a tomo estava escrito derrame na articulação do quadril direito.A dor melhorou,estou em casa e ando mancando ainda e as vezes sinto uma dor moderada, quero saber se isso pode ser muito grave, qual especialista devo procurar, e se pode ser resolvido sem cirurgia? agradeço muito desde já! Boa noite .

    ResponderExcluir
  35. Boa noite. No início do mês de março meu joelho inchou de um dia para outro, logo em seguida fui ao ortopedista e o mesmo fez uma punção e retirou 80ml de liquido sinovial. Foi feito uma ressonância magnética e nada de grave foi encontrado. Depois de uma semana à retirada do liquido houve a necessidade de realizar novamente o mesmo procedimento. Já se passaram 6 meses e sinto que meu joelho não é mais o mesmo de antes, às vezes, ele parece "travar" e sinto também uma leve dor. Gostaria de saber se essa sensação é esporádica ou sempre sentirei essa leve dor?? Outra dúvida é se posso voltar a correr moderadamente? Antecipadamente, meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber como uma patologia vai evoluir precisamos de um diagnóstico definitivo, a sinovite em geral é a reação da sinóvia a uma patologia, precisamos determinar a causa deve problema para inferirmos um prognóstico.

      Excluir
  36. boa tarde . tenho sinovite no punho direito e no ombro bursopatia e tendinopatia . ja fiz tratamento com antinflamatorios e com infiltraçao no ombro . o que pode ser feito em relaçao a sinovite . tambem tenho tendinopatia no quadril que tambem foi fetio infiltaçao . em nenhum dos casos houve melhora. o que pode ser feito . ja que para sinvite nao feito nenhum tratamento. nao posso mais tomar medicaçao pois meu estomago nao aguenta mais tanto remedio. obrigado se puder dar um parecer.

    ResponderExcluir
  37. OLA BOA NOITE ,FIZ UMA RESSONANCIA DO JOELHO E A CONCLUSAO FOI:
    -ALTERAÇÕES DEGENERATIVAS EM AMBOS OS MENISCOS,MAIS PROEMINENTE EM MENISCO LATERAL.
    -PEQUENA LESÕES CONDRAIS NO FÊMUR E TÍBIA.
    -PEQUENO CISTO DE BAKER.
    -PEQUENO DERRAME ARTICULAR.
    PODE ME DIZER DE QUE ISSO SURGIU, EU TRABALHEI POR 4 ANOS E 9 MESES COMO COSTUREIRA SENTADA POR MUITAS HORAS E SO MEXIAR A PERNA DIREITA SERÁ QUE ISSO TEM ALGUMA COISA HAVER POR FAVOR ME TIRE ESSA DUVIDA POIS SINTO MUITAS DORES E ATE O MEU EMPREGO PERDIR POR CAUSA DE FALTAS COM ATESTADO.OBG

    ResponderExcluir
  38. bom dia renomado. gostaria de saber sua opniao sobre a artrite acromioclavicular. depois de uma serie mal executada de supino comecei a senti uma dor na regiao do acromio e mesmo assim continuei a praticar musculação e depois de uns quatro meses não aguentei mais de dor. meu medico suspeita de artrite acromioclavicular e pediu uma artroressonancia magnetica para fechar o diagnostico. gostaria de saber do Sr. se esse problema tem cura ou vai me acompanhar pro resto da vida e tambem se a cirurgia, nesse caso, tem 100% de sucesso. desde ja agradecido pelo site que possui uma grande função social em esclarecer nossas duvidas. meu email: j.luis028@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. Jogando bola,cair e não me toquei em cuidar do joelho.depois de um tempo começou a doer,como já tinha tirado água do joelho,pensei que fosse a mesma coisa.fui ao ortopedista e ele pediu RNM,e então acusou SINOVITE.Recebi o resultado agora a pouco e não tratei ainda,só que o meu outro joelho ta doendo e inchado também.Queria saber se passa de uma articulação para outra

    ResponderExcluir
  40. As sinovites traumáticas em geral ficam restritas as articulações acometidas pelo trauma, quando ocorrem sinovite em várias articulações devemos fazer uma investigação clínica mais detalhada.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite Doutor, meu filho tem 2 anos e 10 meses, um dia fui pega-lo na escola e ele não estava conseguindo andar e com dores no quadril. Ao leva-lo ao pediatra ele disse que meu filho estava com sinovite transitória no quadril, pediu para eu tratar com anti-inflamatório por 7 dias, dois dias depois ele já estava andando sozinho, só que mancando. Já faz 9 dias que isto começou, meu filho ainda esta mancando bastante, é normal?

    ResponderExcluir
  42. Boa noite Dr. Estou muito preocupado com o que vem acontecendo com meu Irmão, no ano passado ele começou a se queixar de dores nos tornozelos e essas dores foram ficando fortes e ele começou a mancar e andar com dificuldades,procuramos um medico e foi indicado o uso de anti-flamatório pois seria uma inflamação, só que isso veio se agravando as dores no tornozelos passaram para os joelhos e dos joelhos para os quadris e em todas as juntas do corpo, e foram feito diversos exames e nao se descobre o que ele tem, estamos com muita dificuldade pois ele não esta conseguindo andar, e nem se deitar de lado pois senti muita dor. unica posição na qual ele consegue ficar é deitado de barriga para baixo, sem saber mais o que fazer precisamos muito de ajuda e ninguem melhor que uma pessoa que realmente entende desse assunto pelo que pude perceber.

    ResponderExcluir
  43. OI DOUTOR, MEU JOELHO DIREITO DOÍ QUANDO SUBO ESCADAS, QUANDO ABAIXO, QUANDO FLEXIONO, E EU NOTEI QUE ESTA SÓ UM POUQUINHO INCHADO NA LATERAL DO JOELHO..... O QUE PODE SER???

    ResponderExcluir
  44. Bom dia doutor!
    estou com dores na coluna lombar sacro e afastado a mais de 12 meses gostaria que o senhor me falase sobre o laudo da minha RM:

    RESSONÂNCIA MAGNÉTICA DE COLUNA LOMBO SACRA

    Técnica de exame:

    Sagital T1, Sagital T2, Sagital T2 com saturação da gordura, Axial T1 e Axial T2.

    Os seguintes aspectos foram observados:
    - Os corpos vertebrais lombares apresentam altura e alinhamento posterior preservados.
    - Não há evidências de abaulamentos ou herniações discais significativas nos espaços intervertebrais avaliados..
    - Forames intervertebrais e articulações interapofisárias sem alterações importantes.
    - Sinais de injúria do ligamento interespinhoso de L4-L5, por possível sobrecarga mecânica.
    - Megapófise transversa direita em L5, neo-articulada ao sacro.
    - O cone medular é tópico e apresenta calibre e intensidade de sinal normais.
    - Raízes nervosas da cauda equina com morfologia e distribuição anatômicas.

    Impressão diagnóstica:
    - Sinais de injúria do ligamento interespinhoso de L4-L5, por possível sobrecarga mecânica.
    - Megapófise transversa direita em L5, neo-articulada ao sacro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve levar esse exame ao ortopedista que solicitou o exame, não basta interpretar o laudo ele deve ser avaliado em conjunto com o exame clínico do paciente.

      Excluir
  45. Boa Noite Dr. Marcos!!

    Meu nome é Patricia e tenho 42 anos. A pouco tempo fiz uma Us do joelho direito e o laudo diz o seguinte:

    Face anterior:
    Tendões, quadríceps e patelar de espessura, contornos e textura normais.
    Sinal de derrame leve suprapatelar.
    Cartilagem articular de espessura normal.

    Face lateral:
    Ligamento colateral fibular com espessura e textura homogênea.

    Face medial:
    Ligamento colateral tibial com espessura e textura homogênea.
    Tendões componentes da "pata de ganso" com configuração anatômica em sua inserção.

    Face posterior:
    Bolsa sinovial gastrocnêmio medial semimembranaceo sem dilatação.

    Impressão
    Sinovite


    Pronto!!
    Então, preciso fazer atividade física e fui impedida de fazer certos exercícios devido a esse laudo.
    Minha pergunta é a seguinte, qual é o tipo de tratamento para esse caso e se poderei voltar a fazer meus exercícios e corridas depois do tratamento e quanto tempo levaria pra voltar ao normal se é que seria possível.
    (Antes de realizar o exame, fui a uma reumatologista, que disse
    que nunca mais poderia fazer corridas, como assim??)
    Certa de sua atenção, desde já agradeço
    Um abraço

    ResponderExcluir
  46. Prezado Doutor;

    Li seus textos, suas respostas e acredito mesmo ser um profissional de responsabilidade; Faço capoeira desde 13 anos e agora tenho 51, sendo que estava uns anos sem treinar. Ao voltar à ativa, lesionei o joelho. Enquanto espero o resultado da RM, que consegui pelo SUS, vou tomando Condriflex e Cataflan, e obtive alguma melhora neste 3 meses de lesão. Não o suficiente para voltar à prática da capoeira , que é o meu desejo. Não tenho médico e escolho agora , o senhor para cuidar de meu caso. Lhe visitarei qd tiver em posse da RM, po´rem peço que me envie por email , ou por aqui, o valor da consulta, pois não tenho plano médico. Fico no aguardo e na esperança de solucionar meu joelho. Abraços, Inez 2299090776

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inez entre em contato por telefone do consultório, as secretárias irão lhe fornecer as orientações para consulta, os telefones estão disponíveis na item " consultório " acima.

      Excluir
  47. Prezador Doutor;

    Acabei de buscar o exame de minha irmã e o diagnótico foi Mega-apófise transversa em L5 neoarticulada ao sacro, por gentileza me solucione o que é isso, estou preocupada pois ela só tem 19 anos?

    Agradecida, aguardo a resposta anciosamente.

    ResponderExcluir
  48. Ola meu joelho esta inchado a uns 7 anos ja fiz duas biopsia e num deu nada várias ressonância. ..e nada ja atendeu algum paciente igual....pode me ajudar...ja passei por varios médicos sem sucesso

    ResponderExcluir
  49. Em 2007 descobri uma protusão discal L5 S1 até então venho equilibrando através de cuidados específicos. No entanto, a partir de 2012 comecei a ter derrame articular nos quadris, com repouso eu consigo sarar, mas se eu corro ou estou tensa e ando muito rápido, a dor no quadril volta. Minha dúvida é: Estes derrames articulares no quadril que sempre me acometem podem ser uma evolução do quadro da protusão discal L5 S1? Tenho 32 anos, sou magérrima, e é assustador ter tantos probleminhas estruturais. Queria saber se o problema inicial pode estar relacionado ao problema atual, se um está decorrendo do outro. Obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Oi Marcos, você não vai responder a minha dúvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Sra Ana, respondo somente as perguntas que chegam até mim, leia a seção: Sobre o Blog, no alto da página tem um link

      Excluir
  51. Bom dia Dr Marcos

    A cerca de um mês meu joelho esquerdo começou a inchar e por duas vezes num intervalo de 3 dias foi feita punção,após consulta com reumatologista e tratamento de 20 dias com antiinflamatório o joelho direito passo ta apresentar os mesmos sintomas,inchaço e peso.
    Isso é normal?? O q devo fazer??

    ResponderExcluir
  52. Boa noite Dr. Marcos.

    Tenho 41 anos e a quinze dias, sofri uma pancada o joelho direito em um acidente no ônibus. Desde então, venho sentindo muita dor a ponto de não conseguir andar. No dia do acidente inchou um pouco e ficou roxo o local que foi afetado pela pancada. Mas, depois o inchaço diminuiu, mas, a dor não passou. A quatro dias atrás, fiquei com ele imobilizado, mas, a dor era tão forte que acabei voltando ao pronto socorro, para retirar. Porém, a dor diminui mas, não passa de forma alguma. Hoje fui realizar um exame que trouxe como resultado um derrame na articulação. O ortopedista afirma que tenho artrose e condromalacia, pelo visto não estou com sorte. Esse derrame pode ter tido como inicio as outras patologias ou desencadeou-se na pancada?
    Fui informada pelo ortopedista que a artrose está avançada, o que isso quer dizer? Será que terei de operar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Artrose avançada é o que o nome diz literalmente, para saber se voce vai precisar operar precisaria examiná-la

      Excluir
  53. olha doutor eu tenho 24anos e nasci com diferença dos menbros e por isso hj tenho artrose avançada na perna direita e esta começando na eaquerda tambem, os medicos dizem que nao posso coloca protese por que sou nova mas sinto dores insuportaveis o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prótese não tem um período muito longo de uso e pode ser necessário trocá-la após 10 a 15 anos, estude com seu médico outras alternativas, elas existem. Para saber quais estariam indicadas no seu caso precisaria examiná-la

      Excluir
  54. Boa tarde Dr. Marcos,
    Meu namorado, desde a infância, tem sérios problemas no joelho esquerdo que os médicos não sabiam do que se tratava.Depois de de um acidente o problema se agravou, e os médicos que o acompanharam fizeram vários exames de patologia e chegaram a conclusão de sinovite aguda. Além disso umas das patologias acusaram um fungo dentro da articulação chamado Sporothrix schenckii e também a existência de evolução de artrose. Após esses acontecimentos, ele esteve 2 anos hospitalizado fazendo varias cirurgias, sofrendo muitas dores e até hoje está em tratamento domiciliar com o medicamento Itraconazol. Mas ele perdeu praticamente toda a estrutura do joelho, adquirindo uma deformação interna muito grande. Os médicos não falam se ele vai mancar por toda a vida e se um dia vai ficar 100% independente das muletas, eles dizem que so o tempo e a resposta ao tratamento é que vão dizer, e que a prótese neste momento não é uma boa escolha por ser de pouca duração e de difícil procedimento cirúrgico (a cirurgia dura muitas horas). Ele está com 36 anos e e stá "perdendo" uma boa parte da vida. Em sua opinião existem chances de cura total?? Ou as sequelas, como por exemplo mancar e sentir dores sempre, tem chance de se manterem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para avaliar as sequelas devemos primeiro aguardar a cura da infecção fúngica

      Excluir
  55. Gostaria de saber o que devo fazer. Já faço fisioterapia há 8 meses devido água no joelho após cirurgia no joelho( artroscopia). Mas não tenho melhorado. Trabalho usando botas brancas que pesam e subo escada. Sinto muito peso no joelho, o que mim faz ter que correr pRa sentar.Não foi pulso na do o líquido. Gostaria de saber o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para tratar a sinovite devemos primeiro identificar a causa. Com o diagnóstico estabelecido podemos instituir um tratamento específico.

      Excluir
  56. Olá Dr. Marcus
    Boa tarde!
    O sr. Poderia me infornar o q isso significa?
    Diminutos cistos subcondrais de aspecto degenerativo na base da falange proximal do halux, com pequena efusao articular metatarsofalangica e leve sinovite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sugere um quadro inicial de artrose ou eventualmente um hálux rígido. A descrição isoladamente é sempre difícil de interpretar, precisamos sempre do exame físico e olharmos também as imagens. Caso contrário ficamos somente com a opinião do radiologista e não formamos a nossa própria opinião .

      Excluir
  57. Já fui diagnosticada com cisto sinovial.eu preciso fazer exames pre-cirurgicos tipo de sangue ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exames de sangue pré operatórios podem ajudar ao médico a avaliar a saúde prévia do paciente antes da cirurgia.

      Excluir
  58. Tenho sinovite no joelho desde 2011, fui operada 2 vezes sendo a ultima em 2014. Faço bastante musculacao para tentar proteger o joelho de alguma maneira. Sei que neste momento tenho um pouco de Sinovite porem ela esta quetinha, as vezes incha um pouco mas nada demais me permitindo fazer tudo normalmente. No seu artigo vi que falou sobre a importancia de descobrir a causa que gera a Sinovite. Como eu faco isso pois jamais tentaram ir atras do causante de tudo isso e é uma pergunta que me faco sempre. Pode me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através de uma exame clínico, historia da doença, exames de imagem e em alguns casos biópsia.

      Excluir
  59. Boa noite meu filho tá com sinovite próximo ao quadril. Ele tem 12 anos e tanta dor que tanto medicamentos não tão resolvendo. Eu penso que melhor seria uma cirurgia mas não tenho condições nenhuma. Pela rede pública aqui de onde moro na Bahia oeste Bahiano. Cidade de Luiz Eduardo Magalhães. Tão demorando de corre com ele .pois nei uma ressonância eles ainda não fizeram. Mas meu filho tá sofrendo muito. E tanta dor que ele não aguenta meu coração corta de ver ele sofrendo. Pois se eu tivesse condições já tinha feito. Mas temos que esperar as redes pública pelo sus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.