Golfe Lesões músculo-esqueléticas

Muitas pessoas consideram o golfe um esporte de baixo impacto e sem risco para lesões ortopédicas, isso é um mito Há um potencial risco de sofrer lesões graves no cotovelo, coluna, joelho, quadril e punho.

Uma das melhores maneiras para prevenir lesões e alongar os músculos com manobras simples. Antes de começar uma praticar realize um alongamento básico e atire com a mão algumas bolas de golfe no drive.. . Isto não só vai ajudar o seu jogo, mas vai manter você saudável no longo prazo.

Quais as lesões mais frequentes no Golfe? 

Cotovelo do golfista 
Liderando a lista de lesões está o cotovelo do golfista. A melhor maneira de evitar problemas de cotovelo é fortalecer os músculos do antebraço e retardar o swing de forma que haverá menos de choque no braço quando a bola é batida pelo jogador. Para evitar o cotovelo do golfista, sugerimos estes exercícios simples para ajudar a fortalecer os músculos do antebraço.

Aperte uma bola de ténis ou uma bola terapêutica
Apertar uma bola de tênis por períodos de 30 segundos com 10 segundos de descanso, de cinco a trinta minutos diariamente é um exercício simples e eficaz, capaz de fortalecer os músculos do seu antebraço e prevenir lesões no epicondilo medial.

Rolagem do halteres em supinação
Utilize um haltere leve ( 500g ou 1 kg). Mão apoiada na coxa virada para cima. Abaixe o peso até o final de seus dedos, e então rolar o peso de volta em sua palma, seguida pela flexão do pulso para levantar o peso de um ou dois centímetros da mesas. Faça 10 repetições com uma mão, e depois repita com o outra.

Elevação de halteres 
Apoie o punho sobre o joelho segurando um halteres leve, mão virada para baixo. segure seu antebraço com a outra mão e levante o halteres, faça 10 repetições 2 x ao dia. repita com a outra mão.

Alongamento dos músculos do antebraço.
Antes e após o jogo alongue os músculos flexores e extensores do antebraço, segure por 10 segundos, relaxe por 2 segundos e repita até completar 2 minutos, repita com o outro antebraço.

Como evitar a dor lombar no golfe?
Outra queixa comum entre os golfistas é a  dor lombar. A dor lombar pode ser causada por um balanço ruim. A rotação e as tensões do balanço do golfe podem colocar uma pressão considerável sobre a coluna e os músculos para vertebrais levando a dor lombar. Outras causas frequentes são: pouca Flexibilidade, Sarcopenia e conseguente diminuição da força muscular que podem levar a tensões repetidas  na região lombar favorecendo ao surgimento de lesões mais graves.
Aqui estão alguns exercícios simples para ajudar a fortalecer os músculos das costas e prevenir lesões.

Remo 
Simule o movimento de uma remada usando um borracha firmemente amarrada numa porta ou outro objeto. Em pé com os braços para  frente de você, segure o tubo e puxe-o lentamente em direção ao seu peito.Solte lentamente. Faça três séries de 10 repetições, pelo menos três vezes por semana.

Pull Down
Com os tubos de borracha  em torno da dobradiça de uma porta, ajoelhe-se e mantenha o tubo sobre a cabeça. Puxe lentamente em direção ao peito, dobrando os cotovelos, abaixando os braços. Levante o tubo lentamente sobre sua cabeça. Faça três séries de 10 repetições, pelo menos três vezes por semana.

Dr. Marcos Brito da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 26/06/2013

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.