Osteomalacia, Vitamina D e Fragilidade Óssea

Paciente executiva, 55 anos, esportista. Corredora de pequenas e médias distâncias. Correu 6 meias maratonas, tem também uma dieta equilibrada. Por ter uma pele muito branca o dermatologista orientou a não tomar sol devido aos riscos de câncer de pele, essa orientação ela segue a risca, sempre usa uniformes completos com calça e blusa de manga longa de Dryfit que permitem a transpiração, protetores solares e sempre corre no final da tarde ou de manhã bem cedo. 

Apesar de toda essa atividade a paciente tropeçou e sofreu uma fratura de fêmur. Um trauma relativamente pequeno para a gravidade da fratura. Na Avaliação após a cirurgia descobriu-se que a paciente tinha deficiência de vitamina D, com dosagem menores que 10 ng/dl e um osso mais fraco devido a Osteomalácia.

O que é a Osteomalácia?
A Osteomalácia é a deficiência de mineralização óssea causada pela carência de vitamina D. A carência de vitamina D provoca uma deficiência na mineralização da matriz osteóide do osso cortical e também do osso trabecular, com acúmulo do tecido osteóide pouco mineralizado.

Por que ocorre a Osteomalacia?
A osteomalácia pode ser definida como osso mole, pouco mineralizado. A Osteomalacia ocorre devido a carência de vitamina D. A principal fonte de vitamina D é o SOL. A síntese de vitamina D no organismo ocorre na pele a partir da exposição ao SOL. Sob a ação dos raios ultravioleta ocorre a conversão do 7-dihidrocolesterol em vitamina DA dieta têm maior participação nas pessoas que vivem em países com baixa insolação ou naqueles que evitam a exposição ao Sol, mesmo em Países com excelente insolação durante todo o ano como o Brasil pode ser necessário suplementação oral.


Outras causas

Mais raramente vemos Síndromes de má absorção, metabolismo anormal da vitamina D nas Hepatopatias crônicas e Insuficiência renal crônica, uso crônico de anticonvulsivantes (fenobarbital e Hidantoína), Fatores Genéticas, Deficiência do Fosfato devido a perda renal nas tubulopatias e Síndrome de Fanconi e também com o uso continuado de medicamentos antiácidos (hidróxido de alumínio).

A deficiência de vitamina D é frequente?
Nos últimos anos a deficiência de vitamina D virou uma epidemia! 
O Sol, que é fundamental para uma vida saudável, foi satanizado como causador de envelhecimento da pele e provocar de câncer de pele. 
Nos dias de hoje a estética é mais importante que a função. Em dosagem hormonais rotineiras no consultório quase 40% dos pacientes apresentam algum grau de deficiência de vitamina D! 
Infelizmente esses dados não tem significância estatística para extrapolação para toda a população, porém, eu me arrisco a dizer que a deficiência de vitamina D no Brasil é mais prevalente que o Diabetes Mellitus .

A vitamina D provoca outros problemas além da deficiência da Mineralização Óssea?
Sim, A deficiência de vitamina D tem sido implicada em síndromes metabólicas e obesidade, diabetes mellitus, doença cardiovascular, hipertensão arterial, fraqueza muscular, dor generalizada, disfunção imunológica, perda de equilíbrio e aparecimento de determinadas formas de neoplasia

Como ficou a paciente que teve fratura de fémur?
Felizmente, a cirurgia ortopédica restaurou a mobilidade. A paciente aprendeu que a gravidade de sua fratura tinha sido causada por uma deficiência de vitamina D. Embora muitas pessoas estejam conscientes da relação entre cálcio e osteoporose, poucas pessoas estão conscientes de que a vitamina D é tão necessário para a saúde óssea quanto o cálcio e a prática regular de exercícios. Sem vitamina D o cálcio não pode ser absorvido pelo intestino. Baixos níveis de vitamina D estão associados com risco aumentado de osteoporose, Osteomalácia, Perda óssea e Fraturas.

Não pegar sol pode provocar uma fratura?
Sim. a longo prazo o osso fica mole e mais fraco e pode quebrar com traumas pequenos ou até mesmo espontaneamente.

Embora a luz solar seja uma fonte primária de vitamina D, a capacidade de processá-lo através da pele diminui com o envelhecimento. Estudos Americanos estimam que 70 por cento das mulheres entre as idades 51 e 70 anos e 90 por cento das mulheres com mais de 70 anos de idade, não apresentem níveis adequados de vitamina D no sangue. Embora a vitamina D também possa ser obtida a partir de fontes de alimentos e suplementos, muitas pessoas não estão cientes dos requisitos corretos ou não os seguem.
Para ajudar a evitar a carência endêmica de vitamina D as pessoas precisam ser educadas sobre a importância da exposição ao Sol e do uso de alimentos enriquecidos com vitamina D. A prevenção e a detecção precoce de deficiências de vitamina irá ajudar a evitar fraturas e reduzir os custos de cuidados de saúde com o tratamento de fraturas.



Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 16/04/2015

Leia mais sobre Reposição de vitamina D
Leia mais sobre diferença entre osteoporose e osteomalacia

Comentários

  1. Boa tarde!
    Lendo seu artigo tive uma pequena dúvida: qual a diferença entre osteomalácia e osteoporose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi um post sobre isso e colei no artigo acima Clique no link no final da postagem

      Excluir
    2. Tenho Osteomalacia e nasci ao pé do mar e fiz toda uma vida de praia e de sol. Que me diz? Sou portuguesa, vou todos os anos ao Brasil por 3 meses, fugindo ao inverno de portugal

      Maria Luísa Adães

      Excluir
    3. quando vier ao Rio de Janeiro traga todos os seus exames, existem outras causas para a Osteomalácia, a vitamina D é um hormônio produzido pela exposição ao Sol. Parando de pegar Sol para de produzir vitamina D. O passado remoto é importante para a massa óssea porém o passado recente é mais importante para a osteomalácia.

      Excluir
  2. tenho 37 anos e tenho carência de vitamina D.. agora no ultimo exame deu 19% sendo que o mínimo é 30% à 60% e sinto dores nas pernas no corpo.. isso pode ser osteoporose ou algo do tipo? obs. quase não tomo sol.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Sou muito branca e sempre fui orientada a não tomar sol. O exercício de força e impacto - crossfit - pode ajudar a evitar a osteoporose? Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais