Entorse do Tornozelo

A entorse do tornozelo é uma lesão muito comum. Aproximadamente 25.000* pessoas sofrem entorse de tornozelo a cada dia. A entorse de tornozelo pode acontecer em os atletas, não atletas, crianças e adultos. Isso pode acontecer ao pisar num buraco na calçada ou numa superfície irregular, as lesões durante o esporte também são muito comuns principalmente no futebol.

O que é um a entorse de tornozelo?
A entorse de tornozelo é um estiramento dos ligamentos ao redor da articulação do tornozelo.

Quais ligamentos são mais afetados na entorse de tornozelo?
As lesões são mais comuns na região lateral  e o ligamento mais afetado é o talo-fibular anterior e depois o calcâneo fibular.

Torcer o tornozelo é pior que quebrar?
Isso é um mito, a maioria das entorses é leve e os ligamentos estiram porém não rompem. Entorses graves e fraturas desviadas podem requerem tratamento cirúrgico e nesse aspecto são lesões mais importantes.

O que provoca a entorse do tornozelo?
A entorse ocorre quando o pé vira abruptamente e o peso do corpo permanece sobre o tornozelo ou o pé fica preso no chão e o corpo gira ao redor do tornozelo.

Quais os sinais clínicos da entorse de tornozelo?
Dor, edema e equimose ao redor do tornozelo.

Quanto tempo depois da entorse surge o inchaço?
Depende, se surgir nas primeiras 2 horas provavelmente é sangue e a lesão é mais grave. Quando surge 12/24 horas depois é uma sinovite.

Todas as entorses de tornozelo são iguais?
Não, classificamos as entorses de tornozelo de acordo com a gravidade.
Entorse de grau 1:
Ligeiro alongamento e alguns danos às fibras do ligamento.
Entorse de grau 2:
Ruptura parcial do ligamento. A articulação do tornozelo pode se tornar parcialmente instável.
Entorse de grau 3:
Ruptura Completa do ligamento, ocorre instabilidade grosseira.

Como é feito do tratamento da entorse de tornozelo?
O tratamento vai variar de acordo com o grau de lesão dos ligamento e as estruturas associadas. As lesões menores são tratadas com gelo, as lesões maiores se beneficiam de imobilização e um par de muletas sem pisar. Casos mais graves e com lesões associadas podem necessitar de tratamento cirúrgico. 

Em quanto tempo um paciente com entorse fica bom?
Não exite uma receita de bolo ou seja uma resposta simples para essa pergunta. Nas entorses leves em geral após 15 dias o paciente está bem, nos demais casos a tempo aumenta de acordo com a gravidade da lesão. Em algumas situações o paciente tem lesões associadas com fraturas ocultas, edema e contusão intra óssea, lesões condrais etc. Nesses casos a tratamento inadequado pode levar o paciente a dores crônicas e instabilidade.

Como é feito o diagnóstico da entorse de tornozelo?
Exame clínico e radiografia simples. O ortopedista pode pedir um exame de RM (ressonância magnética) se ele suspeitar de uma lesão mais grave nos ligamentos, cartilagem ou ossos. A ressonância magnética ajuda muito no diagnóstico das lesões associadas.

O entorse de tornozelo necessita de tratamento com fisioterapia?
Sim, a reabilitação é usado para ajudar a diminuir a dor e o inchaço e restabelecer a função. Casos mais leves são tratados sem fisioterapia, porém caso o paciente tenha dificuldade de retorno as funções normais a fisioterapia é fundamental.

Como é a recuperação da entorse de tornozelo?
Fase 1 inclui descanso, proteção  do tornozelo e reduzir o inchaço (uma semana).
Fase 2 inclui restauração da força de movimento e flexibilidade (uma ou duas semanas).
Fase 3 inclui retorno gradual às atividades que não exigem giro ou torção do tornozelo e fazer exercícios de propriocepção (3 -12 semanas)..

Tratamento Cirúrgico
O tratamento cirúrgico para entorses de tornozelo é raro. A cirurgia é reservada para lesões que não respondem ao tratamento não cirúrgico, e para a instabilidade persistente após reabilitação.

Quais as complicações da entorse de tornozelo?
Possíveis complicações de entorses de tornozelo e do tratamento incluem propriocepção anormal. Pode haver desequilíbrio e fraqueza muscular que favorecem a novas lesões e também a dor, instabilidade e edema crônico

LEIA MAIS SOBRE LESÕES OCULTAS PÓS ENTORSE AQUI

Marcos Britto da Silva, MD, MSc
Médico Ortopedista e Traumatologia do Esporte
TEOT 5568
RQE-CFM 17345
CRM RJ 52.53862-0
* Estatística dos Estados Unidos.

Comentários

  1. Dr torci meu tornozelo em Julho passado isso mesmo Julho fiz fisioterapia recomendada e nada. Na radiografia não constou fratura mas não consigo nem andar direito sempre mancando e o local inchado.
    não liguei muito pois já havia torcido outras vezes e sempre sarava. dessa vez vejo que é algo sério. devido a consulta a um especialista de tornozelo ser muito cara e não consigo pelo sus gostaria que me informasse o que devo fazer? grato Carlos Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu com vc? Quebrei a tibia, usei gesso por 40 dias e agora estou sentindo o mesmo sintoma de choques qndo tento colocar carga pra caminhar, o instinto é de puxar a perna e não completar o movimento. Ou seja não estou conseguindo caminhar Ainda.

      Excluir
    2. Oi dotor eu polei o muro e torci o pé porque dói tanto queando eu estico ele e foi ontem

      Excluir
    3. Oi Boa noite doutor torre meu pé hoje pela manh está enchado e doendo muito faço oq pra para de doer e desenchar

      Excluir
    4. Inicialmente importante descobrir se ocorreu uma entorse simples, lesão ligamentar ou mesmo uma fratura. Tratar lesões ortopédicas em casa sem avaliação médica pode produzir sequelas importantes.

      Excluir
  2. Talvez tenha ocorrido uma lesão ligamentar, você deve procurar um ortopedista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu torci meu pé em julho do ano passado doutor e ate hoje não melhoro dói muito quando eu estico ele o que pode ser doutor ??? me ajuda eu gosto muito de futebol mais nao consigo correr ???

      Excluir
    2. As lesões que não melhoram a longo prazo podem estar associadas a lesões ocultas, procure um ortopedista

      Excluir
    3. Dr.Marcos Britto da Silva, eu torci o pé e estive eu repouso duas semanas mas voltei a torcer o pé o que devo fazer?

      Excluir
    4. Dr.Marcos Britto da Silva, eu torci o pé e ja estive de repouso 2 semanas mas voltei a torcer-lo o que devo fazer?

      Excluir
    5. Eu torci meu pé esse ano e coloquei tala só que tirei uma semana antes do que o médico tinha pedido, já faz uns 3meses eu acho, so que quando ando MT MT ou sla quando fico muito tempo em pé, no meu pé aonde torci as vezes incha e DOI mt nem consigo mexer, queria saber se pelo caso de eu tirar 1 semana antes possa ter impedindo dele se curar sla

      Excluir
    6. Eu sofri uma entorse a alguns anos e só ficou completamente bom após 6 meses de cuidados, mais não fui a um ortopedista, sarou com o tempo.
      agr estou esperando autorização para marcar uma cirurgia no joelho pq rompi os ligamentos.

      Excluir
  3. Dr° sofri uma entorse a 50 dias atrás, meu tornozelo ainda continua inchado, o inchaço foi imediato, meu pé ficou enorme e muito roxo, com umas manchas de sangue na altura da canela, porém nunca tive muita dificuldade para andar, apenas nos 5 primeiros dias, mas estou preocupado pelo inchaço e quando movimento estrala muito.
    no meu caso aparenta ser uma lesão grave ou leve?

    ResponderExcluir
  4. O roxo vem do sangue, quando ocorrem lesões maiores ocorre o rompimento de vasos, ligamentos, cartilagem, etc que são ricamente vascularizados e nesse caso você deve procurar um ortopedista.

    ResponderExcluir
  5. ola Dr. meu marido sofreu um acidente e ta com pino na canela. e verdade que não podemos ter relação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo relação, porém você deve conversar com seu ortopedista para saber se existe alguma particularidade nesse caso.

      Excluir
  6. Olá, Dr. Marcos!

    Sou aluno de medicina, em Londrina PR, e sigo seu blog há um certo tempo.

    Em dezembro do ano passado, em viagem de férias, sofri uma fratura na base da falange proximal do dedão do pé, bem na articulação metatarsofalangeana. Apesar de ter cicatrizado bem, havia uma laca do osso da falange que ficou fora do lugar.

    O problema é que a dor é intensa, principalmente quando caminho, e os remédios não fazem mais efeito.

    Então, após várias consultas com diversos especialistas em ortopedia da região, foi aconselhado a realizar uma cirurgia que cumina na colocação de um pino unindo os dois ossos (o metatarso 1º com falange proximal do dedão do pé).

    Sendo assim, perderei a articulação do dedão e não poderei mais volta a competir em corridas e jogar tênis de quadra, as atividades por que me dediquei integralmente durante meu crescimento.

    Alguns professores aconselharam-me a buscar a opinião de outros médicos fora da região. Pois eles acreditam que é possível fazer uma microcirurgia de reconstrução da articulação comprometida.

    E agora, Doutro, o que devo fazer? Obrigado!

    Obs.: Posso disponibilizar imagens das radiografias do pé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vindo ao Rio de Janeiro será um prazer poder emitir minha opinião, para tal preciso examinar o seu pé para determinar a causa da dor e dessa maneira saber se há indicação cirúrgica com artrodese, queilectomia, etc ou não.

      Excluir
  7. Dr boa tarde, estou com estiramento na virilha (tendão angular) ja fiz fisioterapia e nada de melhorar. O senhor tem alguma solução para mim. me aconselharia algo, até entrei em contato para uma consulta mas meu plano nao faz o reembolso. obgd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tratamento depende da lesão, não ha receita de bolo nesses casos. Não seria tendão adutor?

      Excluir
  8. Boa Tarde Doutor, a 80 dias sofri um entorse do tornozelo direito , no Hospital colocaram uma tala que deveria ficar durante 10 dias em seguida fui aconselhado a continuar meu tratamento com o Ortopedista do convênio. Foi feito RX e Utra Son, De manha meu pé esta desinchado, mas durante o dia incha muito, voltei ao médico e ele falou que era inchaço residual. recomendou usar uma tornozeleira de Nelpren. Como sou professor e fico muito tempo em pé é normal esse inchaço? O procedimento esta correto?
    Agradeço qualquer comentário.
    Att. Joaquim de O teles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo do grau de entorse outros tecidos podem ser levados, como por exemplo os vasos linfáticos. Entorses mais graves podem evoluir com edema mais prolongado, principalmente para quem fica muito tempo em pé. Meia elástica pode ser uma opção em alguns casos, converse com o seu ortopedista para saber se esta indicado no seu caso.

      Excluir
    2. Obrigado Doutor pela Atenção, conversei com meu ortopedista ele indicou meia elástica conforme sugestão.
      At.
      Joaquim de O Teles

      Excluir
  9. Olá Doutor, no dia 26/10/12 eu sofri uma torção no meu pé esquerdo e ficou muito roxo e inchado. E até hoje dia 17/11/12 sinto dores e ainda continua um pouco inchado. Ainda não fui no médico pois isso já me aconteceu e durante algum tempo eu melhorei. Mas nesse caso, tenho minhas dúvidas. Seria melhor procurar um médico ou tomar um antinflamatório que poderia aliviar minha dor??

    At.
    Giselle

    ResponderExcluir
  10. Olá Doutor, tudo bem?
    Eu virei o pé em um buraco de árvore no final de setembro. No outro dia fui correr. Aí comecei a sentir dores, não muito fortes, mas um incômodo, parece que o pé não 'encaixa'. Tomei anti-inflamatório via oral e ainda não havia sentido melhora. Parti para o anti-inflamatório de uso tópico (Biofenac) e tb não havia sentido melhora. Após conversar com um amigo de corrida, ele me aconselhou a usar um produto de uso veterinário...Fluido Ibasa. Senti uma melhora, mas ainda não sinto estabilidade, e o pé estala demais. A cada movimento que eu faço ele estala... parece que está frouxo, fora do lugar. O que você poderia me aconselhar. Esta semana já tenho consulta com o fisioterapeuta, mas quero saber a sua opinião sobre isso. Obrigada, Késia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diagnóstico deve ser feito pelo médico, o fisioterapeuta vai instituir o tratamento fisioterápico.

      Excluir
  11. Doutor, espero que responda ainda. Infelizmente meu médico não soube me orientar.
    Eu rompi ligamentos, parciais e totais, 2 de cada tipo. Tenho 1 ano de operada. Desenvolvi fascíte acredito que por isso. Sinto dores constantes, tenho que fazer massagem todos os dias e só melhoro quando uso a Kinesiotape. Por conta da cirurgia, não me recordo o nome mas é algo com plastia, fui diagnosticada com frouxidão ligamentar. Fiz fisioterapia durante 1 ano e 4 meses. Melhorei muito. Mas busco qualidade de vida. Gostaria de fazer alguma atividade física, principalmente para fortalecer os músculos e evitar futuras lesões. Me indicaria alguma? Ou algum tipo de profissional?!
    Infelizmente não consigo mais contatar meu médico.
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mohana, você não tem certeza do seu problema nem do seu diagnóstico, você necessita de uma nova avaliação para começar a desenrolar o novelo. No Hospital onde realizou o procedimento há a descrição da cirurgia, faça uma cópia e dessa maneira o médico saberá o procedimento que foi realizado.

      Excluir
  12. Olá Doutor,

    Há 3 anos torci o meu tornozelo e já fiz fisioterapia durante 3 meses e ainda hoje sinto dores, ainda mais quando eu faço atividade física e já fiz Raio X e Ressonância Magnética e não consta nada no exame... O que o senhor acha q pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses casos o diagnóstico é feito com um bom exame clínico e anamnese detalhada

      Excluir
  13. Olá Dr Marcos

    Sofri um entorse no tornozelo ganhei dois ligamentos parcialmente rompidos, e já estou liberada para o tratamento de fisioterapia, mas o que está me deixando encucada é que na RM foi apresentado "os trigonus", meu medico não falou nada deles e fui pesquisar e não encontrei nada muito esclarecedor sobre os riscos e tratamento para isto!

    soninha.soliveira@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. O Os Trigonum é um osso acessório que raramente causa problema, na maioria dos casos é um achado radiológico. Pode ser responsável por dor na parte de trás do tornozelo em mulheres que usam salto muito alto > 8/10 cm.

    ResponderExcluir
  15. Dr Marcos, sofri uma entorse no tornozelo a 6 meses atrás, hoje ando normalmente,porém continua inchado e sinto dor quando faço movimentos mais forçados como subir e descer escadas etc... meu ortopedista me passou fisioterapia e está pensando em cirurgia ,pois fiz uma ultrasonografia e disse que meus ligamentos então inflamados e comprometidos, o que o senhor acha ? cirurgia é a melhor opção ? com quanto tempo depois de uma cirurgia poderei fazer testes fisicos como corrida pulo etc?

    ResponderExcluir
  16. Antes de falar sobre o pos operatorio devemos determinar se há ou não indicação cirurgica

    ResponderExcluir
  17. Ola doutor gostaria de tirar uma duvida com vc , ano passado torci meu pé em junho (torceu pra dentro) deu como o osso começou a trincar no raio x usei botinha 15 dias e dai pra ca quando ando muito ou uso salto tem uma machinha em cima do ossinho do tornozelo que fica em forma de U invertido vermelha mas quando descanso ela nem aparece, nao sinto dores. Obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Para poder lhe ajudar precisaria examinar você, não entendi exatamente qual a sua dúvida.

    ResponderExcluir
  19. doutor, faz 2 meses que tive uma entorse, não sinto dores e não está mas inchado, mas a cada passo que dou meu tornozelo estala, é normal isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Há 16 dias estava disputando uma partida de Futevôlei em Brasília, onde corri para uma bola e pisei num buraco na quadra de areia. No entorse lesionei o meu tornozelo esquerdo, onde a ressonância magnetica apontou o Rompimento do Ligamento Talofibular Anterior e o Rompimento logintudinal do Tendão Fibular Curto, fora os edemas na região.

      Como a lesão foi num domingo, acabei indo para a emergência e o médico plantonista imobilizou o meu tornozelo ( solicitando o prazo de 15 dias) e passou um antiflamatório por 5 dias.
      Com 11 dias de imobilização, procurei um médico Ortopedista muito conhecido em Brasília, que retirou o gesso e analisou a situação. Com os resultados da ressonância, ele decidiu não operar.
      Passando de imediato a fisioterapia analgésica. A minha Fisioterapeuta, que trabalha numa clinica muito bem indicada em Brasília, disse que o Ortopedista acertou na decisão, informando que na minha idade ( 25 anos) será mais fácil a regeneração e conseguirei me reabilitar com a fisioterapia e posteriormente com o reforço muscular.
      Eu sei que é bem complicado dá algum parecer sem analisar o paciente. Mas gostaria de saber qual a sua opinião em relação ao parecer do meu Ortopedista e da minha Fisioterapeuta.

      Obrigado pela Disponibilidade!

      Abraços,

      Pedro Simplício

      Excluir
  20. Boa tarde!!!
    Dr. torci meu pe a uma semana atras..o medico recomendou que fosse ingessado e passasse 30 dias. so que a pessoa que o ingessou disse que não via necessidade p ingessar, mas como o dr mandou ele ingessar ele ingessou...mas so aguentei 8 dias...hoje tirei o gesso e meu pe ta mto roxo, ainda ta dolorido e nao consego andar direito...sera que fiz mal em tirar o gesso? onde virou ta meio fundo...mas no raio x nao acusou fraturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suponho que o gesso tenha sido instalado pelo técnico de imobilizações, Você deve seguir a orientação do ortopedista ou do gesseiro?
      Qual o certo?

      Excluir
  21. Ola Doutor, no dia 18/062013 cai de moto torci o tornozelo,tirei raio x por 3 semanas nao acusou fratura, imobilizei com tala mas senti mt câimbra no mesmo dia tive q tirar...comecei usar o robofoot ...como estava passando na emergencia do meu plano de saude...passei com 3 ortopedistas cada um disse uma coisa diferente, fiz uma ressonancia...o resultado: Focos de edema osseo no talus, navicular, maléolo medial e lateral....Espessamento e heterogenidade de sinal do ligamento fibuulo-talar anterior sem descontinuidades....Edema de partes moles superficiais periarticulares....pequeno derrame articular....com um mes o medico lierou a andar e fazer fisioterapia...só que eu sentia muita dor...resolvi esperar mais um pouco pra fazer a fisioterapia....conclusão ja tem 5 meses meu tornozelo ainda esta inchado roxo e todo dolorido....estou passando em outro medico particular....ele disse q só reabilitação!! pediu para fazer outra ressonancia para comparação, e exames de sangue para saber se tenho reumatismo!!! Gostaria de ter uma opinião sua? desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  22. Um dia quando eu for pro Rio, vou no seu consultorio?!?!

    ResponderExcluir
  23. Olá Doutor, boa noite!
    Torci meu pé a uma semana, imediatamente subiu uma bola no meu pé fui logo a um pronto socorro e o médico imobilizou e fique tomando um anti-inflamatorio e fazendo compressa com gelo. Mas já faz uma semana e o pé ainda está muito inchado, não consigo pisar no chão e está ficando o pé todo roxo. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar com uma região roxa indica que ocorreu um sangramento e pode estar relacionado a lesões mais graves.

      Excluir
  24. Bom dia

    A cerca de 2 meses torci o meu tornozelo. Etava inchado mas nao me doia muito.
    Fui ao medico ao qual me receitou uma ligadura e comprimidos para inflamacao.
    Passado ja mais de um mes tenho dores intensas e o meu pe pouco esta pouco inchado. Pergunte-lhe se ha algo de errado com o meu tornozelo ou se devo ir outra vez ao medico.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Em meu tornozelo direito surgiu um pequeno nódulo, fiquei preocupada
    e procurei um medico e cheguei a fazer raio-x, segundo ele se tratava de um turmou benigno, que era simples e delicado por estar próximo ao nervo, e pediu que depois de alguns meses eu voltasse la para ele ver se havia aumentado. Fiquei com muito medo e não fui, depois de dois anos sinto que aumentou um pouco e irei procurar outro medico, porem tenho medo que com cirurgia eu fique sem andar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve voltar ao médico e seguir as orientações médicas, o medo que nos paralisa não é bom.

      Excluir
  26. Bom dia,doutor eu tive uma entorse a uns 20 dias no tornozelo e afetou meu joelho,ja esta desinchado mas o joelho esta rangindo e estalando e tornozelo quando eu giro p fzr exercicio em casa parece q ta tudo quebrado parece q esta esfarelando tudo e normal isso.vou fzer uma ressonancia.obrigado ,bianca ivo

    ResponderExcluir
  27. Olá Doutor. Torci meu tornozelo durante uma aula de jump. O tornozelo inchou de imediato. Não fui ao médico, fiz compressas, coloquei uma faixa e repousei. Após 3 dias começou a ficar roxo..e em alguns locais esverdeado. Tem uma semana e consigo andar mas meu pé incha quando fica muito tempo pra baixo e não consigo movimenta-lo muito, dói um pouco. É uma lesão leve ou grave? Preciso procurar um médico?

    ResponderExcluir
  28. Drº, torci meu tornozelo por inversao, a tres semanas. ainda posso fazer fisioterapia? ele ainda esta mais inchado que o outro pé, e me incomoda esteticamente falando. vai desinchar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Doutor, Obrigada por esse espaço de informação. Tenho algumas duvidas, torci meu pé há 10 dias e ainda está inchado e com edema, consigo pisar mas manco, como está desinchando sinto doer, e doi mais quando estou de repouso e preciso levantar, não consigo apoia-lo pela dor, é normal? E minha preocupação é complicações como trombose e embolia isso pode acontecer? Muito obrigada pela atenção.

      Excluir
    2. Essa preocupação deve existir se você tiver fatores de risco, como história familiar, Fumo, anticoncepcional e/ou outros fatores trombogênicos, converse com seu médico.

      Excluir
  29. Boa noite doutor, sofri uma entorse no tornozelo causada por acidente de automovel onde o pedal do acelerador quebrou no meu pé e nao sei explicar direito o nivel da torção na hora, inchou na hr ja nao conseguia andsr, tirei raio x e como nao foi constatado fratura foi me recomendado gelo e pe acima do nivel do coração, sem melhora retornei apos 3 dias e foi colocado tala, apos 5 dias de tala senti im inchaço maior a removi e voltei ao medico ao qual mw indicou gelo 6 x ao dia e uma robofoot, hj ja fazem 12 dias da lesao, nao consigo pisar sinto muita dor e queimação quando fico em pé com a perna esticada, o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem fraturas ocultas que não aparecem no exame radiológico inicial, você deverei retornar ao ortopedista e ser reavaliado

      Excluir
  30. Dr. boa tarde!
    Sábado dia 22 de março de 2014 eu levei um tombo e cai com tudo de uma altura de +/- 1metro e na hora senti uma dor enorme e meu tornozelo ficou enxado na hora envolta do ossinho. Hoje ele esta roooooooxo (beeeeemmmm roxo), estou sem condições de ir ao medico.
    O que o senhor me sugeri.
    Muito obrigada.
    Adriana

    ResponderExcluir
  31. Dr. Boa Noite, sofri uma entorse do tornozelo há 8 semanas e ainda está inchado, tenho instabilidade funcional, não consigo andar mesmo, doe o tempo todo, estou preocupada pois aqui onde moro não tem especialista em pé e tornozelo,gostaria da sua orientação se devo realizar uma tomografia, ressonância ou ultrassom do tornozelo para ver qual o grau da rotura, me sugira por gentileza o caminho a seguir, nem a fisio está resolvendo...Obrigada desde já. Rúbya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses casos procure um ortopedista, mesmo um ortopedista não sub especialista pode ajudá-la

      Excluir
  32. Olá dr.marcos ... Sou jogador, tive uma torção no tornozelo a exatamente 1 semana.. Teve inchaço e ficou roxo e avermelhado , fiquei 3 dias de botinha e com pé pra cima e passando gelo , parti do 4 dia já estou andando normal corri uma
    pouco na esteira sem dores ... Só que meu tornozelo está ainda um pouco roxo bem abaixo da bolinha do tornozelo e DOI mto pouco com alguns movimentos (nenhuma dor forte ) , ai fiquei na dúvida se foi lesão 1 ou a 2 no tornozelo? E se eu voltar a jogar bola nesse momento com aturadura (Coban) será que não vou ter problemas ( sera que afetou minha propcepcão) desde já obrigado pela atenção.. O que devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogar com uma lesão mais séria pode agravar o seu caso, antes de voltar a jogar você deve conversar com o departamento médico do clube

      Excluir
  33. Boa Noite Dr.
    Tenho uma dúvida: O tamanho da bota de imobilização do tornozelo pode aumentar os riscos do desenvolvimento de trombose em gestantes, no caso na primeira gestação ela já teve um quadro de trombose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paciente com história de trombose devem ter acompanhamento regular com cirurgião vascular e irá determinar ou não o uso de anticoagulantes

      Excluir
  34. ola dr torsi meu tornozelo de pois de 5 dias comesou a apareser manchas no pe isso é normal ?

    ResponderExcluir
  35. Boa noite, doutor Marcos, meu nome é Marcone, sou estudante de medicina de Barbacena-MG, há um mês sofri uma entorse no tornozelo, com edema, dor e hematomas nos primeiros dias, hoje a dor quase nula, mais ainda há discreto inchaço e sensação de instabilidade, será que posso voltar a treinar? fisioterapia é indicada?

    ResponderExcluir
  36. Dr minha esposa sofreu uma entorse de grau 2, ela já fez duas Ultrason e foi diagnosticado lesão ligamentar, e suspeita de ruptura. A ortopedista dela solicitou uma Ressonância, para estudo dos ligamentos e disse que vai encaminha-la para cirurgia, quando olhar o resultado da Ressonância!! Doutor, não seria precoce e radical da parte dela falar isso para minha esposa? até porque, eu pesquisei na internet e nem sempre entorse é caso de cirurgia, correto? nós estamos nos programando para comparecer no seu consultório, para levarmos a ressonância pro Senhor avaliar, pois precisamos de uma avaliação de quem realmente entende e se dedica aos pacientes!! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguardo sua vinda. Traga todos os exames, não basta olhar a imagem realmente presisamos realizar um exame físico detalhado

      Excluir
  37. Dr. o senhor faz cirurgia de ligamentos de tornozelo? em algum hospital ou no seu consultório mesmo?

    ResponderExcluir
  38. Mas se o paciente desejar que o senhor seja o cirurgião, (na cirurgia de ligamento Fíbulo-Talar Anterior) mesmo que em outro hospital, o senhor faz? Abraços.

    ResponderExcluir
  39. Bom dia Dr. no dia 1/11/2014 sofri uma luxação no tornozelo na hora meus ligamentos ficaram roxos e inchados fiz tratamento com gelo no dia da lesão e não senti mais dores e meu pé não ficou mais inchado e roxo. No dia seguinte não consegui colocar meu pé no chão doía muito apesar de não aparentar nenhuma roxidão no local , fui colocando os pés aos poucos no chão até consegui pisar normalmente. Hoje dia 4/11/2014 meu pé está um pouco inchado e roxo e dói somente quando eu toco no local da lesão. Devo procurar um ortopedista? O que o senhor me indica? Desde já agradeço sua atenção. Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro uma avaliação pelo ortopedista, pode ser um traumatologista , não ha necessidade de um especialista em pé

      Excluir
  40. Boa noite Doutor Marcos Britto da Silva.
    O meu nome é Patrícia e no dia 26/09/2014 torci o tornozelo direito, fiquei com o pé inchado sem conseguir colocar o pé no chão. Coloquei gelo, tomei anti-inflamatório e reumon gel sobre o tornozelo.
    Passado duas semanas no dia 15-10 torci o mesmo tornozelo direito, ao qual estou até agora em repouso em casa. Já fiz fisioterapia mas não melhorou, as dores continuam. Acha que será melhor fazer uma ressonância magnética? Eu não consigo rodar o pé ou alongar sem que sinta dor.
    Agradecia a sua resposta.

    Cumprimentos de Portugal.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde! Torci meu pé e houve rompimento parcial do ligamento, fiz fisioterapia durante um ano. Porém 6 meses após parar a fisio ainda sinto instável, principalmente quando coloco um salto, não consigo andar pois sempre torce. Será que é preciso a cirurgia? Como ela acontece?

    ResponderExcluir
  42. olá dr tive uma torção a mais de um ano porém parece que meu tornozelo ficou sensível qualquer lugar irregular que piso o tornozelo parece que vai torcer e sempre que uso salto tbm ele estala e doi oque pode ser ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia o post:
      http://www.marcosbritto.com/2014/12/entorse-e-lesoes-ortopedicas-de.html
      copie e cole o endereço no navegador

      Excluir
  43. Olá Dr. A 3 dias torci meu pé jogando futsal, mas continuei no jogando, mesmo sentindo que ele estava inchando. Quando cheguei na minha casa, coloquei só por alguns minutos um pouco de gelo e sai novamente para jogar futsal (mesmo com ele inchado). Até hoje não procurei um especialista, mas consigo andar normalmente, mas ele continua muito inchado e está roxo em uma parte. Como pratico futsal semanalmente, terá riscos de ficar pior a situação se eu jogar com ele nesta situação (inchado e roxo)?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que novos exames você precisa de um exame clinico detalhado. procure um médico de sua confiança para poder ajudá-lo.

      Excluir
  45. Olá, sou portuguesa, mas acho que pode responder a uma duvida.
    Eu há precisamente 3 anos fiz uma entorse, andei mais de 1 mes que não conseguia meter o pé no chao, estava inchado até parecia uma batata, ficou roxo e tinha dores enormes. Não cheguei a ir ao hospital, acabei por meter gelo em casa. Desde aí ja não fiquei igual, continua inchado, e de vez em quando doi... por exemplo hoje doi-me bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deveria consultar um ortopedista em seu País.

      Excluir
    2. Olá Dr Marcos!

      A menos de uma semana sofri uma entorse,pelo que pude compreender é uma de grau 2.
      Não fui ao médico.
      Meu pé inchou bastante dentro de 24 hrs,hoje não apresenta inchaço,apenas no tornozelo o inchaço esta presente.Sinto dor no tornozelo ao esticar o pé e rotacioná-lo,ao caminhar a dor é suportavel,conssigo caminhar normalmente.Meu pé começou a apresentar manchinhas roxas na lateral externa,mas,as mesmas não doem.A dor esta localizada apenas no meu tornozelo.
      Gostaria de saber se preciso ir ao ortopedista ou a recuperação pode ser dada por um tratamento domiciliar?

      Obrigada,Lauriane.

      Excluir
    3. O autodiagnóxtico é sempre um risco inclusive quando o próprio paciente é médico. Sugiro sempre que o especialista examine o paciente.

      Excluir
  46. Bom dia, Drº Marcos!
    Gostaria de sua opinião para meu problema.
    Surgiu em meu tornozelo um Cisto Triquilemal "Resultado de uma biópsia", que causa um estranheza pois, o mesmo se dá em áreas capilares, então, foi repetido o exame e, mais uma vez deu o mesmo resultado.
    O problema persiste causando dores no tornozelo e tibia, inchaço ao menor esforço e, formigamento no pé e perna.
    Ressônancia acusa "Derrame articular tibiotalar".
    Qual a probabilidade de uma nova ressecção para retirada do cisto em sua totalidade????
    Um detalhe: O cisto tem extrema aderência, causando muita dificuldade na coleta, isso é normal em um Triquilemal???.
    Aguardo sua resposta e, uma possível consulta para sanar o problema.
    Obrigada!
    Catia .

    ResponderExcluir
  47. O primeiro passo é terminar se o cisto é o causador dos sintomas que você descreve

    ResponderExcluir

  48. Bom dia doutor, domingo meu marido machucou o pé jogando bola, segundo ele no momento em que ele machucou o pé escultou 2 estalos e em menos de 5 minutos o pé dele começou a inchar e sentiu muita dor. o pé dele ta muito inchado ainda e bem roxo ( ta idêntico ao da primeira foto do seu artigo), porem ele não quis ir ao medico, eu estou preocupada pois pode ter sido algo mais grave como a ruptura de um tendão, caso seja isso quis os danos pode causar a ele se ficar sem fazer o tratamento adequado ?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As mulheres vivem mais exatamente por conta dessa preocupação com a saúde. Leve seu marido ao médico.

      Excluir
  49. Há um mês atrás eu vou torcer o pé e não fui ao médico eu fiz compressa de água quente enfaichei o pé usei pomada dia diclofenaco dietilamonio é e melhorou bastante meu pé ficou bom só que de uma semana pra cá eu comecei a sentir muitas dores na sola do calcanhar eu tenho medo que possa ser esporão Doutor por favor me ajude o que pode ser isso dói muito ao caminhar é como se tivesse algum querendo atravessar meu calcanhar de baixo para cima me ajude porfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando temos um problema não podemos ter medo de descobrir a sua origem. O medo não tem tamanho, a realidade é sempre menor que o medo.

      Excluir
  50. Ao invés de virar o pé pra dentro como o mais comum, eu caí com o pé virado para fora e com o peso do corpo todo acima desse pé.. E ao cair houve um estalo muito alto, junto com uma dor muito forte, achei até ter quebrado algo mas ainda bem não aconteceu.. Mas estou fazendo gelo regularmente há 5 semanas já e a dor continua, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  51. Tem como deslocar, eu torci o pé ontem e voltei para casa andando, ele só foi inchar a noite, mas hoje já não está mais inchado só resta o osso do lado que está meio inchado, não está doendo muito e consigo colocar ele no chão , só da uma dorzinha, não estar roxo, mas meu pai disse que tenho que puxar o pé pq saiu do lugar, mas não me parece tão grave para ir no médico, oque o senhor acha?

    ResponderExcluir
  52. Dr. Boa noite, é possível identificar rupturas de ligamentos através do raio x?

    ResponderExcluir
  53. Olá, dr. Fiz uma entorse do tornozelo em março 2012. O ortopedista falou que curava sozinho. Periodicamente voltava lá com tornozelo inchado e roxo. E nada. Em junho de 2013 outro ortopedista diagnosticou ruptura do tendão tibial posterior. Fiz cirurgia em SP. Na hidroterapia, após 2 meses de cirurgia, a fisioterapeuta forçou e rasgou novamente o tendão. Desde então, peregrinação por especialistas - em Cuiabá-MT e SP. Já foram adiadas pelo menos umas 5 cirurgias. Simplesmente não sabem o que fazer. Gostaria de fazer uma consulta com o senhor. Estou de licença médica pré cirúrgica há 5 meses, com fisioterapia pré operatória. E nada... Gostaria de uma orientação sua. Agradecida,

    ResponderExcluir
  54. Rompi os ligamen5os do tornozelo queria saber se tenho direito ao benefício do inss; E eu trabalhei r3gistrado o ano passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr Flaviano não conheço as regras da seguridade social, porém imagino se você se acidentou estando no trabalho e recolhendo para o INSS você teria direito.

      Excluir
  55. Oi. Torci meu pé tem algum tempo, e como a dor passou pouco tempo depois, não me importei e nçao fui ao médic. Agora meu pé dói quando ando por algum tempo, mesmo que curto. O que pode ser e devo procurar um médico especializado imediatamente?!

    ResponderExcluir
  56. Tenho distrofia simpatico reflexa á 3 anos.Tomei vários medicamentos e nenhum fez efeito,só senti alivio depois que comecei a fazer bloqueios peridurais.Vou ter de fazer para sempre?posso ainda entrar em remissão?essa doença pode afetar orgãos internos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um caso com duração de tanto tempo precisa de uma avaliação minuciosa, sempre há esperança.

      Excluir
  57. Doutor, espero que ainda responda. Há 5 meses eu torci meu pé e desmaiei de tanta dor, ficou inchado e roxo. Fui ao medico e não deu nada e pediu para imobilizar, posteriormente fui diagnosticada com rompimento parcial do ligamento superior do tornozelo. Após ficar 1 mês em repouso fiz a fisioterapia recomendada, mas o meu tornozelo continuava torcendo co facilidade. Há duas semanas atrás virei o meu tornozelo esquerdo novamente. Fui ao médico, pois foi um dor intensa. Não quebrei, apenas fiquei imobilizada com o robofoot, agora fiz uma ressonância magnética e levei ao médico e ele me recomendou cirurgia devido ao desgate. O que o senhor me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha orientação é de que você siga as orientações do médico que você confia.

      Excluir
  58. Olá Dr. Marcos Britto. Sou estudante de Biomedicina e tenho visto as postagem aqui em seu blog. verdade verdade estava fazendo uma pesquisa relacionada ao melhor tratamento farmacológico para a analgesia seria o mais indicado para no caso de um atleta que tenha sofrido uma torção no tornozelo, e porque a escolha de tal fármaco? Caso possa responder a esta pergunta, agradecido desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta é complexa, sugiro que você discuta essa caso com os seus professores. Tendo a oportunidade de examinar o paciente ficaria mais fácil chegar a uma conclusão.

      Excluir
  59. Doutor ha 3 meses atras sofri um acidente quebrei o quarto metatarso e torci o tornozelo, fiquei engessada e ha 2 semanas tirei e uso a bota e caminho de leve com o apoio da muleta mais sinto meu tornozelo um pouco inchado quando fico muito com o pe para baixo, e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria retornar ao ortopedista, quando retiramos o gesso antes da hora a fratura pode não ter consolidado ainda e muitos casos precisam de tratamento e fisioterapia para uma recuperação completa

      Excluir
  60. Olá
    Tive uma luxação no tornozelo apos raio x médico disse que quebrou, ele o encaixou e imobilizou com uma tala.
    Já tem 2 meses e o medico disse que está tudo bem mais não mandou tirar a tala.
    Eu pela faixa vi que está inchado.
    Esse endema é normal?
    Quanto tempo preciso ficar com a tala ?

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que não seja tão grave você deve procurar o médico sim. Ao tratarmos uma patologia na presunção que não é nada grave corremos o risco de termos algo mais sério e perdermos a oportunidade de tratar adequadamente.

      Excluir
  62. Dr. Torci o tornozelo faz 13 dias , fui ao médico , e coloquei uma tala , o médico pediu pra ficar 15 dias e depois tirar a tala em casa . Eu tirei a tala com 12 dias , meu pé não está 100% porém melhorou bastante , mas ainda está um pouco inchado e roxo ,dói quando movimento ele, eu evito coloca-lo no chão ... Será q quando der os 15 dias ele vai melhorar ? Ou eu preciso voltar ao médico imediatamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se após o prazo estabelecido pelo médico você não tiver 100% recuperado sugiro retornar ao Traumatologista

      Excluir
  63. Torci o tornozelo e a 3 ou 4 semanas mais ou menos coloquei tala, mais médico pediu pra tirar uma semana antes, quando tirei meu tornozelo inchou e está até hoje sinto um pouco de dores.. oq deve ser?, Oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  64. Ontem Estava Correndo no mar e Cai dentro de um Buraco,Torci o Tornozelo,Senti uma dor Forte e na hora era quase impossível de a der,Cheguei em casa e tomei tandrilax,enfaixei o pé,Preciso de ajuda pois Tenho um vôo para Minas Gerais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você procure um ortopedista antes de viajar de avião

      Excluir
    2. Doutor, o voo em si pode trazer complicações? Torci faz 1 semana, hoje último dia de antinflamatório e viajo amanhã.

      Excluir
  65. Bom dia doutor. Faz três dias que tive uma torção no tornozelo direito. Consigo andar (ainda não 100%), consigo apoiar meu peso no pé. A única coisa que sinto é que se eu tiro a faixa que coloquei, o pé meio que "queima", mas só! No entanto, hoje fui tomar banho e percebi que está roxo no local da torção (nas laterais está roxo e mais ao centro meio esverdiado). Devo me preocupar? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  66. Dr. A 3 dias eu torci o tornozelo na praia(nao senti dor na hora e nem até agora) fui para o hospital,tirei raio-x,imobilizei o pé e vim para a casa,o medico disse que era para ficar 1 semana de repouso,minha familia esta perturbando eu para tirar a imobilizaçao para ver como esta o estado e a cor do pé,é seguro isso?é normal nao sentir dor ao torcer o tornozelo?obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  67. Ola meu nome é Fernanda eu torci meu pé outem de manha e na hora inchou e doeu muito cheguei chorar de dor estou passando dotorzinho akmos desinchou umbpouco mas ainda sinto dor mal posso caminhar e ta um pouco roxo nao fui no medico estou cuidando em casa meu pé todo ta inchado sera que é algo grave sera que devo ir ao medico dotor ?

    ResponderExcluir
  68. Olá, Dr Marcos Britto, boa noite! No dia 8 de novembro de 2016, há quase 3 meses, sofri uma entorse de inversão. Acredito ter sido grau I, uma vez que não procurei ajuda médica. Fiz compressas e usei anti inflamatório tópico. Meu pé ficou edemaciado e com hematomas, mas com dor suportável que nao impedia o caminhar ou nada assim. Com cerca de duas semanas já caminhava normalmente. Duas uns 25 dias depois do ocorrido comecei a treinar (aeróbica e musculacao) e comecei a sentir dor no pé da entorse que, inclusive, me fez parar os treinos. Meu pe ficou um pouco inchado mas logo voltou ao normal, questão de dias. Hoje, passado três meses da entorse, ainda sinto dores quando corro, ando demais ou realizo movimentos de maior impacto. O que pode estar errado? A dor pode ser crônica?
    Grata, Bruna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna , alguns casos demoram mais , em algumas situações há ainda algum problema e é importante procurar um ortopedista para avaliá-la. A fisioterapia específica orientada por um ortopedista pode ajudar.

      Excluir
  69. Olá Dr. Marcos Britto da Silva. Eu já tive 3 entorses em grau 2 jogando futsal.
    A primeira a 5 anos atrás, a segunda a 1 ano atrás e agora a 3 dias tive de novo. Todas tive que engessar.
    É verdade que com tantas entorses, seria indicado uma cirurgia para os ligamentos que ficam "frágeis" para evitar futuras lesões do tipo?
    Moro no Japão e as conversas com os médicos ficam um pouco complexas.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando as articulações ficam instáveis após lesões ligamentares repetidas podem se beneficiar de reconstrução.

      Excluir
  70. Olá Dr. Marcos Britto. A exatos 1 mês e meio, levei um chute muito forte no tornozelo, e logo em seguida ao apoiar o mesmo pé no chão, ele torceu por não aguentar o peso do meu corpo após o impacto. Já torci o tornozelo várias vezes, porém a recuperação sempre foi rápida, mas dessa vez está diferente. No começo após a lesão, meu pé todo ficou inchado, e muito roxo, coloquei gelo, fiz os procedimentos básicos, e em 2 semanas meu pé desinchou,porém apenas meu tornozelo continua inchado, ele não dói, consigo correr e andar normalmente, consigo movimentar bem ele, mas estou preocupado por conta desse inchaço que ainda esta nele. Gostaria de saber se existe algum procedimento que eu poderia estar fazendo ou só indo ao médico mesmo ?

    O inchaço e as manchas roxas no pé começaram entre 12/24 hrs depois da lesão .


    Att, Emerson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhorou? To com esse mesmo inchaço que no final do dia piora, não sei o que faço.

      Excluir
  71. Bom dia não me lembro de ter torcido o pé só q não consigo virá ló para dentro dói mto ando normal só que se piso errado dói mto não uso salto pq dói próximo do osso esta dor ele não está inchado eu trabalho mto em pé ando rápido pois sou garçonete será se preciso de tratamento?

    ResponderExcluir
  72. Dr bom dia.
    Fui acometida de entorse e fiquei com a imobilização durante uma semana. Ontem o médico tirou e solicitou fisioterapia. Mas sinto alguns choques no local estanto ou não em movimento. Isso é normal?

    ResponderExcluir
  73. Dr. boa tarde! Sofri uma entorse no tornozelo dia 13/04/2017. Fiz apenas um raio-x e viram uma pequena fratura. Porém, inchou muito e mal conseguia pisar no chão. Dias depois, passou a ficar roxo e muito dolorido. Tenho dificuldade de mexer os dedos do pé (principalmente o dedinho). Sinto ardência na sola do pé também. Depois de 15 dias começou a desinchar, porém estava com dor. Comecei a fisioterapia e voltou inchaço, arroxeamento e uma sensação de dor. Ainda não tenho força no pé. Foram 10 sessões da fisioterapia. Isso é normal? Que tipo de exame meu médico deve pedir?

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde doutor,tive uma entorse no dia 28 de janeiro desse ano fiquei com o pe engessado uma semana e depois tirei em casa mesmo como o medico pediu ,mais não consegui por meu pé no chão ,voltei até o medico e fiz uma segunda raio x e ele me disse que era pra continuar tomando anti inflamatório e fazer compressa de gelo e deixar o pé para cima por causa do inchaço,fiz isso mais até hoje não consigo por meu pe no chão pois sinto dores ele ainda esta ficando roxo e incha quando fico com ele pra baixo muito tempo isso já vai fazer 4 meses dia 28 desse mês, oque eu faço? Me de uma orientação por favor.

    ResponderExcluir
  75. Ola doutor eu torci o tornozelo a exatamente 14 dias e nao fui no medico pois ja tive outras entornces e com gelo melhorou mas dessa vez nao teve jeito eu ja botei gelo gel e nada adianta e pra pisar esta sendo muito complicado mas so incha no fim da tarde. E passa o dia doendo lateja muito e nao consigo mas andar como antes estou mancando muito oque eu faço

    ResponderExcluir
  76. Ótima pergunta. Existem vários tipos de entorse, em algumas situação pode ocorrer lesão dos ligamentos ou contusões ósseas, essas podem ser chamadas de lesões ocultas pois não aprecem no Rx simples. Esse diagnóstico pode ser educto pelo exame físico e é confirmado com o exame de ressonância magnética.

    ResponderExcluir
  77. ola meu filho de 3 ano e meio pulou no sofa em um colchao e nao conseguiu andar inchou e fomos a um hospital fez raio x e nao deu fratura mas mesmo assim o pediatra indicou o ortopedista e o mesmo colocou tala gesso por baixo por 3 dias e passou alivium no dia seguinte ele ja estava corendo pela casa minha duvida é tirei a tala com pouco tempo de uso isso pode causar algum dano futuro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não seguir as orientações médicas sempre pode causar algum problema no futuro

      Excluir
  78. Em outubro de 2016 tive entorse,fui ao médico,fiquei 10 dias de bota e fiz 2 seções de fisioterapia(Até janeiro de 2017).A parte lateral(até o início da canela está um pouco inchado e as vezes sinto um pouco de dor).Devo voltar no Ortopedista??

    ResponderExcluir
  79. Ola Dr torci o meu pé so que agora doi muito a panturrilha ao andar muita dor o que pode ser dr ja agradeço muito obrigado

    ResponderExcluir
  80. Dr Eu caí de uma escada e acredito que torci o tornozelo. Não procurei um médico, pois não achei grave. Meu pé esquerdo ficou inchado, mas sem manchas roxas, resolvi colocar gelo. E para dor tomei ibuprofeno. Hoje já faz 15 dias e meu pé continua inchado e estou com dificuldades para andar. Ainda coloco gelo. Será que é uma lesão mais grave? Sou professora ,será que porque trabalho em pé ainda não sarou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas entorses são mais graves. Você não melhorou em 15 dias. trabalhar em pé pode estar ajudando na demora da resolução da entorse. Sugiro que procure um ortopedista agora.

      Excluir
  81. Boa tarde Dr.
    ha uma semana estou com o tornozelo direito inchado sem haver nenhuma lesão ou qualquer tipo de dor, o que pode ser? comecei a trabalhar a pouco tempo sentado,o que posso fazer para melhorar? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edemas unilaterais sugerem uma patologia no membro, edemas bilaterais sugerem algum problema sistêmico. Você deveria procurar um ortopedista

      Excluir
    2. Olá Dr torci meu tornozelo dia 03/03 estou com tala gessada hj dia 18/03 posso tirar e colocar uma tornozeleira ajustável? E tenho q continuar sem por o pé no chão? O q devo fazer?

      Excluir
    3. Você não deve retirar a imobilização sem a orientação do seu médico ortopedista

      Excluir
  82. Olá, Dr Marcos. Estou com o pé engessado ha pouco mais de uma semana devido a uma entorse no tornozelo. Ainda tenho que ficar mais duas semanas. Acontece que sinto muita queimação no calcanhar/sola do pé. A ponto de eu não conseguir fazer nada. Isso é normal? O que fazer para aliviar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um ortopedista, em algumas situações o gesso pode ficar apertado.

      Excluir
  83. Dr Marcos.tive uma entorse no tornozelo faz 4 semana , mas meu tornozelo ainda tá inchado mas não sinto dor nenhuma , isso é normal ?

    ResponderExcluir
  84. Olá Doutor MARCOS BRITTO DA SILVA,QUEBREI MEU TORNOZELO A 5 ANOS ATRÁS E ELE AINDA DOI MUITO,MIM ATRAPALHAR ATÉ A ANDAR,OQUE POSSO FAZER??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um ortopedista e reavaliar o tornozelo para entender a causa dessa dor.

      Excluir
  85. Olá Doutor... No dia 22/09 cai d escada com minha filha de três anos no colo, torci meu pé. Fui no hospital e foi diagnosticado que tive uma entorse, coloquei uma tala e fiquei 1 semana, meu pé não está mais inchado mas ainda não consigo andar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onao retorno da capacidade de marcha deve ser avaliado . Você deveria retornar ao ortopedista

      Excluir
  86. Olá Dr. Apareceu um caroço em cima do meu tornozelo direito e no esquerdo também. Eles não doem, mas eu não tinha nenhum dos dois. O que deve ser Devo me preocupar?

    ResponderExcluir
  87. Ola! Dr,sofri uma entorse no tornozelo no dia 25/04 no dia estava muito inchado fui ao médico indiretamente ele me passou antiflamatorio e me passou a bota roboot (30 dias ),hoje dia 08/05 já esta melhor sem inchaço sem dor mais só com umas manchas vermelhas roxas escuro no peito do pé e na lateral o que pode ser, devo me preocupar? Obrigado!

    ResponderExcluir
  88. Sofri uma torsao no pé e não inchou, mas passou a inchar depois que fiz escalada pés com água quente e sal, isso é incorreto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O edema e o inchaço após esforço físico deve ser investigado pois pode estar associado a lesões

      Excluir
  89. Sofri uma torsao no pé e não inchou, mas passou a inchar depois que fiz escalada pés com água quente e sal, isso é incorreto?

    ResponderExcluir
  90. Faz três meses que torci meu tornozelo. Coloquei tala de 17 dias de tala, 15 dias com bota e ainda hoje dói a palpação e incha. O que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A evolução está lenta. Nesse caso é importante avaliar a procura de eventuais lesões ocultas.

      Excluir
  91. Torci meu pé esquerdo pro lado de fora tem um mês, como ja torci algumas vezes e sarou eu nem procurei o médico, agora o tornozelo so esta um pouco inchado e sinto poucas dores nele, so que quando tento correr eu nao consigo direito e tenho dificudade de descer escadas, e meu pé parece que esta meio torto oque pode ser...

    ResponderExcluir
  92. Boa noite Dr a sete dia cai e machuquei meu tornozelo no dia que cai fui ao médico e ele tirou raio x disse que não havia acontecido nada Só me passou diclofenaco e Dipirona pra tomar mais no outro dia amanheci com o pé roxo e muito inchado fiquei 4 dias de repouso voltei trabalhar na segunda E meu tornozelo continua inchado e roxo e doi muito no ossinho gostaria da sua opinião se devo ir ao ortopedista novamente para fazer outra avaliação grata pela atenção

    ResponderExcluir
  93. Olá Dr Marcos, tudo bem ?
    Bom, torci meu tornozelo em fevereiro , fiquei com a tala até começo de abril tirei com conta do médico , estamos em junho e ainda não consigo afirmar meu pé ao chão pois queima tudo quanto o tornozelo e o osso da perna direita.Porém não estou fazendo fisio nem o começo . Acha que essa dor e a queimação tem haver com motivo de não fazer fisio .ou tenho que passar ao médico novamente ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante avaliar se é somente uma entorse, caso afirmativo a resposta a sua pergunta é sim.

      Excluir
  94. Dr luxei o pé, usei a tala, fiz todo o repouso e tomei os medicamentos indicados pela ortopedista, tirei a tala já vai fazer 2 semanas, porém meu tornozelo continua inchado e estou sentindo dor, é normal?

    ResponderExcluir
  95. Dr. cai da escada e meu tornozelo esta parecendo o da segunda foto (menos inchado), já tem um mês que cai. Tenho pouca dor.. Será que só um anti inflamatório resolve?

    ResponderExcluir
  96. Olá doutor,
    Torci o tornozelo em março de 2017, na época usei tala, depois fiz 10 seções de fisioterapia mas não retornei ao ortopedista. Porém até hoje se forço um pouco mais (exemplo ficando mais em pé) ele fica inchado, e fica estalando e enquanto não estala fica doendo. Devo me preocupar ou é normal?
    Desde já agradeço a atenção e ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. A entorse pode ter deixado alguma sequela como por exemplo uma lesão ligamentar.
      Apesar do tempo seria interessante uma avaliação com exame físico para testar a patência dos ligamentos talo fibulares.

      Excluir
  97. Eu tava fazendo ginástica na barra,até que eu bati com tudo meu tornozelo no chão e não para de doer já tomei vários remédios melhora em um dia e no outro dia já está doendo devo me preocupar?=/

    ResponderExcluir
  98. Boa noite , torci meu pé em 2019 fui ao ortopedista ele só tirou raio x e mandou eu tomar dipiro para dor e por gelo e fica de repouso fiz isso mais até hoje sinto dor no meu tornozelo e ele ficou inchado .
    Queria saber se devo fazer uma cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas entorses podem não melhoram com o tratamento sintomático , nesses caso o paciente deve retornar ao ortopedista .

      Excluir
  99. Oi dr. Tive um acidente dia 28 de julho e doi dias depois que eu fui ao medico pq inchou muito e foi constatado fratura de maleolo lateral. Após 41 dias de gesso percebo que meu é acaba ficando roxo apos exercício ou caminhadas leves mesmo em casa. Foram 45 dias de atestado e agora mais 30. O que eu posso fazer para evitar um possível dano vascular?

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde!
    Qual remédio eficaz para alívio e dezinflamar as dores de esporão calcanhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor tratamento é sempre combater a causa básica
      Caso esteja ocorrendo sobrecarga mecânica o remédio isoladamente não resolverá o problema

      Excluir
  101. Doutor torci meu pe direito jogando bola depois de uma semana, voltei a jogar e não sinto mais nada ,no entanto, no momento da lesão não usei gelo apenas remédio anti-inflamatório ,ou seja, meu pe inchou desde a lesão e até agora não diminuiu o inchaço como fasso para diminuir o inchaço já tem 2 semanas e nada de diminuir




    Se você desenvolveu edema e esse edema ( inchaço ) permanece podemos pressupor que ocorreu alguma lesão ligamentar ou em outra estrutura.

    A única opção para descobrir essa lesão é consultar um ortopedista

    ResponderExcluir
  102. Doutor torci meu pe jogando bola ele está inchado a duas semanas e não desincha não passei gelo no momento da lesão e também já consigo pisar normal e não sinto dor porém o inchasso não vai embora oq deve fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O inchaço que não melhora pode estar relacionado a lesões mais graves. Você deveria procurar um ortopedista.

      Excluir
  103. Doutor eu torci o tornozelo, fui até o médico tirei raio-x, mas não quebrou nada
    Imobilizaram e pediu repouso de 7 dias,
    Após os 7 dias voltei até lá , retiraram a tala mas ainda estava muito inchado e doendo e o médico falou que era normal
    Já se passaram 3 semanas e ainda sinto muita dor, ando mancando quando encostam no meu pé sem querer dói muito , muito mesmo.
    O que eu devo fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há lesões ocultas que não aparecem no Rx, como lesões ligamentares e contusões ósseas que podem surgir após entorse. Quando não melhoramos devemos retornar ao ortopedista

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.