Lesões Ortopédicas de Repetição e os Proprioceptores

Parece que estamos sem sorte, poucas semanas depois de torcer o tornozelo, sofremos nova entorse.

Sera que isso é azar ou existe uma explicação?
Sim, existe uma explicação médica. Isso ocorre pois quando sofremos uma entorse, mesmo sem lesão completa dos ligamentos podemos lesar os proprioceptores.

O que são os proprioceptores?
Existem receptores de estiramento em TODOS os músculos, tendões e ligamentos do corpo. Quando estes receptores são estimulados pela distensão e compressão eles enviam impulsos nervosos para o cérebro. Eles agem como órgãos sensoriais internas e são chamados proprioceptores. Estes proprioceptores nos permitem realizar atividades musculares sem estar olhando para a região do corpo que realiza o movimento e mesmo com os olhos fechados, coordena os movimentos e manter o equilíbrio. (exemplo ficamos em pé com os olhos fechados e conseguimos colocar a ponta do dedo no nariz sem olhar) Proprioceptores estão envolvidos em muitas das nossas atividades diárias, como caminhar, abotoar a camisa, digitação e realizar o gesto esportivo. 

O que ocorre quando os proprioceptores da cápsula articular são lesados?
Sem os proprioceptores o cérebro demora mais tempo para descobrir que aquela região está sofrendo um estiramento nas suas estruturas e não realiza a coordenação muscular adequada para evitar uma nova entorse. Portanto tão importante quando cicatrizar as estruturas lesadas ( tendões, ligamentos cápsula articular) devemos fazer um trabalho de reeducação da propriocepção articular e muscular. Existem outros proprioceptores que não foram lesados ao redor da articulação e devemos ensiná-los a fazer o trabalho daqueles que foram lesados.

As lesões musculares podem se tornar recidivantes devido a lesão dos proprioceptores?
Isso é menos frequente, a recidiva das lesões musculares esta mais relacionado a cicatrização das lesões, porém sim, a não reeducação dos proprioceptores e do gesto esportivo também favorecem a novas lesões.

A lesão dos proprioceptores ocorre somente na entorse?
Não , ocorre também na lesão dos ligamentos, músculos e tendões.

Como realizar a reeducação neuro muscular e trabalhar os proprioceptores?
É nesse momento que entra a fisioterapia. Essa provavelmente é uma das principais funções do fisioterapeuta da recuperação pós lesão. Numa primeira fase a fisioterapia retira a dor e numa segunda etapa realiza exercícios de fortalecimento e propriocepção que irão prevenir novas entorses e lesões músculo esqueléticas.

Quais exercícios são usados para recuperar a propriocepção?
Cada articulação tem um conjunto especial de exercícios, esses exercícios podem ser realizados de várias formas, o ideal que você procure um ortopedista e realiza a fisioterapia com um profissional gabaritado. No atleta é fundamental a reeducação do gesto esportivo.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 11/12/2014.

Comentários

  1. Dr. Marcos Brito,

    Gostaria de saber se minha mãe, que hoje tem 85 anos, e sofreu em março de 2012 fraturas espontâneas de vértebras na região lombar e hoje apresenta uma cifose acentuada no dorso e, desde março de 2012, tem fortíssimas e incessantes dores geradas pela compressão neurológica é ainda uma potencial paciente para procedimentos minimamente invasivos, como a Cifoplastia.

    O quadro clínico dela é muito bom e, depois de esgotados os recursos medicamentosos, a solução apresentada foi a artrodese e que ela, considerando a fragilidade óssea causada pela osteoporose, jamais quis fazer.

    Agradeço a atenção dispensada e fico no aguardo a sua resposta.

    Atenciosamente,

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cifose é uma complicação das fraturas osteoporoticas em idosos, após a consolidação das fraturas a cifoplastia em geral não está indicada.

      Excluir
  2. Dr. Quebrei o dedo "minguinho " do pé esquerdo a 8 dias, fui em um pronto atendimento e foi enfaixado meu dedo. Toda semana tenho que trocar a faixa com enfermeira no posto, a dois dias troquei a faixa e meu dedo e uma parte do pé estava completamente roxo, hoje em um determinado momento senti muita dor. É natural depois de oito dias ficar roxo uma parte do pé e sentir dores fortes ainda? ou devo procurar um pronto atendimento para bater outro raio x? Meu email é:cristiane.oliveiraa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as imobilizações estão sento feitas por um não médico, sugiro que você mostre o seu pé a um ortopedista para realizar uma reavaliação.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.