Qual o melhor horário para tomar Sol?

Somente ocorre a produção de vitamina D quando o Sol incide diretamente sobre a pele nua, não coberta com roupas e sem bloqueadores solares. 

Por que precisamos tomar Sol?
As evidências sugerem que a vitamina D module direta ou indiretamente cerca de 3% do genoma humano. Essa informação vai muito além do papel clássico na regulação do metabolismo do cálcio e da saúde óssea.
O DNA é o código que armazena todas as informações dos seres vivos e fica dentro do núcleo das células. O hormônio vitamina D é responsável pela transcrição de DNA em RNA. Para ler as informações genéticas dentro do DNA precisamos decodificar e transcreve-las no RNA. A transcrição ocorre de modo correto na presença de níveis adequados Vitamina D, ou seja, sem uma exposição adequada ao Sol não conseguimos decodificar adequadamente o nosso DNA e isso pode levar a várias doenças.

Quais as principais funções da Vitamina D no organismo?
A vitamina D participa do controle de funções essenciais à manutenção da homeostase sistêmica ( Homeostase = manter tudo sempre equilibrado dentro do organismo), ela regula o crescimento, a diferenciação celular ( células jovens se tornam células adultas)  e apoptose celular (morte programada da célula), controla e regula o sistemas imunológico, cardiovascular, musculoesquelético e o metabolismo da insulina.

Meu dermatologista me proibiu de tomar Sol, ele disse que o Sol provoca envelhecimento da pele e câncer de pele !
Cuidado com os extremos: o segredo da vida está entre o céu e o mar.
O Sol em excesso pode provocar envelhecimento precoce da pele e também está diretamente relacionado ao câncer de pele. Porém temos o outro lado da moeda. Sem exposição ao Sol não produzimos Vitamina d e portanto podemos ter dificuldade de transcrição do DNA. Uma das principais consequências de uma transcrição ruim do DNA é exatamente o câncer, e nesse caso em qualquer lugar do organismo. 
Resumindo tomar sol em excesso pode produzir câncer de pele e não tomar sol também pode produzir câncer. 
Qual o melhor horário para tomar Sol, produzir Vitamina d e não ter câncer de pele?
A resposta clássica é: antes das 10 h e após as 16h. A produção de vitamina D obedece a uma equação.
A produção de vitamina D = área do Corpo exposta ao Sol X tempo de exposição. Porém com alguns fatores moderadores que veremos a seguir. 
Resumidamente: Quando maior a área exposta maior a produção. Quando mais tempo exposto maior a produção de vitamina D.
O sol de qualquer horário produz a mesma quantidade de vitamina D?
Não. Para chegar a terra a luz do solar tem que atravessar a atmosfera. Quando maior a inclinação do sol em relação a superfície da terra mais atmosfera a luz da sol deve atravessar e menor a qualidade de sol boa para produzir vitamina D. 

Maior produção de vitamina D
Menor produção de Vitamina D

Ao meio dia temos a maior produção de vitamina D.

Nesse horário o Sol é muito forte e portanto não devemos ficar muito tempo expostos, 5 ou 10 minutos são suficiente. A medida que o sol está mais inclinado precisamos de mais tempo expostos para uma adequada produção de vitamina D. Quando o Sol nasce e quando esta se pondo a camada de atmosfera que ele atravessa é muito grande e praticamente não conseguimos produzir vitamina D.
Resumindo para produzir vitamina D bastam 5 minutos de Sol ao meio dia ou 20 minutos às 9 horas da manhã.

Onde ocorre a produção de vitamina D?
A produção da vitamina D ocorre nas camadas mais profundas da pele e essa produção ocorre quando a pele é exposta aos raios Ultra Violeta do sol, o comprimento de onda ideal esta entre 295-297 nm com indice UV 3. Países de clima temperado em geral não tem esse índice UV durante o outono e o inverno e esse índice nunca é alcançado nos polos. No Brasil temos boa insolação o ano todo.

Quais medidas adotar em pessoas que não podem tomar Sol ou estão em locais que não tem insolação adequada a produção da Vitamina D?
Durante o inverno e em pessoas que não tem uma exposição adequada ao sol deve ser feito suplementação oral de vitamina D.

Porque hoje a maioria dos brasileiros nas grandes cidades tem carência de vitamina D?
O Sol foi satanizado durante os últimos 30 anos. Temos anualmente campanhas dando mais destaque ao câncer de pele que a carência de vitamina D. A busca por um rosto sem marcas de sol também é um fator importante nas mulheres. Não basta passar protetor solar no rosto, tem que usar chapéu, manga longa e protetor solar em todas as áreas expostas na ilusão de que o corpo não pode, em nenhuma hipótese, receber sol diretamente. 
Muitos brasileiros trabalham em ambiente fechado sem exposição ao Sol durante a semana e no final de semana não saem para passear ao ar livre e portanto não tem oportunidade de se expor ao Sol.
A população está ficando mais velha e os velhos ficam com medo de sair sozinhos na rua. Todos esses fatores levam hoje a uma epidemia de carência de vitamina D. A consequência direta é um aumento no números de quedas provocado pelo desequilíbrio. Surge também a osteomalácia, doença que deixa os ossos moles e provado dores ósseas principalmente nas pernas.

Um dado curioso sobre a deficiência de vitamina D no mundo é a Suécia. O Suécia apesar de ter insolação que produz vitamina D menos de 3 meses por ano não tem carência desse hormônio. Lá muitos alimentos e até os biscoitos são enriquecidos com vitamina d. 

A cor da pele e a produção de vitamina D. 
O Sol determinando a cor do pele dos seres humanos e a capacidade de habitar os extremos do planeta.
Ao tomar sol a pele escurece, pele mais escura consegue ficar mais tempo expostas ao sol, Conseguimos ficar mais tempo expostos ao sol pois criamos um filtro solar natural, porém precisam de mais tempo de exposição solar para produzir vitamina D. Negros precisam de mais tempo de exposição ao sol para produzir vitamina D. Se estamos num local com alta insolação a medida que o tempo passa sobrevivem os que tem um melhor filtro solar natural. Em Locais com baixa insolação a medida que o tempo passa são selecionados os indivíduos com a pele mais clara e com capacidade de produzir vitamina D com menos sol.
Na África a seleção natural escolheu os mais aptos a suportam o sol escaldante, os negros. No norte da Europa sobreviveram somente as gerações que nasciam cada vez mais brancos e somente os muito brancos conseguiram habitar a extremo norte. A seleção natural produziu homens muito brancos na Suécia e negros na Africa. Essa seleção natural ocorreu devido a capacidade de produzir vitamina D dos muito brancos ao Norte da Europa e os negros ao suportar o Sol escaldante da África.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista Medico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 19/11/2016

Comentários

  1. Minha lesão no ombro foi de arrancamento da cápsula, resultando em fissura óssea, lesões nos tendões e ruptura da cápsula. Atualmente os exames apontam que a cicatrização da cápsula nao foi adequada, as demais lesões estão curadas. Tendo isso em vista, meu ombro costuma sair e voltar ao lugar instantaneamente quando prático alguma atividade física. Algum conselho para o meu problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Mudar o gesto esportivo para evitar a instabilidade e fazer acompanhamento periódico com um ortopedista

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.