Vitamina D marcador de vida saudável

Impactos da deficiencia da Vitamina D no organismo 

A deficiência de vitamina D foi reconhecida como uma pandemia com uma miríade de consequências para a saúde. O baixo nível de vitamina D foi associado a um risco aumentado de diabetes mellitus tipo 1, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, declínio cognitivo, depressão, complicações na gravidez, piora da autoimunidade, alergia e fragilidade.

O baixo nível de vitamina D pré-natal e neonatal também pode aumentar a suscetibilidade à esquizofrenia, diabetes tipo 1 e esclerose múltipla (EM) mais tarde na vida por meio de efeitos específicos em órgãos-alvo, incluindo o sistema imunológico por meio de modificação epigenética.

A suplentação oral de vitamina D resolve a carencia de 25 (OH) no sangue ou ela é somente um marcador de vita saudável ?

Quando suplementamos a vitamina D por via oral resolvemos a carência no sangue porém parece que não resolvemos todos os problemas. Temos vários estudos na literatura mostrando a associação dos baixos níveis sanguíneos de vitamina d e as doenças mencionadas no parágrafo anterior. Porém temos um paradoxo: a suplementação oral de vitamina D não corrige todos eles problemas de saúde de forma completa. 

A exposição ao Sol como marcador de vida saudável.

Podemos concluir que não basta suplementar oralmente a vitamina D. Devemos sair de casa. realizar atividades físicas ao ar livre e ter uma boa alimentação. A vitamina D além do seu papel hormonal controlador da transcrição do DNA das células, funciona na verdade como um marcador de vita saudável. 

Porque a vitamina D é um marcador de vida saudável ?

Quem tem baixos níveis de vitamina D sai pouco de casa ou trabalha o dia inteiro em ambiente fechado sem se expor ao Sol e sem fazer atividades físicas ao ar livre. Essa provavelmente é a causa de uma maior sucepitibilidade a doenças. Essas pessoas por não se exporem ao sol tem baixas níveis séricos de vitamina D e portanto podemos usar a vitamina d como um marcador de vita saudável.

QUEM TEM BAIXOS NÍVEIS DE VITAMINA D POR NÃO SAIR DE CASA E FAZER ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE NÃO ESTÁ TENDO UMA VIDA SAUDÁVEL E PODE FICAR MAIS SUSCETÍVEL A DOENÇAS 

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Entorse do Tornozelo

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),