Vitamina D marcador de vida saudável

Impactos da deficiencia da Vitamina D no organismo 

A deficiência de vitamina D foi reconhecida como uma pandemia com uma miríade de consequências para a saúde. O baixo nível de vitamina D foi associado a um risco aumentado de diabetes mellitus tipo 1, doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, declínio cognitivo, depressão, complicações na gravidez, piora da autoimunidade, alergia e fragilidade.

O baixo nível de vitamina D pré-natal e neonatal também pode aumentar a suscetibilidade à esquizofrenia, diabetes tipo 1 e esclerose múltipla (EM) mais tarde na vida por meio de efeitos específicos em órgãos-alvo, incluindo o sistema imunológico por meio de modificação epigenética.

A suplentação oral de vitamina D resolve a carencia de 25 (OH) no sangue ou ela é somente um marcador de vita saudável ?

Quando suplementamos a vitamina D por via oral resolvemos a carência no sangue porém parece que não resolvemos todos os problemas. Temos vários estudos na literatura mostrando a associação dos baixos níveis sanguíneos de vitamina d e as doenças mencionadas no parágrafo anterior. Porém temos um paradoxo: a suplementação oral de vitamina D não corrige todos eles problemas de saúde de forma completa. 

A exposição ao Sol como marcador de vida saudável.

Podemos concluir que não basta suplementar oralmente a vitamina D. Devemos sair de casa. realizar atividades físicas ao ar livre e ter uma boa alimentação. A vitamina D além do seu papel hormonal controlador da transcrição do DNA das células, funciona na verdade como um marcador de vita saudável. 

Porque a vitamina D é um marcador de vida saudável ?

Quem tem baixos níveis de vitamina D sai pouco de casa ou trabalha o dia inteiro em ambiente fechado sem se expor ao Sol e sem fazer atividades físicas ao ar livre. Essa provavelmente é a causa de uma maior sucepitibilidade a doenças. Essas pessoas por não se exporem ao sol tem baixas níveis séricos de vitamina D e portanto podemos usar a vitamina d como um marcador de vita saudável.

QUEM TEM BAIXOS NÍVEIS DE VITAMINA D POR NÃO SAIR DE CASA E FAZER ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE NÃO ESTÁ TENDO UMA VIDA SAUDÁVEL E PODE FICAR MAIS SUSCETÍVEL A DOENÇAS 

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),