Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Sarcopenia e Atividades Físicas

Sarcopenia e Atividades Físicas

Qual o melhor tratamento para a sarcopenia?
O melhor tratamento da sarcopenia é a sua prevenção. A atividade física regular é essencial para uma vida saudável e se torna imperativo nos dias atuais, onde a população envelhece com saúde até os 80-90 anos.

O que acontece quando envelhecemos?
Com o envelhecimento naturalmente diminuímos a nossa atividade física, muitos param de trabalhar e tem uma vida mais caseira. Com o passar dos anos os músculos ficam atrofiados e surge a SARCOPENIA 

O que é a Sarcopenia?
A sarcopenia é a perda de massa muscular. Quanto menos atividade física maior a Sarcopenia.

Quais os sinais clínicos de sarcopenia?
Um dos sinais tardios da perda de massa muscular é a incapacidade de levantar da cadeira sem apoiar as mãos. Um sinal precoce é a incapacidade de levantar, estando sentado no chão, sem usar a ajuda das mãos.
Se você é jovem e não consegue levantar do chão, sem o apoio das mãos e se você é mais velho e já precisa do apoio do braço da cadeira para levantar: ATENÇÃO você pode estar com perda de massa muscular. Consulte seu Médico.

Existem outros sintomas de sarcopenia?
Idosos com Sarcopenia tem dificuldade para ficar em pé e caminhar sem apoio. 

Quais remédios são usados para tratar a sarcopenia?
Não existem remédios que recuperem a massa muscular, a única forma de tratar e prevenir a sarcopenia é a realização de atividade física.

Uma pergunta freqüente no consultório é como realizar exercícios com um problema ortopédico?
Sempre temos uma alternativa para a prática de exercícios, até mesmo os pacientes cardiopatas ( com problemas cardíacos graves ) podem realizar alguns tipos de exercícios, que melhoram a capacidade física e ajudam o coração. Porém, atenção: para realizar atividades físicas regulares você deve procurar o seu médico.

Dr. Marcos Britto da Silva

Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil


atualizado em 21/12/2009
Pequenos problemas ortopédicos podem ser agravados por uma atividade física sem orientação.



11 comentários:

  1. Após quantos dias surge a sarcopenia quando estamos imobilizados para o tratamento de uma fratura ou contusão

    ResponderExcluir
  2. Em geral após 15 dias já observamos que a região da panturrilha fica um pouco mais afinada isso ocorre devido a perda de massa muscular, no membro superior essa perda é percebida mais tarde. Em atletas sempre que possível tratamos sem imobilização completa para evitar essa perda de massa muscular.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dr. Marcos,

    Gostaria de saber maiores informações sobre a cirurgia de prótese reversa de ombro oferecida pelo HUCFF-UFRJ desde 2008, conforme matéria publicada na revista eletrônica.

    Há aproximadamente 2 anos, meu pai (65 anos) sofreu uma queda e foi introduzida uma prótese de ombro convencional. Pouco tempo depois, a ocorreu a falha clínica da prótese (a cabeça saiu do lugar). O médico que atendeu meu pai, disse que a solução seria a prótese reversa.

    O problema é que, além do fato da prótese ser extremamente cara (~ 18 mil dólares), a técnica parece ser muito nova e complexa.

    Estou com dificuldades para achar um especialista como o senhor no estado de São Paulo.

    Como devo proceder para que ele possa ser atendido pelo HUCFF?

    Entrei em contato com o Serviço de Traumato-ortopedia do HUCFF (tel.: (21) 2562 2838) e me pediram para entrar em contato com o senhor.

    Agreço antecipadamente.

    Atenciosamente,


    Murilo C. Crovace
    Universidade Federal de São Carlos
    São Carlos - SP

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe está com dificuldade de levantar da cadeira, porém ela consegue levantar sem apoiar as mãos.
    Ela tem perda da massa muscular ?

    ResponderExcluir
  5. Várias causas dificultam levantar da cadeira, em pessoas idosas é muito comum a dificuldade devido a dor no joelho. Sugiro que você leve sua mãe para uma avaliação com um médico ortopedista.

    ResponderExcluir
  6. Murilo, aguardo as imagens da TC.

    at

    Marcos Britto

    ResponderExcluir
  7. tenho fibromilagia e estou com vários problemas osseos: bursite troncateriana,fascia plantar,neuroma de morton,3 hérnias na cervical,ruptura do tendão de aquiles,tunel do carpo, aff. nem sei mais o que..rsrs mas tenho intolerância a certos medicamentos e detesto gelo,não consigo fazer acupuntura pois doe muito, fisioterapia e rpg tbm já tentei, só fico bem com massoterapia..

    ResponderExcluir
  8. como é diagnosticada a sarcopenia atraves da densitometria ossea?

    ResponderExcluir
  9. O diagnostico da sarcopenia é clínico, feito pelo médico. A densitometria avalia a massa óssea. A densitometria diagnostica a osteopenia e a odeoporose somente. Procure um ortopedista para avaliar a sua massa muscular.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Dr,fiz uma osteosíntese bimaleolar á 14 meses,06 parafusos,01 placa e 01 fio de aço,perdi consideravelmente os movimentos rotacional e levanta e desce do pé.dr,tem algo que se possa fazer? Me ajuda? Quero poder correr com meus filhos,dançar com meu esposo!!!
    Grata desde já.
    Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A perda da capacidade de fazer a dorsiflexão completa do tornozelo é uma das principais complicações das fraturas graves do tornozelo. O tratamento é fisioterápico a principio e você deve conversar com um ortopedista que avaliará a sua capacidade de realizar esportes.

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana