Consolidação das Fraturas

O osso é uma estrutura viva que está em constante transformação, quando o osso se quebra o organismo inicia um processo de cicatrização chamado de consolidação óssea.
Como o osso cola ? 

O osso para consolidar precisa produzir osso novo, esse osso novo precisa criar uma ponte óssea entre as duas superfícies fraturas. Nesse ponto podemos entender um dos fatores mais importantes para a consolidação óssea: o osso para cicatrizar precisa que os fragmentos ósseos estejam perto uns dos outros, O papel do ortopedista é colocar os ossos numa posição adequada para que o osso cole.

Após colocar o osso no lugar e colocar o gesso a fratura irá consolidar certa? ( De que modo um osso quebrado consegue se recuperar quando é engessado)
Quando alinhamos e aproximamos os fragmentos damos ao organismo a chance de consolidar a fratura de modo certo. O osso não volta sozinho para o seu lugar como muitos pacientes pensam. Após colocar o osso no lugar devemos nós certificar que ele está reduzido isso é feito com um controle radiológico periódico. A frequência depende do tipo de fratura e não segue uma regra igual para todas as fraturas. Os músculos e tendões estão inseridos nos ossos e quando contraímos os músculos causamos movimento nos ossos que podem provocar o desvio da fratura, ou seja mesmo dentro do gesso o osso pode sair do lugar.

Se a fratura não for imobilizada ela corre o risco de não colar?
Sim, algumas fraturas quando não imobilizadas evoluem para não consolidação e se tornam falsas articulações (Pseudartrose). Porém novamente isso não é uma regra absoluta, exemplo: a fratura de arcos costais pode ser tratada sem imobilizar o tórax, pelo contrário a imobilização do tórax pode provocar dificuldade para respirar.

Quanto tempo demora para o osso colar?
Não existe um prazo determinado, ele é curto como por exemplo 3 semanas na fratura de clavícula do recêm nascido e pode demorar 5 meses no fêmur de um adulto. quando mais velho mais tempo para colar, quando maior o osso mais tempo para colar, quando mais afastados os fragmentos mais tempo para colar. Na média os ossos consolidam em 2 a 3 meses, sempre lembrando dos parâmetros acima. Em algumas situações o osso demora mais para colar, principalmente em pacientes fumantes. Quando ele como devagar dizemos que está ocorrendo um retardo de consolidação e quando o osso não cola dizemos que ocorreu uma pseudartrose. Leia mais

O que precisamos para que o nosso osso cole rapidamente?
Temos vários fatores importantes: uma boa alimentação rica em proteínas, sol para produzir vitamina D. Uma boa ingesta de leite e derivados que são as principais fontes de cálcio. O cálcio é o principal mineral do osso, sem cálcio a fratura não consolida adequadamente. Evitar o cigarro também é muito importante pois o cigarro atrapalha o processo de consolidação óssea.

Quais medicamentos ajudam na consolidação de fraturas?
Não conheço medicamentos específicos para ajudar na consolidação de fraturas, nesses casos sugiro uma boa alimentação rica em proteínas, 3 porções de leite ou derivados do leite (queijo, iogurte  ricota, requeijão, etc) todos os dias, além de 30 minutos de sol também diariamente. Alguns pacientes com problemas carenciais podem se beneficiar se micronutrientes e suplementos. Leia Mais

Pisar atrapalha a fratura colar?
Depende do tipo de síntese ou método que esteja sendo usado para tratar a fratura. A carga pode estimular o consolidação óssea e é usada muitas vezes em casos de osteossíntese com haste intramedular (tutor interno) porém em casos onde foi colocada placa e parafusos ela pode ser proibida. Não existe uma regra absoluta, somente seu médico pode decidir o que deve ser usado pois somente ele sabe quais princípios foram usados na sua síntese. Siga sempre a orientação dada pelo seu médico, não escute opinião de outrem.

O osso cola sempre?
Não, as vezes o osso não cola, principalmente devido a fatores locais, principalmente vascularização e nesses sentido importante lembrar da má vascularização nos pacientes fumantes, fumar atrapalha a consolidação óssea.

A consolidação do osso pode atrasar?
Sim, cada osso tem seu próprio ritmo de consolidação quando mais largo o osso mais tempo o organismo demora para preencher a fratura com osso novo. O fémur por exemplo por ser mais grosso demora mais tempo que o úmero por exemplo. Quando ocorre uma demora na consolidação dizemos que há retado de consolidação, quando ocorre a interrupção da consolida sem que ossos esteja colado dizemos que ocorreu uma pseudartrose. 

Como diferenciamos um Retardo da consolidação da não consolidação ou pseudartrose?
Quando o osso não consolidou no tempo habitual e as radiografias seriadas mostram que está havendo a formação de calo ósseo, dizemos que está ocorrendo um retardo de consolidação, Quando 2 ou 3 radiografias seriadas mostram que não houve formação de calo ósseo, dizemos que há interrupção do processo de consolidação e ocorreu uma pseudartrose. 

Como é o tratamento do Retardo de consolidação e da Pseudartrose?
Enquanto o organismo mostra sinais de que esta fazendo a parte dele e está formando osso no sentido de colar a fratura deixamos o organismo agir e aguardamos pacientemente. Quando o processo de consolidação parou em geral o cirurgião ortopedista pode optar por novos tratamentos cirúrgicos que irão endereçar o problema principal. Se faltou estímulo biológico or exemplo pode-se colocar enxerto, se faltou estabilidade pode-se trocar a tipo de síntese ou instalar uma numa fratura que estava sendo tratada com gesso por exemplo. Porém é fundamental que o paciente pare de fumar, tenha uma boa ingestão de proteínas e do leite e derivados do leite e pegue sol todos os dias.

Consolidação Clinica x Consolidação radiológica.
O ortopedista ao examinar pode determinar se o osso esta colando ou não, em algumas situações o calo ósseo pode demorar para aparecer porém clinicamente o médico percebe que o osso está colando, isso se chama de dissociação clínico / radiológica o exame clínica mostra que a fratura está colando porém os sinais radiológicos da consolidação ainda não apareceram. Para dizer que o osso não está colando ou que está com a consolidação atrasada precisamos de radiografias seriadas e um exame clínica que indique isso também.

Retirada do material de Síntese ( Retirada da Platina )
Em geral a platina é retirada quando ocorre algum tipo de incômodo ou o organismo rejeita o material,  em algumas situações, na criança, também retiramos o material de síntese. A retirada do material não é obrigatória e não pode ser retirada precocemente pois há o risco de refratura. Outro problema e que mesmo esperando dois anos, quando precisamos retirar o material de síntese o osso ainda está um pouco mais fraco e a região deve ser protegida de estresses maiores por algum tempo. Resumindo não há uma regra absoluta para retirada do material de síntese e em alguns casos as placas e hastes intramedulares permanecem por todo a vida no mesmo lugar, sendo a retirada reservada quando há algum problema ou complicação.

LEIA MAIS SOBRE CONSOLIDAÇÃO DE FRATURAS

Comentários

  1. Tive uma fratura de tíbia e fíbula ha 2 meses e meio. Coloquei placas e parafusos. Em 2 Raios X (tirados em 08/06 e 17/07) não reparei evolução nenhuma (não sou médico). A fratura foi dia 04/05. Posso ter algum problema na calcificação dos ossos (não fumo)?
    Alexandre M Vasconcellos, 41 anos - Mirassol/SP
    alemorvas@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. boa tarde... renan viol 22 anos mogidas cruzes sp... renen.viol6.5@hotmail.com.... tive uma fratura no femur e gostaria de saber sobre quais alimentos e ate mesmo chas ajudam na calcificação do osso... muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Os comentários anteriores foram respondidos por email, importante lembrar que não realizo consultas pela internet, perguntas sobre casos específicos que necessitem de exame clínico e físico do paciente não serão respondidas.

    ResponderExcluir
  4. quebrei a clavicula a 16 dias, e sinto que ainda não começou a consolidação, estou uzando a imobilização em oito, estou com muito medo de não voltar ao normal, já que sinto que osso fica dando uns estralos, observação ela não quebrou totalmente, será que preciso tomar algum medicamento para acelerar a cicatrização ou isso é normal, tenho 24 anos, email edcarlosfernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. quebrei a clavicula a 16 dias, e sinto que ainda não começou o processo de consodidação, tenho 24 anos e quando toco o lugar da fractura sinto que da uns estalos já que não quebrou totalmente, é normal ou será que preciso tomar algum medicamento para acelerar a cicatrização?
    edcarlosfernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. A principio uma alimentação saudável é suficiente para promover a cicatrização da fratura, porém algumas fraturas de clavícula tem mal prognóstico para consolidação com imobilização e requerem cirurgia.

    ResponderExcluir
  7. Quebrei a clavicula a 12 dias a principio ia presisar de cirurgia, mas depois foi descartada a cirurgia, mediante o acompanhamento da consolidação, foi uma fratura do 1/3 medio distal tipo asa de borboleta. Frequentemente se faz cirurgia nesses casos?
    Marco/27 anos/SP/ma_loiola@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. OLÁ tive uma fratura do femur a 5 meses, ainda continua inchado e normal? meu médico disse que pode ser líquido que acumulou ali em cima do local da cirurgia,ainda estou a espera para fazer exames para confirmação por não tem vaga mesmo particular, é perigoso? lembrando que estou com lesão no joelho também,no menisco,e meu osso o médico disse que já está consolidado.
    Claúdia ,23 anos,Tubarão/SC
    claudinhaa-21@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. O edema após uma fratura é normal em alguns casos e patológico em outros. Somente um médico examinando e avaliando seus exames poderá chegar a uma conclusão.

    ResponderExcluir
  10. quando realmente posso considerar que um osso esta consolidado?

    ResponderExcluir
  11. Nos casos de sintese e métodos de consolidação biológicos quando surge o calo ósseo, nos casos onde foram empregados os princípios de osteossíntese rígida pode não surgir o calo e seu ortopedista irá dizer quando está consolidado.

    ResponderExcluir
  12. Fabiane ,30, Rj, fabianesena@click21.com.br
    Quebrei a clavícula a 20 dias, sinto que já começou o processo de calcificação, sendo que ao dormir movimentei a fratura e ela voltou a estalar, isso pode prejudicar o processo de calcificação? estou super preocupada. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Olá a 1 mês sofri uma fratura de tíbia quase tive que operar ,só coloquei gesso e o Ortopedista falo pra mim não colocar o meu pé no chão por que se não eu ia precisar operar ,só que depois de uma 2 semanas eu fui anda de muleta e cai e tive que apoiar o pé no chão.será que eu vou precisar operar?ou poço ter deslocado meu osso?por que eu sinto meu osso como se estivesse forra do lugar.obrigada.
    tayane ,15 anos,campinas-SP
    tayanepr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Para determinar se vocë precisa operar ou não voce deve contar para o seu ortopedista que caiu novamente, ele vai fazer um novo rx para ver se seu osso saiu do lugar.

    ResponderExcluir
  15. oi dr tive uma fratura no quito metatarso fikei com gesso logo apos dois meses ele nam consolidou
    gostaria de saber se osso cola por ele msmo?
    pois fui no ortopedista e ele me disse que naum precisava fazer cirurgia que o o osso inha uma grande chance de colar ...o que o dr pode me responder sobre isso? brigado
    alanpires18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Alexandre, somente seguidores podem postar comentarios, nao esqueça de fornecer um email no corpo da mensagem pois no seu perfil do blogger nao ha email disponível

    ResponderExcluir
  17. Oi, Dr Marcos, não entendi muito bem. Então isto quer dizer que é normal e aceitável o pequeno desalinhamento ?

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Dr. Marcos, tenho 32 anos e sofri um acidente de motocicleta no dia 25/08/2011, onde tive uma fratura obliqua de tibia. Fui submetido a uma cirurgia onde foi colocada uma haste intramedular fixada por dois parafusos na parte superior e dois na parte inferior. Acontece que nessa semana, tive retorno no médico e no raio x verifiquei que o osso não ficou alinhado, está totalmente torto, encostando apenas uma pontinha dos dois ossos. O médico disse que isso é normal, pois como não abre a perna inteira, faz apenas pequenas incisões para entrada da haste e dos parafusos, não tem plena visão do osso, mas que isso não atrapalhará na recuperação, pois formará um calo enorme no osso e calcificará normalmente. Gostaria de vosso parecer, pois tenho receio de passar por esse transtorno de ficar afastado de minhas atividades habituais e sem poder colocar o pé no chão por meses e depois de tudo saber que terei que ser submetido a nova cirurgia, pois o que passei não adiantou de nada. Meu email é fabianopadula@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Dr. Marcos tenho 25 anos e a 25 dias fraturei o 1/3 médio do úmero, fiquei 3 semanas com uma tala e agora coloquei o gesso, mas não foi feita redução da fratura, gostaria de saber se este procedimento está correto, pois acho que deveria ter sido feita a redução.

    Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Dr. Marcos. Há quase um mês tive uma fratura no 5º dedo do pé, o tratamento foi realizado com imobilização juntando-se o dedinho ao 4º dedo, como o médico recomendou. Retornei para a consulta quase 4 semanas depois da fratura, e para minha surpresa o médico não pediu o raio-X, apenas retirou meu curativo e disse que a cicatrização ocorreu, já que faziam quase 4 semanas. Eu disse que ainda sentia dor quando encostava essa parte do pé no chão, e agora meu pé está inchado e não consigo utilizar sapatos normais sem mancar. O que o senhor acha?
    Obrigada pela Atenção!

    ResponderExcluir
  21. Dr Marcos tive uma fratura exposta de tibia e fibula a mais de 3 anos e não consigo me recuperar, primeiramente coloquei placa e parafusos mais rejeitou tive que tirar, coloquei gesso tambem não deu certo, ae voltei a colocar placas e parafusos, mais uma vez não deu certo.Parti pra o fixador externo coloquei 2 vezes e tirei e nada de colar o ossso, pelo menos da infecção sarei. Amanha irei fazer uma nova cirurgia colocando placa, parafuso e enxerto osseo para tentar arrumar a minha perna pois continua quebrada. o senhor teria uma resposta porque esta demorando tanto a sarar? sera que pode ter erro medico ae?
    Atenciosamente.
    maicon_filipiak@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. As fraturas expostas tem alta taxa de infecção em todos os lugares do mundo, o osso se contamina no momento que entra em contato com as roupas, terra, asfalto, todos os germes presentes no local do acidente. Quanto mais contaminado o ambiente maior a chance de infecção. Depois de controlar a infeçào é mais fácil obter a consolidação.

    ResponderExcluir
  23. Olá Dr. Marcos! quebrei a clavicula ja faz 2 meses voltei ao medico e tirou o raiox novamente, mais eu percebi q os ossos nao se juntaram o medico pedio pra mim levantar o braço ate em cima ai consegui levantar ai ele disse que podia ir embora q ja tava curado, por ser um hospital gratuito e fama de ser um açougue por causa da má fei de alguns medicos, será que vou ter q procurar um medico particular para fazer uma cirurgia para os ossos se juntarem?? como eu fazia academia antes vou ter problema quando voltar a malhar?

    olha o raiox 60 dias depois : http://imageshack.us/photo/my-images/15/raiox.png/
    welderlim@hotmail.com

    Muito Obrigado...

    ResponderExcluir
  24. leila,

    dr. tive uma fratura exposta no pé esquerdo quebrei as cinco falanges estou com ums fios de kithine gostaria de saber quanto tempo passa com esses fios e se quando eu tirar, se quando eu pisar no chão vou sentir muita dor? manchete_leila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Olá Doutor,

    Estou com uma dúvida, sofri uma queda e fraturei o úmero na sua parte distal, o médico não achou necessária intervenção cirúrgica, sendo assim, fiquei 25 dias com uma tala gessada e estou a aproximadamente 10 dias com uma órtese, que ele diz que terei que usar durante aprox. 2 meses, pórem, por ficar com a tala perdi os movimentos no meu cotovelo e força nas mãos, por isso, mesmo com a fratura estou fazendo fisioterapia motora pro cotovelo, mas tenho medo do osso sair do lugar. Gostaria de saber se é normal esse tipo procedimento sinto dor nos nervos do cotovelo e o osso se mexer. Se puder me ajudar.Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr Marcos! Meu irmão fraturou a tibia e fibula, mas não foi exposta, graças a Deus. Nesse momento está no hospital, mas avisou a gente em casa q talvez não seja preciso fazer cirurgia. Como moro em Estado diferente dele, não tenho como ter certeza, mas então na esperança de realmente ser verdade resolvi te perguntar se há possibilidade de numa fratura dessa (chegou a quebrar tibia e fibula) se os ossos estiverem no lugar, pode ser q não precise cirurgia e apenas o bom repouso e gesso é claro, resolva?
    GRATA,
    edivaniasntos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  27. Dr Marcos, fraturei a tibia e a fibula a 6 meses atrás, foi colocado 10 parafusos e duas placas, tudo interno, mas eu ainda estou mancando muito! parece que ficou mais curta a perna! mas olhando de pé, ajoelhado ou com as pernas contra o peito parece que esta tudo normal!!! estava morando fora do Brasil e quando retornei estava sem convenio médico! foi tudo pelo SUS, só que os médicos(muito bons) que me operaram só falam: mais um mês!, mais mês!, mais um mês! estou muito preocupado, tenho 25 anos só! estou pensando em começar a ir em consultas particulares! só gostaria de saber o que esta acontecendo com a minha perna? Obrigado doutor!

    matheus.frank@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Exmo. Dr. Marcos,
    Bom dia,
    Tenho 13 anos e fracturei a clavícula num jogo no dia 9 Outubro, o Ortopedista disse-me que foi tipo galho verde, estive imobilizado 3 semanas, comecei a treinar ao fim de 5 semanas com limitações( não posso cair nem ir ao choque). O Ortopedista disse-me que só em meados de Dezembro posso competir pois só nesse período é que o calo ósseo ganhou densidade, não posso jogar mais cedo??
    Cumprimentos
    Gonçalo

    ResponderExcluir
  29. Caros leitores, pelas regras do blog respondemos somente as perguntas dos seguidores

    ResponderExcluir
  30. Dr. Marcos, fraturei o dedo anelar do pé esquerdo(na região que fica embutido no pé) passei 32 dias com o pé gessado e o gesso foi removido, o Doutor mandou começar a pisar no chão com ajuda de muletas por 10 dias e depois sem ajuda de muletas, mas sinto dor ao colocar o minimo peso no pé e também fica inchado ao longo do dia. o que devo fazer ? Posso pisar realmente no chão ? quanto tempo em média a área fraturada fica sensível ?

    ResponderExcluir
  31. Você deve informar esses sintomas ao médico que está lhe acompanhando, Isso é importante para que ele faça uma reavaliação.

    ResponderExcluir
  32. Qual a recuperação total de uma clavicula q foi quebrada. e a recuperação foi sem metodos cirurgicos ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  33. a recuperação envolve a consolidação da fratura e restabelecimento do status quo funcional, isso nem sempre é possível com o tratamento não operatório (conservador)

    ResponderExcluir
  34. " Sou seguidor do Blog, Postei um comentário porém ele não foi respondido"
    É q comecei a pouco tempo a estagiar pelo o curso de fisioterapia.. e me deparei com essa pergunta.
    Porem a moça não apresenta nenhuma dor. e ja faz 13 meses q ela tirou a sua imobilização. Aparti disso ela me perguntou se ja pode voltar a jogar seu esporte favorito, o Handebol. Por ser um esporte de contato, ela esta com medo de quebrar novamente.
    Obrigado pela Atenção'

    ResponderExcluir
  35. Caro Sr. Roderio DD no seu perfil do blogger constam somente os blogs
    (http://www.blogger.com/profile/16709705230979889754)
    #Weboleiros - Editando Seu Lazer...
    - Weforever .. mais que um site !
    SITE FORA DO AR !

    ResponderExcluir
  36. Fui jogar bola , fiz aquecimento , mas com os desníveis do piso , acabei sentindo uma dor na perna esquerda,procurei ortopdista, que viu fratura da tibia, (rx )e me aconselhou usar bota robocop, que naquele momento não havia problema de cirurgia.
    minh pergunta?Quando que é necessário operar?durante a calcificação pode surgir calo , isso interfere futuramente para jogar bola?no rx a fratura parece estar apenas tipo rachado, e uma pequena ponta levantada, neste caso é preferível usar bota robocop?agradeço as respostas.

    ResponderExcluir
  37. Suas Perguntas são difíceis de responder sem ver o Rx e examinar sua perna, no momento sugiro que você siga a orientação do seu ortopedista

    ResponderExcluir
  38. sou seguidor fo blog e meu e-mail nao foi respondido!.....boa noite dr. marcos, gostaria que o sr. respondesse a minha duvida por e-mail.... se nao for tomar o seu tempo, é claro! fui atropelado dia 28, e fiz duas cirurgia, a 1 coloquei o pino e 2 coloquei a haste intramedular na perna esquerda (fratura exposta de tibia e fibula), segundo o ortopedista que cuida do meu caso vou ficar de molho uns seis meses...., gostaria de saber o que posso fazer pra melhorar a minha condicao atual e se a diferença da minha perna fraturada um dia vai acabar ou vou te-la pra sempre....??!!!!!! gostaria de saber se os inchacos (a tal diferença) na regiao fratura serao pro resto da vida?!!!! ou vao passar..? grato.
    atenciosamente
    paulo henrique.
    meu e-mail: paul_embu@hotmail.com
    ...........

    ResponderExcluir
  39. A moderna cirurgia ortopédica visa o restabelecimento do Status Quo Prévio, a gravidade das lesões iniciais determinam na maioria dos casos essa evolução. A cirurgia é somente o primeiro passo da caminhada a fisioterapia é fundamental para restabelecimento completo. O próprio calo ósseo pode determinar um pequeno aumento de volume no local da fratura o edema de partes moles tende a regredir em 2 anos porém dependendo da gravidade da fratura eles também podem permanecer.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite, Qual o prazo minimo para calcificação de uma fratura na mão ?
    tenho 16 anos e fraturei o quinto metacarpo da mão esquerda no sábado (07/01/12), estou a uma semana com a tala, teria que por gesso na próxima semana na segunda-feira (16/01/12) mas estou pensando seriamente em não por nada pois preciso trabalhar. Cuidei muito bem da tala nessa semana, sem forçar, repousando, me alimentando de forma saudável e tomando o antiinflamatório. Acho que já esta tudo bem com a mão tirei a tala por algumas horas e não senti dor alguma, consigo até movimentar tranquilamente sem forçar. Acho que poderia seguir sem por o gesso, mas gostaria de ter certeza se devo, obrigado.

    ResponderExcluir
  41. Medicina não é uma ciência exata e dar prazo ver ver a gravidade do caso é impossível. Sugiro seguir a recomendação do ortopedista, poucas semanas é pouco se comparados a uma vida inteira de dor por tratar uma fratura inadequadamente!

    ResponderExcluir
  42. Boa noite Dr. Marcos. No último dia 10, fissurei a fíbula durante um treino de volei, desde entao estou com a perna engessada. Sempre pensei que quando se colocasse o gesso, não se sentiria mais dor, mas passados 10 dias da lesão ainda sinto muita dor ao ajustar minha perna quando viro pra dormir e quando levanto de manhã, dói muuito. É possível o osso sair do lugar mesmo com o gesso? É normal ainda sentir essa dor ou devo procurar o ortopedista?

    ResponderExcluir
  43. Olá Doutor!!
    Fraturei a base do segundo metatarso no dia 16.12 com um mês fiz nova radiografia e deu q a fratura ainda não está consolidada. Noa primeiros 10 dias de fratura usei a tala gessada depois tirei para colocar o robofoot que estou até agora, uso ele direto e não tenho coragem de tirar para dormir, tiro duas vezes ao dia somente para colocar compressa de gelo. Mas a minha dúvida é a seguinte: o médico mandou iniciar fisioterapia, mas estou na dúvida, pois como se inicia fisioterapia se a fratura ainda não consolidou? É assim mesmo doutor? Posso iniciar a fisioterapia mesmo sem a fratura estar consolidada?

    ResponderExcluir
  44. Você deve sempre seguir a opinião do seu médico, existem outros parâmetros para consolidação alem da radiografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho uma fratura de femur grave dr.,o médico disse que era uma fragmentação de uma parte do femur acima do joelho,fazem 3 meses ja,estou na fisio,e ja liberado a soltar peso no membro,porem com as muletas,tem algum tipo de alimentação que auxilie na recuperação do osso,e demora muito

      Excluir
  45. A boa alimentação ajuda na cicatrização da fratura, coma sempre com 3 cores no prato e tenha uma dieta rica em leite e derivados. O tempo médio de consolidação de uma fratura de femur está próximo de 5 meses, porém esse tempo pode aumentar dependendo da gravidade da lesão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito agradecido Dr.,sou de são paulo,cangaiba,e me dedico muito a minha recuperação,vou mudar pra essa dieta,minha fratura tem 4 fragmentos na parte quebrada,muito obrigado pela informação,me interesso por ortopedia

      Excluir
  46. PS a cor de um prato é dada pela cor dos alimentos que estão nele. Exemplo o feijão é preto o arroz é branco, a batata amarelo nisso temos 3 cores, o ideal é sempre varias essas cores, colocar vermelho, verde, roxo, amarelo, etc

    ResponderExcluir
  47. Olá Dr. Marcos! Tenho 27 anos, 50 kg e tive múltipla fratura no calcâneo direito, extra-articular, sem desvio. Meu tratamento foi o conservador. Fiquei 8 semanas com o gesso e já o tirei há 1 semana, completando 9 semanas desde a fratura.
    Ainda não apoiei o pé no chão, pois tenho receio. Não sinto dores, consigo movimentá-lo normalmente para dentro e fora, mas o calcanhar ainda possui um pequeno edema. Gostaria de saber qual a recomendação em relação ao apoio, pois ainda não comecei a fisioterapia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Boa tarde Dr. Marcos,
    Meu nome é Anderson, sou tec em rx! fraturei o 4° metacarpio da mão dir andando de bike tenho 37a, fiz a cirurgia reparadora com placa e parafusos! estou com os movimentos completos da mao ! faz hoje 13dias,e fiz um rx hoje e n vi evolução do calo ósseo! esta muito cedo para isso? quanto tempo para essa consolidação? estou seguindo ao blog!

    ResponderExcluir
  49. boa tarde DR marcos,
    fraturei o punho direito o ortopedista endireito e coloco um gesso so que desde que eu acordei da anestesia , tem dois dedos meu que esta como se estivesse congelado como se tivesse perdido a sencibilidade num lado de cada dedo ,no começo axei que era por causa da anestesia mais fais tres dias e meus dedos estão assim sera que e porr causa da articulação ?, o gesso pode ser o responsavel por aperta minha mão ? eu posso perde movimentos nos dedos ? qual medicamento pode ajuda a articulação ? alguma erva ,comprimido, remedio ele ingesso meu braço com a mão curvada sera que ten a ve ? foi nescessario a mão curvada ?
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO ABRAÇO 'cleisson ' forteabraço'

    ResponderExcluir
  50. Você deve informar esses sintomas ao seu ortopedista que irá avaliar a situação.

    ResponderExcluir
  51. boa tarde Dr.Marcos,meu nome é Luis Carlos tenho 21 anos moro em Maringá Paraná, sofri um acidente em novembro de 2011 ,
    fiz uma cirurgia onde foi implantado uma platina de 15 cm e mais 10 pinos na tíbia pelo motivo da gravidade, nela tive 3 fraturas, e na minha fíbula como só tive uma pequena fratura não foi colocado nada , e agora depois de mais de 3 meses, nesse meu ultimo raio-x reparo que minha Tibia está no caminho certo , quase toda calcificada , agora minha fíbula eu noto um pequeno problema que gostaria que o senhor me tirasse uma dúvida , em quase toda recuperação minha fíbula esteve solta praticamente , e agora me assustei com a radiografia , minha fíbula calcificou também uns 20 % , so que ela não está centralizada corretamente e as partes fraturadas se calcificaram por cantos , o senhor acha que tenho o motivo de me preocupar, ou é normal isso ? , espero a resposta do senhor ... sou seguidor de seu blog agora , qualquer coisa meu email luiscarlos_mais10@hotmail.com , muito obrigada deis de já , estou muito ancioso pela sua resposta . abraço

    ResponderExcluir
  52. A descrição parece uma evolução normal, converse com seu ortopedista.

    ResponderExcluir
  53. boa tarde Dr Marcos , muito obrigado pela sua resposta , sou o Luis Carlos , tenho outra dúvida ... em relação da minha perna ter uma mã circulação de sangue ainda depois de trÊs mÊses de cirurgia é algum problema de tempo ou anormal isso , sempre tenho que durmir com as pernas pra cima, durante o dia, jantar , a todo momento pelo motivo dela começar a inchar , existe algum método pra melhorar isso , ou é sintomas da fratura ou falta de fisioterapia , queria que o senhor pude-se me explicar , muito obrigada deis de já, aguardo sua resposta ;) abraço

    ResponderExcluir
  54. Em alguns casos de fratura as veias ficam entupidas, com o passar do tempo elas recanalizam, seu médico saberá lhe orientar em relaçáo a isso.

    ResponderExcluir
  55. dr. sofri uma fratura exposta na tibia e fibula dia 28 de outubro 2011. vai fazer 4 meses dia 28 de fevereiro e da ultima vez que fui ao ortopdista ele disse que ainda nao consolidou. nos primeiros 3 mese fiquei com muito medo de pisar no chao e gostaria de saber se isso retardou o processo?! estou assustado, vou comecar a fisio dia 27 de fevereiro e na ultima consulta com o ortopedista ele me falou que é pra mim andar na rua sem nda de apoio e quendo eu piso no chao como ele autorizou, o local da fratura doi muito! o que pode acontecer. passei a tomar sol todos os dia e beber leite todos os dias.. caminho todos os dias na rua de tenis e sofro um bucado! é normal? como devo proceder? to com medo de voltar pra mesa de cirurgia.

    ResponderExcluir
  56. Em relação a outra dúvida, Difícil responder sem examinar você, parte dos nossos problemas sem de problemas físicos o resto vem da nossa ansiedade.

    ResponderExcluir
  57. Paulo siga sempre a orientação do seu ortopedista ou do médico que estiver te acompanhando. Pisar ajuda no processo de consolidação em alguns casos.

    ResponderExcluir
  58. dr.,eu tive aquela fratura em fragmentos no femur,à exatos 4 meses,agora ja estou com uma muleta só,o médico me disse que era pra forçar a perna pra o osso calcificar mais rapido,sinto que ganhei mais força no membro,tenho seguido suas dicas,sera que agora demorara muito a cicatrizar?ex:mais um mes ou dois

    ResponderExcluir
  59. A carga ajuda na consolidação em alguns casos, pisar com uma muleta só é um sinal de que as coisas estão andando bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico agradecido,sua sdicas na alimentação,entre outras me ajudaram muito,vou postar a foto da fratura para o Sr.Dr. ver

      Excluir
    2. Olá amigo, tive uma fratura semelhante a sua.

      Como foi a evolução?
      Já está andando sem muletas?
      Abç.
      Danilo
      Danadm@terra.com.br

      Excluir
  60. Boa noite!qual é a mlehor maneira de reabilitar5 de uma fratura de femur que ja tem 2 anos.. tenho ciencia que deveria ter malhado assim que liberado da fisioterapia! porem tive medo agora quero malhar e correr! qual devo fazer primeiro? ou posso fazer os 2 juntos!??meo objetivo é voltar a jogar bola!
    obrigado desde jah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para determinar qual o melhor tratamento fisioterápico você deve conversar novamente com um ortopedista que irá fazer uma revisão do seu caso. Talvez você precise de uma fisioterapia específica com um fisioterapeuta ou somente musculação porém para determinar isso o ortopedista precisa reavaliar você.

      Excluir
  61. Olá,

    Gostaria de saber se você poderia me ajudar, a exato 1 mês tive uma fratura de tíbia e fíbula (exposta) passei por 2 procedimentos cirúrgicos, um de limpeza e uma definitiva com (imagino) haste de titânio e parafusos. Só que no Raio X os pedaços da Tíbia estão muito longes um do outro. Gostaria de saber se através de E-mail poderia lhe enviar esses Raio X's, pois posso estar avaliando como leigo e não estão tão distantes assim... Estou preocupado pois meu medico comentou que se formaria uma "ponte óssea" e acima você escreve que para isso os ossos têm de estar o mais próximo possível...
    email: digo_nvs@hotmail.com

    Obrigado desde já,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  62. Rodrigo, não realizo consultas pela internet, quando tratamos com um médico devemos confiar nele. Seu ortopedista disse que haverá a formação de uma ponte óssea, você deve acreditar nisso. Mesmo que não ocorra existem possibilidades para resolver o problema.

    ResponderExcluir
  63. Oi bom dia,me chamo Fabiana ,quebrei o osso do quinto dedo do pé desde o dia 27/04 estou com pé engessado,já tirei o raiox 2 vezes,gostaria de saber se eu tirar o gesso tem algum problema? nao guento mais fik com pé engessado sem poder colocar o pé no chao.
    terça agora vou lá no medico de novo pra ver como está,mas eu queria tirar o gesso.
    Fabi.bs86@gmail.com

    ResponderExcluir
  64. Retirar o gesso sem a orientação médica não é uma boa idéia, O organismo tem o seu tempo e você deve respeitar isso.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde Dr. Marcos.

    Se o Senhor poder tirar essa dúvida eu lhe agradeceria muito. Em 2010 sofre um acidente de moto, tive uma fratura não exposta no antebraço que causaram a ruptura do rádio e úmero, logo, precisei fazer uma cirurgia, nesta coloquei duas placas de platina e 13 parafusos divididos nos dois ossos. Essa platina causa um certo desconforto de vez em quando e ela também impede que eu faça o giro total no antebraço, a dúvida é, eu posso tirar essas placas e parafusos, ou elas são permanentes?

    Caso o Sr. veja este poste e possa responder, eu ficarei muito grato.

    Atenciosamente.

    Francisco Martins
    (francisco.mtins@yahoo.com)

    ResponderExcluir
  66. Quando as placas causam desconforto no pós operatório de osteossíntese elas podem ser retiradas.

    ResponderExcluir
  67. Excelente publicação do Dr Marcos Brito da Silva. A matéria encontra-se muito bem exposta e desenvolvida, proporcionando uma natural compreensão desta questão.

    Só uma duvida, Sr Dr... é normal que,após 1 mês da realização da cirurgia ao perónio e tíbia fracturada, ocorram umas dores intensas na ponta do pé??? Mais especificamente,umas dores que parecem "espetar agulhas" e que por vezes são insuportáveis, que surgiram 3 semanas após a cirurgia... por exemplo, um simples soprar nos dedos do pé causa imensas dores!

    Obrigado pela sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve conversar com seu médico ortopedista sobre essa hiperalgesia, as hiperalgesias em geral ocorrem quando um nervo esta inflamado ou irritado por uma compressão, algumas patologias sistêmicas como diabetes e alcoolismo podem favorecer ao surgimento de neurites.

      Excluir
  68. Olá sofri um acidente a 2 meses, um banco de concreto de uma praça publica caiu sobre meu pe, quebrei os tres dedeos (3,4,5 dedo do pe direito) fiz cirurgia e coloquei o fio de ferro porem, pra retirar o fio tive que operar novamente, o medico disse que que com 6 dias tentasse andar devagar, foi o que fiz, ainda tenho uma ultima avaliaçao proxima semana, so que sinto dores em baixo do pe quando caminho, e quando uso a bota orptopedica tbm incha meu pé mas ainda tendo em vista que o mesmo ta um ppouco inchado, queria saber se é normal o inchaço? e como tambem as dores em baixo do pé, e a dificuldade que ainda tenho em caminhar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As lesões por esmagamento são de recuperação lenta, além das fraturas ocorrem lesões nas partes moles. Muitas lesões precisam de períodos prolongados para cicatrizar. Tenha paciente e converse com seu ortopedista sobre as duas dores.

      Excluir
    2. Ja tirei os pontos, porem o inchaço ainda permanece em cima do pé, mas tenho dificuldades pra caminhar, o sr acha que isso melhora com a fisioterapia,?????? nas uktimas avaliações o medico disse que se surpreendeu pq tive um avanço, so me preoculpoo pq ainda ano tipo mancando, issso é devido o processo que é lento.?

      Excluir
    3. Dr marcos mesmo ja tendo tirado os pontos e os ferros meu pe ainda esta inchado, meu medico me disse qe poderia levar vida normal, mas sempree que ando incha, faço todas as recomendações de compressa mais me preoculpo pq nao consegui andar sem mancar e sem inchar?
      ainda nem voltei ao trabalho . o sr acha que esse inchaço ainda demora devido ter sido esmagamento? me ajude

      Excluir
    4. Entendo a sua ansiedade porém deve ter paciência, não tive a oportunidade de te examinar portanto não tenho como lhe orientar em relação ao prognostico

      Excluir
    5. Dr marcos meu pé ainda inca um pouco sempre ao final do dia, e melhorei um pouco depois que comecei a fisioterapia... mesmo ja com 3 meses como foi esmagamento é normal ainda inchaço e eu mancar um pouco? e o que o senhor me diz das meias de compreessao? posso usa-las o dia todo pra trabalhar? tem algum problema? beijos

      Excluir
    6. Os edemas dos mmii podem ser manuseados com meia elastica, porém elas devem ser prescritas por um médico.

      Excluir
  69. Ola, Boa noite, fraturei a fíbula a quase 1 mês, só que como nunca tinha acontecido isso comigo, pensei que era uma lesão muscular, fiz tratamento de gelo com o preparador físico e tomei remédios, só que com 10 dias depois eu tirei um raio x e foi constada fratura na fíbula, to com gesso a 13 dias, tenho consulta na quarta, sera que tem alguma chance de já poder tirar o gesso? ou vou ter que ficar com ele mais 15 dias?
    preciso saber disso por favor, pois não posso nem ir trabalhar por conta disso e nem treinar.

    Obs: Não saio de casa, não coloco o pé no chão, o preparador físico falou que minha musculatura é muito e que isso poderia ajudar;

    Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
  70. O medico ortopedista responderá a essa pergunta na próxima consulta

    ResponderExcluir
  71. Ola dr. quebrei o 5 metatarso dia 17-07 , e hj 26-07 tropecei e p n cair pisei c o pe quebrado no chao, ta doendo, e parece q inchou, tem possibilidade da fratura pode ter piorado, e outra tbm a tala quebrou mas parece q n foi quebrada perto do 5 metatarso, gostaria de saber se preciso trocar essa tala... Obg

    ResponderExcluir
  72. Bom Dia Dr. Marcos Britto da Silva ...
    Quebrei minha canela ja faz 4 meses e fui ao retorno ortopedico e o medico liberou pra mim pisar no chao,so que estou sentindo muita dor as vezes parece que a dor e nos nervos as vezes parece ser no osso.. e doi muito,coloquei pinos externos vou ficar com eles 4 meses e 15 dias eu gostaria de saber que e normal essa dor que eu estou sentino!?
    Meu imail e Frederico_go@hotmai.com


    Desde ja Agradeço

    ResponderExcluir
  73. Para avaliar se uma dor faz ou não parte da evolução normal do caso seria necessário examinar você, Fraturas expostas tratadas com fixador externo podem doer em algumas situações.

    ResponderExcluir
  74. Minha mãe tem 76 anos ,teve varias quedas,mas em uma delas ,ela caiu por cima do femo e acabou por fraturar o colo do femo.
    ela tem uma boa saúde,mas por outro lado ela é esquizofrenia e por conta disso o medico disse que não pode operar porque ela corre risco de vida devido ser uma anestesia geral.Mim ajude por favor,pois ele vai dar alta pra minha mãe sem fazer a cirurgia,ela não tem diabetes ,não é hipertensa. Seu único problema é ser agitada ,mas ela ja não andava sozinha há uns 2 anos.
    Mim responda pelo amor de Deus ... Minha mãe vai voltar a sentar pelo menos pra poder comer e tomar um banho na cadeira de rodas. Estou desesperada de saber que ela pode vegetar em cima de uma cama coitadinha já sofreu tanto nessa vida.
    Muito obrigada desde já por pelo menos ler o meu desabafo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para determinar a capacidade de uma pessoa ser operada ela precisa ser avaliada por um clínico ou cardiologista que realiza uma exame chamado Risco Cirúrgico. Com base no risco cirúrgico uma equipe pode determinar se uma pessoa pode ser operada e se o risco de complicações é grande ou não.

      Excluir
  75. Boa tarde Doutor! Tive uma fratura na diáfise do fêmur e fiz uma cirurgia a dois meses onde foi colocada uma placa e oito parafusos. Me recupero bem, mas o último rx ainda não mostrou sinal de consolidação, o médico disse que dois meses é pouco tempo. A minha perna não foi engessada e estou me movendo em cadeira de rodas, eu me movimento bastante, viro na cama durante a noite, vou ao banheiro sozinho, fico em pé apenas com a perna esquerda, mas nunca fiz esforço coma perna operada. Queria saber se esses meus movimentos, mesmo com cuidado pode afetar a consolidação. Muito Obrigado e parabéns pelo seu trabalho ... Ah! e somos xarás! :) Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Teste. Parece que você esta seguindo as orientações do seu ortopedista. Minha sugestão é que você deve sempre seguir as orientações do seu ortopedista.

      Excluir
  76. Olá doutor. eu quebrei o femur e me levaram pra fazer enxerto ósseo, aí eu quero saber o acontece se esse enxerto tiver soltado, qual sao os simtomas que vou sentir se o enxerto se soltar ??? agradeço se puder me responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enxerto em geral não solta, em algumas situações principalmente com má vascularização no local o enxerto pode ter uma maior dificuldade de incorporar.

      Excluir
  77. oi fraturei o femur esquerdo fratura simples dia 15/06/2011, porem no dia 19/02/2012 a platina partiu passei assim por uma cirurgia pra retirado e colocacao de um fixador externo, mas as minhas duvidas e que o osso nao esta reto ,aproximadamente 135 graus ou seja nessa consolidacao a perna pode perder a resistencia do osso ? ele reto ou torto tem diferenca quanto resistencia ?
    por favor me ajude hulkcosta@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falência de síntese ( quebrar a platina) pode estar associada a deambulação sem autorização médica. O fixador externo permite manipulações e correções das angulações no pós operatório.

      Excluir
  78. Boa tarde Dr,tenho 24 anos, tive uma fractura espiralada 1/3 médio do femur esquerdo há um mês. Fui submetido a uma cirurgia de osteossíntese com cavilha de kuntehen. Ando com duas moletas e o médico já me autorizou a pisar com a perna no chão sem muito esforço. entretanto, sinto o osso a abanar, como se nada estivesse a acontecer para a sua consolidação e n consigo dobrar completamente o joelho, sinto um impedimento muscular. Tenho seguido as recomendações sobre a alimentação e não fumo. Dr, pela sua experiência na área, em quanto tempo a minha fractura estará totalmente consolidadda e eu poderei me locomover sem as muletas? será que ainda voltarei a fazer jogging? me ajude... Boa tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo depende da gravidade da fratura e da técnica cirúrgica, fraturas mais graves demoram mais. Tenho pouco experiencia com hastes intramedulares não bloqueadas, uso somente as hastes bloqueadas de terceira geração. Parece que você usou a haste de Küntscher que é uma haste não bloqueada.

      Excluir
  79. Tive uma fratura no femur esquerdo e colocaram uma haste intramedular, dr. me falarao que se eu quebrase de novo o mesmo femur nao tinha mais conserto pois a haste era por dentro do osso e se entortasse a haste iao tirar ela e nao teria osso o suficiente pra sustentar o corpo ! é vdd ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a segundo vez que você quebra o mesmo osso? Você já quebrou um material de síntese prévio? O médico está tentando lhe orientar para complicações que apesar de raras podem ocorrer quando um paciente não segue as orientações médicas.

      Excluir
  80. entao, essa e a minha primeira fratura ! sintese previo nao sei oq é nao... mais acho que nunca quebrei ...
    orientação eu tou seguindo, nao forço faço fisioterapia e tudo mais... mais como eu sofri esse acidente de moto e trabalho de motoboy ele disse que eu nunca mais ia poder sofrer nenhum acidente com a perna esquerda envolvida, ta bom se eu parar de andar de moto posso fazer outras coisa como joga bola ainda fazer outras coisa que forçam a perna esquerda ? ou vo ver que preservar ela de força essas coisas ?!!!

    ResponderExcluir
  81. Realmente uma nova fratura num osso com uma haste intramedular é complicado. Na ortopedia moderna operamos um paciente para que ele recupere o Status Quo.

    ResponderExcluir
  82. Tive fratura de fíbula a 2 meses, fiquei com gesso 15 dias mais não consolidou o osso ai o médico falou que não tinha problema eu ficar sem o gesso mais demoraria uns 2 meses para voltar ao normal.
    Queria saber se isso é normal, e se vai demorar esse tempo mesmo?
    o que eu tenho que tomar ou comer para o processo ser mais rápido?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para uma boa consolidação você precisa de Sol, leite ou derivados, proteinas e sais minerais.

      Excluir
  83. tive uma fratura na mao, na parte q vai entre o punho e os dedos, esta com 40 dias, foi engessado, aparentemente esta no lugar, mas minha duvida, é que parece que criou tipo de um calo, ficou um poco acima do normal no ponto aonde teve a fratura, isso é normal ???

    Obrigado

    ResponderExcluir
  84. como vou identificar se realmente é um calo ósseo, e se for o caso mesmo, com o tempo volta a normalidade? sem conter este calo ósseo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um ortopedista e pedir para ele examinar, pelo exame clínico ele saberá lhe orientar

      Excluir
  85. Muito boa sua postagem Doutor!
    Bom, sofri um acidente de moto em julho de 2010... resultou (entre outros danos) em uma fratura exposta de tibia e fibula com perda óssea e de tecidos moles, primeiro fiquei 10 meses com fixador externo, retirei e foi colocado placa, 8 parafuros e enxerto ósseo, + 8 meses engessada... retirei o gesso e o Doutor falou que eu estava pronta para andar e era só começar a fisioterapia e esperar a fisioterapeuta falar a hora certa para começar a dar os primeiros passos... dois meses depois disso (fazendo fisio pra criar força, sem dar passos ainda), fiz um raio x e o doutor disse que estava solta a placa :/ e junto disso apareceu uma infecção muito forte... resultado: mais uma cirurgia para retirada de placas e parafusos e novo enxerto ósseo, junto com a notícia que eu estava com má circulação, agora estou há 3 meses engessada novamente... fiz um raio x e dessa vez foi pedido uma tomografia, suspeita de pseudoartrose. Passaram dois anos e três meses do acidente e nenhuma melhora... Tu achas que houve alguma falha nesses procedimentos? Estou esperando o resultado do exame e vou levar para o meu traumatologista e dessa vez vou levar num segundo também para ter outra opinião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço comentários sobre procedimentos de outro ortopedista. Não é ético emitir opinião sobre casos que não examinamos. Leve o exame ao traumatologista.

      Excluir
  86. Quando ocorre a calcificação no femur, e normal sentir algum desconforto?

    ResponderExcluir
  87. Fiz uma cirugia no colo do femur, mais especificamente na cabeça do femur..Quanto tempo e necessario para ''colo o osso'? faz 6 meses da cirugia, na minha ultima consulta, no raio x deu que não tava totalmente colado, meu medico meu deu mais 2 meses. E normal dps de 6 meses da cirugia ainda nao ter colado? le_9215@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, ótima pergunta, me motivou a acrescentar alguns tópicos a postagem original, leia novamente , acredito que possa auxilia-lo.

      Excluir
  88. BOa noite
    Sofre agora pouco uma fratura no dedão do pe dir, pelo que vi no rx o osso estava rachado, o ortopedista passou um "selo" como procedimento para cicatrização, porem o dedo continua doendo. Essa dor é normal?

    Obrigado e boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dores das fraturas do membro inferior em geral melhoram com a retirada ou diminuição da carga (parar de pisar ou diminuir o peso) sobre pé fraturado.

      Excluir
  89. Boa Tarde
    Sofri uma fratura no radio e escafóide , meu ortopedista disse que vou ficar de 2 a 3 meses com gesso , gostaria de saber se na maioria dos caso o osso cola , porque não fazer cirurgia =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns casos de fratura de escafoide tem indicação cirúrgica, outros tem boa evolução com tratamento com gesso.

      Excluir
  90. Boa tarde, sou marcela ferrer tenho 27 anos de piracicaba sp.
    sofri um acidente em janeiro de 2012 fraturei o femur e a tibia, fiz cirurgia para colocar aste fixada por pino,passei pela ultima consulta dia 22/08 no rx e na resonancia ja estava td bem,mas minhas dores nunca passaram,meu medico resolveu retirar o pino inferior do femur e na cirurgia ele viu q ainda nao esta consolinado, fiquei mt assustada pois ele disse q se nao resolver vai ser necessario enxerto.
    por que nao apareceu no exame? qual a possibilidade de resolver apenas com a retirada dos pinos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A retirado de um pino da haste intramedular é um procedimento comum e ajuda na impactação e consolidação da fratura.

      Excluir
  91. Boa noite Dr. Marcos Britto,
    Dr, sei que tem muita coisa a fazer compromissos e afins... Mas se você pude ao menos tirar uma dúvida e tranquilizar a familia nossa...

    Meu avô, esta com o dedo menor da mão direito( 5 quirodátilo) inxado...Aconteceu que ele levou uma "espinhada" de um cacto(ele nao sabe dizer ao certo) e o dedo começou inxar todos nós achavamos que era o espinho e provavelmente iria sair... mas nao então depois de um tempo levamos para tirar um raio-x... E nesse raio-x veio escrito:

    "Mão D
    Lesão Osteolítica lucente de 8mm contornos irregulares com soluções de continuidade lateral e na tróclea da falange média do 5 quirodátilo. Impressão Radiológica de Osteomielite de tipo específico(Tb,.? Micótico?) "

    Estamos preocupados...principalmente eu que tenho acesso a informações que eles não tem... Você poderia ao menos dizer oque é isso ?

    Obrigado e agradeço muito.

    Edi Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve levá-lo a um ortopedista é provável que ele necessite de um tratamento mais sério.

      Excluir
  92. Quebrei e desloquei meu tornozelo. queria saber se tem alguma restrinçao alimentar durante a recuperação que é de 30 dias.???

    ResponderExcluir
  93. Ola Dr, é o seguinte a 5 messes quebrei a tibia e tive que por fixador externo ! A 2 dias foi retirado o fixador externo e fiquei super feliz! MAS dependendo o jeito que eu mexo a perna eu sinto um osso encostando no outro vamos dizer um truck truck na perna sabe como se ainda estivesse quebrado sera que se eu andar assim mesmo o osso vai cola ? Obrigado

    ResponderExcluir
  94. Boa noite dr. Marcos!
    Sofri um acidente automobilístico há 1ano. Varias fraturas, tíbia,fibola e calcaneo. Lesões graves. Tive a sorte de ter um especialista muito bom, mas o azar de adquirir uma osteomelite. Estou com uma pseudartrose, gostaria de saber se cabe ao meu caso tratamento com células tronco. Preciso achar solução para posteriormente realizar uma artrodese. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  95. Boa noite dr. marcos
    A 5 meses atras eu quebrei o úmero esquerdo na queda de braço(braço de queda).
    terminei a fisioterapia a 2 meses atras .
    minha duvida é se eu já posso voltar a malhar pesado na academia puxando pesos pesados no supino e em outros aparelhos ? corro o risco de quebrar o úmero esquerdo de novo ?
    OBRIGADO , FICO NO AGUARDO DA SUA RESPOSTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ser reavaliado pelo ortopedista, o tempo não pode ser usado como único parámetro da consolidação da fratura.

      Excluir
  96. ola, tive uma fratura no terço distal da falange intermédia do quarto dedo faz 1 mes e meio, procurei um especialista e ele me disse que precisa fazer uma cirurgia, gostaria de saber se essa cirurgia é muito intensiva? quanto tempo? e quais as sequelas que podem causar? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. converso com o ortopedista especialista em cirurgia de mão ele irá que falar qual a técnica indicada para o seu caso e quais as complicações mais comuns relacionadas

      Excluir
  97. Boa noite Dr. Marcos!
    O senhor falou que devo resolver primeiro a infecção. Mas já tomei vários antibióticos como: ZIVOX, GENTAMICINA, TEICOPLANINA , entre outros. Fiz também 35 sessões de HIPERBARICA. No sangue esta tudo normal, mas a consolidacao esta lenta. Existe outro tratamento para osteomelite? Obrigado pela sua ajuda. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre existe algo a ser feito sim, inclusive para osteomielite. Porém não tenho orientá-la pela internet, seu caso é complexo , precisaria examiná-la.

      Excluir
  98. Dr. Marcos.. eu sofri uma fratura no maleolo há 4 semanas.. e ontem coloquei o gesso com salto e ainda estou esperando o gesso secar pra poder pisar.. porém o meu calcanhar está doendo.. e dependendo da posiçao em que eu coloco a perna.. a area fraturada dói demais também.. isso é normal ou devo colocar outro gesso?? Obrigada desde já..

    ResponderExcluir
  99. Dr.Marcos,cai a aproximadamente 10 dias em cima do meu braço.No momento da queda, meu antebraço ficou super inchado e dolorido(ao fazer movimentos de rotação sentia uma leve dor),porém ainda conseguia mover meu braço por inteiro,meu punho e toda a minha mão.
    Por minha irmã ser farmacêutica,e ter dito que não havia tido quebra de ossos,não fui ao médico.
    Ao passar dos dias,o inchaço foi saindo as dores foram passando, e as regiões lesionadas começaram a ficar esverdeadas.
    Hoje já não sinto mais dor alguma,movimento livremente meu braço e as manchas verdes começaram a sair.Porem, quando passo a mão sobre a área lesionada sinto alguns pequenos inchaços no antebraço,como se fossem pequenos círculos.
    Gostaria de saber se há a chance de ter havido a quebra de algum osso, ou fratura grave de algum nervo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  100. Boa noite Sr Marcos. Fraturei meu dedo mindinho da mão direita e esta roxo e inchado qnd eu passo a mão não doi so se apertar posso movimenta-la com um pouco de dor. Gostaria de saber o que tomar ou colocar para desinchar e voltar ao normal. Obg desde já. E-mail: leozinhodaaula@hotmail.com

    ResponderExcluir
  101. Oi DR:Marcos tudo bom queria tirar uma dúvida por favor sofri acidente automobilistico em 26 de fevereiro de 2012 fraturei o úmero esquerdo é passei por Osteossíntese é coloquei platina e seis parafusos e fiquei com lesão no nervo radial porém com muita fisioterápia estou me recuperando bem queria saber quanto tempo leva pra calcificar esse osso e se depois realmente eu posso retirar essa platina e os parafusos.obrigado desde de já.

    obs:placa ponte dcp , fratura diafisária de úmero cid 42.3

    ResponderExcluir
  102. Dr. estou com uma fratura de fêmur, que aparenta retardo de colagem óssea, a fratura foi a sete meses e não a sinal de consolidação. Minha fisioterapeuta diz que em sua opinião a opção de colocar placa e parafusos na minha fratura não foi a melhor opção. estou prestes a realizar uma nova cirurgia na qual meu ortopedista ( ressalto que não foi quem fez a cirurgia)esta querendo acrescentar mais enxerto ósseo, porem houvi outras opiniões que dizem que a haste intramedular seria a melhor opção no momento.
    Qual a opinião do senhor sobre esse tipo de fratura? Qual Seria a melhor opção? haste intramedular ou a placa?
    Five perca óssea onde uma parte do fêmur "moeu" deixando assim a perna mais curta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambas as técnicas são descritas na literatura, em algumas situações é melhor colocar placa em outras haste. Depende da personalidade da fratura, fraturas com perda óssea são mais difíceis de consolidar. O Enxerto óssea é uma opção para tratamento dos defeitos ósseos.

      Excluir
  103. Oi DR:Marcos queria tirar outra dúvida por favor, falei com meu ortopedista e ele disse que minha recuperação está muito boa ele me falou que está querendo tirar minha platina como já houve a lesão no nervo radial queria saber se na retirada da platina pode lesionar o nervo radial outra vez. É também queria saber se depois que o osso calcificar mesmo eu posso voltar minha vida ao normal malhar fazer exércicios físicos e pegar peso como antes.Obrigado e desde de já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante uma cirurgia para retirada de material de síntese nervos próximos podem ser isolados, identificados e reparados quando necessário. O retorno do status quo e sempre procurado na cirurgia ortopédica, seu médico tem condições melhores de responder a essa pergunta que médicos que não conhecem profundamente seu caso.

      Excluir
  104. Quebrei o femur e a rótula da perna direita, no femur tem um fixador interno com 8 pinos, e no joelho tem fios de aços, porque quebrou em muitos pedaços(moeu). Ao olhar para minha perna sinto que esta mais curta do que a outra. ainda estou em recuperaçao de (muletas) gostaria de saber se pode ficar mais curta ? e oque posso fazer para andar normalmente ? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A impressão de que está mais curta pode são ser verdadeira existem exames radiológicos que podem ser feitos para medir os membros inferiores, como a escanometria e a radiografia panorâmica de membros inferiores.

      Excluir
  105. Boa tarde Dr.Marcos no dia 26 de abril desse ano cai da escada e tive varias fraturas cominutivas no osso tarso fiz uma cirugia para colocar um fixador externo...No final de julho tirei o fixador e o medico me passou 20 sessoes de fisioterapia fiz e nao tive melhora pois meu pe doi muito incha demais e não tenho mais o movimento do arco do pé novamente o medico me passou mais 20 sessoes de fisio estou terminando e não vejo melhoras sinto dores e o inchaço continua observei que abaixo do pé sinto uma dor forte em uma veia sera que vou precisar fazer uma nova cirugia ou a recuperação e demorada mesmo pois o inss me deu ate dia 24 de outubro so que não tenho condiçoes ainda de voltar a trabalhar não posso usar sapato e nem andar muito pois a dor e forte caminho as vezes sem as amuletas mais pouca coisa tambem tem outro fator que pode atrapalhar a minha recuperação sou acima do peso aguardo melhores esclarecimento da sua opinião....abraços.

    ResponderExcluir
  106. Boa noite Dr. Marcos. Fiz uma cirurgia cardiaca no dia 08 de agosto desse ano e tudo ocorreu bem, porém com menos de 2 meses de operado (exatamente 30 de setembro) fui lavar o carro em um domingo pela manhã. No dia seguinte acordei com dores no torax, bem no meio da cicatriz. Fui ao hospital (onde fiz a cirurgia) e fiz um exame que constatou que tive um deslocamento do osso esterno. Estou usando uma faixa toracica para tentar reverter o quadro. Seria necessario uma avaliação de um ortopedista para tentar resolver esse problema e eu voltar minha vida normal?

    ResponderExcluir
  107. Oi DR:Marcos tudo bom queria tirar outra dúvida estou com aquela fratura de úmero mais na fisioterapia eu faço exercícios com peso para fortalecer o ombro comforme eu faço esses exercícios eu sinto dores no cotovelo até mesmo quando o fisioterapeuta força para tirar o bloqueio do cotovelo eu sinto dores queria saber se isso é normal se é por causa da fratura ou por causa do tempo que eu fiquei com o braço imobilizado na minha opinião eu acho que a platina pode estar atrapalhando o movimento do cotovelo mais queria a opinião do Senhor como eu vejo que o Senhor é um ortopedista especialista acho que o Senhor pode ajudar responder minha pergunta.obrigado e desde já.

    ResponderExcluir
  108. Dr.Marcos, boa tarde!!! Eu fraturei os dois lados do tornozelo e a fíbula em 3 lugares, fiz a cirurgia e foi fixado uma placa com 8 pinos na fíbula, e no outro lado do tornozelo dois parafusos fixado na tíbia, já faz 6 meses de cirurgia, porem sinto muitas dores no andar e incha muito, já fiz 30 sessões de fisioterapia,mas até agora não consigo elevar o pé para cima, e manco muito devido as dores. Gostaria de saber se é os pinos que estão limitando eu movimentar o pé e as dores que são constante, será que já esta na hora de remover esses pinos?
    DESDE JÁ meu muito OBRIGADO!!! Roseli

    ResponderExcluir
  109. Dr Marcos Britto, postei uma questão e foi apagada? já sou seguidor do blog. me ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. Danilo nem todas as questões são postadas e respondidas, leia Faq e Sobre o Blog. Não encontramos nos arquivos sua pergunta. Poste uma pergunta seguindo as orientações e não fazendo uma pergunta sobre um caso específico ou que requeiram exame do paciente.

      Excluir
  110. oi dr marcos boa noite queria saber por favor se esse calo osseo que cria nas fraturas é resistente mesmo ou seja o osso realmente consolida e se depois que pegar algum peso não tem perigo de refraturar obrigado e desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a formação de uma calo ósseo normal e com a fratura consolidada o osso volta a ficar forte.

      Excluir
  111. Olá Dr. Marcos como vai? Tive fratura no fêmur a mais de 4 anos, não sei falar o nome cientifico, mas foi no meio do osso e foi uma fratura em q o osso se partiu rotacionando...ja fiz 3 cirurgias, acabo de sair da 3ª q foi dia 29/10, a primeira foi colocada placa com pinos, interna, ocorreu pseudoartrose e os pinos se soltaram...passei pra haste intramedular...nova pseudoartrose e nao consolidação do osso...agora estou com ilizarov, tive osteomielite e osteoporose nesse intervalo, o medico ia colocar um fixador monolateral, mas disse q meu osso estava fraco demais, e q o monolateral nao iria suportar...mas tem algo que me incomoda demais e me deixa triste, e q gostaria de tirar a duvida, os estalos que meu osso faz a qlqr movimento q faço, isso é sinal de que (infelizmente), novamente a fratura nao esta totalmente estavel ne? Existe possibilidade dele se consolidar mesmo com o osso mexendo? Estou com dieta bastante rigorosa, tomando remedio pra calcificação, por enquanto ainda com pontos, sem fisio ou carga no osso...O sr. acha que no meu caso nao seria melhor colocar de uma vez uma protese total de femur? Não aguento mais esse sofrimento... Não sei o que faço pra finalmente conseguir calcificar meu osso... Ah, detalhe, tenho mielomeningocele...talvez por isso meu quadro se torne um pouco mais delicado... Grande abraço.

    ResponderExcluir
  112. A lesão neurológica provavelmente esta influindo na evolução do caso, não esqueça de tomar sol todos os dias e tomar leite e derivados.

    ResponderExcluir
  113. Oi Dr Marcos, eu quebrei o tornozelo em 2006 quando um táxi onde eu estava capotou na Av. Pres. Vargas, no Rio. Na época fiz uma cirurgia de emergência para colocar uma placa de titânio e pus 8 parafusos. Fiquei com o pé engessado por 3 meses e não podia pôr a perna no chão. Quando tirei o gesso,o ortopedista disse que meu tornozelo nunca mais seria o mesmo. Depois, vim para SC e meu pé continuava a doer. Eu não sabia se era a mudança do tempo, os sapatos (uso de botas) e fiz uma cirurgia para a retirada dos parafusos dois anos depois. Não adiantou nada. Esta semana, por exemplo, minha perna direita - a acidentada - dói de latejar do joelho para baixo. Não aguento mais tomar antiinflamatorios porque a dor tb atinge o estomago. isso pode ser fruto de uma "consolidação ruim"? Tem como melhorar isso? Como meu caso ainda está na Justiça (acidente de trânsito) como eu consigo laudo médico disso tudo? os médicos só mandam fazer fisioterapia!! Obrigada desde já, flavia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , você ( seu ortopedista) deve descobrir a causa da permanencia da dor e instituir o tratamento adequado.

      Excluir
  114. Dr.Marcos,me chamo Carlos Alves tenho 49 anos, fumante e após uma queda de skate sofri uma fratura de tíbia e fíbula diafisária fechada em angulo obtuso, fui submetido a cirurgia à qual foi introduzido uma HIM fresada e bloqueada de 11,5mm, a fratura de tíbia se localizou a 5cmm do tornozelo, e fíbula logo abaixo do joelho, na fíbula não houve procedimento algum,estou com os pontos já retirados, sem infecção e sem dor, retirando vagarosamente o codaten, disso então pergunto ao Sr: Qual o tempo para carga total estimado (hj 18 dias de cigurgia)? Fui autorizado a aplicar carga com apoio de muletas vigorosamente, eu poderia substitui-las por uma ortese tipo freewalk que aliviam a carga e controlam os movimentos? Quanto a HIM ela suporta carga total mesmo sem efetiva consolidação?
    Peço escusas, sei que as perguntas se referem a ansiedade de andar, me encontro sem trabalhar e sou sozinho, me operei em hospital público longe de casa e o contato com o profissional que fez o procedimento é muito difícil, agradeço se puder dar atenção. Abraço

    ResponderExcluir
  115. Meu filho fraturou o femur e os medicos não fizeram cirurgia colocaram ele na tração e engesso so que agora tirou o gesso e o osso ta totalmente fora do lugar...e ele não consegue andar pq ficou com tres cm de difernça de uma perna pra outra ele não tem equilibrio o devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve manter o acompanhamento com ortopedista pelos próximos anos.

      No tratamento não operatório da fratura do fêmur em crianças pequenas, propositalmente os médicos deixam o osso com um pequeno encurtamento pois haverá sobre crescimento devido a estimulação causada pela fratura, caso o osso fique do mesmo tamanho, nos meses seguintes, ele crescerá mais que o outro e ficará maior, ficando encurtado cresce mais e alcança o outro. Um pequeno cavalgamento ósseo é desejável nesses casos. Essa é a beleza da medicina e da ortopedia o que parece estar errada as vezes está certo!!!

      Excluir
  116. Dr Marcos,em fratura multipla exposta (falange distal do 2ºdedo dir)os pedaços se reagrupam sozinho?

    ResponderExcluir
  117. Olla Dr. Poderia Me Dizer, Quantos Dias Demora Para O Osso Colar? Obrigado

    ResponderExcluir
  118. Dr Marcos , tive uma fratura do radio e ulna , tive q passar por cirurgia há 2 meses atras para colocar placas e pinos , queria saber com quanto tempo + ou - poderei voltar a academia e malhar com segurança ?

    ResponderExcluir
  119. oi dr , quebrei o osso do pé , sesamoide, qual seria o tratamento correto ?

    ResponderExcluir
  120. Oi Dr. Eu sofri um acidente há um mês, fraturei um osso do segundo dedo do pé, metatarso se nao me engano.
    Não pude engessar devido a uma ferida ainda não cicatrizada no pé.
    Acontece que já estou indo no ortopedista desde o acidente e se passou um mês e não houve mudança do osso no raio x.
    Há algum problema com minha calcificação ? Posso fazer algo pra acelerar isso ?
    Obrigado;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia novamente o post, fiz nova atualização, sobre consolidação clínica x radiológica

      Excluir
  121. Ola Doutor, sofri um atropelamento ha 5 dias , fugindo de um deficiente mental q resolver apedrejar quem estava no ponto de onibus, no desespero corri e fui atropelada por uma moto. O diagnóstico foi fratura de platô fechada, indicando cirurgia. Tenho 34 anos, sou cardiaca , fiquei desesperada , pois estou em final de estagio probatotrio. Gostaria q o senhor me desse uma informacao sobre se nesse tipo de fratura, so resta a cirurgia.Estou c meus leucocitos em 16300 e c medo de passar pela cirurgia.Obrigada

    ResponderExcluir
  122. Bom dia Dr.
    Não diferente das outras postagens, também sofri uma fratura na fíbula depois que minha moto de 160k caiu sobre minha perna. A fratura está a uns 15cm acima do tornozelo e osso não saiu do local. O procedimento usado foi a imobilização com gesso (bota). Depois de quase 30 dias com o gesso resolvi faxer uma outra radiografia e aparentemente não há nenhuma diferença da tirada no dia... No dia do acidente fui a um traumatologista que me disse que era grave, mas recomendou a bota e não passou medicamento, o segundo que fui é ortopedista, disse que era uma fratura simples, passou medicamento (meloxican e cálcio... então fiquei confuso.. Não vou me alongar mais, vou fazer umas perguntas, caso o sr. possa me responder...Devo procurar um terceiro ortopedista? Li que o leite é uma das fontes de cálcio, mas eu pergunto: comprimidos de cálcio podem substituir o leite, ou funcionam apenas como um complemento? Sobre medicina popular, o sr conhece as propriedades químicas de uma planta chamada mastruz?
    Estou paranóico com a fratura, tenho 39 anos, primeira fratura, futuro ex fumante...
    Meu e-mail:idsonricart@yahoo.com.br
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gravidade pode estar relacionada ao trauma de partes moles, uma fratura simples pode estar associada a uma lesão de partes moles que requer maior atenção. Já ouvi falar do mastruz porém não conheço a relação com o sistema músculo esquelético

      Excluir
  123. ola dr. meu nome e leonardo euu sofi uma fratura na mao pelo um soco q eu dei no osso de cima da mao gostaria de saber se vou perdre o movimento do meu dedinho mindinho pois quando tirei a tala nao conseguia mechelo obrigado.

    ResponderExcluir
  124. Olá Dr.
    Sou adolescente, e fazem 5 anos após minha fratura no ante braço direito, na região do rádio. A pouco tempo realizei uma consulta médica em um hospital da região, e foi constatado a não consolidação do membro, (uma anormalidade, sendo que houve o crescimento da cabeça do rádio e a não consolidação do mesmo) o Ortopedista recomendou que eu poderia fazer uma cirurgia, correndo o risco até de amputação. Não há incomodo por parte de dores, porém ele está torto á cinco anos. É um trauma, pois me impede de fazer algumas atividades. Gostaria de saber a sua opinião, pode haver a consolidação naturalmente ou seria necessário uma cirurgia de risco?
    Sou muito leigo sobre isso, e acaba me frustando ás vezes tal dúvida. Seria uma honra receber sua opinião, obrigado!
    evandro_santana1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  125. Dr. Marcos uma fratura de fêmur fica curada totalmente somente com o uso da tração. Quanto tempo é permitido o uso da tração no paciente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tração pode ser usada para tratar fraturas de femur principalmente em pacientes mais jovens, o ortopedista usa a tração como pre operatório de osteossintese ou tratamento definitivo em outras situações.

      Excluir
  126. Eu quebrei pouco a cabeça do rádio,uma pequena lasquinha...o médico colocou uma tala,fiquei com ela uma semana.Ontem eu tirei...não consigo movimentar direito o meu braço..ainda dói...é normal?

    ResponderExcluir
  127. boa tarde, minha filha faturou o ante braço, após 45 dias de gesso, ante braço não ficou totalmente reto, oque fazer?

    ResponderExcluir
  128. Boa tarde, Dr. Marcos. Minha mãe tem 79 anos e em inicio de novembro fraturou o úmero, próximo ao sulco intertubercular (creio esse ser o termo, no braço direito). Fez radiografia e foi ao ortopedista, onde se confirmou a fratura. O médico só pôde atendê-la novamente em final de dezembro e na última radiografia, foi identificado o inicio do processo de consolidação do osso. Entretanto, ela se queixa de dores mesmo a medicação para tal já tendo sido trocada três vezes. O local não foi engessado, a imobilização foi feita com tipoia que ela procura usar a maior parte do tempo, ficando com o membro imobilizado.
    Minha dúvida é se o caso não seria de engessamento por se tratar de uma pessoa idosa e, acerca da dor, dois meses já não seria um prazo razoável para o inicio da remissão? Agradeço por sua orientação.
    Marco Aurélio Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral o que provoca dor na fratura é o movimento, os analgésicos não tratam adequadamente essas dores.

      Excluir
  129. Doutor me tire uma duvida tem como eliminar os calos osseis com movimentos
    Porque eu quebrei a quina do umero maior e os calos osseis estao atrapanhando os movimentos
    O que devo fazer
    Ate e aguardando resposta brigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rigidez de cotovelo pode estar associada a calcificação ou contraturas capsulares, ambas tem tratamento.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.