Torcicolo, Presbiopia e Óculos Multifocal

Qual a relação entre problemas visuais e torcicolo?
O pescoço controla a posição da cabeça e mantemos a cabeça em posição ruim devido a problemas oculares podem surgir as dores no pescoço.

Quais problemas visuais causam mais frequentemente a dor no pescoço?
O mais frequente é a vista cansada ( presbiopia) que é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa. O cristalino fica rígido e perde a capacidade de acomodação da visão para perto.

Óculos multifocal pode ser a causa de dor no pescoço e na cintura escapular?
Sim, o óculos multifocal como o nome diz tem várias distâncias focais, a maneira de encontrar o foco correto é inclinando a cabeça. quando o óculos está fora do grau o paciente fica mexendo a cabeça para cima e para baixo para tentar achar a parte da lente que tenha a distância focal correta principalmente quando lê e usa o computador ao mesmo tempo. Esse movimento repetido o dia todo leva a fadiga muscular e consequentemente a dor na musculatura posterior do pescoço. ( mialgia no músculo trapézio)

Como diagnosticar esse problema?
Peça ao paciente para trabalhar com um computador e transcrever algo que esteja escrito numa folha ao lado do computador, observe se ele movimenta a cabeça para cima e para baixo tentando achar o foco ideal.

Dr. Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 07/12/2013

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),