Colágeno Hidrolizado parecer da EFSA


Qual o parecer da EFSA ( European Food Safety Autority) sobre a eficiência do Colágeno Hidrolizado
Tradução do "Panel on Dietetic Products, Nutrition and Allergies"? (EFSA Journal 2011;9(7):2291 [11 pp.]. doi: 10. 2903/ j.efsa. 2011. 2291 ( link para o artigo original)
Na sequência de um pedido da GELITA AG, apresentado através da Autoridade Competente da Alemanha, o Painel dos produtos dietéticos, nutrição e alergias, foi solicitado a emitir parecer sobre a comprovação científica de uma alegação de saúde relacionada ao colágeno hidrolisado e manutenção da saúde das articulações. O âmbito de aplicação foi proposta sob uma alegação de saúde com base em novas provas científicas, incluindo um pedido de proteção de patente. O constituinte alimentar que é o objecto da alegação de saúde é o colágeno hidrolisado. O Painel considera que o colágeno hidrolisado é suficientemente caraterizada.
O efeito pretendido é "a manutenção da saúde das articulações". A população-alvo, tal como proposto pelo requerente é que as pessoas fisicamente ativas.
O Painel considera que a manutenção das articulações é um efeito fisiológico benéfico. O requerente apresentou uma revisão narrativa, três estudos de intervenção em humanos, um estudo em animais, dois estudos in vitro, e dois estudos de bio disponibilidade como pertinentes à reclamação.
A revisão narrativa não contém quaisquer dados primários que fossem relevantes para a alegação. Um dos estudos em humanos foi realizado em pacientes, enquanto outro estudo não foi controlado e não há conclusões científicas que poderiam ser extraídas destes estudos para a comprovação dos efeitos reivindicados.
No estudo em 147 estudantes atletas ativos avaliados num total de 15 parâmetros relacionados à dor nas articulações e/ou desconforto. Não houve diferenças significativas entre os grupos quando os níveis de significância foram ajustados para comparações múltiplas.
Na ponderação das provas, o Painel levou em conta que um estudo em seres humanos fisicamente ativos não mostrou um efeito do colágeno hidrolisado na melhora do desconforto na articulação, e que estudos em animais e in vitro não necessariamente serão os mesmos do colágeno hidrolisado na manutenção de juntas em seres humanos. O Painel concluiu que uma relação de causa e efeito não foi estabelecida entre o consumo do colágeno hidrolisado e a manutenção da saúde das articulações.

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),

Arquivo

Mostrar mais