Cotovelo da Babá

O que é o chamado cotovelo da babá?
Esse nome não reflete a verdade, talvez melhor seria cotovelo da criança que faz pirraça. O nome médico é pronação dolorosa. A pronação dolorosa é um pequeno deslocamento da cabeça do rádio no cotovelo. Isso ocorre quando elevamos a criança pelo braço ou quando a criança se pendura estando de mãos dadas com os pais. 

Como ocorre a pronação dolorosa?
Ocorre um pequeno deslocamento da cabeça do rádio em relação ao ligamento anular no cotovelo. O rádio é um dos ossos do antebraço e cabeça do rádio é a porção deste osso que participa da articulação do cotovelo. O ligamento anular envolve a cabeça do rádio como um anel. Esta  lesão ocorre em crianças menores de cinco anos, devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto.

Qual a história do paciente com pronação dolorosa?
A história se repete sempre. A criança é puxada pela mão ou pelo antebraço; por exemplo, quando a mãe segura a criança para que esta não saia correndo pela rua, ou quando a criança é balançada pelos braços. 

Quais os sintomas da Pronação Dolorosa
Eventualmente pode-se ouvir um pequeno estalo quando ocorre a lesão. A criança começa a chorar imediatamente e permanece com o braço imóvel ao lado do corpo, A criança não consegue mais dobrar o cotovelo. Normalmente após algum tempo a criança para de reclamar, porém se tentar mexer no braço e dobrar o cotovelo a dor volta. Algumas vezes a criança se queixa de dor no punho ou no ombro porem a palpação dessas regiões é indolor.

Como é feito o tratamento da pronação dolorosa?

Leve a criança para a um ortopedista o mais rápido possível. Alguns pediatras mais experientes principalmente os que trabalharam em pronto socorro também são capazes de reduzir a lesão e colocar o cotovelo de novo no lugar.A manobra de redução é feita em geral sem necessidade de cirurgia ou anestesia.   
 Em algumas situações o problema se resolva espontaneamente antes da chegada ao hospital.
para determinar se o cotovelo está reduzido basta testar pedindo a criança para segurar um objeto como por exemplo um chave de carro ou outro objeto que desperte o interesse da criança.
Nos casos em que a criança permanece com dor após a manobra de redução a manobra pode ser repetida ou o ortopedista pode instalar um aparelho gessado por alguns dias caso o movimento tenha retornado e a dor permanecido.

Como prevenir a Pronação dolorosa?
  • Evite puxar a criança pelas mãos 
  • Se a criança se jogar no chão por pirraça não tente impedir segurando pela mão.
  • Quando uma criança cair no chão não levante segurando pelo antebraço, segure pelo tórax usando as duas mãos.
  • Evitar brincar de girar a criança segurando pelos mãos principalmente crianças menores de 5 anos.
  • Crianças após o primeiro episodia de pronação dolorosa podem ter outros episódios oriente os familiares e a babá.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 25/01/2012

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais