Torcicolo, Presbiopia e Óculos Multifocal

Qual a relação entre problemas visuais e torcicolo?
O pescoço controla a posição da cabeça e mantemos a cabeça em posição ruim devido a problemas oculares podem surgir as dores no pescoço.

Quais problemas visuais causam mais frequentemente a dor no pescoço?
O mais frequente é a vista cansada ( presbiopia) que é a anomalia da visão que ocorre com o envelhecimento da pessoa. O cristalino fica rígido e perde a capacidade de acomodação da visão para perto.

Óculos multifocal pode ser a causa de dor no pescoço e na cintura escapular?
Sim, o óculos multifocal como o nome diz tem várias distâncias focais, a maneira de encontrar o foco correto é inclinando a cabeça. quando o óculos está fora do grau o paciente fica mexendo a cabeça para cima e para baixo para tentar achar a parte da lente que tenha a distância focal correta principalmente quando lê e usa o computador ao mesmo tempo. Esse movimento repetido o dia todo leva a fadiga muscular e consequentemente a dor na musculatura posterior do pescoço. ( mialgia no músculo trapézio)

Como diagnosticar esse problema?
Peça ao paciente para trabalhar com um computador e transcrever algo que esteja escrito numa folha ao lado do computador, observe se ele movimenta a cabeça para cima e para baixo tentando achar o foco ideal.

Dr. Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 07/12/2013

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),

Arquivo

Mostrar mais