Menisco do Joelho

O que é o menisco?
Os meniscos são discos de fibrocartilagem interpostos na articulação femorotibial entre os côndilos do fêmur e a face articular superior da tíbia.

O que é meniscectomia?
A meniscectomia é a cirurgia artroscópica para retirada de parte do menisco.

O que é a meniscorrafia?
A meniscorrafia é a sutura ( costurar) o menisco.

todas as lesões de menisco precisão ser operadas?
Não, em algumas situações o menisco pode cicatrizar, isso é raro porém pode ocorrer, lesões degenerativas em pessoas idosas em geral também não são operadas, porém lesões instáveis, traumáticas ou em alça de balde em geral são indicadas cirurgias por via artroscópica.

O que é uma cirurgia artroscópica? ( link )
A artroscopia é uma cirurgia realizada com auxilio de um artroscópio, aparelho ótico que permite a realização de cirurgia com portais e cortes na pele menores que um centímetro. Realizando uma cirurgia minimamente invasiva.



Qual a forma do menisco?
Possui forma triangular em corte transversal – espesso na periferia, em seguida estreitando para uma margem central fina.

-Histologicamente composto de colágeno (principalmente tipo 1, também tipos 2,3,5 e 6), células (fibrocondrócitos), água, proteoglicanos, glicoproteínas, elastina

Fibras radiais: estas fibras agem como um laço para prender as fibras circunferenciais.

Como ocorre a nutrição do Menisco (vascularização)?
O Suprimento vascular é feito a partir das artérias superior medial do joelho, superior lateral do joelho, inferior medial do joelho, inferior lateral do joelho.
Elas formam o plexo perimeniscal na membrana sinovial/cápsula articular. A porção periférica (10-30% medialmente, 10-25% lateralmente) é vascular via vasos do plexo perimeniscal.O menisco é vascularizado somente na periferia.

Podemos dividir o menisco em 3 zonas:
-zona vermelha( periférica): 3 mm a partir da junção capsular (a maior parte das lacerações irão curar nessa região)
-zona vermelha/branca: 3-5 mm a partir da junção capsular (algumas lacerações irão curar ou não)
-zona branca( central) além de 5 mm a partir da junção capsular (a maior parte das lacerações não irão curar)
As zonas branca e a transição branca vermelha ( 2/3 avasculares do menisco) recebem nutrição do liquido sinovial onde o oxigênio é difundido por gradiente de concentração

Anatomia do Menisco - 3 camadas vistas microscopicamente:
1. camada superficial: padrão de tecido de fibras colágenas
2. camada de superfície: padrão de fibras colágenas aleatoriamente orientadas
3. camada média (mais profunda): fibras orientadas circunferencialmente (longitudinal) . Estas fibras dissipam as forças ao redor
-Menisco medial: forma de C, pouco móvel, firmemente fixado à tíbia (via ligamentos coronários) e a cápsula (via parte profunda do ligamento colateral tibial) no segmento central.
-Menisco lateral: circular, mais móvel, fixações periféricas frouxas, não fixado ao hiato poplíteo (onde o tendão do músculo poplíteo entra junto.
Quais as funções do menisco do joelho?
1. Transmissão de carga e absorção de choques: os meniscos absorvem 50% (em extensão) ou 85% (em flexão) das forças que atravessam a articulação fêmoro tibial. A transmissão desta carga ao menisco ajuda a proteger a cartilagem articular.
2. Congruência da articulação e estabilidade: os meniscos criam congruência entre os côndilos curvos e a face articular superior da tíbia plana, o que aumenta a estabilidade. Os meniscos (especialmente o corno posterior do menisco medial) também agem como estabilizadores secundários para a translação (especialmente nas deficiências ligamentares do joelho)
3. Lubrificação da articulação: os meniscos ajudam a distribuir o líquido sinovial através das faces articulares
4. Nutrição da articulação: os meniscos absorvem e então liberam nutrientes do liquido sinovial para a cartilagem
5. Propriocepção: terminações nervosas providenciam “feedback” sensitivo para a posição da articulação

Cirurgia Artroscópica de menisco


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 12/06/2015.

Comentários

  1. Boa tarde Doutor, tenho uma dúvida, no ultimo dia 02/03 fui submetido a uma RNM para lesao ligamentar aguda no joelho direito, o resultado saiu no uktimo dia 07/03 apresentou fratura da borda posterior do platô tibial externo notando minimo desvio do fragmento ósseo, para esse tipo de fratura é recomendado a imobilização ?

    ResponderExcluir
  2. Você deve mostrar a imagem ao seu ortopedista pode ser necessário imobilização

    ResponderExcluir
  3. Dr. Marcos , estou com dores no joelho esquerdo na face anterior, gostaria de tirar umas duvidas. Realizei o exame RM no joelho esquerdo e constatou:
    Alterações degenerativas no menisco lateral GrauI.
    Condromalacia Patelar Grau I;
    Ruptura Obliqua no menisco medial;
    tendinose, o que devo fazer? A artroscopia seria a melhor saida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia mel, queria saber se você realizou a cirugia, pois estou com os mesmo sitomas, pode me responder?

      Excluir
  4. A melhor conduta é procurar um ortopedista para fazer um exame clínico detalhado e determinar se há ou não indicação cirúrgica.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia,
    eu acabei de pegar a RM do meu joelho direito e gostaria, por favor de entender o que é um leve edema subcondral no aspécto externo do platô tibial medial e menisco medial de morfologia habitual com leve hipersinal intra-substancial, de provável natureza degenerativa.
    Agradeço muito se me explicar pois minha consulta só acontecerá daqui a 2 semanas.
    Desde já, parabéns pelo Blog e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso está relacionada a entorses leves do joelho. O edema subcondral pode estar relacionado a sobrecarga mecânica devido a um desvio de eixo (geno varo), a sobrepeso (obesidade), etc. Para saber a causa exame precisaria examinar você.

      Excluir
  6. olá doutor! desculpa o incomodo ,eu gostaria de saber por que quando eu estico a minha perna as laterais dos tendões patelares incham, principalmente o meu joelho esquerdo, no lado esquerdo do tendão que dói muito quando estou correndo. muito obrigado e parabéns pelo blog,muito bacana.

    ResponderExcluir
  7. olá Dr... Adorei o blog!!!
    Meu namorado fez uma RM de joelho pois ele voltou a ter dores no joelho depois de 1 ano que fez uma cirurgia de menisco;Agora novamente esta com menisco rompido e apareceu um cisto... Ficamos preocupados com esse sisto.. o médico nem falou do cisto, só disse que teria que operar novamente o menisco,depois que lemos o laudo da ressonancia magnética que vimos o cisto. Ter um cisto no joelho é muito ruim a princípio??
    desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  8. OLÁ BOM DIA DR. MARCOS BRITTO ! NO MEU CASO FEITO UMA RESSONANCIA DEU:MODERADO DERRAME ARTICULAR SINOVIAL .
    TÊNUES FOCOS DE CONDROPATIA RELACIONADOS A DISCRETO EDEMA NA CRISTA PATELAR EW NO SULCO TRÓCLEAR FEMURAL.
    RUPTURA DO CORNO POSTERIOR DO MENISCO MEDIAL COM PLICATURA DO BORDO LIVRE.NOTA-SE TAMBÉM RUPTURA RADIAL NO OCRNO POSTERIOR DO MENISCO LATERAL.
    EDEMA NO LIGAMENTO POSTERIOR CRUZADO QUE PODE REPRESENTAR SINAIS DE ESTIRAMENTO E OU SOBRECARGA.
    BURSITE INFRA PATELAR SUB TENDÍNEA PROFUNDA .

    DESDE JÁ AGRADEÇO !! MEU EMAIL E macielfabio1@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.