Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Prótese de Joelho Pós Operatório Imediato

Prótese de Joelho Pós Operatório Imediato

Pacientes com artrose de joelho (gonartrose) em casos avançados são candidatos a uma prótese de substituição do joelho, alguns pacientem em casos iniciais se beneficiam também de osteotomia de tíbia. A Prótese total de joelho pode ajuda na recuperação dos movimentos do joelho e melhorar a qualidade de vida. Quando o paciente fica desanimado de sair de casa e andar pequenas distancias devido a dores no joelho talvez seja a hora de procurar um ortopedista e considerar a possibilidade de um tratamento definitivo.

O joelho novo
Embora o paciente seja capaz de retomar a maioria das atividades, deve evitar atividades que colocam o stress excessivo no novo joelho. As sugestões a seguir podem ajudar o paciente a se adaptar à sua nova articulação e retomar suas atividades diárias de forma segura.

Mobilização Precoce
O paciente quer descansar após a cirurgia, porém a mobilização precoce é importante. Os principais fatores que dificultam a mobilidade precoce são a dor e a atrofia muscular.
Para facilitar a recuperação após a cirurgia o paciente deve iniciar um programa de exercícios e fisioterapia ainda antes da cirurgia. Uma maior força no quadríceps facilita muito o pós operatório e ajuda no controle da dor. Atividade precoce é também importante para neutralizar os efeitos da anestesia e para encorajar a cura. O seu ortopedista e um fisioterapeuta darão instruções específicas sobre tratamento da ferida, controle da dor, dieta e exercício.

Tratamento da Dor 
O controle adequado da dor é importante na recuperação precoce. Embora a dor após a cirurgia seja bastante variável e não totalmente previsível, ela pode ser controlada com medicação. Inicialmente a medicação de controle da dor é feita com medicações endovenosas e posteriormente orais. Recordar que é mais fácil prevenir a dor do que controlar a dor depois que ela está instalada.

Outras medidas pós-operatórias 
O uso de antibióticos e medicações anticoagulantes também ajudam na prevenção de complicações.

Alimentação e sistema digestivo 
O paciente pode perder o apetite e se sentir enjoado ou com prisão de ventre durante alguns dias. Estas reações são normais. O paciente pode receber um cateter urinário durante a cirurgia e ser dada laxantes para aliviar a constipação causada pelas medicações para a dor após a cirurgia. O paciente será ensinado a fazer exercícios de respiração para evitar o congestionamento pulmonar.

Curativo.
Inicialmente, o paciente recebe m curativo volumoso ao redor do joelho e um dreno para remover qualquer acúmulo de líquido ao redor do joelho. O dreno será removido em um ou dois dias. Meias compressivas e um sistema de movimento passivo contínua está disponível em alguns hospitais.

Fisioterapia
A fisioterapia é muito importante e pode começar no dia seguinte a cirurgia. O primeiro passo é recobrar o arco de movimento a seguir, andar é permitido nos primeiros dias porém em geral com o uso de um andador ou um par de muletas, o fisioterapeuta irá ajudar muito nessa recuperação.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 10/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana