Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Osteotomia de Tíbia para Joelho com deformidade em Varo

Osteotomia de Tíbia para Joelho com deformidade em Varo

Joelho com Artrose Medial
Osteotomia valgizante de tibial é um procedimento amplamente realizado e com bons resultados. Importante uma seleção adequada do paciente e uma técnica cirúrgica precisa. 

Quais as Principais indicações para realização de Osteotomia Valgizante de Tíbia?
Indicações clínicas incluem desalinhamento em varo da perna associado com artrose do compartimento medial do joelho, sobrecarga mecânica do compartimento medial seguinte a meniscectomia e defeitos osteocondrais exigindo procedimento de resurfacing. 

Como é feito o alinhamento da Perna na Osteotomia Valgizante de tíbia?
O alinhamento coronal ( varo, valgo) e sagital (inclinação tibial) devem ser cuidadosamente avaliados em todas as casos e sua correção planejada no pré operatório (estudo das radiografias e outros exames de imagem). 

Quais as técnicas empregadas para osteotomia?
Muitas técnicas têm sido descritas para a realização da osteotomia, sozinhas ou em combinação com os outros procedimentos (por exemplo,  reconstrução ligamentar do Joelho (LCA), Trasplante meniscal , resurfacing de cartilagem). o alinhamento correto é essencial para alcançar resultados duráveis. 

Qual a Indicação mais frequente para a realização da Osteotomia Tibial?
A Artrose primária ou secundária da região medial do Joelho é a indicação mais comum para Osteotomia Valgizante. 

Qual o candidato Ideal para esse tipo de cirurgia? 
O candidato ideal para Osteotomia valgizante de tíbia tem idade menos que 65 anos, com artrose medial isolada do joelho, bom arco de movimento e ausência de instabilidade ligamentar, pacientes muito pesados, fumantes, diabéticos e com doença auto imune apresentam uma contra indicação relativa. O paciente deve interromper o cigarro por no mínimo 3 meses antes da cirurgia e permanecer sem fumar durante todo o periodo de consolidação. 

Quais pessoas com artrose medial que não se beneficiam da Osteotomia de Tíbia?
Paciente com Artrose mais severa (classificadas por Ahlbäck como grau III ou superior) ou artrose tricompartmental em geral não se beneficiam da osteotomia. Paciente com artrose Femuro patelar e com diminuição acentuada do arco de movimento também tem piores resultados.

Quais as técnicas cirúrgicas usadas para realização de osteotomia de Tíbia? 
As técnicas cirúrgicas incluem osteotomia com cunha de fechamento, osteotomia em cunha de abertura, osteotomia em domo, distração progressiva do calo e Chevron. Prefiro a Osteotomia com abertura progressiva do calo pois podemos controlar o resultado final com maior precisão.

A Osteotomia Vagizante de Tíbia Substitui a Prótese total de Joelho?
Em alguns casos sim, porém não em todos. A principal vantagem da osteotomia é a possibilidade de adiar e em alguns casos evitar a colocação da prótese de Joelho, sendo nesses casos uma cirurgia definitiva. Quando o paciente é muito jovem ( menos de 65 anos) podem ser necessárias várias revisões de uma prótese de joelho. Fazendo uma osteotomia valgizante na tíbia conseguimos adiar a colocação da prótese por 10/20 anos e alguns pacientes podem eventualmente não necessitar de colocação, porém ao realizarmos a prótese o paciente está mais velho e dessa maneira talvez não precise revisar a prótese de joelho ( as cirurgias de revisão de Prótese de Joelho são cirurgias de maior porte e necessitam de um Bom estoque ósseo. 

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 24/01/2014

Leia mais Sobre Artrose

56 comentários:

  1. Obrigada pelo esclarecimento. Depois de 4 médicos não conseguirem ser claros o suficiente com relação a este procedimento, finalmente alguém conseguiu ser. Agora fico mais tranquila com a orientação do meu ortopedista em realizar esta cirurgia!

    ResponderExcluir
  2. Doutor tenho esse problema no joelho,sinto dores nas pernas e coluna,moro em Goiânia,preciso fazer a cirurgia?como faço pra fazer uma consulta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para marcar uma consulta você pode entrar em contatos os telefones do consultório

      Excluir
  3. Drº tenho os joelhos tortos para dentro (valgo), o direito apresenta uma inclinação maior. essa cirurgia também é recomendada no meu caso?

    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A osteotomia pode ser usada para corrigir o valgo, porém a cirurgia em algumas situações é realizada no fêmur.

      Excluir
  4. Olá Dr.,

    Eu tenho 26 anos e tenho genu varo (cambota). Gosto de praticar musculação desde os 21 anos.Mas quando paro de fazer exercícios sinto dores no joelho. Na minha família 70% das minhas tias(os) tb tem genu varo, inclusive minha avó e três ttias já operam o joelho. Gostaria de saber se a correção poderia ser uma prevenção no meu caso, já que tenho muitos casos na família de parentes com problemas nos joelhos na velhice. Sem contar que eu já sofri bulling e tenho muita vergonha das minhas pernas tortas.

    Me ajude!(conselhos)

    Att,

    Lidiane de Teresina-PI ( meu e-mail: lovedireito@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Sim, você deve procurar um ortopedista alguns casos de geno varo tem indicação cirúrgica para evitar um desgaste no compartimento medial do joelho.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia doutor Marcos.
    Como é a vida do paciente pós cirurgia, no que diz respeito à prática de esportes? Entendo que cada caso precisa ser analisado a finco, mas de um modo geral, é possível voltar a praticar esportes?

    ResponderExcluir
  7. Ola Dr. Marcos
    Tenho 17 anos e tenho as pernas arqueadas (varo) e uma boa causa disso é a genética.
    Pela idade, posso evitar complicações futuras fazendo a cirurgia?
    Alem disso, o tempo de recuperação é muito longo?
    Existe a possibilidade de riscos extemos fazendo essa cirurgia?
    Estou muito disposta a faze-lo, ate pq sou frustrada por conta disso :/

    ResponderExcluir
  8. DR. TENHO PERNAS ARQUEADAS E GOSTARIA DE FAZER O TRATAMENTO, POIS TENHO VERGONHA DE ANDAR DE BERMUDA, GOSTARIA DE FAZER EM SUA CLINICA,MAS A PRIORI GOSTARIA DE MANDAR MINHAS FOTOS DAS PERNAS PARA QUE O SENHOR VEJA E ME PASSE UM ORÇAMENTO DE TODO O TRATAMENTO, POIS MORO NO AMAZONAS E GOSTARIA DE ME PLANEJAR PARA A ESTADIA NO RIO DE JANEIRO. TERIA UM E-MAIL QUE EU POSSA PASSAR E TRATAR SOBRE VALORES COM A CLINICA ?

    ResponderExcluir
  9. Na ortopedia sempre procuramos tratar primeiro as deformidades do ponto de vista funcional, a melhora estética é uma consequência natural. Para avaliar a necessidade e o planejamento de uma cirurgia precisamos além de fotos, radiografias e do exame clinico do paciente. Caso queira enviar um email: cliente @ marcosbritto .com

    ResponderExcluir
  10. Dr. tenho pernas arqueadas não sinto dores, mas esteticamente isso mexe muito comigo, tenho vergonha de usar determinadas roupas e usar saltos, pois deixa o defeito mais evidente. Queria muito saber se existe algum tratamento de fisioterapia que melhore o alinhamento das pernas, a deformação fica bem do joelho pra baixo. A cirurgia em um ponto de vista estético não pode ser realizada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ortopedia sempre visa a melhora da função, a deformidade pode levar, em alguns casos, a artrose precoce e isso pode indicar a cirurgia.

      Excluir
  11. Dr. meu primo tem pernas arqueadas e tem muitas dores nas costas e pernas , ainda mais pq o seu serviço exige que ele fique em pé .a cirurgia pode ser encontrada pelo SUS ? ou só no particular mesmo ? se for feita pelo SUS como ele deve proceder ? grata !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o SUS realiza esse procedimento, você deve procurar um hospital que tenha uma equipe de ortopedistas e os equipamentos necessários a cirurgia.

      Excluir
  12. Tenho 27 anos e Genu valgo, gostaria de fazer cirurgia por questao estetica, faço musculaçao e as vezes sinto dores no ligamento dos joelhos.
    Quanto sairia essa cirurgia? Sou de Botucatu
    pantera_lj@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ortopedista não realiza cirurgia estética somente cirurgias para melhorar a função, no caso do geno valgo somente nos casos que irão evoluir com artrose são incidadas cirurgias, um pequeno grau de valgo é fisiológico

      Excluir
    2. Ola pessoal , tenho 33 anos e desde pequeno sofria de buling na escola e com colegas a respeito das minhas pernas tortas geno valgo ...formato de tesoura....realizei a cirurgia do joelho esquerdo há 4 meses e agora estou encaminhando para realizar a perna direita...e posso afirmar...façam não tenham medo..... meu sonho foi realizado.....agora sejam firmes, a recuperação e dolorosa e muitoooooooooo lenta..requer muita paciência...sucesso amigos

      Excluir
    3. Poxa que legal pra vc, tbm sofro desse problema e meu maior sonho seria fazer essa cirurgia.

      Excluir
    4. ola, aonde voce conseguiu sua cirurgia? em qual cidade e hospital?

      Excluir
  13. Qual o valor aproximado da cirurgia ?

    ResponderExcluir
  14. Leia https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CAsQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.marcosbritto.com%2F2011%2F09%2Fquanto-custa-uma-cirurgia.html%3Fm%3D1&ei=RmOUU7j2ErjfsASltoLoBQ&usg=AFQjCNF-KuheTPGnL0z7374GEs9fH3L0tg&sig2=l2wFxYlyI3XCtyjPx7-nIA

    ResponderExcluir
  15. Doutor, tenho 23 anos, moro em Brasília e possuo geno varo. Nunca senti dores no joelho, mas, desde pequeno, o geno varo me incomoda por razões estéticas. O senhor deixou bem claro que ortopedistas não realizam cirurgias somente do ponto de vista estético, mas ficam as seguintes perguntas (as mesmas de muita gente): o que posso fazer pra corrigir "minha deformidade" além da "osteotomia de tíbia"? Existe algum tratamento com função estética para adultos? Algum tratamento menos invasivo? Agradeço desde já pelo sua cooperação doutor. Tenho certeza que o senhor vai ajudar muita gente respondendo minhas questões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos como avaliar se a deformidade do joelho irá progredir para Artrose e dessa maneira indicar cirurgia , procure um ortopedista, uma radiografia de longo eixo de membros inferiores com carga pode ajudar

      Excluir
    2. doutir qual a técnica utilizada pelo into para osteotomia da tibia valgizante

      Excluir
    3. Caro Sr Andre. Não trabalho no Into e não estou informada de quais técnicas são utilizadas, porém esse é um local de referencia em ortopedia no Rio de Janeiro.

      Excluir
  16. Boa noite Dr. Marcos Britto da silva.
    Gostaria de saber se posso fazer dois procedimentos de uma vez, LCA(perna direita) e Genu Varo (cambota nas duas pernas) tudo no mesmo dia e se o Sr. faz este procedimento.
    Outra muito importante, sei q o Sr. não faz orçamento pela internet e entendo os motivos, cada caso é um caso, apenas gostaria de saber de forma bem genérica e arredondada pra cima quanto eu gastaria com essas cirurgias, 5, 10, 20, 30, 40... mil reais. Ou entre tanto e tanto. De acordo com tua experiência, preciso ter noção de montante pra me programar. Tenho 38 anos de idade eaté ano passado quando lesionei jogava futebol regularmente; não bebo e não fumo.
    Gostaria tb de saber onde fica a clínica e o nome e tel dela. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia é possível, não realizamos orçamentos pela internet. Escrevi um post
      http://www.marcosbritto.com/2011/09/quanto-custa-uma-cirurgia.html
      Ele pode lhe dar uma orientação.

      Excluir
    2. Dr.parei de praticar capoeira por conta dos meus joelhos que são em formato de x,no movimento de levanta e abaixa eu sinto uma sensação de que tivesse queimando e ficam estralando oque devo fazer ?

      Excluir
    3. As deformidades do joelho podem levar a sobrecarga mecânica e dor. A deformidade em X do joelho é o joelho valgo. Você parou de praticar esportes devido a dor. Sugiro que procure um ortopedista para avaliar se há indicação de fisioterapia, órteses ou mesmo cirurgia.

      Excluir
  17. Bom dia
    Doutor quanto tempo mais ou menos na recuperação de osteotomia VARO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso irá depender da técnica utilizada e da consolidação da osteotomia, podemos dizer que a primeira fase dura de 3 a 4 meses.

      Excluir
    2. Bom dia Dr. Pode-se voltar a jogar futebol normalmente após a consolidação completa da osteotomia, mais especificamente a q o Sr. utiliza?

      Excluir
  18. Olá Dr. Marcos, tenho 55 anos, tenho geno varo nas pernas, quando desço escadas escuto um ruído nos joelhos como se os ossos da articulação se tocasse, mais na perna esquerda do que na direita, também quando faço exercícios de agachamento, sinto, como se os ossos da articulação se esmigalhassem, produzindo um som, pelo roçar dos ossos. Isso já seria uma artrose atuando? Acredito que talvez já seja um candidato a osteotomia valgizante de tíbia. Pergunto também se a cirurgia é feita em uma perna ou simultaneamente? Pretendoi marcar uma consulta. Saudações, Marco Martins.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde tenho 3o anos e sou lutador profissional de jiu jitsu e mma, sofre um acidente de moto e rompi os dois ligamentos cruzado anterior e cruzado posterior, quando cheguei em
    Um médico profissional da areia ele falou que minha lesão e muito grave e ainda pode notar que minha perna era cambota, ae ela falou que eu tinha de fazer essa cirurgia Osteostomia tíbial e retirar dois ossos da bacia para alinha minha perna, e em seguida fazer os ligamentos, estou querendo fazer mais estou com muito medo de não poder mais treinar e nem lutar novamente o senhor pode me falar como e feita essa cirurgia e se vou ficar totalmente recuperado das minha lesões e poder fazer várias atividade físicas e esportivas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um ortopedista para saber se seu caso é cirúrgico

      Excluir
  20. Boa noite Dr Marcos,
    Tenho 49 anos e possuo joelho geno varo. Comecei a senti dores na parte medial. Gostaria de saber se fizer a osteotomia tibial, poderei praticar corridas de rua e musculação?Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos objetivos da cirurgia é o retorno ao status quo, para alcançar esse objetivo é importante não esperar muito tempo, caso contrário se ocorrer desgaste acentuado da cartilagem a recuperação se torna mais difícil

      Excluir
  21. Doutor, tenho 15 anos e as pernas arqueadas (geno varo), gostaria de não precisar fazer a cirurgia por que tenho queloide e fibrose, e isso já me gerou muitos problemas, por isso quero saber se tem como corrigir minhas pernas sem cirurgia, apenas com tratamento fisioterapêutico (não para fortalecer , mas para corrigir mesmo).

    ResponderExcluir
  22. Após o final do crescimento somente a cirurgia corrige a deformidade óssea

    ResponderExcluir
  23. Dr. Marcos , existe a necessidade na osteostomia em varo deixar o grau em valgo para diminuir a pressão na área da cartilagem que foi prejudicada?

    ResponderExcluir
  24. Dr. porque não é recomendavel a cirurgia por questão estética?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque a ortopedia trata da função, as correções para melhorar a auto imagem são realizadas pelos cirurgiões plásticos. Se algum opera para ficar bonito, sempre corre o risco de não gostas do resultado. Quando está feio e sabemos que existe uma deformidade que irá prejudicar o paciente operarmos, caso contrário não.

      Excluir
  25. Depois da operação , o paciente fica sem andar ou sem pode ficar se movimentando ? se sim ,por quanto tempo ? Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Doutor. Gostaria de saber se a crepitação que se escuta, quando se desce uma escada, ao dobrar-se a perna, ou quando se faz um agachamento seriam sintomas dessa artrose nos joelhos? Obrigado, Marco Martins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , pode estar relacionado a artrose patelo femural ou fêmuro tibial. Porém casos mais leves como condropatias também podem ser o responsável pela crepitação

      Excluir
  27. Boa noite fiz uma cirurgia dos ligamentos do ministro e desgaste da rótulo faz 4 meses volteisso ao médico ele me indicou a fazer essa cirugia de osteotomia valgorante tenho as pernas com botas será que devo fazer essa cirurgia? Tem que ser feito nas duas pernas? Posso esperar um tempo pra fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor opinião é sempre do especialista que está examinando você.

      Excluir
  28. olá doutor Marcos prazer entrar em contato, meu problema é um tipo de joelho varo também, porém eu quando estou em posição natural em pé, meu pé fica para fora o famoso des para as duas, confesso que meu jeito de caminhar é esquisito, fui ao ortopedista há alguns meses, confirmou a existencia de varo, pois sinto muitas dores na parte interna medial do joelho estralos constantes, e nao tenho equilibrio nas pernas, como estudande de educação física começei a perceber limitaçoes em certos exericios resistidos, entrei em depressão por isso, esse desalinhamento me encomoda de tal forma que só penso em encontrar um procedimento cirurgico antes que evolua para uma artrose, meu sonho e caminhar normal nao de forma estranha, nao uso calção, ate a calça fica com uma angulação engraçada, queria saber se a osteotomia ou outro procedimento poderá deixar elas simétricas? e poderei seguir minha vida em paz, grande abraço doutor!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A auto imagem é o modo como nos vemos. A sua percepção de um joelho torto deve ser corroborado por exames de imagem e exame físico, caso contrário o problema seria somente estético. O ortopedista realiza somente procedimentos para melhora da função. Consulte novamente o ortopedista para saber se há ou não indicação cirúrgica no seu caso.

      Excluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana