Dr. Marcos Britto da Silva - Ortopedia, Traumatologia e Medicina Esportiva: Dr. Google

Dr. Google

O oráculo do Século XXI:  Sempre que tomamos um remédio devemos procurar ler a bula para saber dos possíveis efeitos colaterais, devemos ter sempre esse cuidado com tudo ligado a medicina. Inclusive com tudo aquilo que lemos na Internet.

Estou tomando os cuidados adequados quando tomo um medicamento ou realizo um tratamento ou faço uma pesquisa na Internet ?
Estamos na era da informação, poderiamos dizer que estamos na era Google. O Google é o Oráculo do século XXI basta digitar a pergunta e ele informa a resposta ou pelo menos tenta. Porque estou falando do Google numa pergunta sobre medicamentos e tratamentos? Simples, porque hoje o paciente usa a internet para se auto diagnosticar e instituir seu tratamento.

O Google virou a vizinha " fulana estou sentido dor nos quartos, fique tranquila vizinha sempre que tenho isso uso o remédio cura tudo ... "

Esse diálogo está sendo substituído pelas perguntas feitas na internet. Basta dar uma olhada no Yahoo Respostas !!!!!
Exemplo digite no Google: Qual o melhor tratamento para gripe ?
na primeira página entre os 10 primeiros resultados está

Qual o melhor tratamento p/ gripe?? - Yahoo! Respostas


17 mar. 2011 ... tomar remedios e ficar na cama se possivel ... cama e um bom chá com aspirina ... bem gripe eh uma virose entaum nunk tomar antibioticos! ...
br.answers.yahoo.com/question/index?qid... - Em cache - Semelhante

Todas essas respostas foram dadas por leigos! Lendo as respostas algumas são perigosas. Será que tomar aspirina num quadro que eventualmente parece uma gripe, porém, é na verdade dengue é uma boa orientação?

Não adianta criticar a internet, ela é uma realidade, o ser humano sempre procurou a informação e sempre continuará procurando. A internet simplesmente é a forma mais rápida e fácil de encontrar algum tipo de informação sobre Medicina, porém cuidado, siga algumas regras antes de confiar numa informação de internet para evitar os efeitos colaterais do Dr. Google. 
O Dr. Google deve lhe ajudar a compreender melhor o seu problema, porém, não deve servir para que você se auto diagnostique. Quem deve fazer o diagnóstico é o seu médico não a Internet. 
Procurar seu diagnóstico e instituir seu tratamento baseado em informações da Internet é um erro. 
Sempre procure responder as seguintes perguntas quando por ler uma informação na internet. 
  1. Quem escreveu a informação?
  2. Qual a qualificação de quem escreveu a informação?
  3. Quando foi escrita a informação?
  4. O texto está assinado ou possui referência de onde foi retirado?
  5. Quem patrocina o site onde a informação está escrita?
Várias informações médicas são escritas por pessoas que querem vender um determinado produto, CUIDADO!
  • Qual a qualificação de quem escreveu a informação?
Varias informações podem ser escritas por profissionais que não são da área, porém tem um bom conteúdo, exemplo um terapeuta ocupacional, médico ou fisioterapeuta ligado a uma universidade com mestrado, doutorado ou outro título acadêmico tem maior chance se ser uma informação de qualidade.
Mesmo quando escritas por médicos procure sempre verificar as credenciais:
Ele está registrado no CRM: Conselho Regional de Medicina?
Ele é membro Titular de alguma Sociedade Médica?
O site onde está escrita a informação é um site confiável?
Essas informações em geral podem ser verificadas também pela internet.
  • Quando foi escrita a informação?
A medicina é a ciência das verdades transitórias, o certo hoje pode ser errado amanhã. Há cinco séculos os médicos tratavam a febre com sangria!
  • O texto está assinado ou possui referência de onde foi retirado?
Toda informação deve ser assinada ou possuir referencia no site. Cuidado com os sites com informações médicas que querem na verdade vender produtos.
  • Quem patrocina o site onde a informação está escrita?
Avalie sempre quem está patrocinando o site, algumas vezes o patrocinador tem interesse direto ou paga quem está escrevendo a matéria. A maioria das informações sobre Ortopedia e Medicina do Esporte foram escritas por fisioterapeutas, professores de educação fisica, donos de academia, jornalistas, etc. Alias os jornalistas escrevem a maioria das informações da internet, esse é o trabalho deles ( um jornalista pode ser ao mesmo tempo um assessor de imprensa de uma empresa que quer divulgação um determinado produto, a reportagem eventualmente é uma propagando paga, etc.)
Lembre-se o papel ( no caso o editor de texto e a tela do computador) aceita quarquer coisa que escrevam lá. O fato de estar escrito não quer dizer que seja verdade!
Dicas para identificar um site sério. Abaixo dois selos de qualidade:
O que é o WEB MEDICA ACREDITADA?

Web Mèdica Acreditada. More informationO WEB MEDICA ACREDITADA é um selo de certificação semelhante ao Honcode. Para verificar a validade do certificado você deve clicar na imagem e ser direccionado para uma página que mostre o certificado eletrónico.
Emitido pela Associação Médica de Barcelona na Espanha, os sites devem seguir um codigo de conduta de acordo com critérios:

O que é o HonCode?
HONcode é o mais antigo, o mais utilizado, o mais confiável codigo ético para sites médicos e de saúde na Internet. A obtenção do certificado é gratuita, ou seja não há como pagar para obter a certificação. A Fundação HON é uma Organização Não-Governamental, conhecido internacionalmente por seu trabalho pioneiro no campo da ética das informações de saúde, nomeadamente para o estabelecimento de seu código de conduta ética, a HONcode. Abaixo selo do Honcode.
Nós aderimos 
aos princípios da charte HONcode da Fondation HONPara verificar se um site é certificado você deve clicar na imagem do HonCode como na Imagem ao lado. Para adquirir o certificado e manté-lo o site deve cumprir o Código de Ética o tempo todo.

Outras DICAS:


• Compare as informações da internet com outras fontes como por exemplo livros e jornais.
Sempre confira as credenciais do Autor, estas informações devem estar impressas de modo claro no site. Não confie em informações que não tem autor e sem data de quando foi escrito. Preferencialmente o artigo deve citar as fontes de onde as informações foram retiradas ou quem as escreveu.
• Converse com o seu médico para confirmar as informações que você leu no site, isto é fundamental quanto você encontrar informações que parecerem ser contraditórias com as informadas pelo seu médico ou outras fortes confiáveis exemplo trabalhos científicos Nivel A de evidência
• Jamais confie de imediato numa informação que seja diferente da orientação do seu medico.
Nunca realize um auto diagnóstico e inicie um tratamento baseado somente em informações da internet, converse sempre com o seu médico antes de tomar qualquer medicamento.
Escrevi essa artigo após a CONFERÊNCIA – A MEDICINA NA ERA DO GOOGLE ministrada pelo Sr. Antônio Luiz Schuch - Diretor da Google Enterprise para América Latina na Jornada da Rede D'or no Hotel intercontinental no Rio de Janeiro.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina Esportiva
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 15/09/2014

19 comentários:

  1. ola doutor meu nome e anderson sou jogador futebol jogo na thailandia gostaria que senhor podese me ajudar por favor eu tive uma lesao no joelho fiz a ressonancia e foi constatado que tive um edema osea isso ja se foi 4 meses e nao voltei a treinar pois sinto muita dor ainda qual e o tratamento que posso tar fazendo pois aqui eu ja fiz 4 meses de fisioterapia e repouso e nao passa a dor por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Primeiro passo é descobrir a causa do edema ósseo, os edemas ósseos podem ser causados por sobrecarga mecânica ou seu osso pode estar mais fraco, temos observado um maior incidência dessas lesões em pacientes com deficiência nutricional, baixa ingestão de proteinas e vitaminas. Você deve procurar um ortopedista que poderá que orientar adequadamente.

      Excluir
  2. olá Doutor meu nome é sabrina dou de laranjal paulista interior minha mãe tem uma doença degenerativa no ombro esquerdo
    o nome é junta de charcot,o medico que a trata é de piracicaba mas não sabe o que fazer pois o que segura o ombro dela é o tendão e esta com o sangue parado, ele não quer mexer por favor nos ajude.

    ResponderExcluir
  3. Existem opções de tratamento para a artropatia de Charcot, nessa situação precisamos examinar o paciente e ver os exames de imagem e laboratoriais

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde D. Marcos, fui diagnosticada com Estenose Espinhal, e hoje a única opção que tenho de “tratamento” é fazer a cirurgia. Sou uma pessoa que pratica/praticava ciclismo, Kick Boxe e corrida. Hoje não consigo devido as dores fortes e dormência na perna, e após a cirurgia não vou poder realizar nenhuma atividade dessas, tenho apenas 31 anos e não consigo simplesmente parar com tudo. Vi no seu site sobre uma técnica de “alargadores”, acredito que eu me encaixe para realizar esse procedimento, sei que preciso fazer vários exames para o senhor analisar, mas gostaria de saber se esse método já está sendo realizado pelo senhor, para que eu possa marcar uma consulta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Hola doctor macos me llamo byron vaca yo no se si usted sabe español pero necesito urgentemente de su ayuda por favor en el 2010 tuve una caida y se rompieron los ligamentos de la clavicula era de grado III pero en el 2011 despues de 1 año 4 meses decidieron operarme pero sin exito ya que de nuevo se me levanto la clavicula y el doctor q me opero no me dio ninguna otra alternativa solo me dijo q el no sabia q mas hacer y que busque una segunda opinion tengo mucho dolor ahi en el hombro y la espalda cada minuto de mi vida paso con ese dolor y no se que hacer tengo 34 años y tengo un hijo de 2 años y no puedo cargarlo ni jugar con el como debe de ser ni tampoco puedo trabajar bien porq no puedo hacer fuerza yo vi el video de lja operacion q usted realiza yo no se si funcione conmigo ya que ha pasado tanto tiempo y ya fui operado sin exito ya que el metodo que uso el doctor fue segun el me dice que me hizo un transplante de ligamentos q me habia puesto los de otra persona pero en ningun momento hubo ninguna mejoria despues de la operacion sigue igual y yo creo que hasta peor doctor marcos le pido por favor que me ayude no se que hacer ya que todavia soy joven y necesito estar sano para sacar adelante a mi familia si me pudiera responder por favooor mi email es byron2622@hotmail.com oh por este mismo medio si necesita mis rayos x yo los tengo oh una emoray yo tengo todo eso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Byron para poder ajuda-lo precisaria examiná-lo.

      Excluir
  6. fiz uma eletroneuromiogradia que deu como resultado ima tendinopatia principalmente nos tendões do polegar qual o melhor tratamento?
    aplicações ou cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A eletroneuromiografia faz diagnóstico de patologias neurológicas, não ha como fazer diagnóstico de tendinopatia com esse exame.

      Excluir
  7. oque é edema da tela subcutanea lateral do medio pé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa que a região imediatamente abaixo da pele esta inchada.

      Excluir
  8. Bôa noite,
    Gostaria de saber se o exame eletroneuromiografia , é um exme preciso para avaliar a síndrome túnel caro , e se a ressonância magnética também poderia ajudar na avaliação. É que sinto muita dor na palma da mão , estou com o pulso doendo e deixo as coisas caírem ao chão sem perceber.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é o exame físico, os exames complementares auxiliam na confirmação.

      Excluir
  9. Olá Dr quebrei a cabeça quando tinha 8 anos, e agora tenho 18 anos, faço musculação a 1 ano e 3 meses, não tive nenhuma sequela na operação, a algum risco de eu sofrer algo com o alto esforço físico que eu falo?

    ResponderExcluir
  10. boa tarde eu me chamo gisele moro em são josé ..gostaria saber se apos 40 dias uma pessoa que quebrou o calcaneo e o cuboide pode tirar o gerso em casa sem ir ao medico

    ResponderExcluir

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Postagens mais lidas na última semana