Lombalgia

Lombalgia é a dor que ocorre na região posterior do abdómen, ou seja é a dor que acomete a região da coluna lombar. A dor comumente irradia até a nádega,

O que causa a lombalgia?
Geralmente a lombalgia é decorrente de um estiramento agudo de um músculo ou de um ligamento na coluna lombar. Os sintomas podem aparecer após um movimento violento súbito, levantar um peso sem flexionar os joelhos ou por um movimento comparativamente trivial após um período de trabalho pesado, quando os músculos estão fatigados.
Costuma-se dizer que pessoas altas e magras com costas flexíveis e músculos fracos são especialmente propensas a estiramentos agudos nas costas, assim como aquelas em ocupações sedentárias como a medicina, que vivem uma vida sem atividade física durante a semana e acabam se punindo no fim de semana com várias atividades. ( atletas de fim de semana )
Pessoas que ficam sentadas por muito tempo e então precisam carregar coisas pesadas sem um "aquecimento" adequado, por exemplo, motoristas que precisam dirigir mais de uma hora com a coluna flexionada em um veículo submetido a solavancos e então deixam o seu assento para carregar uma carga pesada na parte de trás de um utilitário, também são muito vulneráveis.
A dor também é muito frequente em barrigudos. Quando a barriga cresce muda o centro de gravidade e sobrecarrega a coluna lombar levando a dor e ao desgaste prematuro das articulações.( artrose )
Como prevenir a Lombalgia ?
O "estiramento muscular" geralmente é o resultado de um levantamento de peso incorreto, e na maioria dos casos pode ser evitada. Trabalhadores que precisarem levantar cargas pesadas, incluindo enfermeiras que levantam os pacientes, devem aprender técnicas de levantamento corretas. Não faça força com os músculos da coluna lombar!

Quais as técnicas de levantamento correta para evitar dor nas costas?
1. Não levantar peso com a coluna flexionada; nesta posição, o peso é projetado em ligamentos tensos e músculos esticados, o que os torna vulneráveis a uma carga adicional. Em vez disso, realize o levantamento com a coluna lombar reta (estendida).
2. Mantenha o peso a ser levantado o mais próximo do corpo possível. Quanto mais longe o peso estiver do corpo, maior será o esforço necessário para levantá-lo. ( quanto maior o braço de alavanca maior o esforço no pivo que é a coluna.)
3. Levante os objetos usando os músculos dos joelhos, e não das costas.
4.Torne o trabalho o mais fácil possível. Garanta que exista um bom acesso à carga, se possível dividindo-a em cargas mais leves, mas se ela não puder ser repartida divida o trabalho com duas ou mais pessoas.

No local de trabalho, o levantamento de peso pode ser realizado mais facilmente com o armazenamento de produtos na altura da cintura, evitando assim a necessidade de um movimento de torção ao levantar ou carregá-lo, ou com o uso de equipamento de elevação e esteiras transportadoras.

Quais os princípios de tratamento da Lombalgia?
As seguintes medidas constituem o tratamento-padrão para lesões agudas das costas e são confiáveis; repouso, analgésicos e mobilização gradual são os mais importantes:
1. Repouso.
2. Analgésicos.
3. Gelo ou Calor.
4. Mobilização gradual.

Porque acordo com dor nas costas?
Leia mais...

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 05/12/2019.

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais