Devemos Guardar Radiografias, Ressonâncias e Tomografias ?

O que fazer com os exames radiológicos antigos?
Comumente após algum tempo os pacientes tem uma tendência de jogar fora os exames de imagem. Isso é um erro. Não devemos jogar fora nenhum exame de imagem.

Por que devemos guardar exames de Rx e Ressonância Nuclear Magnética?
O médico sempre usa os exames anteriores para comparação. Exemplo: suponha que aparece uma pequena mancha no exame de Rx de Tórax. Quando surgiu essa mancha? Se você tem um exame antigo para comparar podemos determinar se a lesão é antiga ou recente. Algumas vezes conseguimos abrir mão de exames mais sofisticados simplesmente tento uma radiografia anterior para comparar. 
Isso é particularmente importante em ortopedia e traumatologia. Outro exemplo. Imagine que em 1999 você tenha diagnosticado uma hérnia de disco lombar. Em 2010 os mesmos sintomas reaparecem. O que aconteceu? A mesma hérnia voltou? Surgiu uma hérnia em outro local? Há uma compressão nervosa causado por um tumor que era pequeno e cresceu? Examinando os exames de 10 anos atrás podemos determinar que você tinha um cisto que cresceu. Cresceu tantos milímetros em 11 anos e portanto deve se tratar de uma tumoração benígna. Se não temos o exame anterior teremos mais dificuldade para chegar a essas conclusões. Posso  passar horas discorrendo sobre exemplos, porém, creio que esses dois exemplos dêem uma dimensão da importância de preservar os exames antigos.

Devemos guardar também exames de tomografia e exames de sangue?
Sim, devemos guardar copia de todos os exames que realizamos ao longo da vida. 

Tenho muitos exames e falta espaço na minha casa, o que fazer?
Nesse caso sugiro que você digitalize e faça um backup num email como o Gmail, Hotmail, Yahoo, etc. Para guardar exames de sangue você deve escanear e salvar com PDF, os exames de imagem devem ser guardados no formado jpeg ( basta fazer uma foto sem flash das radiografias, tomografias, ressonâncias, ultrassonografias, etc) os laudos desses exames devem ser escaneados.

Posso guardar somente o laudo e jogar fora as imagens?
Não as imagens são fundamentais, guarde as imagens também.

Devemos guardar somente os exames do ortopedista ou de todos os médicos?
Você deve guardar exame de todos os médicos, independentemente da especialidade.

Outros artigos


Dr. Marcos Britto da Silva
atualizado em 02/06/2010

Comentários

  1. Olá.Sou Mayara Gabriela.Vi sua resposta sibre minha dúvida e gostaria muito de saber se apesar de minha fase de crescimento estar fechada, não posso tomar um tipo de remédio(hormônio), injeção de GH, qualuer coisa que eu possa pelo menos ter uma pouca diferença no meu tamanho.Assim já estaria mais feliz.Por favor, me ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, gostaria de saber qual a posição frente a esta nova onde de reciclgem de pelicular radigraficas que por sua vez estão impulsionando as pessoas a se livrarem de exames antigos ?

    ResponderExcluir
  3. Para reciclar os exames devemos antes digitaliza-los caso contrário sou contra a reciclagem de pessoas vivas. Reciclar sem digitalizar, somente após a morte do paciente.

    ResponderExcluir
  4. queria saber em quando tempo depois a cirurgia o paciente pode começar a pisar no chão com o apoio das moletas e sem elas?

    ResponderExcluir
  5. A carga parcial é liberada quanto a fratura é estável e suporta carga. A carga total é liberada quando a fratura está consolidada.

    ResponderExcluir

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.