Lesão no Joelho LCA

As lesões do joelho são muito frequentes nos esportes de contato, principalmente no futebol. As mais frequentes são lesões meniscais e lesões nos ligamentos. O ligamento colateral medial é o mais frequentemente lesado porém na maioria dos casos o tratamento é conservador.
Os ligamentos cruzados são estruturas intrarticulares e apresentam baixa capacidade de cicatrização e portanto a sua ruptura é tratada cirurgicamente.

Qual ligamento cruzado é mais frequentemente lesado?
O ligamento cruzado anterior é o mais frequentemente lesado. O ligamento Cruzado anterior é conhecido como LCA e o ligamento cruzado posterior é conhecido como LCP

A lesão do LCA deve sempre ser operada?
O tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior normalmente é tratada cirurgicamente, porém essa não é uma regra geral, alguns casos podem ser tratados de modo não operatório. As lesões parciais algumas vezes são tratadas de modo conservador. Alguns pacientes mais velhos e também os não atletas algumas vezes também podem ser tratados não operatoriamente.Um fator importante na indicação cirúrgica é o grau de sensação de instabilidade, alguns pacientes são muito dependentes dos proprioceptores do LCA e tem maior instabilidade e sensação de falseio do joelho, outros tem uma dependência menor e tem uma menor sensação de instabilidade após a lesão do LCA.

Qual o melhor momento para fazer a cirurgia no joelho na lesão do ligamento cruzado anterior (LCA)?
Normalmente esperados 3 semanas antes de operar a ruptura do cruzado anterior. O exame clínico inicial é muito doloroso e algumas vezes não conclusivo. Repetimos o exame clinico 15 dias depois com o joelho menos inchado,  nesse momento é mais fácil fazer o diagnóstico da lesão do LCA e do LCP..
Nessas 3 semanas realizamos exames pré operatórios e uma ressonância magnética que ajuda no planejamento cirúrgico. Muitas vezes a ruptura do cruzado anterior está acompanhada de lesões meniscais e contusões ósseas. Após 3 semanas também ocorre uma diminuição do processo inflamatório no joelho que diminui a incidência de artrofibrose.

Como é feita a cirurgia do joelho na lesão do ligamento cruzado anterior?
A cirurgia é feita com auxilio do artroscopia que permite a realização de uma cirurgia minimamente invasiva. Como não conseguimos fazer a sutura do ligamento cruzado e ele apresenta uma baixa capacidade de cicatrização, portanto usamos um enxerto autólogo para substituir o LCA e também o LCP. Os enxertos mais frequentes são o tendão patelar o os tendões flexores do joelho, prefiro o uso dos tendões flexores.

Como é o pós operatório da cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior?
O pós operatório é pouco doloroso. O paciente sai do hospital andando com um par de muletas, que permanece por 15/21 dias. No pós operatório imediato iniciamos a recuperação da extensão completa do joelho e flexão de 90 graus. Após a segunda semana iniciamos um ganho maior de flexão, sempre mantendo a extensão completa. Com 4 meses iniciamos os treinos com bola e com seis meses o paciente volta a participar de partidas de futebol.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte

Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 12 de Setembro de 2010.

Comentários

  1. Boa noite! Moro em Alagoas, estou com uma dor no joelho à quase tres meses e ainda anão consegui um diagnostico satisfatório e nem consegui acabar com a dor, por isso estou postando no blog, para ao menos conseguir uma luz!! Vou postar o laudo de uma RM do joelho direito que já mostrei à 3 ortopedistas; :

    AXIAL.FSE PD FAT SAT
    SAGITAL. FRFSE T2 e FSE PD
    CORONAL. FSE T1,FSE PD FAT SAT e STIR

    Area nodular circunscrita, de contornos lobulados e limites bem definidos, na medular óssea da região diafisária distal do fêmur direito, apresentando hipossinal em T1 e T2 e hipersinal em STIR e FSE PD FAT SAT, medindo cerca de 2,2 x 1,0 x 0,8 cm.
    Observa-se, tambem, área irregular de forte hipersinal em STIR na medular óssea do côndilo femoral interno, ínfero-medialmente, caracterizando padrão de edema ósseo.
    Elementosósseos identificados restantes de morfologia e intensidades normais. Espaços articulares conservados. Cartilagens articulares e patelar preservadas.
    Meniscos evidenciando discretas áreas intrassubstanciais de hipersinal, em FSE PD E FSE PD FAT SAT, no corno posterior do menisco medial e corno anterior do menisco lateral,sem extensão às superficies articulares correspondentes.
    Ligamentos cruzados e colaterais integros.retinaculos patelares, medial e lateral de aspecto anatomico.Tendões do quadriceps e patelar de espessura e intensidade de sinais normais. Minima quantidade de liquido intra-articular.Gordura de Hoffa preservada.Grupos musculares e demais estruturas de partes moles, compreendidos no exame, sem evidencia de anormalidades.
    Bom, é isso, tenho 38 anos e nunca tive nenhum problema ósseo anteriormente, estou muito preocupado porque mesmo perguntando aos médicos que me consultei eles dizem que não é nada sério, mas a dor não passa com a medicação (tratamento), prescrita por eles; estou disposto à ir ao Rio de Janeiro para me consultar.
    Agradeço antecipadamente. Artur

    ResponderExcluir
  2. O exame de ressonancia apesar de muito sensível não substitui um bom exame físico. Para dar uma opinião no seu caso precisaria examinar seu joelho e olhar as imagens da ressonancia. Eventualmente solicitar novas exames ( até mesmo outra ressonancia). Ao solicitarmos um exame precisamos ter em mente um possível diagnóstico para que o exame seja direcionado para aquela região e dessa maneira aumentar as chances de um diagnóstico preciso.

    ResponderExcluir
  3. Ola Dr. Marcos Brito. Meu nome é Iury, moro em São José dos Campos-SP, sou aluno de doutorado em meteorologia no INPE. Rompi o ligamento cruzado anterior do joelho direito em agosto de 2009. Fiz a cirurgia para reconstituir o ligamento (artroscopia) em dezembro de 2010. Após 45 dias, o parafuso(pino) superior soltou sem explicação. Em fevereiro de 2011, refiz novamente a cirurgia. Entretanto, APÓS 9 MESES, eu ainda sinto dores ao correr. Segundo meu médico, eu estou com tendinite patelar. Ele me disse que isso é comum em 10% das pessoas no pós-operatório. Me recomendou fortalecimento da musculatura. Gostaria de saber se isso é correto. Se é normal eu continuar sentindo dores após 9 meses?
    Grato pela atencao.

    ResponderExcluir
  4. Para avaliar se uma dor é normal ou patológica precisamos examinar o paciente, em algumas situações ocorre dor na região da retirada do enxerto para reconstrução do LCA

    ResponderExcluir
  5. Eu sou atleta e fiz a ressonancia magnetica e deu isto no laudo. Gostaria de saber se ha necessidade de cirurgia ou da pra recuperar com fisioterapia? e o que significa esse laudo?
    "" Ligamento cruzado Posterior com orientacao preservada, apresentando espessamento e alteracao de sinal no terco proximal/medio denotando estiramento.""

    ""Pequeno cisto popliteo entre os tendoes semimembranoso e da cabeca medial do gastrocnemio, apresentando indefinicao parcial e liquido circunjacente sugerindo rotura parcial''

    Meu email.
    Mauriliojunior9@yahoo.com.br
    Grato Juninho Velocidade

    ResponderExcluir
  6. Dr.Marcos Brito da silva,boa tarde, praticava atividades esportivas,Sou do UF RN sofri uma acidente no ano de 2009 em atividade esportiva no joelho direito. Realizei o exame de ressonância infelizmente no dia 05/06/2012 pelo SUS e apresentou as seguintes conclusões:
    #ÁREA DE EDEMA/ CONTUSÃO MEDULAR NO ASPECTO MEDIAL DA TÍBIA PROXIMAL.
    #SINAIS DE RUPTURA DO MENISCO MEDIAL COM SINAIS DE LESÃO EM ALÇA DE BALDE.
    #LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR MAL DEFINIDO NO TERÇO PROXIMAL E MÉDIO PODENDO CORRESPONDER Á RUPTURA PARCIAL.
    #ALTERAÇÃO DE SINAL DO CORPO DO MENISCO LATERAL
    #PEQUENO CISTO POPLÍTEO..

    Eu fui aprovado no concurso da PM do estado do CEARÁ, posso ser chamado no mês de fevereiro para a realização do exame físico que é percorrer 2.200 metros em 12 minutos, com todo esses problemas no meu joelho, ainda consigo correr no tempo determinado, mas mancando um pouco, estou muito preocupado com essa situação, e queria saber do Senhor se conseguir um jeito de realizar essa cirurgia no próximo mês de julho daria tempo de me recuperar para realizar esse exame físico? se possível, responda por favor, desde já agradeço, e que DEUS ABENÇOE O SEU TRABALHO SEMPRE! Estarei desde hoje orando pelo Senhor e toda sua família..

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Dr.
    Me chamo Gustavo, 39 anos. Há 2 anos atrás, tive fortes dores nos 2 joelhos, e fiz Ressonancia Mag., que constatou diversas lesões, como ruptura parcial no LCA direito, lesao meniscal no esquerdo, entesopatia do quadriceps, bursite no gastrocnemio, condromalacia patelar, tendinose patelar, etc.
    Sou atleta de Jiu-Jitsu, não consigo mais andar direito, subir escadas, ficar de pé muito tempo, agachar, de forma a ficar somente deitado. Já fiz 80 sessões de fisioterapia, choque, ultrassonografia, crioterapia, e não adiantou, as dores não cessaram, tomei antiinflamatorios e tomo analgésicos todo dia, mesmo em repouso, por causa das dores. Pela avaliação médica, inclusive em exames físicos, o medico aconselhou cirurgia, haja vista que tudo nao adiantou.
    Foi pedido um novo exame de RM, essa semana, no que veio com laudo dos dois joelhos "normais", sem problema algum.
    A PERGUNTA É:
    É normal acontecer 2 laudos diferentes de RM? O primeiro que constatou as lesões foi feita na europa, e agora, esse último, no Brasil, que deu normal.
    É normal acontecer essa enorme diferença, mesmo depois de exames físicos ambulatoriais, tratamento, etc, não surtir efeito? Já inclusive pedi ao laboratório uma revisão do laudo, antes de levar ao médico que me acompanha.
    Estou totalmente confuso.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exames de imagem devem ver avaliados pelo médico assistente, exames em épocas diferentes podem sugerir resultado diverso. Sempre prefiro eu mesmo avaliar o exame, antes de ler o laudo, desse maneira tenho minha própria opinião.

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.