Comer, Pensar, Fazer, Ser

Somos o que comemos.
Somos o que fazemos.
Somos o que pensamos.
Somos o que somos.

Porque ficamos doentes?
Porque temos doenças e outros não?
Porque uma doença degenerativa não acomete os dois lados do corpo ao mesmo tempo necessariamente?

Uma das perguntas mais frequentes no consultório é: porque isso aconteceu doutor?
O diabético tipo II ocorre mais frequentemente em obesos, porém os não obesos também podem apresentar a doença ou seja a comida e os hábitos alimentarem são fatores predisponentes ao surgimento do Diabetes. Esse é um exemplo de que Somos o que comemos

A Artrose do joelho é uma doença degenerativa portanto em teoria deveria acometer os dois joelhos ao mesmo tempo, de modo simétrico, porém, isso nem sempre ocorre, a explicação para isso é que os joelhos sofrem ao longo da vida traumas diferentes, usamos um mais que o outro, torcemos um joelho no futebol, etc.
Esse é um exmplo que o nosso comportamento diante da vida influencia o surgimento de doenças e patologias: Somos o que fazemos.

O estado de angustia e depressão levam a dores crônicas, o pensamento negativo produz efeitos ruins na vida, o contrário também é verdade o pensamento positivo melhora as dores. 
O copo com agua pela metade deva estar sempre meio cheio e nunca meio vazio. 
Um copo com agua pela metade está meio cheio e meio vazio ao mesmo tempo, porém, o nosso cérebro modula o que vemos. Quando vemos o copo meio cheio estamos vendo o lado positivo: tem agua no copo. Quando olhamos o copo e nos focamos na quantidade de agua que falta, estamos vendo o lado negativo: falta agua no copo portanto ele estaria meio vazio. Sempre olhe para o lado positivo. O copo sempre deve estar meio cheio.
Portanto: Somos o que pensamos.

Somente tem a doença quem pode e não quem quer. Para que você apresente a doença é necessário que o seu organismo seja predisposto geneticamente a apresentar essa patologia. Alguns paciente tem resistência natural a algumas viroses outros são imunes até mesmo a Aids.
Portanto: Somos o que Somos.

Podemos usar essa analogia para todas as patologias do organismo,  nas patologias orteoarticulares principalmente. 

Quais as regras:

  • Vida Saudável ( não fume, álcool restrito a uma taça de vinho tinto nas refeições com carne) 
  • Boa alimentação  ( três cores em todas as refeições)
  • 8 horas de sono todos os dias, 
  • Atividade física regular ( mínimo de 300 minutos por semana) 


Os quatro frases escritas no início desse artigo talvez não sejam inéditas, porém eu nunca as si escritas ou ouvi antes e sempre as uso como filosofia de vida.


Escrito em 01/03/2011

Dr Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Entorse do Tornozelo

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Como chegar com saúde aos 85 anos de idade ?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.