Comer, Pensar, Fazer, Ser

Somos o que comemos.
Somos o que fazemos.
Somos o que pensamos.
Somos o que somos.

Porque ficamos doentes?
Porque temos doenças e outros não?
Porque uma doença degenerativa não acomete os dois lados do corpo ao mesmo tempo necessariamente?

Uma das perguntas mais frequentes no consultório é: porque isso aconteceu doutor?
O diabético tipo II ocorre mais frequentemente em obesos, porém os não obesos também podem apresentar a doença ou seja a comida e os hábitos alimentarem são fatores predisponentes ao surgimento do Diabetes. Esse é um exemplo de que Somos o que comemos

A Artrose do joelho é uma doença degenerativa portanto em teoria deveria acometer os dois joelhos ao mesmo tempo, de modo simétrico, porém, isso nem sempre ocorre, a explicação para isso é que os joelhos sofrem ao longo da vida traumas diferentes, usamos um mais que o outro, torcemos um joelho no futebol, etc.
Esse é um exmplo que o nosso comportamento diante da vida influencia o surgimento de doenças e patologias: Somos o que fazemos.

O estado de angustia e depressão levam a dores crônicas, o pensamento negativo produz efeitos ruins na vida, o contrário também é verdade o pensamento positivo melhora as dores. 
O copo com agua pela metade deva estar sempre meio cheio e nunca meio vazio. 
Um copo com agua pela metade está meio cheio e meio vazio ao mesmo tempo, porém, o nosso cérebro modula o que vemos. Quando vemos o copo meio cheio estamos vendo o lado positivo: tem agua no copo. Quando olhamos o copo e nos focamos na quantidade de agua que falta, estamos vendo o lado negativo: falta agua no copo portanto ele estaria meio vazio. Sempre olhe para o lado positivo. O copo sempre deve estar meio cheio.
Portanto: Somos o que pensamos.

Somente tem a doença quem pode e não quem quer. Para que você apresente a doença é necessário que o seu organismo seja predisposto geneticamente a apresentar essa patologia. Alguns paciente tem resistência natural a algumas viroses outros são imunes até mesmo a Aids.
Portanto: Somos o que Somos.

Podemos usar essa analogia para todas as patologias do organismo,  nas patologias orteoarticulares principalmente. 

Quais as regras:

  • Vida Saudável ( não fume, álcool restrito a uma taça de vinho tinto nas refeições com carne) 
  • Boa alimentação  ( três cores em todas as refeições)
  • 8 horas de sono todos os dias, 
  • Atividade física regular ( mínimo de 300 minutos por semana) 


Os quatro frases escritas no início desse artigo talvez não sejam inéditas, porém eu nunca as si escritas ou ouvi antes e sempre as uso como filosofia de vida.


Escrito em 01/03/2011

Dr Marcos Britto da Silva 
Ortopedista, Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),