Como Manter Ossos Saudáveis

A osteoporose torna os ossos fracos e fáceis de quebrar. Com a osteoporose os minerais ósseos principalmente o cálcio são perdidos, fazendo com que os ossos se tornem tão frágeis e a incidencia de fraturas no punho, quadril, ombro e coluna vertebral são muito maiores ocorrendo com trauma mínimos. Com osteoporose a avançada a coluna vertebral pode sofrer fraturas espontâneas ou com movimentos do dia a dia com levantar uma janela!

Não importa o que sua idade, você pode tomar medidas para prevenir a perda óssea.
 
Aqui estão algumas dicas de prevenção ao desenvolvido da Osteoporose da American Academy of Orthopaedic Surgeons que você deve seguir durante as fases de sua vida.
  • Entre 10 e 20 anos de idade
A prevenção da osteoporose comece agora depoistando cálcio no seu "banco de cálcio." ou seja os ossos. Para fazer com que seus ossos fiquem fortes e saudáveis, você precisa de 1300 mg de cálcio por dia. Em vez de refrigerantes tome leite, pelo menos três copos de 250ml por dia. Você também pode escolher outros alimentos, por exemplo, produtos lácteos, como queijo ou vegetais de folhas verdes são outras grandes fontes de cálcio. Para as mulheres, lembre-se que ter menstruação regular é importante para prevenir a osteoporose. Consulte um médico se você estiver com mais de 16 e nunca menstruou ou se tiver começado a menstruar, mas  notar mudanças em seu ciclo.
  • Entre 20 e 35 anos de idade
Embora você não forme ossos tão facilmente como antes, seus ossos irão atingir seu pico de intensidade durante estes anos. É importante para obter adequada massa óssea exercícios regulares para ajudar a atingir a densidade óssea de pico. Você vai precisar de pelo menos 1.000 mg de cálcio por dia. Engajar-se em peso corporal usando como base os exercícios antigravitacionais como correr ou andar também vai ajudar a tornar os ossos mais fortes.
  • Entre 35 e 50 anos de idade
Nessa fase começa a perda gradual da massa óssea. Nesta fase em sua vida, ingerir bastante cálcio (1.000 mg por dia) e praticar exercícios físicos são fundamentais para manter uma boa óssea e evitar a perda óssea. A maioria das mulheres entram na menopausa com idades entre 42 e 55 anos. Se a sua menstruação se torna irregular ou se desenvolver sinais da menopausa, converse com seu médico. Nesse momento é interessante iniciar a triagem para osteoporose e fazer densitometria óssea.
  • Mais de 50 anos de Idade
Para as mulheres que passaram pela menopausa, podem estar perdendo osso em uma taxa de 1 a 6 por cento ao ano. Pergunte ao seu médico sobre as várias terapias no mercado, e se elas são adequadas para você. Uma ingestão adequada de cálcio e exercícios ainda são importantes. Você deve estar recebendo 1000 mg de cálcio por dia ( leite, derivados e suplementos). Se você raramente sair para pegar sol, a vitamina D também pode ser recomendada. Tente caminhar, correr, ou realizar um treino de resistência para pelo menos 20 minutos, três vezes por semana.
Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 15/08/2011

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Fratura de tíbia - Diafisaria

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais