Qual o Travesseiro Ideal?

Uma das causas mais frequentes de dor no pescoço é o uso de travesseiros ruins e inadequados a coluna cervical.
Qual o melhor travesseiro? 
Na Imagem ao lado observamos que o pescoço está discretamente inclinado para baixo e não faz uma linha reta com o restante da coluna. nesse caso o travesseiro deve ser bem baixo.
O melhor travesseiro é aquele que mantém a coluna cervical alinhada com a coluna torácica quando deitamos de lado.
Qual o travesseiro Ideal?
O travesseiro muito alto levanta a cabeça e o travesseiro muito baixo aproxima a cabeça do colchão. Portanto, não existe um travesseiro ideal para todas as pessoas o travesseiro deve ser escolhido individualmente, e deve também estar adequado ao colchão. Na foto acima o ombro afundou no colchão e devemos usar um travesseiro mais baixo. Na foto abaixo o colchão é mais firme e o ombro afundou menos portanto devemos usar um travesseiro um pouco mais alto. Conclusão a escolha do travesseiro está relacionada diretamente com o biotipo da pessoa e com a densidade do colchão. 
Qual a melhor posição para dormir?
Devemos dormir de lado como mostrado na foto e usarmos um travesseiro que tenha um altura boa para manter a coluna alinhada ou seja a coluna cervical deve estar reta em relação ao resto do corpo. 

Quais as conseqüências de dormir com travesseiro inadequado e de barriga para baixo?
Dormimos aproximadamente 1/3 do dia, mantendo o pescoço em posição inadequada tanto tempo, após alguns anos, surge uma artrose no pescoço! Dormir de barriga para baixo e com travesseiro com a altura errada é muito prejudicial a coluna cervical.

Leia sobre Hernia de disco Cervical

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 15/07/2011

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),

Arquivo

Mostrar mais