EQUIPAMENTOS NO TENIS DE QUADRA

RAQUETE DE TÉNIS

As raquetes modernas apresentam algumas características específicas, e várias marcas são encontradas no mercado, das mais flexíveis às mais rígidas. As antigas raquetes de madeira não tem sido usadas atualemente e foram substituidas por novos materiais como alumínio, carbono, grafite e titânio . Algumas raquetes mais modernas são  muito leves e podem  pesar menos de 300 gramas. A qualidade da raquete de ténis e principalmente a tensão das cordoalhas podem ser um fator predisponente de lesões.  As lesões estão relacionadas a vibração principalmente nos atletas sem um condicionamento muscular adequado.

Como escolher a empunhadura correta?
A empunhadura correta é muito importante quando se pensa na prevenção de lesões do membro superior. principalmente do cotovelo e punho. Apesar de existirem algumas regras para a medida do tamanho ideal da empunhadura, sugiro que o melhor grip é aquele que corresponde ao mais confortável para o atleta quando

este desenvolve os golpes do tênis. Outros dados importantes são o comprimento total da raquete e o tamanho da cabeça. Estes fatores são importantes, pois o centro de vibração mínima da raquete (chamado de sweet spot) é o local onde se deve sempre ter o contato da bola na hora do impacto da rebatida, pois isso transmitirá menos vibração à raquete e ao membro superior. Recomenda-se sempre que possível raquetes com perfil largo para o amador.
As cordas representam outro importante componente da raquete. Elas podem ser feitas de material orgânico ou sintético. As cordas sintéticas são mais duráveis, porém transmitem maior vibração à raquete e ao membro superior, o que pode ser predisponente de lesões. A escolha do tipo de corda que melhor se
adapta ao jogo de cada atleta geralmente é difícil e requer tempo e prática. Mais importante que o material da corda, na gênese das lesões – principalmente do membro superior, e mais especificamente do cotovelo -,
é a tensão do encordoamento. Cada raquete apresenta uma recomendação do fabricante quanto ao valor da tensão que normalmente se pode utilizar.Geralmente a tensão recomendada varia de 52 a 65 libras, e hoje se sabe que tensões elevadas podem ser fatores importantes que aumentam a transmissão da vibração da raquete, principalmente para o cotovelo. Mesmo com esta grande variação na tensão recomendada, observa-se que a grande maioria dos tenistas amadores utiliza tensões de 56 a 60 libras. Não recomendamos, de rotina, que se use mais de 58 libras.

As bolas usadas para a prática do tênis são feitas de borracha misturada com terra e produtos sulfurados, para deixá-las com consistência homogênea. O uso correto das bolas é importante, pois se sabe que, quando velhas, o tenista tem que gerar uma maior força para desempenhar o mesmo tipo de jogo, predispondo a lesões dos membros superiores. 

Os calçados são outro fator muito importante com o qual o tenista deve se preocupar. Ele deve ter um reforço lateral bem elaborado, pois, durante uma partida, ocorrem muitos movimentos de parada brusca, principalmente nos deslocamentos laterais de fundo de quadra. O equilíbrio é valioso para gerar força na rebatida da bola e isso só é conseguido com uma parada brusca após um movimento de arranque. Os calçados devem ter uma câmara de absorção de impacto bem desenhada, a fim de que o choque com o solo seja minimizado. A região posterior do calçado não deve ser alta, pois pode prejudicar o tendão do calcâneo e provocar tendinites crônicas. A câmara anterior deve ser ampla,e a língua do tênis não precisa ser grande, mas confortável.


Tipos de quadrade Tenis

O tênis pode ser jogado em vários tipos de quadra, que geralmente são classificadas como rápidas ou lentas. As quadras lentas mais encontradas em nosso país e no mundo são as de saibro. As quadras rápidas geralmente são de material sintético ou cimento. Outras que são classificadas como rápidas são as de grama, tradicionais no famoso torneio de Wimbledon, na Inglaterra. Os diferentes tipos de quadra onde o esporte é praticado determinam lesões de diferentes comportamentos. Para aqueles que jogam regularmente em quadras rápidas, as lesões de membro inferior são freqüentes, pois o piso é duro, e a força de reação do solo é muito maior. Já para aqueles que jogam geralmente em quadras lentas, como as de saibro, as lesões mais freqüentes são as que ocorrem no membro superior, principalmente no ombro e cotovelo, e no tronco (principalmente coluna lombar). Isso porque o jogo se torna um pouco mais lento, e a força do membro superior deve ser maior para gerar velocidade e potência nos golpes. Não se pode considerar isso uma regra, mas é um dado relevante na prevenção e tratamento de lesões.

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.