Impacto Subacromial e Escápula Alada


Vídeo mostrando um caso de Escapula Alada a direita (paralisia do nervo torácico longo)

A síndrome de impacto é uma das principais causas de dor no ombro. A síndrome de impacto do ombro é uma patologia multi fatorial, em geral esta relacionada ao imbalanço muscular entre o deltoide e os músculos do manguito rotador, porém existem outras causas.
Acima mostramos um vídeo de um paciente com paresia do nervo torácico longo levando a um movimento assíncrono entre a escapula e o úmero.
Esse movimento assincromo causado pelo neuropraxia nervosa provoca uma perda da ritmo escápulo torácico típico de 2:1 (escapulo torácico e gleno umeral normal).  O acrômio demora para mudar de posíção provocando um impacto dinâmico subacromial. O tratamento depende da recuperação nervosa e fisioterapia para recuperar a função muscular.


Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 22/11/2013

Comentários

  1. Fiz a cirugia de stc, estou muito satisceita com o resultado.hoje fazem 30 dias. Dia 10 volto para nova avaliação espero ser liberada para maiores atividades uma vez que cumprir rigorosamente as orientações medica o que acho muito importante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),