Dormir na Posição de Conchinha

Dormir em posição de conchinha pode causar algum problema?
Sim , Apesar de ser muito romântica a posição de conchinha pode provocar dores nos membros superiores e na coluna.

Porque a posição da conchinha pode provocar dor?
Porque pode colocar o membro superior em posição ruim. Essas dores são frequentes no ombro e na coluna cervical, porém, também pode surgir dormência na mão (lesão conhecida como braço do namorado) Em algumas situações a compressão do nervo pode ser intensa e o namorado perde a capacidade de elevar o punho por uma compressão temporária do nervo radial.

Porque a mão pode cair na Síndrome do Braço do namorado?
Devido a uma compressão do nervo radial que tem um trajeto muito próximo e ao redor do úmero. Ao apoiar a cabeça da namorada durante várias horas sobre o braço, o nervo radial pode parar de funcionar. Em alguns casos provoca somente dormência, porém quando a pressão sobre o nervo permanece por várias horas o nervo parar de funcionar completamente.. Essa lesão em geral e reversível e os movimentos da mão retornam em 2 semanas.

Quem tem mais dor na posição da conchinha: o homem ou a mulher?
As dores em geral são mais frequentes no homem. Em geral o Homem fica atrás da parceira e a parceira apóia a cabeça no braço do namorado.

Existem outras posições ruins?
Sim, nem sempre o braço do namorado fica apoiando a cabeça da namorada, o homem também pode colocar o braço para cima ou para trás, nessas situações em geral o ombro fica numa posição desconfortável e podem surgir dores do ombro e no pescoço. Alias outra região que doí freqüentemente na posição de conchinha e a coluna cervical. Nessa posição muitas vezes a coluna cervical permanece durante horas numa posição forçada e a torcicolo também e frequente.

Então é proibido dormir na posição de conchinha?
Não, porém devemos ter muito cuidado. não devemos dormir nessa posição caso tenhamos ingerido bebidas alcoólicas ou medicamentos indutores do sono, pois o desconforto que pode surgir na madrugada e é um aviso de que a posição está desconfortável pode ser mascarado por essas substâncias e surgirem problemas mais sérios quando você acordar.

Existe algum colchão que permite que os casais durmam em posição de conchinha?
Sim, o Colchão se chama Love Mattress. Ele é feito com várias tiras de espuma e permite a abertura entre elas ou seja o braço fica entre as tiras e não sofre compressão pela cabeça e nem pelo tronco do parceiro. esse colchão foi desenvolvido por Mehdi Mojtabvi.






Qual a posição correta para dormir na posição de conchinha?
Essa é a posição correta para dormir na posição de conchinha. o tórax deve ficar discretamente afastado e permitir que o casal durma confortavelmente porém uma boa idéia é usar um colchão como o sugerido acima.








Quais as posições ruins para dormir de conchinha e que podem provocam dor?
Vou tentar exemplificar com imagens.

nessa posição a moça pode ficar com dor no punho D
devido a hiperflexão

Nessa posição o nervo radial parece entar protegido pelo travesseiro porém essa posição em geral provoca dor no ombro esquerdo do rapaz. A hiperflexão do cotovelo da moça pode levar a dores no cotovelo.
Essa posição pode provocar dormência na Mão









As fotos publicadas nesse artigo foram copiadas da internet.
Esse artigo foi a base da report'agem apresentada no Programa da Ana Maria Braga da Rede Globo

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 06/07/2013

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.