Dormir na Posição de Conchinha

Dormir em posição de conchinha pode causar algum problema?
Sim , Apesar de ser muito romântica a posição de conchinha pode provocar dores nos membros superiores e na coluna.

Porque a posição da conchinha pode provocar dor?
Porque pode colocar o membro superior em posição ruim. Essas dores são frequentes no ombro e na coluna cervical, porém, também pode surgir dormência na mão (lesão conhecida como braço do namorado) Em algumas situações a compressão do nervo pode ser intensa e o namorado perde a capacidade de elevar o punho por uma compressão temporária do nervo radial.

Porque a mão pode cair na Síndrome do Braço do namorado?
Devido a uma compressão do nervo radial que tem um trajeto muito próximo e ao redor do úmero. Ao apoiar a cabeça da namorada durante várias horas sobre o braço, o nervo radial pode parar de funcionar. Em alguns casos provoca somente dormência, porém quando a pressão sobre o nervo permanece por várias horas o nervo parar de funcionar completamente.. Essa lesão em geral e reversível e os movimentos da mão retornam em 2 semanas.

Quem tem mais dor na posição da conchinha: o homem ou a mulher?
As dores em geral são mais frequentes no homem. Em geral o Homem fica atrás da parceira e a parceira apóia a cabeça no braço do namorado.

Existem outras posições ruins?
Sim, nem sempre o braço do namorado fica apoiando a cabeça da namorada, o homem também pode colocar o braço para cima ou para trás, nessas situações em geral o ombro fica numa posição desconfortável e podem surgir dores do ombro e no pescoço. Alias outra região que doí freqüentemente na posição de conchinha e a coluna cervical. Nessa posição muitas vezes a coluna cervical permanece durante horas numa posição forçada e a torcicolo também e frequente.

Então é proibido dormir na posição de conchinha?
Não, porém devemos ter muito cuidado. não devemos dormir nessa posição caso tenhamos ingerido bebidas alcoólicas ou medicamentos indutores do sono, pois o desconforto que pode surgir na madrugada e é um aviso de que a posição está desconfortável pode ser mascarado por essas substâncias e surgirem problemas mais sérios quando você acordar.

Existe algum colchão que permite que os casais durmam em posição de conchinha?
Sim, o Colchão se chama Love Mattress. Ele é feito com várias tiras de espuma e permite a abertura entre elas ou seja o braço fica entre as tiras e não sofre compressão pela cabeça e nem pelo tronco do parceiro. esse colchão foi desenvolvido por Mehdi Mojtabvi.






Qual a posição correta para dormir na posição de conchinha?
Essa é a posição correta para dormir na posição de conchinha. o tórax deve ficar discretamente afastado e permitir que o casal durma confortavelmente porém uma boa idéia é usar um colchão como o sugerido acima.








Quais as posições ruins para dormir de conchinha e que podem provocam dor?
Vou tentar exemplificar com imagens.

nessa posição a moça pode ficar com dor no punho D
devido a hiperflexão

Nessa posição o nervo radial parece entar protegido pelo travesseiro porém essa posição em geral provoca dor no ombro esquerdo do rapaz. A hiperflexão do cotovelo da moça pode levar a dores no cotovelo.
Essa posição pode provocar dormência na Mão









As fotos publicadas nesse artigo foram copiadas da internet.
Esse artigo foi a base da report'agem apresentada no Programa da Ana Maria Braga da Rede Globo

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 06/07/2013

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),