Sindrome Ciclops após reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior

A Perda da extensão do joelho após a reconstrução do ligamento cruzado anterior pode ocorrer devido a formação de um nódulo fibroso localizado na região ântero-lateral do túnel tibial, denominada Síndrome Cyclops. Este nódulo ocorre geralmente no pós-operatório imediato, porém existem relatos de formação tardia. A formação do Nódulo resulta na diminuição da extensão do joelho, com preenchimento da fossa intercondilar. 

A diminuição do arco de movimento do joelho é uma das complicações mais freqüentes e difíceis após a reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) e pode levar o paciente a um maior desconforto do que a própria instabilidade pré-operatória si. 
.
A sindrome de Cyclops pode surgir após reconstrução do LCA ou após a ruptura do LCA sem tratamento cirúrgico.

Quais os sintomas?
Os sintomas da síndrome cyclops geralmente começam no período pós-operatório e pode incluir perda de extensão do joelho, um sonoro click perto da extensão completa, crepitações dolorosas, travamento, rigidez ou frouxidão residual. 

Qual a importância da recuperação da extensão do joelho pós reconstrução do LCA.

Os estudos mostraram que os pacientes que não recuperam a extensão completa após a reconstrução do LCA sentem mais dor na região anterior do joelho. 

Quais as possíveis causas para perda da extensão após reconstrução do LCA?
Problemas na articulação patelo-femoral ou um enfraquecimento do músculo quadríceps. Outras possibilidades: posicionamento não ideal do enxerto, artrofibrose, não aderência as recomendações médicas, fisioterapia insuficiente, síndrome da contratura infra-patelar (IPCS) e finalmente a síndrome de cyclops devem ser consideradas como diagnósticos diferenciais . 


Tratamento.
A Excisão artroscópica da cicatriz geralmente é bem sucedida para aliviar os sintomas dos pacientes e é recomendado se um programa de reabilitação agressivo com ênfase em recuperar extensão total do joelho falhar.

A preservação de uma gama completa de movimento após a reconstrução do LCA é crucial para recuperar uma função normal do joelho e para assegurar um elevado nível de satisfação do paciente. 

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista, Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Atualizado em 10/11/2013

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),