Deformidade em Pescoço de Ciste nos dedos

O que é a deformidade em pescoço de cisne?
A deformidade em pescoço de cisne dos dedos das mãos é basicamente o resultado da hiperextensão da articulação interfalângica proximal ( a articulação do dedo próxima da mão) e da flexão, com incapacidade de extensão, da interfalângica distal  (ultima articulação do dedo) na foto o dedo anular e o Mindinho

Qual a causa da deformidade?
Do ponto de vista anatômico, a deformidade é devida ao desvio dorsal dos tendões extensores laterais na articulação proximal, causado por uma lesão ou simplesmente o afrouxamento das estruturas que seguram a articulação no lugar, principalmente dos ligamentos retinaculares transverso e oblíquo. A deformidade pode também ser devida à lesão do tendão extensor terminal iso faz com que toda força dos tendões laterais seja transferida para a articulação inter falangiana proximal ou por lesão do flexor superficial permitindo a hiperextensão da articulação interfalangiana.

Existem outras causas?
Sim, outra causa da deformidade em pescoço de cisne é a perda do equilíbrio entre os músculos intrínsecos e extrínsecos, como na paralisia cerebral e também na seqüela de lesões no sistema nervoso central.  

Qual a consequência da deformidade?
Mesmo com articulações normais, não degeneradas, pode haver um distúrbio dos movimentos, principalmente nos mais delicados.

Quais patologias evoluem com essa deformidade?
A instalação da deformidade típica é encontrada nas mãos reumatóides, ocasionalmente na síndrome de Volkmann, na paralisia cerebral e em outras causas de disfunção da flexoextensão dos dedos.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 14/04/2013

Comentários

  1. Fala Dr Marcos! Rolamento post didático sobre pubalgia ?

    Abs
    Gilberto

    Ps: parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. meus dedos são iguaizinhos aos da foto, mas nunca lesionei ou algo parecido, ainda não achei explicação kkk Mas muito obrigada, gostei bastante do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os meus dedos sao igual os da foto eu tambem nunca tive lesoes eu nasci assim minha mae fala que quando eu era pequena meus dedos eram normais mais ficaram assim com o tempo

      Excluir
  3. Os meus também, eles funcionam normal, só é ruim a estética, ainda mais pra nós mulheres

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais