Ondas de Choque não funcionam para Manguito Rotador

Qual o efeito que a terapia de ondas de choque extracorpóreas tem em pacientes com tendinite crônica do manguito rotador, 6 meses após o tratamento?

Para responder a essa pergunta foram criados 2 grupos de pesquisa:
População de 82 pacientes, entre 18 e 67 anos de idade, com sinais clínicos de tendinite crônica por pelo menos 6 meses (avaliada através do arco doloroso e teste positivo "lata vazia"  Jobe com rotação interna ( em oposição a rotação externa quando o teste seria com " lata cheia"  ) .
Intervenção: Grupo de Tratamento : Os pacientes foram colocados em decúbito dorsal e recebeu 2000 pulsos de 0,11mJ / mm ^ 2 ( freqüência de 8 Hz) usando o dispositivo de ondas de choque  Suíço DolorClast ( EMS Electro Medical Systems) . 
Método: A pressão aplicada foi ajustada para 2,5 bar , e o tratamento foi aplicado ao lado anterolateral da acromio seguido pela aplicação de gelo durante 10 minutos . Os pacientes foram tratados desta forma por 3 sessões com um intervalo de dez a 14 dias ( média de idade : 48, n = 44 , 35 completaram o acompanhamento , M = 12).
Comparação: Grupo controle: Os pacientes foram tratados com um dispositivo que parecia idêntico ao que no tratamento grupo e que emitia o mesmo som que a sonda Radial ESWT ( média de idade  46, n = 38 , 34 paciente concluiram oacompanhamento , M = 13).
Resultados: O desfecho primário avaliado foi: dor VAS ( escala visual analógica de Dor ) em comparação entre os dois grupos após 6 meses de tratamento.
Não houve diferença da intensidade da dor e sinais clínicos entre os dois grupos após 3 e 6 meses de tratamento.
Conclusão: a Terapia ´por ondas de choque não reduz a dor e não melhora a função dos pacientes com tendinopatia crônica do manguito rotador.

Texto para consulta: Radial extracorporeal shock-wave therapy: no effect on chronic rotator cuff tendinitis. OrthoEvidence Advanced Clinical Evidence Report. In: Ortho Evidence. Created Dec 02, 2013. Last modified Feb 10, 2014. 

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 19/02/2014

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),