14 dicas pra evitar lesões nos esportes

O verão está chegando e todos querem entram em forma: dietas e exercícios ficam em alta nessa época do ano.

Quais os Riscos de praticar exercícios sem um treino adequado?
Praticar esportes intensamente sem um treinamento adequado é um risco, Tanto do ponto de vista cardiovascular como ortopédico.

Quais os principais riscos de praticar exercício intenso esporadicamente ?
Praticar esportes nos finais de semana tem várias motivações, uma delas é emagrecer. Se estamos acima do peso naturalmente sobrecarregamos as articulações, ossos, tendões e ligamentos dos membros inferiores. Ao realizarmos uma grande quantidade de atividades físicas num pequeno intervalo de tempo corremos um risco maior de lesões. Podem surgir lesões musculares e até mesmo fraturas de estresse.

Existem outros riscos?
Sim, alguns estudos mostram uma maior incidência de lesões e acidentes em atletas de final de semana comparados com atletas que realizam atividade ao longo da semana. Uma das explicações é em relação ao treinamento e condicionamento. Atletas de final de semana tem menor condicionamento e menor treino do gesto esportivo, o que provoca maior incidência de lesões por esforço repetitivo.

Fazer algum esporte é melhor que não fazer nenhum?
Se não temos tempo durante a semana para fazer esporte, devemos começar devagar nos finais de semana. pequenas mudanças de hábito ajudam no condicionamento. Exemplo subir um ou dois lances de escada todos os dias. Descer do ônibus um ponto antes de chegar em casa . Tentar ira ao trabalho alguns dias  da semana de bicicleta quando for possível.  Atendi um paciente que mora em Niterói e vem para o Rio de Janeiro pedalando ( atravessa a Baia da Guanabara com a bicicleta dentro da barca ) Pedala alguns Km em Niterói e outros no Aterro do flamengo até chegar ao trabalho botafogo todos os dias.

Condicionamento e lesões.
Crianças e atletas jovens sofrem uma maior incidência de lesões e acidentes porém essas lesões tendem a ser menos grandes. As lesões em atletas mais velhos são menos frequentes porém em geral tendem a ser mais graves, principalmente em esportes com velocidade como bicicleta e esqui.

Dicas para evitas lesões Esportivas
  • Antes de iniciar os treinos nos finais de semana faça uma Avaliação Cardiológica
  • Nos paciente com Sobrepeso ou angulação das pernas ou pés é fundamental uma avaliação ortopédica.
  • Não realize atividade durante várias horas.
  • Lembre-se de tomar bastante água
  • Realize um pequeno aquecimento e alongue
  • Tente andar um pouco mais durante a semana
  • Suba um ou dois lances de escada todos os dias
  • Evite pegar taxi para pequenas distâncias.
  • Use um Halteres e caneleira de 1 Kg para exercitar os braços e pernas todos os dias.
  • Evite dormir de barriga para baixo
  • Alongue a região lombar e a região posterior das coxas antes de dormir e ao acordar.
  • Se vai viajar e pretende andar vários Km todos os dias faça pelo menos 3 meses de treinamento com caminhadas na sua cidade.
  • Lembre-se que para ter ossos fortes precisamos de cálcio e vitamina D: Sol e leite todos os dias!
  • Cuidado com exercícios14 dicas  nos dias muito quentes.
Guerreiros de Final de Semana
A expressão vem do Inglês: “weekend warrior” alguém que gosta de esporte ou atividades físicas, porém, com base na vida, no trabalho e nas demandas da família, tem um tempo limitado para participar, treinar ou praticar atividades esportivas durante a semana, realizando atividades físicas intensamente somente nos finais de semana.

Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil 
atualizado em 17/02/2018

Comentários

  1. Ola dr marcos sou Lucas eduardo.
    Sofri um grave acidente e moto em moto esportiva. Sou de Brasília, bon fraturei o ÚMERO DIREITO JUNTAMENTE COM CARPO E META CARPO DA MAO DIREITA E PUNHO ESQUERDO. TIVE O NERVO RADIAL LESIONADO. PELO FATO DO UMERO TER QUEBRADO. ESTOU MUITO PREOCUPADO COM A RECUPERAÇÃO. ESTOU COM 4 PINOS EM CADA MAO . E COLOQUEI A PLACA O UMERO. FISIOTERAPIA IRA RESOLVER A QUESTAO DO NERVO E DOS MOVIMENTOS??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fratura pode cortar todo o nervo, nesses casos não há recuperação dos movimentos, felizmente numa grande quantidade de casos a lesão é parcial e a fisioterapia permite a recuperação dos movimentos.

      Excluir
  2. Ola doutor
    Tenho 17 anos e a muitos Anos jogo basquete em alto nível chegando a treinar 5-6 dias por semana. No começo desse último semestre de 2016 meu rendimento começou a cair devido a uma dor intensa na canela esquerda. Após meses jogando e treinando com essa dor fui ao médico e tudo indica que seja uma fratura por estresse. Há um calombo na região e gostaria de saber quanto tempo normalmente demora para eu poder voltar às quadras e o que o sr recomenda fazer para evitar futuros problemas nessa região da perna e se possivel comentar algumas dicas para acelerar a minha recuperação.
    Obrigado
    Gustavo Cantagallo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso irá depender de diagnóstico final e caso se confirme a Fratura de estresse do grau de lesão do osso. Importante te tarde determinar o que causou a lesão para que os erros de treinamento ou de alimentação sejam corrigidos.

      Excluir
  3. Oi doutor quebrei o tornozelo aí o médico mandou colocar o gesso fiquei um mês e eu tirei tem algum problema

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.