Osteomalácia e Osteoporose

O que é a Osteomalácia?A Osteomalácia é a deficiência de mineralização óssea causada pela carência de vitamina D. A carência de vitamina D provoca uma deficiência na mineralização da matriz osteóide do osso cortical e também do osso trabecular com acúmulo do tecido osteóide pouco mineralizado. O osso fica mole e mais frágil. Portanto a osteomalácia é uma deficiência de mineralização do osso.

1) O que é osteoporose ?

R. A Osteoporose é a perda da massa óssea ( perda do cálcio pelo osso) , porém além da perda do cálcio pelo osso também sobre uma transformação estrutural. Essas alterações deixam o osso mais fraco. Esse osso frágil pode sofrer fraturas com pequenos traumas ou até mesmo fraturas espontâneas. As paredes do osso ficam mais finas e a distância entre as trabéculas ósseas aumenta, pense num queijo Minas que se transforma num queijo Suíço. 

Qual a diferença entre a osteoporose e a osteomalácia?
Na osteoporose a mineralização do osso é normal porém a estrutura do osso fica mais frágil devido a perda de cálcio, o osso fica cheio de buracos. No caso da osteomalácia há carência de Vitamina D. A ausência de vitamina D prejudica a deposição de cálcio na matriz osteoide. A matriz osteoide é a matriz óssea antes da deposição do cálcio. O osso produz a matriz porém não consegue mineraliza-la devido a carência de vitamina D o osso com pouca câlcio fica mole.
Na osteoporose o osso fica fraco devido a porosidade causado pela perda de cálcio , na osteomalácia o osso fica mole devido a mineralização deficiente.

Por que ocorre a Osteomalacia?A Osteomalacia ocorre devido a ausência de vitamina D. A principal fonte de vitamina D é a síntese na pele a partir da conversão do 7-dihidrocolesterol, sob a ação dos raios ultravioleta ( SOL ). A dieta e os suplementos alimentares têm maior participação nas pessoas que vivem em países com baixa insolação ou naqueles indivíduos que evitam a exposição ao Sol, Temos visto com frequência no consultório osteomalácia devido a satanização do Sol mesmo em Países com excelente insolação durante todo o ano como o Brasil. 

O paciente pode ter osteoporose e osteomalácia ao mesmo tempo?
Sim, se o paciente evita o consumo de alimentos ricos em cálcio, como por exemplo dietas com restrição aos alimentos lácteos e além disso tem uma preocupação exagerada com a pele e não se expõe ao sol. A presença dessas suas patologias simultaneamente está se tornando muito frequente.

A osteoporose e a osteomalácia acontecem somente em pessoas idosas?
Não, Elas também estão presente nos jovens. Existem hoje estudos que mostram a presença de osteoporose e osteomalácia em mulheres entre os 20 e 30 anos de idade!

O que devemos fazer para prevenir a Osteomalácia e a Osteoporose?
Independente da idade devemos ingerir 3 porções de alimentos lácteos ( leite, queijo , iogurte, ricota, etc ) todos os dias, pacientes com deficiência de lactase podem fazer suplementação dessa enzima ou o uso de probióticos como o Lactobacillus vivos que produzem lactase no intestino delgado e ajudam os pacientes com deficiência de lactose.
Pacientes com intolerância a lactose que repovoam o intestino com lactobacillus vivos muitas vezes passam a digerir a lactose do leite normalmente
Praticas exercícios físicos regularmente deixa os ossos fortes e previne a osteoporose, essa prática de exercícios quando realizada em locais abertos permite que a pele se exponha ao sol e previne o surgimento da osteomalácia.

leia mais sobre osteomalácia

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 22/09/2016

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),