Malhar de Máscara faz mal ?

Malhar com Máscara para se proteger da infecção pelo SarsCov2  se tornou uma realidade. 

Quais os efeitos de malhar com máscara?

A mascara diminui a entrada do vírus porém também diminui as trocas gasosas provocando uma hipóxia relativa. 

O que é Hipóxia?

 Hipóxia é a diminuição que ocorre quando a concentração de oxigenio diminui no sangue, a hipóxia ocorre quando as trocas gasosas no pulmão não ocorrem no nível adequado. Resumidamente hipóxia é a diminuição da quantidade de oxigenio para as células. Temos outras causas de hipóxia porém vamos nos concentrar na hipóxia causada pelo uso de máscara. 

Quais os efeitos para o sistema músculo esquelético quando malhamos com baixa concentração de oxigenio no músculo ?

O treinamento de força e resistência em academia com o uso de máscara produz hipóxia
normobárico, em pacientes jovens isso pode levar a adaptações fisiológicas que produzem mudanças fenotípicas é hipertrofia do músculo esquelético. O seja malhar com máscara acelera o ganho de massa muscular. Porém cuidado !

Todos podem malhar de máscara?

Não, o uso de máscara por pacientes mais idosos ou mesmo mais jovens com problemas cardíacos pode ser um risco, a diminuição da saturação de oxigenio no sangue pode predispor o surgimento de problemas ocultos e gerar conseguencias mais graves. Se você tem problemas cardíacos antes de iniciar malhação em academia com o uso de máscara é fundamentl consultar o seu cardiologista, principalmente aqueles que querem mais mais forte. 

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Fratura do Antebraço

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),