Malhar de Máscara faz mal ?

Malhar com Máscara para se proteger da infecção pelo SarsCov2  se tornou uma realidade. 

Quais os efeitos de malhar com máscara?

A mascara diminui a entrada do vírus porém também diminui as trocas gasosas provocando uma hipóxia relativa. 

O que é Hipóxia?

 Hipóxia é a diminuição que ocorre quando a concentração de oxigenio diminui no sangue, a hipóxia ocorre quando as trocas gasosas no pulmão não ocorrem no nível adequado. Resumidamente hipóxia é a diminuição da quantidade de oxigenio para as células. Temos outras causas de hipóxia porém vamos nos concentrar na hipóxia causada pelo uso de máscara. 

Quais os efeitos para o sistema músculo esquelético quando malhamos com baixa concentração de oxigenio no músculo ?

O treinamento de força e resistência em academia com o uso de máscara produz hipóxia
normobárico, em pacientes jovens isso pode levar a adaptações fisiológicas que produzem mudanças fenotípicas é hipertrofia do músculo esquelético. O seja malhar com máscara acelera o ganho de massa muscular. Porém cuidado !

Todos podem malhar de máscara?

Não, o uso de máscara por pacientes mais idosos ou mesmo mais jovens com problemas cardíacos pode ser um risco, a diminuição da saturação de oxigenio no sangue pode predispor o surgimento de problemas ocultos e gerar conseguencias mais graves. Se você tem problemas cardíacos antes de iniciar malhação em academia com o uso de máscara é fundamentl consultar o seu cardiologista, principalmente aqueles que querem mais mais forte. 

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),