Osteoporose nos Homens

. Homem tem osteoporose ?
. A dor lombar pode ser sinal de osteoporose?
. Quem sofre mais fraturas por osteoporose?
. Qual o tratamento para a osteoporose no homem?
. Quais as medidas preventivas para evitar a osteoporose
. A testosterona pode tratar a osteoporose?
. Quando os homens devem fazer densitometria óssea?

Homem tem osteoporose ? 

Sim, homens também tem osteoporose . A osteoporose é uma doença classicamente atribuída às mulheres na pós-menopausa. Isso ocorre pois a osteoporose é 6x mais frequente nas mulheres. 

Como identificar a osteoporose nos homens?

A Osteoporose nos homens é subestimada, subdiagnosticada e subtratada, os homens estão sofrendo cada vez mais com fraturas osteoporóticas.

           A DOR LOMBAR PODE SER SINAL DE OSTEOPOROSE ?

Sim. isso pode ocorrer. Em geral a osteoporose é uma doença silenciosa, porém quando há osteoporose pode ocorrer microfraturas, principalmente na região lombar. Em alguns casos pode ocorrer uma dor aguda devido a sobrecarga mecanica. isso pode ser diagnosticado na ressonancia que mostra edema osseo ( Modik tipo 1) ou uma hernia de Schmorl  ( nódulo de Schmorl). Além da dor lombar uma fratura com trauma mínimo, como uma queda em casa, também pode ser sinal de osteoporose.

Paciente com dor lombar, osteoporose e multiplos Nódulos de Schmorl 
Tomografia de Coluna Lombar 

Quem sofre mais fraturas por osteoporose?

Cerca de 40% das fraturas osteoporóticas ocorrem em homens, porém tem aumentado ao longo das últimas 3 décadas. Os homens estão vivendo mais tempo e com isso tem maior probabilidade de sofrer uma fratura devido ao osso estar fraco e poroso.

Quais os riscos após uma fratura osteoporótica ?

 Após uma primeira fratura, o risco de uma nova fratura é muito grande. Existe também um aumento no risco de morte e perda da independência.  Isso é ainda  mais frequente nos homens.

Tratamento para a osteoporose no homem

O tratamento para osteoporose masculina é baseado na mudança do estilo de vida, incremento da atividade física, musculação e medicações orais. Alguns pacientes necessitam de medicações injetáveis. Fraturas osteoporóticas podem necessitar tratamento cirúrgico.  

Apenas 10% dos homens com osteoporose recebem tratamento adequado. 

Quais as causas da osteoporose no homem?

Aproximadamente 50% dos casos de osteoporose masculina tem causa secundária, sendo as mais comuns o hipogonadismo ( diminuição da testosterona), o consumo excessivo de álcool ( etilismo mesmo social interfere na massa óssea), má alimentação, sedentarismo, tabagismo e o uso crônico de glicocorticoides ( corticoides em geral) 

Quais as medidas preventivas para evitar a osteoporose 

Boa alimentação, rica em cálcio e proteínas, atividade físicas regular com um pouco de musculação, evitar o consumo regular de álcool e cigarro, caminhar ao sol, evitar o uso crônico de corticoide. 

Quando os homens devem fazer densitometria óssea?

Após os 50 anos de idade ou em caso de uma fratura por trauma de baixa energia. não devemos esperar que a osteoporose se instale. procure seu ortopedista para fazer ua avaliação da sua massa óssea e inciar um programa de atividade física regular.

A testosterona pode tratar a osteoporose?

Nos homens com baixos níveis de testosterona no sangue ( hipogonadismo sintomático)  a reposição de testosterona,  indicada por médico, pode melhorar a massa óssea e prevenir a osteoporose

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 28/12/2023

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Exercícios para Ombro e Manguito Rotador

Fratura de tíbia - Diafisaria

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.