Qual o Travesseiro Ideal?

Uma das causas mais frequentes de dor no pescoço é o uso de travesseiros ruins e inadequados a coluna cervical.
Qual o melhor travesseiro? 
Na Imagem ao lado observamos que o pescoço está discretamente inclinado para baixo e não faz uma linha reta com o restante da coluna. nesse caso o travesseiro deve ser bem baixo.
O melhor travesseiro é aquele que mantém a coluna cervical alinhada com a coluna torácica quando deitamos de lado.
Qual o travesseiro Ideal?
O travesseiro muito alto levanta a cabeça e o travesseiro muito baixo aproxima a cabeça do colchão. Portanto, não existe um travesseiro ideal para todas as pessoas o travesseiro deve ser escolhido individualmente, e deve também estar adequado ao colchão. Na foto acima o ombro afundou no colchão e devemos usar um travesseiro mais baixo. Na foto abaixo o colchão é mais firme e o ombro afundou menos portanto devemos usar um travesseiro um pouco mais alto. Conclusão a escolha do travesseiro está relacionada diretamente com o biotipo da pessoa e com a densidade do colchão. 
Qual a melhor posição para dormir?
Devemos dormir de lado como mostrado na foto e usarmos um travesseiro que tenha um altura boa para manter a coluna alinhada ou seja a coluna cervical deve estar reta em relação ao resto do corpo. 

Quais as conseqüências de dormir com travesseiro inadequado e de barriga para baixo?
Dormimos aproximadamente 1/3 do dia, mantendo o pescoço em posição inadequada tanto tempo, após alguns anos, surge uma artrose no pescoço! Dormir de barriga para baixo e com travesseiro com a altura errada é muito prejudicial a coluna cervical.

Leia sobre Hernia de disco Cervical

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 15/07/2011

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Fratura de tíbia - Diafisaria

Cisto de Baker no Joelho

Entorse do Tornozelo

Bula do Addera D3

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),