INFORMAÇÕES SOBRE ALIMENTAÇÃO E ARTROSE


A osteoartrite ( ou simplesmente artrite) é uma doença degenerativa causada pelo uso e desgaste da articulação. Tal desgaste pode ser natural pelo uso, idade e sobrepeso ( ARTROSE PRIMÁRIA ) ou ainda por traumas e lesões ( ARTROSE SECUNDÁRIA ). O seu tratamento pode ser medicamentoso, cirurgico ou ainda não-medicamentoso ( fisioterapia e exercícios físicos, hidroginastica, etc).
A nutrição é uma alternativa na prevenção de inúmeras doenças crônicas, incluindo a osteoartrite. Os componentes dos alimentos podem ser úteis para alvos específicos e, se consumidos por um longo período, auxiliam o tratamento medicamentoso de inúmeras doenças crônicas.
Vale destacar que o mecanismo de destruição da cartilagem na osteoartite é multifatorial e que paralelamente alguns alimentos contêm múltiplos compostos ativos que atuam por várias vias.
Consequentemente, o cuidado com a alimentação pode ser uma opção interessante no manejo da doença ao aumentar a ingestão de certos nutrientes durante o tratamento supervisionado por um médico.

Quais nutrientes são recomentados para uma pessoa com osteoartrite ?

Ômega 3: encontrado no óleo de canola, soja e peixe fresco, o ômega-3 mostrou importante papel na diminuição da inflamação, fator constante na osteoartrite. ( O ômega-3 é transformado em um produto anti-inflamatório no organismo)

Vitamina E: a ingestão diária de vitamina E parece diminuir a dor em pacientes com osteoartite. Encontramos a vitamina E nas nozes, semente de girassol, kiwi, germe de trigo, grãos integrais, peixe, leite de cabra e vegetais verdes folhosos.

Vitamina C: a vitamina C ( ácido ascórbico) . Boas fontes de vitamina C são as frutas citricas como, laranja, limão e tangerina além da framboesa e morango
Manter uma alimentação saudável também auxilia na redução e manutenção do peso corporal, importantíssimo para a melhora da superfície articular comprometida.

Bibliografia: Ameye, LG and Chen WS. Osteoarthritis and Nutricion. Arthritis Research therapy 8 (4):127, 2006.
Esse artigo não substitui em nenhuma hipótese as informações do seu médico ortopedista.


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Rio de Janeiro, Botafogo RJ, Brasil
atualizado em 18/08/2013

Leia mais sobre artrose

Comentários

  1. Minha filha hj com 18 anos está com inflamações nas articulações ou melhor, já fez uma sinovectomia num dedo da mão esquerda e tem uma outra na mão direita e estamos investigando e se não é uma artrite psoriática pq o pai dela tem psoríase. Estou preocupada pq ela faz faculdade de jornalismo e escreve muito mesmo no computador e pesquiso p saber se teria algum complemento vitamínico em cápsula ou natural que podesse ajudar. Suas informações foram muito esclarecedoras e importante.

    ResponderExcluir
  2. A melhor vitamina é aquela que compramos na feira. A alimentação da sua filha deve ser baseada em verduras, legumes, proteinas e um pouca de carboidratos e gordura. Tente colocar 3 cores no prato, todos os dias no almoço e jantar. Procure uma nutricionista para orientá-la.

    ResponderExcluir
  3. Telma Santos, 48 anos, Salvador(BA), telmasantos62@hotmal.com

    Boa noite,
    Desejo saber quais alimentos auxiliam no alivio de dores provocadas pela artrose e bursites.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. A resposta a essa pergunta foi retirada pois o email informado esta incorreto.

    ResponderExcluir
  5. DR.MARCUS, BOM DIA.
    INICIOU-SE A 3 MESES UMA INFLAMAÇÃO NO MEU JOELHO. ESTÁ INCHADO,SINTO DORES DO JOELHO ATÉ O CALCANHAR.SOU SOCIA DE UMA PEQUENA CLINICA E LÁ FOI DITO QUE TENHO DESGASTE DE CARTILAGEM, QUE NAO TEM CURA, QUE TENHO Q CONVIVER COM ISSO. ENTAO PERGUNTO: É SERIO MESMO QUE DAQUI P FRENTE TEREI QUE SENTIR DORES ATÉ NAO PODER MAIS E DAÍ FICAR ALEIJADA? DESCULPE SER TÃO DIRETA, MAS ESTOU TOTALMENTE DESORIENTADA. NÃO ACREDITO. POR FAVOR ME DIGA ALGUMA COISA A RESPEITO, ESTOU ME DESESPERANDO..

    ResponderExcluir
  6. esqueci de mandar meu email: lais.js@hotmail.com
    grata

    ResponderExcluir
  7. Todos teremos algum desgaste da cartilagem com o passar dos anos, não fique desesperada, converse com o seu ortopedista para que ele possa orienta-la em relação ao grau de desgaste

    ResponderExcluir
  8. controle de osteossíntese por fraturas comprometendo a tíbia e a fíbula distais.
    importante redução do espaço tíbio-talar, com osteófitos anteriores.
    aumento do volume das partes moles ao redor do tornozelo.(isso é o que diz no meu raio x)
    diz o medico que é artrose pos traumatica, pq quebrei e operei meu tornozelo e tenho 20 anos..mas perdi completamente os movimentos do tornozelo, ou melhor nunca tive.. mas sempre consegui andar, so que agora sinto muita dor e tem dia que meu pé fica torto , em uma posição impossivel de andar... ai é so dormir e o pé acorda bom de novo e posso caminhar.. seria artrodese a melhor solução?

    ResponderExcluir
  9. aaah outra coisa que quero acrescentar doutor marcos, eu perdi completamente a cartilagem do meu tornozelo no dia que quebrei, foi uma luxação.. e demoraram pra me operar mais de 20 dias ...

    ResponderExcluir
  10. Sr. Day para dar uma opinião no seu caso precisaria examina-lo. Alguns casos de artrose pós traumática se beneficiam de Artrodese articular

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,

    Meu nome é Vinicius Marques e tenho 27 anos, sou da cidade de João Monelvade interior de Minas Gerais. A aproximadamente 1 ano e 3 meses sofri uma lesão no tornozelo do pé direito, sendo constatado uma luxaçao (entorce), meu pé saiu totalmente fora do lugar quase causando uma fratura exposta. Fiz uma cirurgia no mesmo dia colocando fios no local para colagem do osso. Esses fios foram retirados com 20 dias em funçao de uma infecçao que tive no local da lesão. Portanto me recuperei bem atraves da medicaçao e seções fisioterapicas que me submeti. Só que, dependendo dos meus movimentos ou posiçoes que fico com o pé, sinto incomodos (dor) porém fiz uma ressonância magnética e raio X digital que constataram somente um Edema Ósseo. Então fui informado pelo meu médico que esse Edema Ósseo só acaba mediante repouso e tempo, e não a nada a ser feito tipo uso mediações e seções de fisioterapia para melhorar. Gostaria de saber se isso realmente é fato ou se há alguma sugestão para que eu possa ta fazendo para minha melhoria?

    Desde já agradeço pela atenção

    Cordialmente,

    Vinicius Marques
    e-mail: viniciusgrilomo@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. olá Dr. meu nome é Elaine, eu sofri um acidente de moto a 2 anos e pouco o meu medico me disse que eu tive avulsão de menisco tive que esperar quase 2 anos pra fazer a cirurgia porque foi feita pelo sus. Depois que eu fiz, o medico me disse que meu caso estava pior do que ele imaginava que eu estou com artrose no joelho. Porque eu demorei muito pra fazer a cirurgia, eu manco de mais e por esse motivo tambem me deu desgaste na coluna e por ter parado com todas as minhas atividades regulares de uma vez só acabei engordando d+...O meu médico me disse que n tem cura me deu um rem pra dor, mais eu sinto que a cada dia piora mais a minha situação doutor eu n consigo mais me abaixar pra limpar em baixo das coisas e quando eu me abaixo as vezes prec de ajuda pra levantar, tambem sinto que quando fico muito tempo sentada tenho que levantar bem devagar ou n consigo e sinto que meus dedos das mãos amanhecem bem inchados e só com o passar das horas consigo mexer normalmente eles... O que pode estar acontecendo comigo doutor eu tenho só 27 anos mais me sinto como uma velha...as vezes me da tanta raiva de n conseguir fazer minhas coisas que eu começo a chorar, o que eu faço n sei mais,eu disse pro meu ortopedista que eu tava sentindo mais dor agora do que antes da cirurgia e ele quis ser grosso comigo e até meio estupido... mais deixa pra lá o meu maior medo é de estar entrando em depressão por esse motivo e eu n quero... por favor me de uma luz doutor eu n sei mais o que fazer????????
    meu e-mail é Elaine.siena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. A depressão piora muito as dores, um acidente marca uma pessoa também do ponto de vista emocional, o sobrepeso também ajuda a doer. Leia um pouco nesse blog sobre dores crônicas, se você esta se sentindo deprimida talvez uma ajuda especializada lhe ajude.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Dr.Marcos,

    em meu caso,trata-se de uma artrose femural,que se manifestou há 7 anos pela primeira vez,e foi se agravando com o passar dos anos.Trabalho como gui de turismo,oquê me exige longas caminhadas.Já marquei por algumas vezes uma cirurgia,mas minha situação atual em termos de saúde geral me impede. Sou portador de Hepatite C e nos ultimos dois anos se manifestou um diabete (controlável).Meu médico,deixou bem claro que em meu caso a cirurgia seria de alto risco,em função de hemorragia,e infecção hospitalar.Venho tentando todos os meios medicamentosos,que não agravem meu quadro clínico geral, e tenho sentido menos dores em alguns casos.Encontrei um senhor do interior de São Paulo,que é fazendeiro,e que diz ter curado a artrose femural dupla de sua mãe só à base de leite de cabra.Na região que vivo,há muitas cabras,mas só dois produtores de leite,e um deles fez com que eu não recebesse o produto por várias vezes,interrompendo o tratamento,fazendo com que eu desistisse do fornecimento.O outro,está há grande distancia,dificultando muito uma compra.Minha dieta,principalmente no verão,é de muitas frutas e faço iogurte natural em casa,muitos cítricos,mas não sinto qualquer alívio ou melhora,não creio que se trate de falta de cálcio.
    Gostaria de saber do senhor,se há frutas as quais não são recomendadas, e qual seria uma dieta ideal?

    Ulrich Füllgraf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segredo de uma vida saudável é uma alimentação balanceada e variada, quando maior a diversidade e qualidade dos produtos usados maior a chance de ingerirmos todos os nutrientes para uma vida longa e saudável

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.