Artropatia do Manguito Rotador

O que é a artropatia do manguito rotador?
A artropatia do manguito é uma degeneração articular que ocorre como sequela final em alguns casos de rupturas crônicas do manguito rotador.
Quais os sintomas da artropatia do manguito?
Os casos mais graves estão associados a perda completa de função no ombro, quadros menos graves cursam com dor e incapacidade funcional em graus variáveis.
Qual a origem da artropatia do manguito rotador?
Patogénese = Teoria  Intrínseca  X  Teoria  extrínseca e Teoria  mista que abrange as duas anteriores
Fatores  extrínsecos
  • Anatomia do arco coraco acromial
  • Tensão excessiva nos tendões
  • Uso repetitivo
Fatores  intrínsecas 
  • Degeneração relacionada a idade
  • Alteração do Suprimento vascular
  • Propriedades variáveis dos tendões
  • Alterações estruturais na orientação das fibras colágenas
O que é o ombro de Milwawkee?
O Milwawkee Shoulder é um quadro de artropatia do manguito rotador descrito pelos reumatologistas que se caracteriza por: Ruptura maciça do manguito, Artrite degenerativa glenoumeral, Sinal de Geiser (efusão recorrente) e  acúmulo de cristais  de  fosfato  de  octacálcio ou carbonato-substituto (hidroxiapatita) na articulação.

Qual a clínica da artropatia do manguito rotador?
Mais comum em Mulheres e do Lado Dominante, História de dor crônica no ombro, piora da dor à noite e aos movimentos, Impotência funcional para elevar o braço, efusão recorrente do ombro ( edema localizado antero superior ao ombro)

Quais os sinais  radiológicos da artropatia do manguito rotador?

Migração Superior da Cabeça umeral, Osteófitos, Estreitamento do  espaço articular, Arredondamento da  grande tuberosidade, Acetabulização da superfície inferior do acrômio, Desgaste na  parte superior da glenóide, Osteopenia do  acrômio e 1/3 proximal do úmero, Subluxação gleno  umeral superior

Qual a classificação usada para a tendinopatia do manguito?
Classificação de Hamada

Grau I   = Intervalo A-U >;; 6 mm, 
Grau 2 =  Intervalo A-U = 5 mm ou menor
Grau 3 =  Grau 2 + acetabulização
Grau 4 =  Grau 3 + estreitamento gleno umeral
Grau 5 =  artropatia do manguito

Como é feito o Tratamento da artropatia do manguito?

Inicialmente não operatório
Aine oral, fisioterapia, Infiltração com corticóide
Casos mais graves tratamento cirúrgico
Desbridamento artroscópico, Artrodese, Artroplastia Reversa ( protese reversa de Ombro)


Link: Médico Ortopedista Especialista em Ombro



Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
atualizado em 07/08/2010

Comentários

  1. Olá Dr. Marcos!
    Meu nome é Jefferson, tenho 40 anos e moro em Catanduva-SP. Não sou atleta, apenas jogo um futebol nos finais de semana.
    Preciso fazer uma cirurgia para a reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA) do meu joelho esquerdo. A minha dúvida é com relação aos dois parafusos que serão colocados nesta cirurgia. O meu plano de saúde NÃO autorizou a inclusão de parafuso bioabsorvível e sim o metálico (titânio). Se eu optar pelo bioabsorvível terei que pagar uma diferença de mais de R$ 5.500,00. Gostaria de saber a sua opinião sobre até que ponto é vantajoso colocar o parafuso bioabsorvível? Qual a diferença entre os dois?

    ResponderExcluir
  2. A escolha do material é de autonomia do médico cirurgião, caso ocorra discordância entre o seu medico e a aperadora de saúde o paciente tem direito há uma terceira opinião.
    Você deverá ser atendido por um médico da operadora de saúde que poderá concordar ou discordar do seu médico. Caso esse médico da operadora discorde do seu médico você tem direito a uma terceira opinião, de um profissional escolhido de comum acordo entre você e a operadora e pago pela operadora.
    Abaixo resolução do Consu que dá base legal a esse posicionamento.

    Resolução CONSU n.° 08
    (publicada no DO nº 211 - quarta feira - 04.11.98)
    Art.4° As operadoras de planos ou seguros privados de assistência à saúde, quando da utilização de mecanismos de regulação, deverão atender às seguintes exigências:

    V - garantir, no caso de situações de divergências médica ou odontológica a respeito de autorização prévia, a definição do impasse através de junta constituída pelo profissional solicitante ou nomeado pelo usuário, por médico da operadora e por um terceiro, escolhido de comum acordo pelos dois profissionais acima nomeados, cuja remuneração ficará a cargo da operadora;

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Meu nome é Maria Cristina tenho 43 anos fiz uma cirurgia no ombro esquerdo manguito rotator porem continuo com muita dor agora fui identificada como tendo epicondilite,, quais os tratamentos para esta doença

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais