Pubalgia

A Dor na virilha nos atletas pode ser um problema desafiador para o ortopedista que pratica medicina esportiva, bem como uma lesão frustrante para o atleta.

O que é a Pubalgia?

A Pubalgia quer dizer dor na Pubis. A Pubis é a região imediatamente abaixo do Abdomem e acima dos orgãos genitais. apertando suavemente a região inferior do abdomem conseguimos palpar um osso, esse osso é a região da púbis.

Quais esportes estão relacionados com pubalgia?

Estas lesões geralmente ocorrem em esportes que envolvem acelerações rápidas e bruscas mudanças de direção. O início pode ser gradual e insidioso, ou pode ser devido a um evento específico traumático. O espectro de condições que podem causar dor na virilha incluem condições não só ortopédicos, mas podem incluem cirurgia urológica e hernias inguinais. Uma abordagem de equipe com muitas especialidades diferentes é geralmente a melhor abordagem para obter o atleta de volta para o seu esporte.

Quais as causas da Pubalgia?

A causa mais comum de dor na virilha é e uma inflamação nos tendões adutores da coxa. O desconforto na região é muito frequente em alguns esportes. Alguns artigos dizem que a prevalência de algum desconforto no exame físico dos adutores pode estar presente entre 10 a 25 % dos praticantes de futebol e hoquei de gelo.  Os músculos adutores podem ser testados com a  palpação e dor produzida em adução contra a resistência. A força é geralmente menor do que o lado oposto. O tendão iliopsoas e bursa também podem se tornar inflamados por lesões e / ou excesso de uso.

Exame Físico na Pubalgia

O iliopsoas é testado com resistência à flexão do quadril. O quadril também pode ser flexionado e externamente rodados, e depois estendido e internamente girado a procura de dor, desconforto e estalos.
Devido à proximidade anatômica de estruturas da região inguinal, deve ser lembrado que a dor na virilha pode ter mais do que uma etiologia.

Avaliações de ressonância magnética da dor na pubis.

A maioria destes testes não mostram uma etiologia específica para a dor no atleta. O valor destes testes é, principalmente, excluir outras condições patológicas. Em o atleta adolescente, Legg-Calve-Perthes, epifisiólise femoral, e AVN (Necrose avascular) deve ser descartada. A ressonância pode ajudar muito no diagnóstico principalmente com detalhamento das áreas de edema ósseo, isso ajuda na identificação do grupo muscular relacionado a sobrecarga mecânica e pode ajudar a guiar o tratamento.

Pubeite e Hernia Inguinal

A dor na região inguinal podem significar uma hernia inguinal e o paciente deve também procurar um cirurgião geral, o Exame físico e em alguns casos a ressonancia fazem o diagnóstico diferencial. A dor com o aumento da pressão abdominal, como por exemplo, durante a tosse falam a favor de hernia inguinal, apesar estar presente também em algumas patologias musculo tendinosas. Geralmente a hérnia inguinal é palpável.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 27/03/2019

Comentários

  1. Bom dia me desculpa lhe encomodar pois tenho um imenso problema, talvez o senhor possa me ajudar.

    a +ou- 6 meses atrás eu sofri um pequeno acidente domestico e segundo um dos médicos que fui falou que eu tive uma fratura de escafóide, "confirmada pelo TC" só que ele só atende emergência o segundo falou que ele se enganou pois não tinha fratura nenhuma, e com 45 dias ele mandou tirar o gesso, porém mes passado eu levantando do sofá forcei o punho e ele fincou muito, tentei vários médicos e ninguém sabia falar nada só que não estava quebrado, por conta própria eu tentei uma RNM. segue abaixo o resultado.

    Exame realizado utilizando seqüências ponderadas em T1, DP com supressão de tecidos gorduroso.

    Ulna distal exibindo edema epifisário, que se estende ao processo estíloide, associado á edema nos tecidos moles periosteais e ligamentares, bem como na cartilagem triangular, este ultimo podendo corresponder a edema/ lesão, não se observam alteração importante da cartilagem triangular.

    edema de permeio aos ligamentos extrinsecos dorsais do carpo, e no subcutâneo profundo da face dorsal do punho.

    desde já eu lhe agradeço pela ajuda.
    um forte abraço Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COM ESSE EXAME VOCÊ DEVE RETORNAR AO ORTOPEDISTA PARA REALIZAR O TRATAMENTO ESPECÍFICO

      Excluir
  2. Dr. Marcos Britto,

    Jogo futebol e há 3 meses estou com dores provenientes de uma pubalgia, diagnosticada através de ressonância magnética. Há 30 dias faço acupuntura, pilates, fisioterapia com ênfase em alongamentos e tento ajudar um pouco o tratamento, praticando caminhadas na piscina. A melhora foi de 1%. Aliás, não consigo mais correr, coisa que fazia mesmo com a lesão. Portanto, acho que houve até mesmo uma piora. Poderia me indicar uma clínica/profissional de fisioterapia esportiva para avaliar o meu problema e se devo fazer outro tipo de tratamento?
    Desde já agradeço e parabéns pelo seu trabalho.
    Att,

    Bruno Negri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro BRUNO ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA REALIZAR UMA AVALIAÇÃO E INDICAR O TRATAMENTO ESPECÍFICO

      Excluir
    2. Minha moto caiu com o motor em cima do meu pé ..fiquei 20 dias sem anadar com o pé todo enxado ..o pé melhorou ..mas eu não consigo correr .o meu joelho doe ..quando eu dobro a perna sinto que o fio tá curto ..e o loelho doi ..qual especialista devo procurar ?

      Excluir
  3. Doutor, após uma entorse do Tornozelo, tratei, fiz fisioterapia, estava me sentindo 100%, mas notei que surgiu um "calombo" tipo um nódulo no tornozelo, o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite,
    Ha três semanas eu estava participando de uma partida de futebol e durante uma corrida senti dor na verilha que subiu até parte da barriga, não deu para continuar a partida, horas de pois começou a inchar e doer sobre o púbis, fiz gelo e tomei anti inflamatório, com orientação medica, dois dias apos começou aparecer roxos bem forte sobre o púbis e fraco na parte interna da cocha, continuo tomando anti inflamatório, o roxo esta sumindo, a dor diminui mas continua incomodando principalmente sobre o púbis, alguma orientação, devo procurar algum especialista?
    desde já agradeço pela atenção. Parabéns pelo excelente trabalho.

    Edemilson Garcia

    ResponderExcluir
  5. Dr. Marcos, sou ciclista e ultimamente estou sentindo muitas dores na virilha. Principalmente ao pedalar nas subidas onde sinto elas ardrem e esta dor me impede de girar. Na academia, mal consigo fazer o exercício adutor por sentir grande dor. O que poderá está acontecendo e qual o especialista que na área da ortopedia q devo procurar? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Caro Dr. Marcos gostaria de marcar uma consulta, quais os dias de atendimento.
    Atende por convênio AMS da Petrobrás???
    Sinto dores na região do púbis sempre que jogo futebol, chegando a ficar travado para caminhar por mais de uma semana, só passa com ant inflamatório.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Dr. Marcos, diagnosticada com 'Alterações degenerativas incipientes na articulação da sínfise pubiana', já tem um ano, juntamente com 'bursite trocantérica',tratei da bursite, mas não estou curada ainda, sinto algumas dores na virilha, creio que pode ser de alguma das lesões certo??? A dúvida é gelo ou calor depois de tanto tempo de lesão instalada no púbis, qual melhor conduta??? Faria ultra som tambén??? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde dr. Marcos... Fui diagnosticado com puberite, tomei anti-inflamatorio e vou fazer fisioterapia ambos receitados pelo ortopedista... O mesmo me falou que possiveis causas no meu caso são futebol,pratica da corrida e ate mesmo levantamento de peso que são esportes que eu pratico. Gostaria de saber se andar de moto também pode ser uma causa já que viajo todo mês de moto um trajeto de 340 km de ida e depos de 12 dias mais 340 de volta... Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais