Neuropraxia do Nervo Radial Sindrome do Braço do Namorado

Acordar com o braço dormente é um sintoma muito frequente.
A dormência em geral dura alguns minutos ou horas e em geral não deixa sequelas.

O que provoca a parestesia ( dormência, formigamento) no Braço ?
Temos duas possibilidades, uma origem vascular outra neurológica.
Compressão vascular: Ao deitar em posição ruim as artérias que irrigam o membro superior podem ficar comprimidas e isso provoca uma sensação de formigamento, a mão fica boba e não obedece aos comandos. Ao esticar o braço o sangue volta e alguns minutos depois o formigamento desaparece e a função da mão retorna.
Compressão neurológica: o nervo mais frequentemente comprimido quando dormimos com a cabeça sobre o braço é o nervo radial, esse nervo é responsável por esticar os dedos e o punho. por exemplo para levantar o polegar e fazer o sinal de joia ( =  Curtir no FaceBook) o nervo radial deve estar funcionando. Quando a namorada dorme sobre o braço a cabeça dela pode comprimir o nervo radial contra o úmero e o nervo radial pode parar de funcionar, a isso chamados de neuropraxia do nervo radial ou braço do namorado.

Anatomia do Nervo radial
O nervo radial sai da região axilar na parte de dentro do braço e desce em direção ao cotovelo num trajeto junto ao osso do braço chamado de úmero. Ele desce por traz do úmero e na junção do terço médio com o terço distal o nervo sai da região posterior e cruza pela face lateral do úmero. Nesse ponto o nervo radial é mais propenso a compressões pelo crânio.

Quanto tempo dura uma neuropráxia do nervo radial na sindrome do braço do namorado?
Pode durar poucos minutos ou horas porém quando a cabeça fica muito tempo comprimindo o nervo a parestesia pode durar vários dias, porém em geral regride em duas semanas.

A neuropraxia do nervo radial pode durar mais tempo?
Sim, nos compressões mais sérias pode permanecer por semanas porem em geral a recuperação sempre ocorre. Em casos raros a compressão e tão séria que fica uma sequela porém isso é muito raro.

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologista e Médico do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 10/04/2016

esse post responde a pergunta abaixo:

Márcio Rocha deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho": 

Olá Dr.Marcos 

Sou Márcio,esses dias eu estava estudando numa das bibliotecas da Usp(IME)...e eu estava muito cansado entao eu dormi na mesa,em cima de meu braço direito, ele estava reto , e depois de uns 40 min eu acordei e não conseguia meche-lo,fiquei desesperado,pedi para que me levasem ao HU(hospital universitario) o medico disse que voltaria ao normal no mesmo dia,disse que me despreocupa-se ,fui para casa e no outro dia eu acordei e ainda estava do mesmo jeito, voltei no hospital e a médica disse que pelo fato de eu não conseguir fazer alguns movimentos com as maos ex:não conseguir levantar a palma da mao para cima com os dedos esticados isso voltaria ao normal em 4 meses estaria 100% mas se não melhora-se nada em 2semanas eu volta-se lá ,o que vc acha que pode ter acontecido comigo DR.pelos sintomas ditos, eu nem se quer consigo manipular um copo de agua direito, e to até sem força , isso pode ter uma solução ? 

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),