Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anatomia, Causas, Sintomas, Diagnóstico, Tratamento nas compressões nervosas do nervo ulnar no cotovelo e punho

A compressão do nervo ulnar ocorre quando o nervo ulnar é comprimido no braço. Quando isso acontecer o nervo não irá funciona normalmente

Anatomia do Nervo Ulnar

O nervo ulnar é uma dos três principais nervos do braço. Ele viaja sob a clavícula e na parte interna do braço. Ele passa por um túnel na parte interna do cotovelo (do túnel cubital) Aqui você pode sentir o nervo através da pele. 
Além do cotovelo, o nervo passa sob os músculos do lado de dentro do braço e na mão do lado da palma da mão com o dedo mindinho. Como o nervo entra na mão, ele viaja através de um outro túnel (no canal de Guyon). 

Área de sensibilidade do nervo ulnar

As funções nervosas para dar a sensação para o dedo mínimo e metade do dedo anelar, que está perto do dedo mindinho. Ele também controla a maioria dos pequenos músculos na mão que ajuda com movimentos finos, e alguns dos maiores músculos do antebraço que ajudam a fazer um aperto forte. 
O nervo ulnar corre por trás do cotovelo na parte interna do braço. O osso do braço (úmero) tem uma ranhura na parte traseira onde o nervo se encontra. Aqui, o nervo pode ser sentida como "cordão". A ulna é o osso do antebraço que faz a ponta do cotovelo quando é dobrado. 
O nervo ulnar dá a sensação para o dedo mínimo e metade do dedo anular em ambas as laterais da palma e dorso da mão. 

Causas da Compressão do Nervo Ulnar

O local mais comum onde o nervo é comprimido está por trás do cotovelo. Às vezes fica comprimido no punho, abaixo da clavícula, ou quando ele sai da medula espinhal no pescoço. O nervo mediano, que está envolvido na síndrome do túnel do carpo, dá a sensação ao polegar, dedo indicador, o dedo médio e a metade do dedo anular no lado da palma. Formigueiro nesta área raramente é um sintoma de compressão do nervo ulnar. Muitas pessoas dormem com seus braços dobrados. Dormindo com o cotovelo dobrado pode agravar os sintomas da compressão do nervo ulnar e fazer com o indivíduo acorde à noite com os dedos adormecidos. Não se sabe exatamente o que causa a compressão do nervo ulnar. Alguns fatores podem tornar mais provável que o nervo seja comprimido. Estes incluem: 
* Fraturas do cotovelo viciosamente do cotovelo ( Fratura supra-condiliana de úmero)
* Cúbito Varo
* Osteófitos no cotovelo
* Inchaço da articulação do cotovelo 
* Cistos e tumores

Um trauma direto na parte interna do cotovelo, inclinando-se sobre o cotovelo durante períodos prolongados, apoiando o cotovelo na mesa ou na janela durante várias horas ou uma atividade repetitiva que requeira um cotovelo dobrado pode irritar o nervo se ele já estiver comprimido. 
Se o nervo ulnar é comprimido no punho, a causa é mais provável que seja um quisto no canal de Guyon. 

Sintomas da compressão do nervo ulnar

A compressão do nervo ulnar pode dar sintomas de "adormecer" no dedo anelar e mindinho, especialmente quando o cotovelo está dobrado. Em alguns casos, pode ser mais difícil mover os dedos para dentro e para fora ou manipular objetos. 

Inervação do Nervo Mediano
Síndrome do túnel do carpo tem sintomas semelhantes, mas envolve um nervo diferente (nervo mediano). Síndrome do túnel do carpo normalmente causa formigamento no polegar, dedo indicador e o dedo médio (longo). 

Dormência e formigamento no dedo anelar e o dedo mínimo são sintomas comuns de compressão do nervo ulnar. Muitas vezes, esses sintomas vêm e vão. Eles acontecem com mais frequência quando o cotovelo está dobrado, como ao dirigir ou segurar o telefone. Algumas pessoas acordam durante a noite porque seus dedos estão dormentes. Enfraquecimento e dificuldade de coordenação dos dedos (como digitar ou tocar um instrumento) podem ocorrer. 
Inervação nervo Ulnar
Se o nervo é muito comprimido ou foi comprimida por um longo tempo pode ocorrer perda de massa muscular na mão. Por este motivo, é importante consultar o médico logo que algum dos sintomas são notados. 

Diagnóstico das compressões do nervo ulnar

Sempre consulte um ortopedista se notar os sintomas da compressão do nervo ulnar, que interferem nas atividades normais ou durar mais de duas semanas semanas. 
O ortopedista examinará o braço para determinar onde o nervo é comprimido. Se o nervo está irritado, batendo sobre o nervo no epicôndilo medial pode causar um choque no dedo mindinho e do dedo anular, mas isto pode acontecer quando o nervo estiver normal também. 
O ortopedista pode recomendar estudos de condução nervosa (ENM Eletro-Neuro-Miografia e PESS Potenciais Evocados Somato Sensitivos). Estes são testes especiais para determinar o quão bem o nervo esta funcionando e ajudar a localizar a área de compressão. Os nervos funcionam como fios, quando o nervo não está funcionando bem, leva mais tempo para os nervos conduzir o impulso elétrico. Durante este teste, o nervo é estimulado em um só lugar. A quantidade de tempo que leva para a resposta a ser conduzida para outro local é determinado. A área onde a condução nervosa leva muito tempo é provável que seja o lugar onde o nervo esteja comprimido. 
Às vezes, uma pequena agulha é colocado em alguns dos músculos que são controlados pelo nervo ulnar. Isto pode determinar se há qualquer evidência de perda de massa muscular. 

Tratamento d compressões do nervo ulnar

A menos que haja uma grande perda da massa muscular, tratamento não cirúrgico será provavelmente o tratamento inicial. 

Prevenção 
* Evite o uso frequente de braço com o cotovelo dobrado
* Se você usa um computador com frequência, certifique-se que a cadeira não é muito baixa. 
* Evite inclinar-se sobre o cotovelo ou colocar pressão no epicôndilo Medial
* Por exemplo, não dirija com o braço apoiado na janela aberta. 

* Mantenha o cotovelo reto à noite, quando você está dormindo. Isso pode ser feito envolvendo uma toalha em volta do cotovelo reto, usando uma almofada no cotovelo , ou usando uma cinta especial. Enrolar em uma toalha no braço pode ajudá-lo a se lembrar de não dobrar o cotovelo durante a noite. 


O tratamento não cirúrgico Se os sintomas são recentes, o ortopedista pode recomendar um medicamento anti-inflamatórios, para ajudar a reduzir o inchaço ao redor do nervo. A fisioterapia também ajuda.

Tratamento Cirúrgico Se as estratégias listadas acima, não melhorarem a condição, se o nervo está muito comprimido, ou se há perda de massa muscular, ou existe uma deformidade óssea o médico pode recomendar uma cirurgia para tirar a pressão sobre do nervo. 
Na maioria das vezes, a cirurgia é feita em torno do cotovelo, mas isso pode ser feito no punho, se esse é o local da compressão. Às vezes, o nervo é comprimido em ambos os lugares, então a cirurgia é feita tanto no cotovelo quanto no punho. 
Cirurgiões usam várias formas para aliviar a compressão do nervo em torno do cotovelo. Todos as operações envolvem fazer uma incisão ao redor ao cotovelo. 
Em uma única operação, apenas o "telhado" é retirada do túnel cubital. Isso tende a funcionar melhor quando a compressão do nervo é leve. 
Mais comumente, o nervo é movido de seu lugar atrás do cotovelo para um novo lugar na frente do cotovelo. Isto é chamado de transposição anterior do nervo ulnar. O nervo pode ser movido a ficar sob a pele e gordura, mas em cima do músculo (transposição subcutânea), dentro do músculo (transposição intermuscular) ou sob o músculo (transposição submuscular).
A cirurgia geralmente é feito em regime DayClinic com um pernoite no hospital. Dependendo do tipo de cirurgia, pode ser necessário usar uma tala por algumas semanas após a operação. A transposição submuscular geralmente requer um tempo maior (3-6 semanas) em uma tala. 
O cirurgião pode recomendar a terapia física para ajudar a recuperar a força e o movimento do braço e da mão. Os resultados da cirurgia são geralmente boas. Se o nervo estiver comprimido por muito tempo ou se há perda de massa muscular, o nervo pode não ser capaz de voltar ao normal e alguns sintomas podem permanecer mesmo após a cirurgia. Nervos recuperam lentamente e podem levar um longo tempo para saber como o nervo vai funcionar depois da cirurgia. 

Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Atualizado em 07/05/2019

Comentários

  1. Parabéns pela esclarecedora matéria em seu blog, sobre a Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho.

    Tenho 1,80m, 81 kg, além de malhar, correr e seguir a risca uma alimentação saudável. Comecei a sentir tais sintomas há uns dois meses. Através do seu blog vou seguir as orientações com o intuito de diminuir a dormência nos dedos mínimo e anular, que por sua vez só ocorrem no período da noite. Durante o dia, trabalho ou esporte físico, não sinto dores alguma, muito menos dormência. O sintoma só ocorre em longos períodos com os braços dobrados.
    Devo intensificar os alongamentos antes e pós-treino, corrigir a postura ao trabalhar no computador, além de um fortalecimento do antebraço.

    Vim aqui somente para parabenizá-lo pela matéria. Estava um tanto aflito, porém percebi que é um sintoma um tanto comum e que o mais importante é, começar desde cedo a prevenção.

    ResponderExcluir
  2. Doutor a mais ou menos rês dias estou sentindo um formigamento nos dedos mindinho e anelar, não levei nenhuma pancada mais costumas trabalhar com os cotovelos sobre a mesa, eu coloquei gelo no cotovelo e logo depois o nervo ficou bem sensivel, quando passo a mão levo choques, fui em uma fisioterapeuta q pediu para eu esperar mais alguns dias, só que eu faço musculaçao, quero saber se posso continuar malhando? e o q posso fazer durante essa semana de espera, só passar gelo?

    ResponderExcluir
  3. Recentemente (há cerca de 4 meses) parti a tarcicula do rádio, com luxação grosseira do cotovelo esquerdo. Há cerca de 2 semanas comecei a sentir de forma mais frequente formigueiro no dedo mindinho e anelar. Parece claramente problema do Nervo Ulnar. Estou fora em trabalho, mas quando regressar vou ao médico confirmar e obter indicação terapêutica. Para já vou tentar seguir as recomendações do site e procurar manter o braço mais esticado possível e talvez colocar gelo. Gelo é adequado nesse caso? Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Dr. Marcos!! Primeiramente parabéns pelo site, acredito que ajuda muita gente com seus esclarecimentos!! Tenho 24 anos pratico musculação e duas modalidades de luta. Venho a tempo apresentando formigamento nos dedos anelar e mínimo da mão esquerda e apesar de não sentir dores percebo que algo está anormal no meu cotovelo(acredito que seja o nervo fora do lugar). Já fiz ressonância magnética e tratamento com medicação. Apesar de aliviar o formigamento o nervo continua fora do lugar. A minha dúvida é se posso continuar a praticar esportes como musculação e luta mesmo com o nervo fora do lugar ? Grato desde já!!!

    ResponderExcluir
  5. Sugiro que você procure um ortopedista para avaliar esse formigamento

    ResponderExcluir
  6. Olá, parabéns pelo blog, esclareci muitas duvidas, porém ainda tenho uma. Fiz cirurgia para a reconstrução do ligamento colateral medial do cotovelo em 2009. Já tive esses sintomas em julho do ano passado, mas sumiram e a região interna do cotovelo ficou meio sensível mas sem dor. Fazem 2 semanas que os sintomas voltaram mais fortes e também sinto a dor como se alguém estivesse apertando meu cotovelo. Esse último sintoma é normal ou pode indicar um problema diferente?
    Desde já agradeço,
    Bianca Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Acho que vale a pela consultar novamente o ortopedista, pode ser uma coisa simples como uma tendinite porém pode ser algo diferente e seu médico saberá orientá-la.

    ResponderExcluir
  8. Olá Dr.Marcos levei uma pancada no cotovelo,justo creio eu nesse nervo, minha mão formigou muito e doeu muito, logo após como as imagens acima senti uma coisa estranha e diferente na região do dedo mindinho e dedo anelar estou sentindo como se tivesse perdido a sensibilidade de toque na verdade sinto pouco o toque, gostaria de saber o que fazer. Obrigado Luis Felipe

    ResponderExcluir
  9. Doutor, tenho 18 anos a dois dias tive uma sincope, suspeito que seja devida à uma má alimentação. Na queda bati meu cotovelo no chão, creio não ter fraturado pois consigo mexê-lo. Mas deesde entao meu dedo anelar e mínimo tem formigado um pouco, e um pouco da perda de sensibilidade na palma da mao. E Quando mexo o cotovelo sinto um leve choque. O Que o senhor indica?
    Meu e-mail é marco.a_ita@hotmail.com.
    Atencioso, Marco Antonio Melo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Indico procurar um cardiologista para investigar essa sincope, em relação a cotovelo pode realmente ter havido uma compressão temporária do nervo ulnar e nesse caso você deve procurar o auxílio de um ortopedista.

      Excluir
  10. Doutor, estou exatamente com esses sintomas. a principio achava que não era nada pois a dormência vinha e logo em seguida sumia. agora por acaso pesquisando na net, vi que é coisa séria.

    ResponderExcluir
  11. Doutor a quase 1 semana estou sentindo um formigamento nos dedos mindinho e anelar, costumo trabalhar com os cotovelos sobre a mesa, quando enconsto no cotovelo passo a mão levo choques, devo tomar anti-inflamatorio, é grave? esta me incomodndo....obrigado
    a.stellato@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus sintomas são semelhantes aos descritos acima, você deve procurar um ortopedista

      Excluir
  12. bom dia!meu namorado fez artroscopia de ombro a um ano e ele ainda sente o braço e os dedos durmentes.isso é reversivel?um medico disse que nao tem jeito, que ele vai ficar assim.ele esta ficando depressivo por isso.por favor me de uma resposta.obrigada!
    meu email lunafa32@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Para saber se uma patologia é reversível, precisamos saber qual a patologia, a princípio temos tratamento para tudo enquanto há vida.

    ResponderExcluir
  14. Olá Dr Marcos,
    Gostaria de saber se um tumor benigno no quadril é doloroso??

    ResponderExcluir
  15. Dr. Marcos,

    Em determinado momento, de repente, sinto todo e somente o dedo anular dormente, esbranquiçado e sem circulação.
    A circulação retorna, quando coloco um pouco de sal na língua e faço movimentos abrindo e fechando as mãos sem parar.
    O que pode me relatar em relação a esse sintoma?

    ResponderExcluir
  16. Você precisa procurar um médico de preferencia nos dias em que os sintomas estiverem mais visíveis, se o médico conseguir ver esses sintomas que você está relatando, fica mais fácil fazer o diagnóstico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeçolhe a atenção dispensada. Irei seguir o seu conselho e em maiores dúvidas volto a me comunicar.

      Excluir
  17. Dr, por favor, preciso de uma orientação, a cerca de três anos fui diagnosticado com tendinite calcânea, minha RMN aponta diversas inflamações por todos os nervos que existem no pé, sinto dor na Tíbia e nos joelhos, vou percorrendo os tendões e sinto que a origem tem a ver com eles.
    Uma especie de dor muscular sem fim, fisioterapia não resolve, nem ao menos ameniza, o fisioterapeuta disse que nunca viu isso.
    Sugeriu solicitar ao Ortopedista exames Eletroneuromiografia para estudo da condução nervosa.
    Dr, por favor, existe algum médico ortopedista especialista que possa indicar-me? Tenho plano de saúde Unimed Paulistana, se meu convênio não aceitar dou um jeito para pagar consulta particular.
    Se o Dr, puder indicar-me quem eu devo procurar, agradeço muito.

    Nada resolve, palmilhas, faixas, fui até numa clínica que se chama pés sem dor, comprei palmilha absurda de cara, nada resolveu.

    Muito obrigado por seu altruísmo.

    Se puder responder no meu e-mail agradeço muito.

    adrianotj@msn.com

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no Site da SBOT www.sbot.org.br lá você encontra uma relação com o nome de todos os ortopedistas que são membros titulares da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia na sua cidade.

      Excluir
  18. oi dr minha mao direita amotece que parece nao senti la e de noite qnd estou dormindo eu acordo com ela torta e formigando o que deve ser isso e o que devo fazer obrigada

    ResponderExcluir
  19. Recente mente venho dentro problemas com o meu dedo mindinho da mão direita, acordei num sabado e o de do estava inchado e doia,nesse memso dia o pulso da Mae esquerda tb doia, mais ja sabia que era minha tendinite incomodando, passou o tempo a dor no pulso acabou, mais o meu dedo mindinho continua inchado e doendo, nao consigo mais fechar meu dedinho e nem fazer muitos movimentos com ele,so consigo fazer poukos movimentos! oq pode ser! nao me lembro de ter machucado ele! ajuda ai! ja tendei porcurar um medico, mais sabe como e Nosso sistema de saude publica.

    ResponderExcluir
  20. oi o quebrai meu braço no cotovelo e ele ficou torto.Da para voltar ele ao normao ou ele fica assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A principio sim , a cirurgia ortopédica visa exatamente evitar e corrigir as deformidades ósseas.

      Excluir
  21. Bom dia Dr. Marcos
    No inicio do ano comecei a sentir formigamento nos dedos e a coisa foi só piorando, procurei meu ortopedista e foi constatado pressão no nervo ulnar (punho) devido ao uso do mouse.
    Há pouco mais de um mês fiz a cirurgia para tentar aliviar essa pressão, passei pelo pós operatório super bem, já tinha aliviado bastante o formigamento.
    Mas de uma semana pra cá está formigando muito, demais mesmo que está me incomodando bastante.
    Voltei a trabalhar normalmente e a usar o mouse, porém com aquele mousepad ortopédico (com bolha de gel).
    Quais dicas ou qual solução pra tentar melhorar esse formigamento?
    Se possivel me responda para o email bdunonfs@hotmail.com
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar novamente seu ortopedista, pode ser uma compressão em outro local, a cicatriz pressionando o nervo, um vício postural ou alguma outra coisa.

      Excluir
  22. quando eu tinha 12 anos cortei o tendão e perdi o movimento do dedo indicador, hoje tenho 34 anos, tenho algum direito pela previdencia, pois tenho algumas dificuldades em alguns trabalhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve fazer essa pergunta um advogado que entenda de direito previdenciário.

      Excluir
  23. Achei que isso só acontecesse com muito tempo, porém estou trabalhando diretamente agora numa mesa com cadeira baixa durante 5 meses...e de 2 meses pra cá estou sentindo isso diariamente! E é exatamente nessa posição do ante braço sobre a quina da mesa que fico. Isso em algum momento é reversível, tirando a hipótese de tratamento cirúrgico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A princípio sim. Porém para lhe dar maiores informações e confirmar qual o seu diagnóstico precisaria examiná-lo.

      Excluir
  24. Caro Dr. Marcos Britto da Silva,

    Antes de mais agradecer pelo magnífico artigo, é de enaltecer o fato de partilhar o seu conhecimento em benefício de todos.

    Tenho 42 anos e há uns anos pratiquei exporte ligado às duas rodas que me causou algumas lesões, entre elas, no braço direito a clavícula partida duas vezes e uma luxação no rádio (isto entre os 12 e 18 anos), mais recentemente (cerca de 2 anos atrás) fruto de uma queda bati fortemente com cotovelo deste mesmo braço, como depois disso alguns movimentos do cotovelo ficaram debilitados consultei o médico, foi detectado líquido no cotovelo não posso precisar mas sei que tomei alguma medicação, entretanto como os sintomas desapareceram o desleixo falou mais alto e abandonei a medicação sendo provável que a lesão não tivesse sido convenientemente resolvida.

    Há cerca de um mês senti por dois dias dormência e formigueiro na área que o seu desenho indica (dois dedos anelar e mindinho e palma da mão inferior), os sintomas desapareceram e voltaram agora de forma contínua, dormência e o formigueiro nessa mesma zona, passados 4 dias e algo preocupado dirigi-me ao hospital, foram-me feitos vários exames, raio-x a outras zonas lesionadas, electrocardiograma, etc., mas nada de errado foi encontrado, tudo parece estar bem...fui então reencaminhado para a neurologia mais um TAC à cabeça (devido a traumatismos antigos) mas também aqui tudo estava bem, o médico em outro tipo de exames “físicos” à primeira vista também não encontrou nada de anormal, marcou-me então uma consulta (que ainda não aconteceu) com o intuído de acompanhar e efectuar outro tipo de exames.

    Um médico amigo alertou-me ainda que deveriam ser feitos exames no sentido de despistar a esclerose múltipla, lendo o seu precioso artigo, não tenho conhecimentos mínimos nesta área mas tudo parece fazer sentido e apontar realmente para a compressão no nervo ulnar;
    - Os sintomas são rigorosamente os que o Dr. descreve.
    - As lesões antigas da clavícula e cotovelo mal resolvida podem eventualmente estar a causar a compressão no nervo.
    - A agravante de passar mais de 8 horas diárias frente ao computador, o braço direito (do rato) está durante todo este período dobrado.
    - Da primeira vez que o sintoma apareceu, desapareceu ao fim de dois dias quando iniciei as ferias, provavelmente por o braço deixar de estar continuamente dobrado.
    - Sinto ainda algum desconforto/pressão precisamente na área da clavícula e cotovelo.
    - O sintoma de formigueiro tem tendência a agravar-se quando o cotovelo está completamente dobrado.

    A conclusão a que chego que os sintomas se possam dever à compressão no nervo ulnar, foi somente baseada no que li do seu artigo, face ao meu desconhecimento total peço ao Dr. se possível me elucide se devo imediatamente analisar esta possibilidade.

    Desde já agradecido,

    Um abraço
    Miguel Mestre

    ResponderExcluir
  25. dr:sinto dores no bescoço,ombro inxado ,dores no braço direito sinto varias vezes esse ano ja mim teu isso tres vezes vou ao medico so mim passa remedio para does musculares passa mais quando volto ao trabaho começo asentir novamente nao consigo ne dormi a noite da dormesia nos braços o cansaço orrivel q as veses ne consigo mivimenta direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente você precisa de acompanhamento médico. Sugiro que você procure um médico que possa ajudá-la.

      Excluir
  26. boa dia, dr. a 4 dias eu estou sentindo um dor no braço, na parte inferior, esta inchado e doendo bastante principalmente quando toco o local, e eu nao me lembro de ter machucado em nehnum local, quando eu to no local me parece que tem um musculo fora do lugar, retorcido talvez,
    o que pode ser, devo ir um medico, ou esses sintomas sao passageiros?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite. Dr. Fiz uma cirurgia de reconstrução óssea e ligamento do punho! Já faz dez dias, e não consigo movimentar os dedos e estou com o punho bambu. isso e normal? Pq eu faço?

    ResponderExcluir
  28. BOA NOITE, DR SEU SITE É MARAVILHOSO E COMO TODOS TAMBEM ESTOU A PROCURA DE AJUDA, SE PUDER ME AJUDAR, EU TORCI MEU BRAÇO ESQUERDO NO MES DE JULHO FIZ FICOU INCHADO E TODO PRETO POR DENTRO, EU SO TORCI, NAO BATI NEM CAI, SO QUE MEU BRAÇO NAO ESTICA MAIS NA PARTE DE DENTRO DO BRAÇO NA ALTURA DO COTOVELO SINTO UMA LINHA DURA QUE SE FORMOL E NAO DEIXA MEU BRAÇO ESTICAR E MINHA MAO TAMBEM NAO VIRA MAIS PRA CIMA COMO ANTES, ISSO INCOMODA MUITO POIS AFETA A SENSIBILIDADE DO BRAÇO E AO PEGAR OBIJETOS TENHO DIFICULDADE, SE PUDER ME ESCLARECER, OBRIGADO rosemary.bonetto@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar preto deve ter sido causado por um hematoma, isso indica uma lesão um pouco maior. Você deve procurar um ortopedista.

      Excluir
  29. Bom dia, doutor. O nervo pulsando (dor em toda o braço, sentindo latejar em um "fio" na parte de trás) no cotovelo indica ser o nervo ulnar?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. O nervo ulnar passa atrás do cotovelo na parte medial, atrás do epicôndilo medial, veja a primeira figura do post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto, mas se for mesmo o nervo ulnar, é possível ele latejar, caso estiver inflamado?

      Obrigada!

      Excluir
    2. Pulsar esta mais relacionado a vasos arteriais, a sensação de latejamento pode estar relacionada a inflamação, porém não necessariamente de um nervo.

      Excluir
  31. Boa noite,
    Estou com dormência e formigamento no dedo anelar e médio,começou
    faz uma semana quando fiz esforço físico(cortei grama e carreguei peso)mas também faço bastante uso do mouse.Fica dormente quase o dia todo mas piora quando durmo.Pode ser Síndrome do túnel do Carpo? Procuro um médico já ou espero ver se melhora sozinho?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Olá, Boa Tarde!
    no feriado do dia 7 de setembro eu cai um mega tombo em casa qnd vi que estava caindo coloquei os dois braços na frente pra proteger o meu rosto, porém senti dores fortíssimos, fui ao médico fiz raio -x e constatou que não tenho nd, ele então apenas receitou anti inflamatório, mais estou com tanta dor que não consigo esticar o meu braco esquerdo dói demais e pra dormir não consigo me virar, o que fazer ? tem algum remédio ou o certo é esperar o tempo que vai voltar, pq afinal no raio- x não deu nd...
    desde ja, meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um trauma produz lesão óssea e também em partes moles o exame radiologico mostra somente lesões ósseas. Sugiro que você procure um médico e realize um exame físico detalhado e se necessário novos exames de imagem.

      Excluir
    2. ta joia meu muito obrigada, ja marquei ortopedista pra ver!!

      Excluir
  33. doutor sinto uma espécie de dormência na mão esquerda, sinto que mexer meu dedão, meu midindo e meu anelar tao estranhos, nao ta do mesmo jeito que era antes.

    também sinto uma dor, não sei bem se é em uma veia ou em um músculo na junção do braço e o antebraço, por trás do cotovelo, só que isto é no braço direito.

    ultimamente tenho ficado no computador, deitado de lado com o cotovelo apoiando.

    o que poderia ser?

    pode responder por aqui mesmo, pois tou meio nervoso




    ResponderExcluir
  34. Doutor a mais ou menos uns 4 dias sinto dormencia no dedo mindinho e um pouco no anelar, a dormencia afeta um pouco mais do lado mindinho e um pouco do braço, fico muito no computador com o mouse e o braço em cima da mesa, o formigamento é na mão direita, devo procurar um medico? ou esperar mais um pouco pra ver se passa? Obrigada deis de ja, muito legal seu blog

    ResponderExcluir
  35. Dr. to com uma dorzinha nesse osso redondo perto do punho,depedendo a movimento que eu fizer atrapalha um pouco, e como eu faso academia esta me incomodando não to consiguindo malha oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Dr. trabalho maior parte do dia no computador,sinto dores nos braços,as vezes minhas mãos ficam dormentes,as vezes sinto sensação de choques,parece que sinto fraqueza se carrego muito peso.devo procurar um especialista.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, tenho 16 anos e numa brincadeira na sala de aula mandei com o cotovelo na cadeira, foi uma dor horrivel, os meus dedos anelar e o pequenino contrairam, ficou dormente e com formigueiros, e agora nao concigo dobrar o braço, algum concelho?

    obrigado

    ResponderExcluir
  38. Dr. Estou passando por uma crise ciática, por orientação médica devo fazer o máximo de repouso e andar de muletas afim de evitar apoiar o pé esquerdo no chão. Porém o uso das muletas me adormeceram os dedos mínimo, anelar e médio(em menor intensidade). Estou sem usar as muletas a mais de 12 horas e ainda sindo a dormência. Quanto tempo demora para voltar ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso inadequado das muletas pode provocar compressão neurológica, tanto as muletas do tipo canadense quando as muletas do tipo axilar. Procure o seu ortopedista para que ele possa analisar as causas dessa parestesia.

      Excluir
  39. Dr. Marcos com uma certa frequência venho notando que estou com maior facilidade para os formigamento ao dormir, certa noite dobrei o travesseiro em dois depois de uma hora de sono acordei com o pescoço travado um lado esquerdo da cabeça formigando e os dedos anelar e mindinho formigando também, passei a mão no pescoço e notei que estava com marcas de compressão e fiquei na posição correta e logo passou por que isso acontece?

    ResponderExcluir
  40. Parabéns pelo Blog
    Ótimos esclarecimentos
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  41. Dr.Marcos Britto queria so tirar uma duvida.
    Tive uma luxação no dedo da mão por conta de uma queda de moto.
    O senhor acha que vou ter que parar de fazer minhas atividades fisicas.Como malhação e artes marciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após a cicatrização você deve ser avaliado novamente por um ortopedista, a articulação estando estável ele provavelmente irá liberar para atividades.

      Excluir
  42. Dr. Uma pessoa de minha familia usa cocaina e um dia após ter usado a noite td começou a se esntir muito mal com formigamento no corpo td inclusive na cabeça e dor no peito, levamos ele para o Hospital chegando la na hora de descer do carro ele tinha perdido o movimentos das pernas e depois seus dedos começarao e se inclinarem para cima até ficarem bem tortos mesmos. Ele está normal hj mais oque pode ter sido isso????
    L no ps só derão um calmante pra ele e assim que melhorou foi liberado. Estou preucupada que aconteça de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cocaína leva a lesão no sistema nervoso e também cardiovascular, caso ele venha a usar cocaina novamente os sintomas podem se repetir e ele pode ter complicações ainda mais graves. Oriente a procurar uma clínica para dependentes químicos

      Excluir
  43. Prezado Dr. Quando criança quebrei o cotovelo esquerdo e não foi bem calcificado. Já adulto há aproximadamente 7 anos estou com problemas na sensibilidade e movimentação fina do dedo mindinho o que me atrapalha em função de tocar violão. Após ter deixado meu hobby musical estou tentando retoma-lo e desta forma tentando reforçar a musculatura da mão. Pergunta: Poderei ter sucesso neste meus esforço? Ao esticar os dedos o mindinho permanece afastado dos demais. Pergunta, qual o motivo? há alguma musculatura que devo reforçar para não haver mais esta afastamento?
    Agradeço por demais qualquer orientação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A consolidação viciosa das fraturas do cotovelo pode levar a compressão dinâmica do nervo ulnar, você deve procurar um ortopedista e avaliar eventual aumento do valgo fisiológico do cotovelo. ( angulo de carga )

      Excluir
  44. Boa Tarde Dr. Marcos!
    Há uns 45 dias, dei uma pancada forte no cotovelo, que ficou incomodando um pouco, como trabalho muito com o braço, nas últimas semanas tenho tido dores muito fortes e sinto o cotovelo inchado, nos últimos dias a dor tem afetado o canto da mão e o pulso, e não tenho como parar o esforço com o braço. Gostaria de orientações, sou autônomo e dependo do meu braço. Fico desde já grato, att. Gustavo. Meu e-mai para contato é o gustavofagostini@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo o trauma músculo esquelético deve ser avaliado pelo médico e essa necessidade é ainda maior nos casos onde a dor persiste como no seu caso

      Excluir
  45. Dr. Marcos, primeiramente obrigado por disponibilizar um site tão maravilhoso em informação que com certeza ajudou e irá ajudar bastante. Nos últimos 10 meses tenho tido dores frequentes de cabeça acompanhada de dormência na mão direita, a dormência chega a durar uns 20 minutos. Já procurei um neurologista, fiz tomografia e graças a deus nada, oftalmologista nada, ao procurar a cardiologista "fiz um eletro" e também não apresentou nada, ela olhou a minha coluna e disse que ela tinha um pequeno desvio, e sugeriu que eu procurasse um ortopedista ou um fisioterapeuta, como na minha cidade não tem ortopedista, fiz uma avaliação e realmente tenho alguns problemas e comecei a fazer RPG. Nas duas primeiras semanas foram perfeitas nada de dormência ou dores de cabeça, porém elas retornaram. Agora a minha dormência acontece quando eu estou sentado "fico muito, trabalho em escritório e digitando" e levando rápido a minha mão adormece, e um formigamento responde na minha face lado direito também. Gostaria muito da opinião do Sr.Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa de uma nova avaliação e um exame clínico detalhado pode guiar o pensamento do medico e diferenciar uma patologia vascular de uma neurológica.

      Excluir
  46. Parabéns de verdade, difícil achar médicos que ama a medicina e amam acima de tudo o bem físico das pessoas. Estou com o sintoma clássico e após ler não me resta dúvidas, o problema é apoiar na mesa, pois minha cadeira é baixa e passo 10 horas por dia atrás do computador escrevendo peças jurídicas...
    um grande abraço e meus respeitos,
    com admiração,
    ROBERTO INDINI

    ResponderExcluir
  47. DR.MACOS ESTOU PRECISANDO DA SUA AJUDA MINHA BEBE DE 1 E 3 MESES ESTA COM UMA DIFICULDADE NO PESCOÇO O Q FAÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve levá-lá ao pediatra, casos ache necessário irá encaminhar ao ortopedista

      Excluir
  48. DR.MARCOS tem 1 més e meio q dei uma deslocada ou quebrei mesmo ! nem sei muito bem , foi meu dedo do pé jogando bola ele ficou todo torto então puxei ele e volto bem mas pro lugar , não conseguir andar firme no chão por um bom tempo ! ele fico enxado e fico tipo um caroço duro em cima dele ! e também onde foi a pancada ta enxado mas n mole e sim duro ! agora ele so doi quando eu pego firme nele ou si alguem pisar ! oque pode ser?

    ResponderExcluir
  49. Olá Dr. Marcos. Parabéns pelo Blog. Escrevo para pedir orientações: Já a alguns dias estou com dormência na ponta do polegar esquerdo, dores no braço e nas articulações do ombro esquerdo e também incômodo no pescoço. Tive também fortes cãibra na batata da perna direita. Os espasmos aconteceram de madrugada e em sequência. Continuo com a perna dolorida. Ressalto que já a algum tempo tenho sentido incôdo na perna direita. Estou preocupada com estes sitomas, pode ser alguma doença séria? Devo procurar atendimento médico? Passo muito tempo no computador trabalhando e não sei se minha postura pode estar causando isto, mas a dormência na ponta do polegar está me deixando ppreocupada.

    ResponderExcluir
  50. Realmente acho prudente procurar um ortopedista, as festas devem ser secundárias em relação a saúde

    ResponderExcluir
  51. Olá doutor,já tem alguns dias que estou sentindo dormência no braço e mão esquerda e ontem eu comecei a sentir que meu músculo da parte de trás do braço está mas relaxada do que era antes,meu ombro também doí muito,o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  52. bom dia! doutor, gostaria de saber pq meu cotovelo dói mas não tenho dormência nos dedos só me incomoda quando faço flexão, sinto um pouco puxar, o q será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já deu o primeiro passo ao se preocupar com o problema, agora está na hora do segundo passo que é procurar o médico.

      Excluir
  53. Bom dia Doutor!! Cai de moto ontem e meu braço não estou conseguindo esticar e nem levanta-lo na altura da cabeça...
    A dor está localizada atrás do cotovelo, não está inchado nem nada consigo mexer os dedos, segurar algo mais não consigo esticar o braço nem levantar! fui ao hospital tomei uma injeção pra dor mais ainda não consigo! Será que quebrou??

    ResponderExcluir
  54. OLA DOUTOR, MEU MARIDO SOFREU UM ACIDENTE E CORTOU O NERVO CUBITAL DO BRAÇO DIREITO, NÃO FEZ NENHUMA CIRURGIA E COM O PASSAR DO TEMPO O BRAÇO DELE FOI FICANDO TOTALMENTE SECO SEM CARNE, AGORA ELE PRECISA FAZER O QUE? TERIA Q FAZER UM CIRURGIA MAS O SUS NÃO MARCA NUNCA QUANTO CUSTARIA UMA CIRURGIA DESSAS POR FAVOR ME RESPONDA
    GRASIELA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As cirurgias de reconstrução nervosas são possíveis porém depois de algum tempo não há mais como faze-las, existem possibidades de transferencias musculares em lesões nervosas também, porém para dizer se existe tratamento cirúrgico para um determinado caso o médico precisa examinar o pacientes e avaliar exames de Eletro Neuro miografia

      Excluir
  55. Muito esclarecedora sua explicação, vou marcar uma consulta com um Ortopedista hoje mesmo. Provavelmente, eu tenha problemas no Nervo Ulnar, pois fazem alguns meses que venho sentindo enformigamento no dedo mínimo e parte do anelar, pensei que o problema poderia ser de circulação ou tendinite, pois trabalho o dia todo com computador e telefone, fazem 8 anos, a dor no cotovelo também aparece, o enformigamento vai e vem, mas ultimamente tenho ficado direto com os dedos assim. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  56. Olá Doutor, parabéns pela iniciativa de orientar as pessoas! este exemplo devería ser seguido por outros profissionais! "Fazer o bem sem olhar a quem!"

    Estou muito intrigada com uma sensação de choque que tenho sentido a aproximadamente 1 mês, tenho um histórico de bursite nos ombros, problema que tento amenizar com algumas sessões de fisio quando está em crise...porém a sensação que tenho sentido ultimamente foi observada após uma breve torcicolo, causada, talvez, por uma posição desconfortável ao dormir. Passado o desconforto no pescoço continuei sentindo o tal "choque" ou dormência ao longo do braço passando pelo cotovelo, principalmente quando estendo o braço e o apoio em algum lugar(como por ex:a mesa do computador)

    Qual a primeira orientação enquanto não consigo agendar a ida ao médico? e qual especialidade?

    desde já agradeço sua importante atenção!

    Abs,
    Jacqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Médico Ortopedista. Não apoiar o braço, para maior orientação precisaria examiná-la e ordenar a realização de exames.

      Excluir
  57. Bom dia, Dr a cerca de um mês meu irmão, sem medir a força, deu um soco no meu braço, ficou roxo inicialmente, porém, alguns dias depois ficou duro nesse local, e até hoje continua duro, sem roxo, não dói, que médico procurar, ou tem algo para fazer?

    ResponderExcluir
  58. DR marcos boa noite adquiri protusões discal l3-l4 e tenho muito formigamento pernas . Isso é muito grave esse medicamento etna é recomendado a fisioterapia pode me ajudar . POís A um ano estou sem trab E NÂO POSSO FAZER NADA Não é dor que sinto . MAS ALÈM DOS FOMIGAMENTOS sinto pontadas no corpo é decorrencia dos problemas com coluna tenho só 29 anos tó me sentindo uma velha . obrigado qualquer ajuda .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importante descobrir a origem das dores para fazer um tratamento específico. O fato de termos um determinado exame mostrando na coluna não implica que todos os pontadas sejam causados por aquela patologia. Outros problemas podem ajudar para doer muito, principalmente, quando várias partes do corpo doem.

      Excluir
  59. Boa tarde Dr.meu filho de 5 anos fez uma cirurgia no cotovelo , fratura suprcindiliana do umero esquerdo, colocou dois fios, passou 45 dias com uma tala, tirou estes fios fazem 9 dias e o cotovelo dele ficou com pouco movimento e os dedos anelar e midinho também, isso é normal, o ortopedista dele disse que é normal e que volta com a fisio, mas gostaria de sua opnião me ajude por favor. Obrigada.

    ResponderExcluir
  60. Ola DR.Marcos, meu pai cortou o dedo indicador com uma serra a
    5 dias, e foi rapido ao pronto socorro, onde o dedo teve uma sutura com dobras de maneira menor.
    Sera que quando cicatrizar , devido as suturas e dobras na pele
    ele não consiga dobrar o dedo por completo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve seu pai a um ortopedista, há necessidade de saber se houve lesão ligamentar

      Excluir
  61. Porejado doutor,

    Meu noivo, que tem 23 anos, há duas semanas tem sentido um tremor no dedo mindinho. Esse tremor nao é acompanhado por dormência e nem formigamento. Será que pode mesmo ser uma compressão no nervo do cotovelo? O tremor começa e dura cerca de 1 minuto e para. Nao é continuo, mas tem sido cada vez mãos freqüente ao longo do dia.

    Atenciosamente,

    Camila

    ResponderExcluir
  62. Uma possibilidade é a Miofasciculação, leve seu noivo ao ortopedista.

    ResponderExcluir
  63. por favor dr.hernia cervical pode causar esses sintomas.agradeço pelo seu tempo.obrigado


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a Hernia de disco cervical entra no diagnóstico diferencial das síndromes compressivas neurológicas do membros superiores

      Excluir
  64. Ola a mais de 10 anos faço trabalhos manuais e venho sentindo dores no braço ate mesmo quando abro e fecho a mao e quando me apoio em algum lugar a mao doi sera q estou com (ler) a tal doença q atinge a pessoa q trabalha com movimentos repetitivos
    gostaria de sua opnião me ajude por favor. Obrigada.

    Atenciosamente,
    Lêda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ortopedista precisará avaliar quais articulações e grupos musculares estão doendo e se essas dores estão relacionadas ou não a sua atividade diária.

      Excluir
    2. Obrigada, vou procurar um ortopedista

      Excluir
  65. Ola dr. Marcos,a 18 anos sofri uma fratura esposta no braço, e hoje tenho o dedo mindinho o anelar e o dedo do meio retraidos, alem de um aprofundamento muito visivel entre o indicador e o polegar. tambem fortes dores no cotovelo.Isso pode ser consequencia da fratura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ser sequela da fratura exposta e pode ter alguma relação com um machucado no nervo.

      Excluir
  66. Gostaria de parabenizá-lo pela matéria, pois hoje acordei com o dedo mindinho e o anelar dormentes e formigando, fiquei com esta sensação o dia inteiro, exatamente como a ilustração acima, o mindinho todo e apenas uma parte do anelar. Muito obrigado por esclarecer minha dúvida e já vou marcar uma consulta com um ortopedista. Boa páscoa!!

    ResponderExcluir
  67. Caro Dr. Marcos, há cerca de 15 dias, ao escorregar na beira de uma piscina e ter me apoiado com os braços ao cair no chão, apoiei-me com o braço direito, fazendo com que meu cotovelo deste braço viesse a chocar-se fortemente ao solo. Após alguns minutos, começou a inchar e, após procurar ajuda e tirar raios X, foi-me dito que não havia quebrado nenhum osso ou rompido nenhum nervo. Como já faz todo este tempo (mais de 15 dias) e ainda continuo com dores e um pouco de inchaço nesta área, gostaria de saber que devo fazer para melhorar de vez. Informo que somente a área inchada está dolorida e que não apresento limitações para qualquer movimento e nem perdi a força do braço. A questão é única e exclusivamente a dor e um pouco de inchaço, no que, pelo que eu entendi na ilustração, seria a ulna. A impressão que tenho é que criou ou inchou alguma cartilagem. Obrigado pela resposta. Feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  68. Boa noite, li a sua matéria agora e achei muito interessante.
    Mas tenho uma dúvida e nenhum médico consegui acertar no que séria até ao momento. De há dois anos para cá o meu dedo mínimo da mão esquerda tem adormecido, agora acontece o mesmo com o meu da mão direita, no inicio disseram que era da cervical , fiz tratamento e nada de passar, Entretanto não era da cervical , era normal,o certo é que não é normal os dedos adormecerem por completo durante a noite! Pedia a lhe que me pode se guiar nisto :( começo a ficar assutada. Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  69. Dr, sinto dor e formigamento no nervo ulnar dos cotovelos quando os dobro durante a noite. Magoei o nervo durante a rosca scott no treino de musculação. Um dia também acordei com um braço paralisado, e durante algumas noites acordei com ambos braços dormentes, mas esta situação parou quando decidi tornar mais leves os treinos, porque estava a puxar muita carga nos pesos. Será que produzi uma hérnia discal em exercícios como o levantamento-terra? E o formigamento causado pelo nervo ulnar passará bastando cessar os treinos? Já não pratico musculação há uma semana, mas tenho saudades de praticar exercício físico, e tenho medo de piorar a condição das lesões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sintomas de compressão nervosa são sérios, você deveria procurar um ortopedista e não somente diminuir os treinos.

      Excluir
  70. bom dia! meu filho de 6 anos estava andando de bicicleta com o tio dele e trancou o pé na roda da frente da bicicleta ,o tio dele ja é adulto sei que a bicicleta chegou a impina com pé dele trancado ,na hora ele sentiu dor mas logo começou andar ,por isso achei q não tinha acontecido nada grave porem percebi que ele esta andando com o pé torto pra dentro ele dis que o pé dele não obedece no lugar pra andar ,sera que quebrou alguma coisa? isso fas 2 semanas.

    ResponderExcluir
  71. Essa é uma lesão potencialmente grave e você deve levá-lo ao ortopedista rapidamente

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde Dr. Eu sinto dormência e dor nesta mesma região que você citou. Isto acontece somente a noite quando eu durmo. Acordo com muito dor, para aliviar a dormência e a dor, eu tenho que levantar da cama, ficar em pé durante uns 20 a 30 segundos, e tudo volta ao normal, sem sentir nada. Torno deitar e acordo novamente de madrugada com o mesmo sintoma, e faço o mesmo procedimento citado acima. Coisa estranha, durante o dia todo, não sinto nada, nem a noite. Acontece isso somente quando estou dormindo. Trabalho muito no computador durante o dia e faço musculação a noite. Mas o que me deixa chocado, é que não sinto nada durante todo o dia. A dormência e a dor é terrível nas madrugadas. Me ajude Dr., não estou aguentando mais essa dor terrível na madrugado do sono. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  73. Acho que vale um exame clínico para determinar a origem da dor.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde doutor.
    Meu dedo mindinho da mão esquerda
    de uma hora para outra começou a doer, a dor passou e logo depois ficou roxo em volta do local da dor. Mas eu não dei nenhum tipo de pancada! O que pode ser? E estou gravida, pode ser circulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O roxo está ligado a um sagramento, se doeu depois ficou roxo é provável que você tenha tido um pequeno trauma e não se recorda.

      Excluir
  75. Olá Doutor Marcos, primeiramente, parabéns pela matéria.
    Tenho 1,70m e 19 anos, pratico musculação regularmente, e a cerca de 3 meses venho sentindo dor no tal nervo, no colovelo, além dos dedos midinho e anular permanecerem duros e grudados um ao outro. Recentemente fui a um ortopedista e ele me mandou diminuir os pesos da academia, mas não resolveu, inclusive, fiquei sem praticar a musculação por 1 mes, mas as dores continuaram. Observando o braço, percebi que houve uma perda de massa na parte superior ao cotovelo, mais precisamente, na região do tríceps. Qual medidas devo tomar?
    Desde já, muito obrigado

    ResponderExcluir
  76. Seus sintomas sugerem que você precisa de acompanhamento ortopédico especializado.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia, Dr. Marcos

    Quem devo procurar, Ortopedista ou Neurologista? Sinto dormência e queimação, intermitente, no dedo anular e médio. Acontece qualquer hora do dia, mas agravasse quando estou deitada ou recostada, e acordo com uma queimação forte. Sinto a parte lateral interna na altura do cotovelo dolorida e também na escapula. Seria problema no túnel do carpo?

    ResponderExcluir
  78. Dr, a explicação mais condizente encontrei aqui. Faz um dia que meu polegar (partindo para o indicador e dedo médio) está MUITO dormente. Tentei dormir com o braço esticado, mas não passou. O senhor acha que devo ir ao médico?

    email: debi_queiros@hotmail.com
    obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  79. Dr.Marcos Britto Bom Dia

    Tive uma queda e cai com os cotovelos no chão, tentei me equilibrar e enfim forcei os cotovelos, mas o cotovelo esquerdo até a parte da mão, doem muito, não consigo esticar o braço direito, e se estico a dor é de grande proporção, a dor aumenta na hora de dormir, aparentemente não quebrei nada, o que poderia ser?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde dr. Marcos

    Eu estou com esse problema, sinto meu dedo formigando e dormente. Passei no ortopedista, ele pediu um raio-x (também não entendi o motivo do raio-x) e depois pediu para fazer dez sessões de fisioterapia.

    Eu estou na terceira sessão, o tratamento está sendo com aquele choque (no braço todo) e depois um aparelho que analgésico.

    Esse tratamento faz algum efeito ?? Estou desconfiado.

    Eu trabalho com informatica, e nao consigo descansar meu braço. Meu braço doi demais as vezes, sinto uma dor muito incomoda.

    Obrigado Dr. por esclarecer essa doença de maneira tão simples.

    ResponderExcluir
  81. Olá Dr.Marcos

    Sou Márcio,esses dias eu estava estudando numa das bibliotecas da Usp(IME)...e eu estava muito cansado entao eu dormi na mesa,em cima de meu braço direito, ele estava reto , e depois de uns 40 min eu acordei e não conseguia meche-lo,fiquei desesperado,pedi para que me levasem ao HU(hospital universitario) o medico disse que voltaria ao normal no mesmo dia,disse que me despreocupa-se ,fui para casa e no outro dia eu acordei e ainda estava do mesmo jeito, voltei no hospital e a médica disse que pelo fato de eu não conseguir fazer alguns movimentos com as maos ex:não conseguir levantar a palma da mao para cima com os dedos esticados isso voltaria ao normal em 4 meses estaria 100% mas se não melhora-se nada em 2semanas eu volta-se lá ,o que vc acha que pode ter acontecido comigo DR.pelos sintomas ditos, eu nem se quer consigo manipular um copo de agua direito, e to até sem força , isso pode ter uma solução ?

    Email:marcio.adventista7@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. doutor o que significa frequencia do tto é de 3 x sem att?

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde Dr. Marcos.

    Você está de parabéns pelo site, me ajudou muito esse artigo, porém fiquei com uma dúvida. Estou a mais ou menos 20 dias com uma dormência no dedo mindinho e anelar mas sem dor, porém é todo dia, ( de acordo com o que você disse trata-se da compressão do nervo ulnar) procurei um médico (clinico geral) o mesmo me pediu para fazer uma ultrassom no punho no qual teve o seguinte laudo:

    Área seccional do nervo mediano levemente aumentada, medindo 0,12cm².
    Pele e subcutâneo de espessura conservadas.
    Planos musculares e tendinosos sem sinais de rupturas ou de tenossinovite.
    Não há evidencia de liquido significativos nas bainhas tendiosas.

    O resultado do exame: Área seccional do nervo mediano levemente aumentada, podendo está relacionada a síndrome do túnel do carpo.

    O médico me disse que estou com síndrome do túnel do carpo, já fui medicado para tal fim, e estou com o punho imobilizado, estou para fazer fisioterapia, quando li seu artigo até me aliviei um pouco por que pode não ser o túnel do carpo, o que você pode me dizer sobre isso?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A compressão do nervo Ulnar é mais frequente no cotovelo e nervo mediano no punho

      Excluir
  84. Dr. Marcos tenho crises de compressão do nervo ulnar desde 2009. Faço uso de medicamentos antiinflamatorios quando estou em crise.
    Tambem faço musculação leve, mas de um tempo pra cá percebi que meu braço não consegue flexionar até o ombro como o outro.
    O mais interessante eh que percebi que quando estou nervosa ou com raiva essa dor aumenta. Tem relacão?

    ResponderExcluir
  85. Prezado Dr. MARCOS.
    Li tudo sobre o senhor e cheguei a conclusão que é o médico mais indicado para me ajudar, pois além de ortopedista é também especialista em medicina do esporte. Já consultei três médicos de plano de saúde que não dão atenção e mal olham para nossa cara.
    Minha ressonância acusou: ACRÕMIO TIPO II. Artrose acrômio clavicular com espessamento capsulo-ligamentar que comprime a junção miotendínea do supraespinhoso. Sinais de tendinopatia do supraespinhoso,com foco de RUPTURA parcial nas suas fibras mais posteriores.Demais estruturas do manguito rotador íntegras. BURSITE. Fçao fisioterapia há aprox. três meses diariamente. Nesta segunda (10/02/2014) vou marcar uma consulta URGENTE com o senhor, pois é minha GRANDE ESPERANÇA.
    GUILHERME RODRIGUES

    ResponderExcluir
  86. Olá bom dia, antes demais queria lhe dar os parabens pelo blog, além de conter informação explicita está muito bem estruturado!
    Eu resido em portugal e além de ter dormencia no dedo mindinho e perda de sensibilidade do mesmo tambem chego a ter dormencia em toda a mão e algumas vezes acodo com os antebraços completamente dormentes... este problema já perciste à 3/4 anos. Fiz alguns EMG e sempre deram sindrome tunel carpo bilateral, o que sempre achei estranho pois o dedo que sempre me adormeceu foi o dedo mindinho e não o médio. Resolvi recentemente fazer outro EMG noutra clinica e o resultado foi compressão ao nivel da C8.
    Além deste problema tenho dores nos ombros com mais gravidade no ombro esquerdo, fiz em fevereiro uma ecografia ás partes moles que deu Tendinose cronica, com calcificação, microfissuras no tendão supra espinhoso e com bursite.... de momento estou a fazer tratamento com corticoide durante 5 semanas, mas já vou com 3 semanas de tratamento e o ombro continua a dor diariamente.
    Existem especialistas em ombro, mas noutra parte do pais.... eu resido perto de Lisboa, mais propriamente no distrito de Setúbal, concelho da Moita.
    Em relação ás mãos foi-me indicado um neurocirugião, mas a lista está com 2 anos de espera(hospital público), quanto a ortopedia tenho sido acompanhada por particular, embora excelente médico (dr, Pedro Pessoa) a sua especialidade é joelho....
    O que pretendia, caso possivel é se poderia me elucidar se o meu problema é ou não caso de urgência, falo claro em relação ás mãos e ombro.
    Agradecida pela atenção dispensada,

    Cumprimentos

    Alexandra Gonçalves

    ResponderExcluir
  87. As compressoes neurologicas com piora progressiva dos sintomas necessitam de tratamento urgente, as compressoes intermitentes com sintomas intermitentes podem aguardam um pouco.

    ResponderExcluir
  88. apareceu um caraço em cima da minha mão direita de uma hora pra outra , quanto faço esforço com a mão fica doendo o braço, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  89. Ola Dr! Sempre durmo com o cotovelo reto, porem é comum eu acordar com os dedos da mao esquerda totalmente dormentes, nao sinto nada por alguns segundos, principalmente no anelar e minimo, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  90. ola doutor,a mais de uma semana meu braço começou a doer.do cotovelo ate o punho,inchou um pouco ,pois a veia do braço estar bem grossa e aparente ,da metade da semana pra ca,o meu outro braço começou a doer no punho,pois trabalho com força fisica e na area de iogurte do hipermecado .A dor geralmente é a noite doe muito msm agora doe os dois braços e sempre e bem localizada nos cotovelos,percebi que doe sempre no frio ,pois quando estou no trabalho ,nao consigo ficar dentro da loja .no braço direito,começa doendo do ombro ate as mãos,estes dois dedos menores estão praticamente sem uso,ate para digitar com eles não consigo,e o polegar tambem doe. fui ao medico ontem.Ortopedista,mais ele falou q seria tipo uma tendinite,e como movimento a mao e braço normamente,ele passou um remedio e dois dias em casa,nao pediu nem raio x.fiquei muito chateada ,pois ate a posição de mandar msg pelo celular nao consigo sem apoiar em algum lugar.nao consigo ficar com o cotovelo dobrado muito tempo.osenhor poderia me ajudar ,ta muito dificil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas patologias são são avaliadas com raios x, porém outros exames de imagens podem ajudar em alguns casos, não desista.

      Excluir
  91. Oi Dr. Marcos.
    Sofro todas as noite com dormência total das duas mãos, um horror.
    Não consigo encontrar posição ideal para dormir, apesar que só consigo dormir de lado. E tenho uma horrível mania durmo com os punhos fechado, não sei o que fazer para acabar com essa horrível mania. Existe alguma luva que possa ser colocada prá eu não fechar as mão durante o sono? Grata. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem talas removíveis que podem manter o punho em semi extensão e os dedos em quase extensão completa.

      Excluir
  92. Boa Tarde Dr. Marcos

    Me chamo Tamires e primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo seu trabalho, pois é extremamente útil e esclarecedor pra todos.
    Ha mais ou menos umas três semana comecei a sentir um formigamento no dedo minimo e no anelar da mão esquerda e até hoje não passou, porém de uns três dias pra cá comecei a sentir uma dorzinha e estou com dificuldade de fazer coisas simples como, pegar um copo de água, pentear o cabelo, segurar o celular, gostaria de saber se devo procurar um médico ou isso é passageiro?
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  93. Olá bom dia!!
    Tenho uma grande dúvida...
    Senti alguns sintomas de dormência na área do cotovelo e antebraço e fui ao médico. O clinico geral, disse logo de início que seria hanseníase, mas para ter certeza pediu alguns exames (avisando que não daria resultados positivos). Após isso, me encaminhou para uma dermatologista e em seguida á uma fisioterapeuta. Todos resultados negativos, mas a dermatologista somente disse que era inicio de hanseníase.

    Os remédios fizeram efeitos ao diagnóstico para a mancha, mas a dor no braço continua com a dormência.
    Que médico procuro para saber sobre isso? Pois tem nervos aparecendo embaixo e acima da área do cotovelo que são visíveis, sendo que o braço esquerdo não tem nada de nervos aparecendo ou dores.

    Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela sua descrição um infectologista, ao lagum médico que trate da doença de Hansen na sua cidade, normalmente nos postos de saúde.

      Excluir
  94. Olá Doutor .
    Quebrei o meu braço quando tinha seis anos , hoje tenho 19.E a algum tempo venho percebendo que meu braço não esta normal , mas não procurei um medico.
    Percebo diferenças no ombro e no cotovelo quando olho para o braço que foi quebrado e para o outro , quando eu estico os braços para frente e alinho os cotovelos a palma da mão do braço quebrado fica na vertical enquanto a outra fica na horizontal e quando consigo deixar as duas na horizontal um dos cotovelos fica meio que na horizontal . Só percebi isso aos 17 anos e não procurei ajuda por que achava que era normal . quando pego em um copo meu dedo minimo costuma ficar esticado tambem . O que devo fazer ? E o que você acha que pode ser ? Obrigado

    ResponderExcluir
  95. Boa noite Dr Marcos! Meu comentário anterior não apareceu, então acabei de seguir o blog.

    Há 4 ou 5 dias atrás percebi que meu dedo mindinho e anelar estão formigando, ao pesquisar encontrei seu artigo. Eu costumava apoiar muito o cotovelo na mesa ao usar o computador, será que é compressão no nervo ulnar?

    Será que passa sozinho? Quanto tempo posso esperar até ir a um médico?

    Obrigado pelo artigo e resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dito no artigo acima esses podem ser sintomas de compressão neurológica, você deve procurar um ortopedista

      Excluir
  96. Bom dia doutor.

    Estou a uma semana com a mão esquerda dormente e formigando. O que pode ser? Devo procurar um clinico ou um ortopedista?

    ResponderExcluir
  97. Hoje senti pela primeira vez, uma dormência no dedo mindinho e anelar. Após ler o artigo fiquei um pouco preocupada, pois vi que pode ser algo sério. Eu uso muito computador, e meu covotelo está sempre dobrado. É normal sentir isso uma vez? O senhor já me aconselha a procurar o médico de imediato, ou aguarda para ver se a situação persiste?

    ResponderExcluir
  98. Olá doutor, atrás percebi que meu dedo mindinho e anelar estão formigando, ao pesquisar encontrei seu artigo, muito bom seu artigo, vou procurar um ortopedista, mas gostaria de saber se a algum alongamento que possa amenizar o sintoma?

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde Dr. MARCOS
    Me chamo Jacqueline
    Ja tem um mês que eu venho sentindo umas dormência no meu braço direito .... tem vezes que ja acordo com elle dormente... tem dias que estou deitada mexendo no celular como agora elle ja começar a fornigar e adormecer...
    tem dias também que estou deitada as vezes nem estou por cima do braço ele ja conecar a ficar dormente..o que pode ser isso? Que Médico eu tenho que me encaminhar? Estou ficando preocupado pois tenho 23anos..

    ResponderExcluir
  100. Boa Noite Dr Marcos. Minha esposa tem tido um sério problema na mão direita. já procuramos alguns médicos mas sem sucesso. O sintomas são os seguintes. Dor no polegar e no indicador direito. Pequenos pontos vermelhos como se fossem lesões que são os lugares aonde ela sente mais dor, principalmente na base do polegar. Os dedos, no caso o indicador e o polegar ficam gelados, mas os outros dedos ficam em temperatura normal. Ela sente muita dor e o alívio só vem com compressa de água quente, mas ao terminar a compressa logo em seguida a dor volta. Debaixo na unha desses dois dedos ficam pequenas manchas rochas. Não há inchaço nem deformação dos dedos. As dores segundo ela não parecem ser nas articulações e sim principalmente nesses pequenos pontos vermelhos que parecem ser as lesões. Desde já agradeço e aguardo a sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um cardiologista, isso pode ser um sintoma de doença da parede interna do coração.

      Excluir
  101. Doutor boa noite!
    Tenho cisto sinovial no punho esquerdo já algum tempo e recentemente comecei a sentir formigamento no dedo mínimo e anular. Este cisto pode estar ocasionando a compressão do nervo ulnar?
    Desde já agradeço à atenção.
    Luiz Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cistos podem produzir compressão nervosa, porém isso depende da localização do cisto

      Excluir
  102. Bom dia... Já fui em varios ortopedistas e nenhum me avaliou! Sempre fala que tenhho fibromialgia. Graças a Deus achei esse blog. Sinto meu dedo mindinho e o anelar formigando principalmente na mão esquerda, as vezes fica o dia todo. Alem disso sinto mta dor nos braços. Doí a mão, dói o ombro, sinto queimação na parte inferior do braço (tipo do lado de dentro) e vai até a axila. Sinto pontadas em toda extensão do braço, alem disso sinto queimação acima do peito e pontadas. Minhas costas tbm doi... E essa dor me incomoda... pq fico c ela o dia todo. Obrigada

    ResponderExcluir
  103. Prezado Dr.Marcos, acabo de me cadastrar em seu blog. Parabéns. Tenho 75 anos e sequelas de polio adquirida aos 2 anos de idade.Apesar da idade e das limitações sou cidadão ativo profissionalmente, duplamente universitário em área biomédica, habilitado a dirigir automóvel, Cadeirante. Recentemente (cerca de 4 meses) passei a ter dormência noturna total na mão esquerda (o membro com menor sequela da polio), e também ao nadar (o que sempre fiz rotineiramente), digitar textor e dirigir. Compressão nermo ulnar? O que sugere? Grato, Téo Uberreich

    ResponderExcluir
  104. A dormência pode significar uma compressão nervosa, sugiro que você investigue esses sintomas com um ortopedista.

    ResponderExcluir
  105. Ola doutor. Tenho uma duvida. Meu filho tem tres anos, e a algum tempo petcebi que ele nao consegue girar os pulsos para cima, ou seja nao consegue esticar os braços com a palma das mãos para cima. Algumas pessoas acreditam que talvez seja normal, pois ele esta crescendo, mas acho que tem algo de errado. Poderia me esclarecer esta duvida? Obrigada

    ResponderExcluir
  106. olá doutor tenho 16 anos e to com os mesmo sintomas mas não to conseguindo mexer o meu dedo midinho direito o que eu faço

    ResponderExcluir
  107. Dr Marcos boa noite, parabéns pela sua didática, achei seu texto extremamente esclarecedor.Tive hoje cedo um episódio de dormência no dedo mindinho e anelar, sem conseguir dobrá-los.Estava deixando minha filha na escola e tomei um susto, pois pensei que estava tendo algo mais grave.Enfim, pela posição que durmo, acordo muitas vezes com dormência (durmo de lado) e tudo que escreveu se encaixa com meu caso.Segunda feira exagerei na musculação na parte de braço e não sei se tem algo a ver tb.Depois voltou normalmente.Abraços, agradeço sua atenção, Luciana

    ResponderExcluir
  108. Dr. Meu braço direito foi quebrado, fiz fisioterapia, parei, e ele não estica todo; nisso tem mais de dez anos. E eu queria saber se eu fisesse a fisioterapia se voltaria ao normal?

    E-mail: calyssinha8@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A recuperação do arco movimento depende do porque perdeu o movimento. Procure um ortopedista, em alguns casos a fisioterapia pode ajudar a melhorar o movimento, em casos graves existem alternativas cirúrgicas.

      Excluir
  109. Olá Dra. meu nome é Danilo, tenho 25 anos e sou da cidade de Presidente Prudente - SP.
    Vim por meio deste, pois fiz uma cirurgia no braço direito pois apresentei doença de kienböck, o médico me falou que poderia dar certo ou não a cirurgia do encurtamento do rádio e ia depender do meu organismo a voltar a circular o sangue no osso.
    Gostaria de saber se há outro método para o osso voltar ao normal, pois vi em algumas reportagens que estão trabalhando com células tronco e por meio delas regeneram o osso doente?

    Abraços.

    Email - danilo_pp1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  110. Nessa data a cirurgia com células tronco é uma cirurgia ainda experimental e não está sendo usada rotineiramente

    ResponderExcluir
  111. Olá Doutor. Quando estou malhando estou tendo uma sensação horrível e desagradável em meus membros superiores. Minhas veias incham e tenho que interromper o treino. Me parece que vai travar tudo em meus braços. Depois de uns 30 minutos volta ao normal. Será que pode ser algum problema sério no retorno venoso ? Isso acontece quando os braços estão inchados pelo exercícios. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  112. Boa noite meu nome e Rafael e trabalho em telhados e esses dias tomei uma queda e meu cotovelo ficou dolorido e depois de duas semanas vejo que ele não se estende poe completo , não fica reto e gostaria de saber o que pode ter acontecido .obrigado e boa noite meu email e/ babu_luz@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  113. Boa noite meu nome é claudia doutor o meu esposo esta com dormência na maos mas precisamente nos dois dedos depois do polegar isso ja faz algumas semanas ate pensamos que fosse um avc mas fomos no hospital ele passou no clinico e descataram so que ele continua com a dormencia e tem dificuldade de segurar copo nas mãos o senhor recomedaria passar no ortopedista

    ResponderExcluir
  114. Olá
    Hoje o meu polegar direito ficou dormente na ponta, perto da unha. Ficou assim após eu usar a tesoura fazendo força. Já se passou mais de 6 horas e ainda não parou. Nunca senti isso antes. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde. Dr eu fiz uma artroscopia do ombro direito e desde então, sinto queimação na região da escapula. E no cotovelo uma queimação maia forte ainda que do cotovelo até a mão ficam dormentes. Eu fico sem força nenhuma no braço e isso é constante de dia de noite eu nem fico muito tempo no celular ou até mesmo no computador, pq a mínimo de tempo hj já fica muito dolorido o cotovelo. A operação eu fiz em maio de 2015. E eu gostaria de saber aonde fica o seu consultório e telefone. Desde já grata! Rangel.suelen@Gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os dados do consultório estão disponíveis acima, na aba consultório

      Excluir
    2. As informações estão disponíveis na aba consultório, na parte superior do Blog

      Excluir
  116. Parabéns e muito obrigado pelo belo trabalho!
    Meus sintomas são iniciais e essa matéria foi muito esclarecedora para que eu mude alguns hábitos - estudo por longos períodos sob apoio dos cotovelos.
    Grato
    Rodrigo Motta

    ResponderExcluir
  117. Boa noite. Parabéns pelo artigo. Foi esclarecedor. Estou tendo os sintomas, procurei o ortopedista e 90% de chance do mei caso ser cirúrgico, farei exames para confirmação como a eletroneuromiografia.. mas na correria esqueci de perguntar ao meu medico o tempo de atestado apos a cirurgia. O Dr. Pode me responder? Sou professora e os problemas são na mão esquerda. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Mordida de Animais

Fratura de tíbia - Diafisaria

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais