Vitamina D e Miomas Uterinos.

Os tumores uterinos não são patologias ortopédicas porém tomo a liberdade de usar esse espaço para comentar um excelente trabalho com 384 mulheres em 2 centros de infertilidade na Itália. 

Os miomas são mais frequentes em mulheres negras e foi sugerido que a carência de vitamina D possa ter um papel no desenvolvimento desse tipo de neoplasia.

As pacientes foram separadas em dois grupos. Todas foram submetidas  a ultrassonografia transvaginal de rotina. Todos as pacientes que apresentaram Mioma > 1 cm foram alocadas no grupo 1 e as pacientes sem mioma detectável ao ultrassom foram alocadas no grupo 2. A concentração de vitamina D nas 128 mulheres com Mioma foi muito mais baixa em relação ao grupo controle. (18 ± 7,7 contra. 20,8 ± 11,1 ng/ml, respectivamente, p = 0,01). O normal da vitamina D deve estar acima de 30 ng/ml.

Esses resultados sugerem uma relação direta entre a carência de Vitamina D e o surgimento de Miomas uterinos porém a comprovação de uma relação causal ainda depende de outros estudos.

Esse estudo reforça a importância de tomar Sol. 
Sol em excesso pode causar câncer de pele porém o medo exagerado criado nos últimos anos do Sol esta produzindo um epidemia de paciente com Baixa Hormonal ( a vitamina D é na verdade um hormônio) responsável pela transcrição do DNA e RNA nas células.


Marcos Britto da Silva
Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 03/01/2014.

Comentários

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Frio ou Calor

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Entorse do Tornozelo

Fratura do Antebraço

Fratura de tíbia - Diafisaria

Consolidação das Fraturas

Minha foto
MARCOS BRITTO DA SILVA
Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco, - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte | SBMEE, Médico do HUCFF-UFRJ, - International Affiliate Member of the AAOS - American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI Association, - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS)/International Federation of Sports Medicine (http://www.fims.org),