Fratura de Punho no Adulto

A fratura de punho é um preditor de uma fratura mais grave em paciente idosos.  Nos pacientes acima de 60 anos a fratura de punho deve servir de alerta, pois uma fratura de quadril pode ocorrer nos próximos anos. Quando o idoso cai e quebra o punho demonstra que ele tem uma fragilidade óssea, mas significa também que ainda possui mecanismos de defesa (consegue colocar a mão à frente do corpo no momento da queda e proteger o rosto). Esse idoso, sem tratamento adequado, provavelmente irá sofrer uma Fratura Grave nos próximos 10 anos. O tratamento das fraturas do punho é sempre um desafio para o Ortopedista.

Como devemos avaliar uma fratura de punho ?

As fraturas de punho devem ser avaliadas com RX simples e em alguns casos com tomografia computadorizada. As fraturas de punho acometem duas articulações A Articulação Rádio Ulnar e a articulação Rádio Carpal.

A fratura de punho requer sempre tratamento cirúrgico?

Fratura de Punho AP
com a Placa Bloqueada
A maioria das fraturas de punho nos adultos requer tratamento cirúrgico por se tratar de uma articulação que controla a mão e requer que o paciente recobre a capacidade plena de movimentos delicados dos dedos. porém as fraturas sem desvio podem ser tratadas de modo não operatório. 
A Angulação entre os fragmentos ósseos e o degrau articular  indicam tratamento cirúrgico. Nas radiografias traçamos ângulos, calculamos o desvio e em casos de dúvida a tomografia computadorizada ajuda a identificar desalinhamento da superfície cartilaginosa da articulação. 

Como é a cirurgia para tratar as fraturas de punho?

A cirurgia é realizada com bloqueio realizada na região do pescoço. Somente o braço que irá ser operado fica anestesiado. Na maioria dos casos o anestesista uma um sedativo que induz sonolência, dessa maneira o paciente dorme e não escuta barulho durante a cirurgia. Ao ser chamado o paciente desperta e pode se comunicar com a equipe cirúrgica.  Alguns pacientes preferem não se lembrar da cirurgia e a sedação ajuda a que o paciente não tenha memória da operação. 

A cirurgia para tratamento da fratura de punho sangra ?

A cirurgia é realizada com garrote e o sangramento é mínimo. 

Há necessidade de colocação de gesso após a cirurgia?

Fratura de Punho Perfil
com a Placa Bloqueada
Com o uso das  modernas placas bloqueadas como essa ao lado não há necessidade de colocação de gesso. No final da cirurgia é feito somente um curativo e calha para analgesia.  O paciente é capaz de movimentar os dedos e o punho no dia seguinte a cirurgia e é iniciado o processo de fisioterapia, muito importante na recuperação funcional.

Quando um paciente adulto tem fratura de punho devemos pesquisar osteoporose ?

Sim, algumas dessas fraturas ocorrem com traumas menores. O osso se quebra devido a osteoporose, um exame de densitometria pode ajudar a esclarecer essa possibilidade. Vários artigos sugerem que a fratura de punho, principalmente nos maiores de 60 anos de idade, pode ser um preditor de uma fratura mais grave nos próximos 10 anos. Ao fazermos o diagnostico de osteoporose ou osteopenia podemos tratar o paciente e desse modo evitar essas fraturas. 


Dr. Marcos Britto da Silva
Ortopedista, Traumatologia e Medicina do Esporte
Botafogo, Rio de Janeiro, RJ
atualizado em 19/07/2019



Comentários

  1. Boa tarde, gostaria de saber quanto tempo leva a regeneração do osso do punho fissurado (trincado) ?
    Vou ficar 20 dias engessado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após esse periodo a consolidação ainda não estará completa.

      Leia mais em consolidação de fraturas nesse blog.

      Excluir
  2. Boa noite! Gostaria de saber quanto tempo leva para uma consolidação de uma fratura do processo estiloide da Ulna?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola , leia nesse blog o artigo: consolidação das fraturas.

      https://www.marcosbritto.com/2010/07/consolidacao-das-fraturas.html

      Excluir
  3. Olá! Fraturei o pulso e depois de 45 dias com gesso a ulna está totalmente torta. Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas situações não é necessário medidas cirúrgicas. Em outras tratamentos cirúrgicos serão necessários

      Excluir

Postar um comentário

ANTES DE POSTAR SEU COMENTÁRIO Leia SOBRE O BLOG

http://www.marcosbritto.com/p/blog-page.html

Somente os seguidores do Blog poderão postar comentários.
Não realizamos consultas pela internet!

Mais Lidos

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Consolidação das Fraturas

Vitamina D Pura DePURA

Lesão Meniscal no Joelho

Cirurgia para tratamento da Fratura de Tornozelo

Fratura de tíbia - Diafisaria

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto Custa Uma Cirurgia?

Consolidação das Fraturas

Compressão do Nervo Ulnar no Cotovelo e Punho

Anabolizantes Esteróides, Lesões Musculares e Tendinosas - Quais os Riscos?

Fratura de tíbia - Diafisaria

Mordida de Animais

Minha foto
Dr MARCOS BRITTO DA SILVA - Médico Ortopedista
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
- Médico Ortopedista Especialista em Traumatologia e Medicina Esportiva - Chefe do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Pró-Cardíaco - ex Presidente da SBOT RJ - Professor Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Membro Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - Médico do HUCFF-UFRJ, - International Member American Academy of Orthopaedic Surgeons - Membro da Câmara Técnica de Ortopedia e Traumatologia do CREMERJ, - Especialista em Cirurgia do Membro Superior pela Clinique Juvenet - Paris, - Professor da pós Graduação em Medicina do Instituto Carlos Chagas, - Professor Coordenador da Liga de Ortopedia e Medicina Esportiva dos alunos de Medicina da UFRJ, - Membro Titular da SBOT - ( Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia), - Membro Titular da SBTO - ( Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico), - Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRJ - Internacional Member AO ALUMNI - Internacional Member: The Fédération Internationale de Médecine du Sport,(FIMS) - Membro do Comitê de ètica em Pesquisa HUCFF-UFRJ.

Arquivo

Mostrar mais